sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Escoteiros mineiros participam da 4ª Conferência Estadual da Juventude

Escoteiros mineiros participam da 4ª Conferência Estadual da Juventude 
Entre os dias 2 e 4 de outubro, aconteceu em Caeté (MG), a 4ª Conferência Estadual da Juventude, evento organizado pela Subsecretaria do Governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de formular a agenda da juventude, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de participação juvenil, fortalecendo o combate a todas as formas de preconceito e a efetivação das políticas públicas de Juventude.
Estiverem presentes como delegados, representando o Movimento Escoteiro, os jovens líderes Marcos Augusto (107º/MG), Wesley Assis (71º/MG) e Wildson Caldeira (19º/MG). Eles participaram ativamente das discussões em alguns dos 11 eixos de debate, levantando demandas da juventude. Além disso, Wesley Assis foi eleito um dos 120 delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional da Juventude no fim do ano, em Brasília.

Os jovens líderes presentes ainda tiveram oportunidade de bater um papo com o subsecretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina (foto), que trouxe boas notícias para a juventude presente, como a regulamentação do Estatuto da Juventude, assinado pela presidente Dilma Rousseff no dia 5 de Outubro.

Sem acordo entre Governo e servidores, greve da UERN é mantida

A audiência de conciliação entre a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (Sitauern) e o Governo do Estado acaba de ser encerrada sem uma conclusão. Os servidores se recusam a aceitar a  proposta de auxílio do Executivo, referente aos 12,035% acordado ainda na gestão passada, pois, de acordo com a categoria, não contempla os inativos.

Governo e servidores não chegam a acordo; e greve da Uern está mantida 
Governo e servidores não chegam a acordo; e greve da Uern está mantida

Segundo a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, é impossível atender a reivindicação da categoria no que diz respeito ao cumprimento do acordo verbal firmado  ainda na gestão passada. O motivo são os impedimentos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que até 49% da receita líquida do Estado pode ser gasta com folha de pagamento.

As partes terão até terça-feira (20) da próxima semana para encontrar um acordo para a situação, pois na quarta (21), o  desembargador Cornélio Alves se pronunciará sobre a legalidade ou não da greve.

Os servidores da UERN estão em greve desde 25 de maio.

Caern atualiza número de cidades em colapso de abastecimento

Seca que assola o interior do Rio Grande do Norte vem causando a morte de muitos animais e prejuízos para economia do estado (Foto: Anderson Barbosa/G1) 
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu nesta quinta-feira (15) o abastecimento no município de Frutuoso Gomes, localizado na região Oeste do estado. Com a medida, 12 cidades atendidas pela companhia estão em colapso de abastecimento no RN.

De acordo com a companhia, a suspensão foi necessária uma vez que o manancial que atende a cidade, o Açude de Lucrécia, está em volume morto, impossibilitando a operação do sistema de abastecimento na cidade.
Segundo dados atualizados da Caern, as 12 cidades abastecidas pela companhia estão em colapso de abastecimento. São elas: Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel, Tenente Ananias, Macau e Frutuoso Gomes.

Além das cidades em colapso, 79 cidades vem recebendo água em sistema de rodízio. A Caern informou ainda que durante a interrupção no abastecimento, também será interrompido o faturamento das contas dos usuários da empresa no município.
A Caern é responsável pelo abastecimento de 153 das 167 cidades do estado. As demais são abastecidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dos municípios.

Governo do RN anuncia concurso público para professores com 1.400 vagas

653i3

O Secretário de Educação do RN, Chagas Fernandes, anunciou na manhã desta quinta-feira (15), a realização de concurso público para professores com cerca de 1.400 vagas, incluindo as graduações Música e Libras.
A informação foi divulgada através do perfil do Governo do RN, no Twitter. Segundo a publicação o edital deve ser publicado em breve.
O anúncio da publicação do edital foi feito durante solenidade que homenageia os professores no Auditório Angélica Moura, na sede da Secretaria de Educação em Natal.


Fonte: Mossoró Hoje

Presidente do PRB do RN é procurado pela PF por corrupção na Pesca

UYORYO
A Polícia Federal procura o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) do Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, acusado de participar de uma quadrilha que vendia licenças ilegais para pesca industrial nas regiões Sul e Sudeste.

Ele é um dos alvos da operação Enredados, deflagrada nesta quinta-feira (15) nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Distrito Federal.

Segundo as investigações, servidores da Secretaria da Pesca, do IBAMA e sindicalistas, formaram uma quadrilha que fraudava documentos, forjava pareceres e vendia licenças para a pesca industrial.

A quadrilha chegava a cobrar até R$ 100 mil a interessados em obter a permissão. O valor dependia do tamanho da embarcação e da pressa do interessado.

Ao todo, estão sendo cumpridos 61 mandatos de busca e apreensão, 19 de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva. 18 já foram presos, entre eles, sete funcionários do extinto Ministério da Pesca.

Abraão Lincoln não foi localizado pela polícia. Ele é presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Agricultores e tinha acesso ao alto escalão do ministério.
De acordo com as investigações, a atuação da quadrilha provocou danos estimados em R$ 1,4 bilhão, considerando os danos ambientais.

Fonte: Mossoró Hoje