terça-feira, 15 de abril de 2014

Escoteiros do RN participam de reunião com Tribunal de Contas do Estado


Nesta segunda-feira (14/04), os Escoteiros do Rio Grande do Norte estiveram reunidos com representantes do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, para debater e planejar cursos na área de Controle Social. A expectativa é que possamos fortalecer o controle social, estimulando a participação das crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas, privadas e comunidades beneficiadas pelo escotismo.
Estes cursos são atividades que se encontram dentro do acordo de cooperação realizado entre os Escoteiros do Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas do Estado. Termo este que teve origem em um projeto criado em consonância com a disciplina de educação fiscal, com palestras sobre o papel da Ouvidoria do Tribunal de Contas, a Lei de Acesso à Informação, orçamento público e controle social entre outras.
Já foram realizados cursos em Natal e no Sérido, e o planejamento é atender o maior número de áreas possíveis. Para o diretor Presidente Ivan Alves do Nascimento, a meta é que as informações cheguem a todos os escoteiros do Estado. Serão cerca de oito mil escoteiros auxiliando o TCE no controle social do orçamento público. O trabalho será executado em parceria com as escolas.
Já a coordenadora da Escola de Contas Marlusia Saldanha, enfatiza que: “Trata-se de um projeto pioneiro no Tribunal de Contas, que deverá trazer um resultado social de muita relevância.”.
Participou da reunião representando os Escoteiros do Rio Grande do Norte, o Diretor de Relações Institucionais, Bráulio Andre e o Diretor de Comunicação, Pedro Henrique. Que estarão acompanhando o projeto e auxiliando os grupos escoteiros nas eventuais dúvidas.
Leia mais sobre o assunto:

24-10-2013 - Escoteiros e TCE apresentam Projeto Cidadania Responsável na região do Seridó

24-05-2013 - Escoteiros e TCE concluem 1ª etapa do curso Controle Social e Cidadania

22-05-2013 - TCE e Escoteiros promovem curso para fiscalização de gastos públicos

24-04-2012 - UEB RN assina Termo de Cooperação com Tribunal de Contas do Estado



Olimpíadas Escoteiras de Pureza 2014



A cidade de Pureza sediou recentemente a IV Olimpíadas Escoteiras que reuniu delegações de oito cidades do interior do Rio Grande do Norte. A organização do evento foi do grupo anfitrião Nossa Senhora da Pureza – 36.
Participaram da olimpíadas as cidades de São Miguel do Gostoso, Lajes Pintada, Natal, Monte Alegre, Santa Cruz, Galinhos e Guamaré (GESP-29/RN). A solenidade de abertura aconteceu na Praça 12 de abril com a presença da prefeita Maria do Sindicato e demais convidados.
A primeira colocação ficou com o grupo Lobos do Mar da cidade de São Miguel do Gostoso, em segundo lugar ficou a cidade de Pureza e terceiro Monte Alegre.  Para o presidente do grupo de Pureza, Fabiano Silva, o evento transcorreu dentro do combinado.  Fabiano entende que o escotismo precisa ser mais valorizado, principalmente pela mídia.