terça-feira, 12 de novembro de 2013

'Eu pedi pra ele não sair', diz mulher de policial do RN que levou tiro de fuzil



Soldado José Gurgel, 29 anos, levou tiro de fuzil durante confronto em Apodi.
Mulher conta que ele, mesmo de folga, saiu de casa para defender a cidade.


Soldado José Gurgel Pinto, ferido em Apodi (Foto: Arquivo Pessoal)
'Nós estávamos em casa, dormindo. Então começou o barulho dos tiros e eu pedi pra ele não sair. Mas ele foi defender a cidade'. As palavras são da dona de casa Amália Michele, mulher do soldado da Polícia Militar José Gurgel Pinto, de 29 anos, baleado por tiros de fuzil na madrugada desta terça-feira (12) durante confronto com criminosos que explodiram a agência do Banco do Brasil em Apodi, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Dinamites foram usadas para detonar o cofre principal do banco e cerca de R$ 800 mil foram levados, segundo estimativa do delegado da cidade. O policial foi o único ferido durante a troca de tiros. Segundo a mulher, Gurgel estava de folga, mas mesmo assim decidiu ir às ruas para dar apoio aos colegas de farda.
Após ser baleado nas duas pernas, o soldado Gurgel foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. “Foram seis horas de cirurgia. Graças a Deus ele está bem, mas os médicos ainda não podem garantir que ele vai recuperar os movimentos”, disse a mulher.


Cerca de 20 homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi (Foto: Marcos Gil)

A ação criminosa em Apodi aconteceu por volta das 2h30. Houve intensa troca de tiros e um dos veículos usados pelo bando, uma Pajero, foi abandonado. Dentro, havia carregadores de fuzil, munição e garrafas com coquetel molotov. “Passamos mais de meia hora trocando tiros com eles. Foi um cenário de guerra”, afirmou o oficial.

 
O soldado Marcos Gil, que também participou da ação e filmou a troca de tiros (veja vídeo ao lado), contou que a polícia recebeu uma ligação alertando sobre a presença de veículos circulando pela cidade em atitude suspeita. Uma guarnição da PM foi verificar a informação e se deparou com parte da quadrilha. “Daí começou o confronto", relatou.
A polícia acredita que a quadrilha fugiu com destino ao Ceará e faz diligências para tentar localizar os ciminosos.
Segunda vez
No dia 11 de julho deste ano, também em Apodi, a Polícia Militar encontrou em confronto com uma quadrilha armada. Na ocasião, segundo o próprio capitão Brilhante, mais de 10 homens encapuzados e armados com fuzis tentaram arrombar a agência do Banco do Brasil.
A ação aconteceu por volta das 2h30. Os criminosos estavam em dois carros, do tipo Pajero prata e um Golf preto. Segundo o capitão, os policiais de plantão observaram uma movimentação estranha através das câmeras de monitoramento da companhia de Policia Militar. Ao averiguar o que acontecia, os policiais foram surpreendidos por disparos. "Houve uma intensa troca de tiros, frustrando a ação dos bandidos, que empreenderam fuga deixando pra traz um coquetel molotov", disse.
Momentos depois, a companhia foi informada que a agência do Banco do Brasil havia sido alvo dos suspeitos. As portas da agência estavam quebradas. Uma marreta e uma alavanca foram encontradas dentro do banco. Mas nada foi levado da agência. “Deu a entender que no momento em que um grupo tentou arrombar o banco, outros estavam em frente à Companhia para impedir a saída dos policiais”, colocou o capitão.

Agência ficou destruída com a explosão ocorrida na madrugada desta terça em Apodi, RN (Foto: Marcos Gil)


 Fonte: Do G1 RN

Fiscalização flagra furto de água na adutora Jerônimo Rosado

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fiscalizou nesta terça-feira (12) o entorno da adutora Jerônimo Rosado, responsável por 30% do abastecimento da cidade de Mossoró. Até o início da fiscalização foram identificados e fechados cinco pontos de retirada irregular de água da adutora, desviadas para usos como a pecuária e agricultura. Uma pessoa foi conduzida à delegacia de Assú para fazer o procedimento criminal.

O trabalho está sendo realizado entre a captação na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as imediações de José da Volta, posto de combustível às margens da BR-304. Segundo a Caern, o maior prejuízo causado pelas ligações clandestinas na adutora Jerônimo Rosado é o desabastecimento na cidade de Mossoró. Na altura da comunidade rural de Palheiros, os técnicos da Caern encontraram tubulação que retirava água aonde era possível abastecer uma cidade do tamanho de Triunfo Potiguar.

Divulgação/CaernFiscalização da Caern contou com auxílio da Polícia CivilFiscalização da Caern contou com auxílio da Polícia Civil

A Caern informou que a água da adutora é tratada com cloro e própria para consumo humano, por este motivo, foi projetada para atender as necessidades da população e não de outros usos. Além dos profissionais da Caern, toda a fiscalização foi acompanhada por equipe da polícia civil de Mossoró.

O material das ligações irregulares foi retirado e apreendido. O gerente da Regional Mossoró, Nehilton Barreto, explica que além de ser retirada uma grande quantidade de água pelas ligações irregulares, o líquido está sendo bombeado de forma ininterrupta. Ou seja, o que não é aproveitado, é desperdiçado. Em uma comunidade próxima ao posto de Zé da Volta foi encontrado um barreiro que estava sendo “abastecido” pela água da adutora. 
 
Fonte: Tribuna do Norte