domingo, 6 de outubro de 2013

IFRN abre inscrições para cursos técnicos de nível médio nesta terça, 8

Cursos são oferecidos nos campus distruibuídos em todo o estado.
Candidatos têm até o dia 20 de outubro para se inscreverem na seleção.
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre na próxima terça-feira (8) inscrições para o processo seletivo para Cursos Técnicos de nível médio na forma integrada de 2014. As inscrições no Exame de Seleção 2014 seguem até o dia 20 de outubro, através do portal da instituição. Nesta edição, os alunos que participaram do Proitec também devem realizar a inscrição no exame.
De acordo com a coordenação de Acesso Discente, todos os alunos que se inscreveram no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) deverão se inscrever também no Exame de Seleção para concorrer a uma vaga dos cursos técnicos integrados  ao ensino médio. Diferente dos anos anteriores, eles também farão prova junto aos estudantes de escolas privadas,  porém concorrerão apenas com os alunos de escolas públicas que estão inscritos. A metade das vagas do processo seletivo será destinada exclusivamente aos alunos oriundos da rede pública de ensino. A outra metade será preenchida a partir de concorrência geral, de escolas públicas e privadas.
O candidato que participou da prova do Proitec não será terá que efetuar pagamento de taxa de inscrição.
Os outros candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa podem realizar a solicitação, junto ao serviço social do campus que deseja estudar, entre os dias 8 e 11 de outubro. Os documentos necessários para a solicitação podem ser conferidos no edital.

Escoteiros do RN parabenizam todas as crianças pelo Dia Nacional do Lobinho


Nesta sexta-feira (4) de outubro se comemora o Dia Nacional do Lobinho. A data foi escolhida por se tratar também do Dia de São Francisco de Assis. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais, meio ambiente e dos lobinhos. O fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, escolheu pessoalmente os patronos para os diferentes Ramos do Movimento Escoteiro, para o Ramo Lobinho B-P escolheu Francisco de Assis, que viveu na Itália ha mais de oito séculos, e que é lembrado por ter vivido em paz com todos, com a natureza, com os mais pobres e com os que sofrem.
O Ramo Lobinho faz parte do Movimento Escoteiro e compreende as crianças de 7 a 10 anos. Os lobinhos e lobinhas formam a Alcatéia, onde se trabalha o programa educativo, os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o irmão Francisco de Assis, patrono dos lobinhos? Ele nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia.
Mas, em 1206 houve uma reviravolta que mudou para sempre sua vida. Francisco de Assis abandonou tudo, e entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.
Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.
Todo Lobinho e lobinha deve conhecer a história de Francisco de Assis e seguir o exemplo deixado por ele de amor a natureza e aos seus semelhantes.
A região escoteira do Rio Grande do Norte parabeniza todos os lobinhos e lobinhas do Movimento Escoteiro. E declara "sem vocês em nossas vidas, as atividades não teriam a mesma alegria, vivacidade,vocês fazem a diferença e são tão importantes para nós quanto todos os outros ramos", destaca Ivan Alves Nascimento, diretor presidente dos Escoteiros do RN.  Melhor Possível!!!

Dilma anuncia que marco civil na internet será votado nas próximas semanas

Projeto foi criado após denuncias de espionagem ao governo brasileiro e irá aumentar a proteção da privacidade dos brasileiros.
A presidente Dilma Rousseff (PT) usou o seu perfil na rede social Twitter para comentar a votação do projeto do marco civil na internet que deverá ser votado nas próximas semanas no Congresso.
Dilma iniciou a postagem comentando que ganhou um livro que relata o "modos operandi" da espionagem da NSA nos países, através de cabos submarinos e rede da internet. 
Depois de narrar detalhes do livro, a presidente do Brasil comentou. "Exigimos explicações e mudanças de comportamento por parte dos americanos. Denunciei o caso [de espionagem ao governo brasileiro] na ONU em defesa dos direitos humanos e de nossa soberania", comentou Dilma.
O anúncio da votação do novo marco civil da internet foi postado logo após. "Enviei ao Congresso um novo Marco Civil da Internet, iniciativa q irá ampliar a proteção da privacidade dos brasileiros. A votação do nosso projeto do Marco Civil da Internet deve ocorrer nas próximas semanas", frisou.
Ainda no Twitter, a presidente Dilma disse que a proposta para um marco civil internacional será enviada à ONU após aprovação do marco brasileiro.

Escoteiros realizam jantar beneficente para estruturar Centro Escoteiro da Juventude


Foi um sucesso o primeiro evento beneficente realizado pelos Escoteiros do Rio Grande do Norte, para aquisição do terreno onde será erguido o Centro Escoteiro da Juventude. O evento que aconteceu na quarta-feira, 2 de outubro, em Natal na casa de recepções Atrius conseguiu reunir o público esperado.
Para Ivan Alves Nascimento, presidente da instituição, não foi surpresa a adesão em massa da sociedade. Pois a causa é nobre, e a sociedade norte-rio-grandense se preocupa com a juventude. As pessoas compraram a ideia, e vamos seguir com a campanha, pois quando esse empreendimento ficar pronto vai trazer grandes benefícios para a juventude. Além de ser um espaço para atividades educativas, sociais e de preservação do meio ambiente, buscaremos investir na autossustentabilidade da comunidade local, promovendo oficinas e capacitações, destaca.
O Centro Escoteiro da Juventude vai ser construído em uma área verde com 20 hectares no município potiguar de Maxaranguape, cortada pelo rio de mesmo nome, distante 46 quilômetros de Natal, e vizinho das praias de Maracajaú, Carnaúbas, Praia Gorda, Cabo de São Roque e ao parque aquático Ma-noa Park. O local tem uma extensa área para realização de acampamentos, atividades de preservação do meio ambiente e educação ambiental, além de potencial para oferecer a comunidade atividades que priorizem a ocupação e geração de renda e o desenvolvimento de ações que valorizem a cultura local. Neste espaço serão construídos alojamentos, áreas de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos, piscina, salas para oficinas e treinamentos, hortas orgânicas e bosques, pomares, refeitório, praças, salas para eventos, locais para trilhas ecológicas e caminhadas, anfiteatro para atividades ao ar livre e chalés ecológicos para as famílias. Para participar deste momento tão importante para a juventude norte-rio-grandense, você pode realizar sua doação depositando qualquer quantia na Agência 3525-4 do Banco do Brasil, Conta Corrente: 32573-2, e depois enviar o recibo para o email centroescoteiro@escoteirorn.org.br ou através do PagSeguro visitando o site www.escoteirosrn.org.br/cej.
Cerca de 300 pessoas participaram do jantar, entre associados do Movimento Escoteiro do Brasil, Egito e Portugal, participaram ainda gestores estaduais, deputados estaduais, vereadores, formadores de opinião, além de outras autoridades. 
Confira algumas imagens