sexta-feira, 1 de junho de 2012

José Agripino oficializa apoio a Rogério Marinho

Solenidade também declarou a formação de uma coligação entre o Democratas, PSDB, PSL e PMN para as eleições municipais 2012. 

 Elpídio Júnior / Nominuto.com
O líder do senado, José Agripino Maia (DEM), declarou, no final da manhã de sexta-feira (01), o apoio ao deputado federal Rogério Marinho, pré-candidato à prefeitura do Natal. Solenidade contou com a presença de deputados, vereadores e da Governadora Rosalba Ciarlini.

Durante o discurso, Rogério Marinho prometeu que iria reestruturar a cidade e vai priorizar a saúde, estruturação de viciados em substâncias ilícitas e principalmente, a educação, visto que Natal, nas últimas pesquisas, está inclusa nas capitais com os piores índices em educação, como foi ressaltado pelo pré-candidato. "Estamos há 10 anos em último lugar no quesito educação", disse durante seu discurso.

Além disso, Marinho disse que Natal não precisa de planos mirabolantes para se ter uma boa administração.  Sobre a escolha do candidato à vice-prefeito, o deputado federal disse que ainda não foi escolhido o nome. Ao ser questionado se podia ser alguém do Democratas, ele disse que sim.

“Natal esta precisando de um administrador, que saiba das finanças da cidade. Quero apoiar Rogério Marinho pela sua competência e por saber fazer bons projetos para cidade”, disse o senador

Já a governadora Rosalba Ciarlini disse que apóia o pré-candidato, porque ele estuda e conhece a cidade do Natal. "Queremos escolher um candidato que os natalenses tenham orgulho", respondeu a governadora.

Evento também declarou a formação de uma coligação entre o Democratas, PSDB, PSL e PMN para as eleições municipais 2012. "Rogério conhece os problemas e as soluções para Natal", disse Felipe Maia, durante o discurso.

Compareceram o vereador Ney Lopes Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, deputado federal Felipe Maia, vereador Dibson Nasser e Enildo Alves. Além disso, compareceram Getulio Rego, o presidente do PSL, Araken Farias e Aluisio Machado.

Giselda Trigueiro pede socorro

Referência no atendimento a doenças infecto-contagiosas, hospital convive com sérias deficiências




Profissionais denunciam "genocídio assistido" pela falta de assistência adequada. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
"A sociedade sabe que não existe uma UTI sequer para uma criança com doença infecto-contagiosa aqui no Giselda Trigueiro? A população sabe que se uma criança com catapora ou meningite precisar de uma UTI no Estado ela vai morrer sem assistência? Hoje, nós acolhemos as crianças doentes e as abandonamos na enfermaria, crianças que precisam de uma UTI ficam abandonadas à própria sorte na enfermaria. A gente acolhe, mas doente não precisa só de acolhimento, precisa de médico, de medicamento, de assistência, e falta tudo isso. A população precisa saber que pessoas estão morrendo à míngua, que morrem pacientes diariamente com doenças evitáveis, tratáveis, curáveis, como calazar, tuberculose, por falta de equipamentos, de estrutura". O relato da coordenadora do departamento de infectologia da UFRN, Iara Marques, foi apenas um de tantos depoimentos fortes, reveladores, e revoltados, durante a primeira visita realizada por representantes do Fórum da Saúde Pública ao Hospital Giselda Trigueiro.

Durante mais de três horas representantes do Fórum ouviram de médicos, enfermeiros, e servidores da saúde em geral, as dificuldades enfrentadas diariamente na unidade hospitalar. Os problemas apresentados são muitos, e graves. A médica da UTI do Giselda Trigueiro, Andréa Cavalcante, denunciou a falta de condições de dar diagnósticos a pacientes HIV positivo. Segundo ela, quando um paciente HIV positivo apresenta um comprometimento do pulmão, por exemplo, não há como realizar exames no Giselda Trigueiro capazes de diagnosticar qual o fungo, o germe, o que está causando aquele problema pulmonar. E aí entra em cena o "exercício da adivinhação".

"A sociedade sabe que esse Estado não tem um hospital para atender pacientes com Aids? A população sabe que esse Estado não tem um hospital com condições de dar diagnósticos para esses pacientes e que, quando eles apresentam comprometimento do pulmão ou cérebro, eles caem em um jogo de adivinhação? Nós não temos como diagnosticar o que está causando aquela piora e vamos tentando adivinhar, dando antibióticos sem a certeza de estar oferecendo o tratamento certo. Atendimentos que eu fiz no pronto-socorro de hospitais em São Paulo eu não tenho como fazer na UTI do Giselda. O índice de mortalidade aqui é de 80%, e nós temos bons médicos, mas fazemos diagnósticos", disse.

A promotora da Saúde, Iara Pinheiro, destacou que os representantes do Fórum estavam ali justamente para conhecer a realidade do hospital para, a partir daí, apresentar propostas concretas ao governo do estado. "Estamos aqui para ter uma aproximação do Fórum a uma realidade concreta dos serviços. Quando dizemos que o dinheiro não está chegando existem danos, e é importante que a gente vá às unidades de saúde para ter a real percepção das implicações dessa realidade. O Fórum tem uma proposta de enfrentamento coletivo ao desgoverno que nós estamos vivendo hoje Estado. Nós estamos buscando saídas para um momento de muita escuridão", disse a promotora.

A diretoria do hospital Giselda Trigueiro participou da reunião e compartilhou das angústias e denúncias dos servidores. As reclamações vão desde a falta de material básico até a escolha do paciente que irá para um respirador, a escolha pela vida de alguém.

"Quantas pessoas vão morrer de doenças infectocontagiosas que têm tratamento desde o século 19 para que o sistema mude? Até quando nós vamos compactuar com a morte de pessoas por falta de assistência? A população tem que ter conhecimento da situação que nós enfrentamos aqui diariamente", disse o diretor técnico da unidade, Carlos Mosca.

"O que nós vivenciamos no Giselda diariamente é um genocídio assistido, isso é crime. Eu não estudei para ver gente morrendo na minha frente por falta de assistência. Saúde é direito do povo e dever do estado. Nós atendemos pacientes que deveriam ser recebidos na rede básica, sem ter condições sequer de atender os nossos pacientes. Trabalhamos sem estrutura, sem o básico, muitas vezes faltam até luvas. É hora de repensar a saúde, alguma coisa tem que ser feita", completou a médica Edna Palhares.

Governadores participam de conferência em Natal

Os governadores Eduardo Campos (Pernambuco) e Marcelo Déda (Sergipe) estarão entre os destaques de hoje da XVI Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no Centro de Convenções de Natal. Caberá ao governador de Pernambuco proferir uma palestra, a partir das 9 horas, sobre a "Importância da Energia para o Desenvolvimento dos Estados". 
DivulgaçãoRicardo Motta abre feira de produtos e serviços da UnaleRicardo Motta abre feira de produtos e serviços da Unale

O governador Marcelo Déda fará uma exposição, à tarde, sobre  o "Papel da energia para a nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio". A Revisão do Pacto Federativo será debatida a seguir, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião.

A XVI Conferência da Unale já é considerada pela entidade como o maior de sua história. Cerca de 400 deputados e 25 delegações de parlamentares internacionais estão em Natal para o encontro. Ontem, o presidente  da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta, abriu a Primeira Feira de Produtos e Serviços da Unale. A abertura oficial da Conferência foi à noite.

Operação da Polícia Civil e MP apreende armas em Assu, Itajá e Guamaré

Assessoria de Imprensa do MPRN



Na manhã de ontem, 31, em operação da Polícia Civil com apoio do MPRN, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão nas cidades de Assu/RN, Itajá/RN e Guamaré/RN. O objetivo da ação conjunta foi apreender armas de fogo relacionadas a crimes na região.

Foram apreendidas 21 armas de fogo, munições de diversos calibres, inclusive de uso proibido, além de documentos na residência do presidente da Câmara Municipal de Assu/RN, vereador Odelmo Rodrigues de Moura.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na zona rural e urbana, bem como no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Assu/RN. Saulo de Tasso Rocha Lopes, além de preso em flagrante delito, teve também contra si decretada prisão temporária pelo prazo de 30 dias. Foi igualmente preso o foragido da justiça já condenado Josian Pimentel da Silva, que se encontrava em uma das propriedades alvo das buscas.

Foram presos em flagrante, por posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munições: Odelmo de Moura Rodrigues, Francisco Cesar da Silva, José Josemar da Silva, Magno Valério Silva Florentino, Teófilo Fonseca Neto, Lindomar Adelino da Fonseca, Seginaldo Batista da Silva, Evandro Fonseca de Oliveira e Luiz de França da Fonseca Filho.
Após as diligências, o MP e a Polícia Civil analisarão as evidências coletadas para a tomada das medidas judiciais cabíveis.

A operação foi coordenada pelo Delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, titular da Divisão de Polícia Civil do Oeste – DIVPOE - e contou com a participação de 140 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, bem como 05 promotores de justiça, incluindo integrantes do GAECO - MPRN, evidenciando a eficiência do trabalho integrado e demonstrando a importância do poder investigarivo do Ministerio Público.