sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Natalenses mobilizam comércio para a ida aos cemitérios



Elias Medeiros/EspDN/D.A. press
Elias Medeiros/EspDN/D.A. press
























No dia que se dedica a memória dos entes queridos que já morreram, a movimentação dentro e nos arredores dos cemitérios de Natal promete ser intensa durante toda a sexta-feira de Finados.

No cemitério público do Alecrim, um dos mais tradicionais da capital potiguar, o comércio de flores, velas e artigos que lembram a data toma conta da avenida Fonseca e Silva, em frente ao cemitério. Com opções que variam de rosas a R$ 2 até arranjos e coroas de flores mais sofisticadas de R$ 75, gera expectativa de bons negócios para os comerciantes que montaram seus espaços desde a noite da última quarta-feira.

Segundo Francisca Joseane que há cerca de 20 anos vence flores na época de Finados, o movimento esperado é intenso. “Desde hoje (quinta) já está melhorando, minha família também trabalha aqui e consegue um bom lucro”, contou Joseane.

Porém no feriado deste ano, os comerciantes reclamam da falta de estrutura do local, tendas que seriam colocadas no local ainda não haviam sido providenciadas pela Prefeitura. “Já perdemos algumas flores pela exposição todo o tempo debaixo do sol, além de banheiros químicos que também não foram colocados”, denuncia Gorete Cunha.

Elias Medeiros/EspDN/D.A. press
Elias Medeiros/EspDN/D.A. press
No interior do cemitérios, a preparação dos túmulos também gera oportunidades de lucro para alguns trabalhadores. “Algumas famílias nos procuram pedindo para encerar, limpar os túmulos e com isso conseguimos tirar um dinheirinho”, contou Solange de Souza.

Horários

Os oito cemitérios públicos de Natal serão abertos a partir da 6 horas no Dia de Finados. Os de maiores movimentação, que são Bom Pastor I e II, Alecrim e Nova Descoberta, ficarão abertos para visitação pública até às 22 horas. Os menores ficaram abertos até o início da noite ou enquanto tiver movimento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) a medida garante o acesso a todos os familiares que desejam visitar os entes queridos falecidos

Neste ano serão celebradas 19 missas em seis cemitérios públicos da cidade e um ato ecumênico no Alecrim. 

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS E ATO ECUMÊNICO:

Nova Descoberta – 7 horas, 10 horas, 11 horas, 14 horas e 16h30min;
Bom Pastor I e II – 7 horas, 10 horas, 14 horas e 17 horas;
Alecrim – 8 horas e 17 horas;
11 horas Ato Ecumênico;
Ponta Negra – 7 horas e 16 horas;
Igapó – 7 horas e 16h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário