terça-feira, 19 de março de 2013

Candidatura de Ana Dantas é a surpresa das eleições para a Reitoria da UERN


ana éMilhares de professores, estudantes e servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) irão às urnas nesta quarta-feira (20) para votarem nos novos gestores da instituição. Entre os três candidatos que disputam o cargo de reitor, a novidade está no nome da professora-doutora Ana Dantas, que dirige atualmente o Campus de Natal. A sua candidata a vice-reitora é a professora-doutora Gláucia Russo, que ingressou na UERN em 1987 como técnica administrativa e desde 1994 passou a integrar o quadro docente da Faculdade de Serviço Social (FASSO).
A campanha das duas candidatas foi lançada há pouco mais de dois meses, mas já contabiliza grande número de apoiadores em todos os campi e núcleos, o que gerou um acirramento na disputa. “Estamos bem satisfeitos com a grande aceitação do nosso projeto, ao qual chamamos ‘UERN que queremos’, com o propósito claro de unir a universidade, promover uma gestão autônoma, democrática e com base nos princípios éticos que todos nós acreditamos e temos disposição para defendê-los”, afirma Ana Dantas.

Governadora participa de distribuição de forragem a pequenos criadores rurais


rosalba forragem
Na manhã desta terça-feira (19), dia de São José, a governadora Rosalba Ciarlini participou da entrega de mais de 150 toneladas de forragem aos pequenos criadores da região de São Paulo do Potengi. O posto de distribuição, localizado no Parque de Exposições Francisco Pereira de Brito, atende a 11 municípios da região e beneficia mais de 300 famílias rurais.
No evento, a governadora reafirmou o compromisso e o esforço constante para o desenvolvimento e a realização de ações para minimizar os prejuízos da seca. A entrega realizada hoje é uma complementação de um programa de assistência ao pequeno produtor rural, iniciado no mês de outubro e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura,Pecuária e da Pesca, por meio da Emater. Ao todo já foram entregues mais 7.700 toneladas de forragem nos 18 postos de distribuição espalhados por todo o Rio Grande do Norte, um investimento total de mais de R$ 635 milhões.
“O sofrimento é grande e só quem conhece o sertão e o semiárido, como eu conheço, conhece a importância da chuva, e um ano sem chuva é um ano perdido, por isso o Governo do Estado está fazendo um esforço imenso, priorizando todas as ações que sejam para acudir a população que está sofrendo com os efeitos da seca. Vamos continuar dando esses subsídios, nada vai parar, vamos investir mais R$ 4 milhões para a segunda etapa deste programa de forragem. E vamos continuar com o projeto de universalização de cisternas na zona rural, vamos equipar mais poços, perfurar novos e assegurar mais investimentos para o homem do campo”, disse a governadora.

Dilma se encontra com papa Francisco na Itália



20130319101239_cv_dilma_gdeA presidente Dilma Rousseff (PT) se encontrou nesta terça-feira (19) com o papa Francisco por alguns minutos. Os dois conversaram na fila de cumprimentos após a cerimônia que marca o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidente disse que sua intenção era conversar com Francisco sobre o combate à pobreza e à fome no mundo.
Ontem (18), Dilma elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres e ressaltou que o papa Francisco “tem um papel importante a cumprir”. Em seguida, a presidente acrescentou: “É claro que o mundo de hoje pede, além disso [da preocupação com os pobres], que as pessoas sejam compreendidas e que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas”.

Dilma Rousseff virá ao RN assinar ordem de serviço para construção da Barragem de Oiticica


_DSC0428O deputado Nelter Queiroz (PMDB) informou que a presidente Dilma Rousseff virá ao Rio Grande do Norte no próximo mês para dar a ordem de serviço para a construção da Barragem de Oiticica. A declaração foi feita durante a sessão plenária desta terça-feira (19), que na ocasião, falou sobre o problema da seca no Estado. O parlamentar disse, ainda, que será feito um convênio com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) delegando ao Governo do RN, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, a realização da obra.
“Estive em Brasília na semana passada e em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Henrique Eduardo Alves, fui informado que as pendências da licitação feita no Tribunal de Contas da União já foram resolvidas e que o convênio poderá ser feito. Essa obra está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e possui recursos assegurados”, afirmou Nelter Queiroz.
A seca no RN também foi tema do pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PR). O parlamentar citou a transposição do Rio São Francisco como uma solução para os efeitos da estiagem. “É preciso apressar a transposição do Rio São Francisco, pois teremos outros anos de seca e só o rio poderá salvar a população da falta de chuva. Temos 12 cidades sem água e os carros-pipa não são suficientes. E para piorar a água vem uma vez por semana”, declarou.