quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sejuc adquire 20 carros para serviço de escolta de presos


Os carros irão garantir a locomoção de detentos para atividades externas como atendimentos médicos, audiências judiciais e transferências.


Divulgação
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) incorpora 20 novos carros para o serviço de escolta de presos. Nesta quarta-feira (17), a Secretaria recebeu o primeiro lote com 15 veículos, 4 Merivas e 11 Paratis. Até o final deste mês todos os demais deverão ser entregues.

Os carros irão garantir a locomoção de detentos para atividades externas como atendimentos médicos, audiências judiciais e transferências. Os veículos são equipados com sirenes, e adaptados com celas.

Penitenciárias, Cadeias Públicas, Centros de Detenções Provisório (CDP), Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), Unidade Psiquiátrica de Custodia e Tratamento e o Grupo de Operações Especiais (GOE) serão atendidas com os carros novos.

De acordo com o secretário de Justiça, Kércio Pinto, a Sejuc está investindo na renovação da frota. “Os carros irão atender as unidades da capital e do interior e vão melhorar a qualidade do transporte dos detentos. Também estamos trabalhando para construir quatro novas unidades prisionais”, informou o Secretário.

Durante a coletiva de segurança, na manhã desta quarta-feira (17), na Governadoria, o secretário de Justiça, Kércio Pinto, anunciou que o Pavilhão Rogério Cotinho Madruga, localizado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Flores, será reaberto na terça-feira (23), com capacidade para 400 presos.

Segundo o secretário Kércio Pinto a Sejuc finalizou as obras do Pavilhão e convocou nos agentes penitenciários para a unidade. “Com a finalização da obra de Alcaçuz e do prédio da Deprov iremos desocupar paulatinamente alguns Centros de Detenção Provisória (CDPs) e o Núcleo de Custodia”, informou o secretário.

Está semana a Sejuc está iniciando a reforma do antigo prédio da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), na Zona Norte, o prazo de conclusão é de 30 dias. Com a reforma da unidade haverá um aumento de mais 120 vagas no Sistema Penitenciário.

Justiça proíbe ato político de Hermano Morais e o pastor Silas Malafaia



A Justiça Eleitoral determinou que o candidato Hermano Morais, o vice Osório Jácome e o pastor Silas Malafaia não promovam o ato político, que ocorreria hoje, no Centro de Convenções. Em caso de descumprimento a multa será de R$ 20 mil para cada um.
A decisão judicial atendeu a pedido do Ministério Público Eleitoral. Na representação, o promotor eleitoral Giovanni Rosado destaca que tanto no Centro de Convenções de Natal, por ser bem pertencente ao Poder Público, como em qualquer templo religioso, por ser bem de uso comum, é vedada a realização de propaganda.
De acordo com a decisão, “a possível realização de evento religioso no Centro de Convenções com a presença do pastor Silas Malafaia, atendendo a convite do candidato a prefeito Hermano Morais (PMDB) e do vice, Osório Jácome, pode desencadear manifestações que venham a caracterizar propaganda leitoral irregular, que deve ser coibida, uma vez que o local do evento é, sabidamente, um bem de uso comum, que depende de permissão e autorização do Poder Público para uso”.
O Juízo Eleitoral da 3ª Zona determinou, ainda, que a equipe de fiscalização da 3ª Zona acompanhe e registre qualquer irregularidade de propaganda eleitoral no referido evento.