quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Calendário eleitoral: termina prazo para a realização de comícios

Amanhã (24), irão ao ar as últimas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão.

Hoje (23) é o prazo final para que candidatos que ainda estão na disputa eleitoral no segundo turno possam promover reuniões públicas ou comícios. A regra está prevista no Código Eleitoral e na Lei nº 9.504/97, conhecida também como Lei das Eleições.

Amanhã (24), irão ao ar as últimas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. Esse também é o prazo final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates, que não devem ultrapassar a meia-noite. Os presidentes das mesas também devem comunicar até esta sexta-feira que não receberam o material destinado à votação.

As propagandas feitas com alto-falantes ou amplificadores de som estão permitidas até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos por carros de som podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, previsto para o próximo domingo (26), 143 milhões de eleitores elegerão o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h de Brasília. Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação.

Debate sobre eleições nas redes sociais abala amizades

O intenso uso das redes sociais para expressar apoio político nestas eleições e o acirramento das tensões devido à proximidade do segundo turno, marcado para o próximo domingo (26), têm afetado amizades e relações familiares. Uma usuária do Twitter resumiu a situação em um post que lhe rendeu mais de 17 mil curtidas: "gente, quem perdeu família ou amigos por causa dessa eleição vamos combinar de passar o Natal juntos".

Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (22) mostrou aumento no índice de pessoas que disseram ter interesse nas eleições. Dos 4.355 entrevistados, 50% responderam que têm interesse no pleito. No fim de agosto, essa porcentagem era 39%. Esse crescimento também influencia no aumento da circulação de vídeos, textos e até mesmo ofensas nas redes sociais.

A gerente de comunicação digital Glaucimara Silva deixou de seguir e de visualizar publicações de várias amigos no Facebook. Em casos mais graves, em que houve preconceito ou discurso de ódio, ela desfez a amizade na rede social. "As pessoas se revelam muito nesse momento", diz. Ela acredita que, por estarem protegidas por um computador, "as pessoas se sentem mais à vontade para falar coisas que não falariam cara a cara".

Apesar de a maior parte das amizades desfeitas serem de amigos apenas de Facebook, Glaucimara chegou a se afastar de uma amizade na vida real. "Um amigo muito próximo parou totalmente de conversar comigo porque considerou que temos uma visão política muito diferente e por isso não temos mais nada em comum", conta.

Durante campanha, redes sociais foram palco de diversas discussões entre amigos devido a preferências políticasDurante campanha, redes sociais foram palco de diversas discussões entre amigos devido a preferências políticas

A assessora de imprensa Juliana Carvalho decidiu encerrar as contas nas redes sociais até o fim das eleições. "Estava virando um ringue para mim, eu via as pessoas extremamente irritadas e xingando umas às outras."

Para o sociólogo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, a proporção a que chegaram as discussão nas redes sociais nestas eleições é algo inédito. "No grau que assume é realmente uma coisa que aparentemente é inedita e tem correlação imediata com a disputa [eleitoral], uma disputa muito acirrada."

Ele explica que as redes apresentam um grau de politização muito mais avançado diante de outros meios de comunicação, como a televisão ou o rádio. "Permitem não só a expressão de vários assuntos que vão além da política, como a política é tratada muito intensamente, discutida numa base diária. Isso é muito relevante para a democracia", destaca.

O mestre em direito pela UnB e ciberativista Paulo Rená também considera a discussão nas redes positiva, mas alerta para o discurso de ódio e para os crimes cometidos pelos usuários que, muitas vezes, saem ilesos a comentários racistas ou de preconceito regional.

"Acho importante que as pessoas entendam que não é porque estão na internet que o discurso de ódio está liberado. E isso não é nenhuma restrição à liberdade de expressão", diz. "Aquelas condutas inadequadas e eventualmente criminosas que eram feitas em ambientes privados, que eram feitas dentro de casa, agora passam a ocorrer também em ambientes públicos. Não tem nenhuma restrição para que esse comportamento inadequado seja punido aconteça ele na internet ou em qualquer lugar."

Rená orienta aqueles que se sentirem agredidos a, dependendo do nível da ofensa, procurarem uma delegacia de polícia e registrarem boletim de ocorrência ou recorrerem à Justiça. O Ministério Público também pode atuar no combate a discursos preconceituosos a determinados grupos

Com informações da Agência Brasil.

Exame de Seleção 2015 do IFRN tem mais de 19 mil inscritos

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quinta-feira (23) a lista da concorrência para os cursos ofertados nos 18 campi participantes do Exame de Seleção 2015. Este ano, são 19.451 mil candidatos inscritos para as 2.724 vagas ofertadas para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, com ingresso para o primeiro semestre letivo do ano que vem.

O curso com a maior quantidade de inscritos foi o Técnico Integrado em Informática (turno matutino) do Campus Mossoró, com 16,97 inscritos por vaga, seguido do Técnico em Controle Ambiental (matutino) do Campus Natal-Central, com 16,39 inscritos por vaga e o Técnico em Edificações (matutino) do Campus Natal-Central, com 15,08 inscritos por vaga. O Técnico em Edificações (vespertino) do Campus São Paulo do Potengi, foi o curso menos concorrido com 1,72 candidatos inscritos por vaga.

Cartão de Inscrição
O próximo passo para os candidatos é aguardar o Cartão de Inscrição que estará disponível no Portal do Candidato (processoseletivo.ifrn.edu.br) a partir do dia 14 de novembro. Para acessar, os candidatos inscritos deverão efetuar seu login, fornecendo CPF e a senha, e selecionar o edital do processo seletivo que deseja imprimir o cartão. O Cartão de Inscrição indicará o dia, a hora e o local de realização das provas.

Provas
As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. As provas serão compostas de vinte questões de Matemática, vinte questões de Língua Portuguesa e uma redação. O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado no dia 19 de dezembro de 2014. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia nove de fevereiro de 2015.

O Exame
O Exame Seleção 2015 é a única forma de ingresso para os cursos de nível médio integrado do IFRN e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental - antigo 1º grau. Este ano serão 2.724 vagas ofertadas para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015.

Fonte: G1 RN

Robinson repudia ataques: ‘A máscara caiu. Ele voltou a ser o Henrique Alves de sempre’

i8o78o7
O candidato do PSD a governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), se disse indignado com as baixarias do candidato do PMDB, Henrique Alves, utilizadas na reta final da campanha com o intuito de reverter o quadro desfavorável nas pesquisas. Atingido em sua honra, o vice-governador afirmou que o adversário quis passar, no início da campanha, imagem de líder maduro, ao destacar que faria uma campanha de alto nível. Entretanto, de acordo com Robinson, essa máscara caiu, provando que a postura inicial de Henrique era apenas de um personagem.

“Minha indignação é quanto à mudança da condução da campanha do opositor, o desespero. Bastou a pesquisa sinalizar nossa vitória, começou o festival de baixarias. Isso me causa indignação e perplexidade. A população não queria que a campanha fosse nesse nível. Todos os dias são mentiras, acusações, calúnias. A população não suporta mais esse tipo de atitude. Eu mesmo esperava que o candidato tivesse outra conduta. Até pelo cargo que ele ocupa, de presidente da Câmara dos Deputados, um dos mais importantes do Brasil. Jamais imaginei que ele pudesse ter posto a campanha nesse nível de tantas baixarias”, disse Robinson.

Na reta final da campanha eleitoral deste ano, Henrique apresenta sob forma de “escândalo” o fato de Robinson possuir 98 apartamentos no residencial Caravelas, em Parnamirim, que faz parte do Minha Casa, Minha Vida. A defesa de Robinson explicou que não há nada de irregular nisso. Ele era proprietário do terreno onde foram construídos os apartamentos e ficou com parte dos imóveis como permuta. Um contrato, inclusive, “totalmente legal”, segundo a defesa. A justiça já se pronunciou a respeito, acatando a defesa de Robinson e determinando direito de resposta no programa de Henrique. O juiz eleitoral Cícero Macedo, na sua decisão, disse que “a inverdade contida na propaganda busca passar, com informações distorcidas, uma imagem negativa e maculadora da honra e imagem do candidato Robinson Faria”.

PERSONAGEM
Robinson criticou duramente a conduta de Henrique. Para o candidato do PSD, que, segundo a última pesquisa Ibope, tem 54% dos votos contra 46% do opositor, o nível da campanha de Henrique mostra a face real do peemedebista. “Henrique falou no começo da campanha que era um novo Henrique, que tinha feito reflexão, que tinha sepultado o passado. Só que era um personagem; não era real. O verdadeiro Henrique é esse. Radical, acusando, promovendo baixarias, usando os veículos de comunicação ligados a ele para atacar os adversários. Esse é o verdadeiro Henrique. O Henrique do começo da campanha era uma farsa. Minha indignação é essa. Esperava uma campanha do mais alto nível. E ele voltou àquelas práticas políticas velhas, antigas, ultrapassadas, e que o povo não quer mais”, observou ainda o vice.

Na visão de Robinson, Henrique subestimou que tinha um adversário que poderia crescer. “Ele se achava vitorioso, e quis passar para o povo a posição de um líder maduro. Mas era apenas um personagem. Bastou a campanha passar para o segundo turno que a máscara caiu. E ele voltou a ser o velho Henrique de sempre. Ou seja, Henrique não mudou, não vai mudar, nem é mudança”, finalizou Robinson.

Mineiro: “Índice de baixaria é o indicador de derrota medido pelo Instituto do Desespero”
O deputado estadual reeleito Fernando Mineiro (PT) declarou na manhã desta quarta-feira que o nível de baixaria na campanha de Henrique Alves (PMDB) é um indicador da derrota eleitoral do candidato no próximo domingo. Segundo Mineiro, o desespero do peemedebista é compreensível, vez que contava com vitória no primeiro turno da eleição, e agora se vê na iminência de uma derrota no segundo turno. “Acho que esse processo de baixarias acabou servindo para tirar a máscara de quem dizia que faria uma campanha propositiva. No meu ponto de vista, o índice de baixaria é o indicador de derrota, medido pelo instituto do desespero. Quanto maior o nível de baixaria, menor é o voto do eleitor”, afirmou o petista, que coordena a campanha eleitoral de Robinson em Natal.

Mineiro torce para que o nível da campanha melhore, mas destacou não ter ficado surpreso com o chamado “marketing do esgoto”, usado na campanha de Henrique para tentar reverter o quadro eleitoral adverso mostrado pela pesquisa Ibope (56% para Robinson e 46% para Henrique).  “Sobre o nível da campanha, espero que não prevaleça tão baixo. É desespero, compreensível, para quem cantava em verso e prosa que ganharia a eleição numa barbada. Eu sou um cara compreensível, compreendo a agonia das pessoas”, disse o petista, destacando que, embora não tenha ficado surpreso, o fato é que, “na iminência da derrota, o adversário usa de todas as armas, o que só aprofunda a derrota”.

Ao partir para expedientes sensacionalistas e falaciosos no programa de rádio e TV, tentando criar escândalos inexistentes, como o dos apartamentos da MRV, Henrique encarna o que representa como político, segundo Mineiro. “Eu disse que Henrique era a síntese dos últimos 40 anos de campanha no RN. Esse tipo de coisa é uma das características desse passado. Ele representa esse passado, é da cultura dele”, observou.

Para o petista, Robinson vencerá a eleição no próximo domingo porque o uso de estratégias como a utilizada por Henrique “só faz diminuir a votação de Henrique”. E insiste: “O índice de baixaria é inversamente proporcional ao índice de votos. Quanto maior a baixaria, menor o voto. Não me baseio por pesquisa para medir isso, mas pelo instituto desespero”, afirmou, destacando que, apesar disso, na reta final, a disputa será voto a voto. “Nada de já ganhou, apesar de todos os indicativos. Venceremos a eleição, tanto local, como nacional. Vamos ganhar em Natal, devido ao debate e à discussão e ao convencimento das pessoas. Voto a voto até o último momento e vamos ganhar”, frisou.

NACIONAL
Sobre a retomada da dianteira segundo as pesquisas, obtida pela candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, Mineiro se disse seguro da vitória contra o tucano Aécio Neves. “Vamos ganhar. Há uma reação da sociedade. Aécio começou com baixaria, atacando, fazendo ironias, utilizando os mesmos processos. A disputa é muito densa na sociedade. Mas as pessoas vão amadurecendo, porque, por traz da baixaria, as pessoas amadurecem. Na verdade, as pesquisas internas já tinham os indicativos da vitória de Dilma Rousseff neste segundo turno”, afirmou.