sexta-feira, 13 de maio de 2016

Senadores comentam sobre a atual fase


senado
Senadores favoráveis ao afastamento comemoram o número maior que dois terços na votação. Mas alguns petistas acreditam que na última e decisiva votação, poderá haver reversão de alguns votos. O Senado Humberto Costa (PT-PE) acha que o afastamento ainda não é uma despedida. Lindbergh Farias (PT-RJ) comentou que muitos parlamentares votaram pela admissibilidade do processo, mas não têm posição formada em relação ao mérito, e a decisão pode ser alterada nos próximos meses. Para ele, o governo de Temer será de crise e haverá desconfiança por parte da população. Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) acredita que o número é uma sinalização positiva para o novo governo. “Espero que o vice-presidente Michel Temer possa constituir o seu governo adotando medidas para que o Brasil perceba que há uma nova fase se iniciando. O governo precisa apresentar ao Congresso um conjunto de propostas e de reformas que possibilitem o início desse novo tempo”, disse ele. Ronaldo Caiado (GO) avalia que o número é importante, mas o agora presidente Michel Temer precisa assumir sem a preocupação de fazer acordos. “Ele tem que ter perfeita  sintonia com a população, e mostrar que está cumprindo o que o povo deseja”, disse ele.

Dilma tem 20 dias para apresentar defesa


dilma-1-777x400
Ontem Dilma Roussef foi notificada de que tem 20 dias corridos para apresentar a sua defesa. Com o objetivo de acelerar os trabalhos, o mandatário da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que o recesso parlamentar em julho será suspenso. O presidente da Comissão Especial de Impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), disse que a antiga comissão passa a ser chamada de Comissão Especial Processante e que fará agora a fase de instrução, com coleta de provas e interrogatórios. O parlamentar não acredita que o procedimento durará 180 dias. “Nós não temos a intenção de usar todo esse prazo, porque criaria uma expectativa na população brasileira. Mas não vamos acelerar nem encurtar o prazo a ponto de prejudicar a ampla defesa dos acusados”, ressaltou. A elaboração do novo parecer segue sob responsabilidade do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG). Acima de Raimundo Lira está o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a quem caberá analisar os recursos feitos à Comissão Especial Processante. O STF tem a função básica de ser o órgão recursal.

Temer é notificado que se tornou presidente e anuncia ministério




Hoje (12) logo após ter sido notificado da decisão do Senado Federal, que aprovou esta manhã a abertura de processo de impeachment e o afastamento por até 180 dias de Dilma Rousseff da Presidência da República, a assessoria do vice-presidente Michel Temer anunciou os nomes dos ministros que integrarão o ministério do novo governo.

Temer recebeu a notificação às 11h25 (veja no vídeo acima) do senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário do Senado. Antes de notificar Temer, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência, Alves já tinha intimado a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

“Desejei a ele [Temer] sucesso. Disse a ele as palavras que eu tinha dito anteriomente, de que a expectativa é muito grande, mas que ele tem todas as condições de capacidade, de relacionamento, de dinamismo, para corresponder com a expectativa do povo brasileiro”, afirmou. Segundo o senador, Dilma recebeu a intimação de “forma natural e respeitosa” e não fez nenhum comentário.

Entre os nomes anunciados nesta quinta, alguns já haviam sido divulgados informalmente por interlocutores de Temer ao longo das últimas semanas, como Henrique Meirelles (Fazenda), Romero Jucá (Planejamento), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Até a última atualização desta reportagem, dois ministérios (Integração Nacional e Minas e Energia) ainda não tinha os nomes dos ocupantes definidos. O PMDB deverá ficar com uma dessas duas pastas e o PSB com outra.

Dilma diz que Impeachment é injustiça




Após ter sido intimada sobre a abertura de processo de impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff fez um pronunciamento de 14 minutos nesta quinta-feira (12) no Palácio do Planalto no qual classificou a decisão como “a maior das brutalidades que pode ser cometida contra um ser humano: puní-lo por um crime que não cometeu”.

Ela voltou a classificar o processo de impeachment de “golpe” e afirmou que não praticou nenhum crime. Disse que o que “está em jogo” é o “respeito às urnas” e acrescentou que tentam “tomar à força” o seu mandato, que, segundo ela, é alvo de “sabotagem”.

A abertura do processo de impeachment foi aprovada no Senado por 55 votos favoráveis e 22 contrários em uma sessão que durou mais 20 horas e terminou por volta das 6h40 desta quinta. Antes do pronunciamento, Dilma foi intimada da decisão que a afasta do cargo por até 180 dias. Se julgada pelo Senado culpada por crime de responsabilidade, será afastada em definitivo e o vice Michel Temer, que assume desde já, concluirá o mandato até 2018.

O pronunciamento de Dilma foi acompanhado pelos ministros da sua equipe e parlamentares de PT e do PCdoB. Ao chegar ao Salão Leste, Dilma foi recebida com aplausos e aos gritos de “Dilma, guerreira da Pátria brasileira”. Após a fala, ela foi ao encontro de manifestantes que se concentravam em frente ao Palácio do Planalto. Dilma afirmou em seu discurso que o seu governo foi sabotado para que, assim, conseguissem “forjar o meio ambiente propício ao golpe”.

A petista disse ser inocente e alvo de um processo “injusto”. Ela voltou a dizer que não cometeu crime de responsabilidade e, por isso, não haveria razão para o processo de impeachment.

Torcedores do América fazem manifestação em frente a sede do clube


No início da tarde de hoje (12) um grupo de torcedores do América realizou um manifestação em frente à sede social do clube, localizada na avenida Rodrigues Alves, no bairro do Tirol. Segundo os organizadores, cerca de 20 pessoas protestaram pedindo mais planejamento, atitudes da diretoria e mudanças administrativas.

Entre as 16h e 18h, os americanos protestaram com faixas e palavras de ordem. Em um dos cartazes, os torcedores criticaram a política do “DNA americano”, mencionada pelo presidente Beto Santos no início de sua gestão. Durante o protesto, os torcedores chegaram a pedir a saída de dois diretores de futebol do clube: Iury Bagadão e Walmir Nunes. O presidente não irá se pronunciar acerca da manifestação.