quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Operação Lava Jato: PF ouve hoje executivos da Camargo Corrêa

A Polícia Federal (PF) prossegue hoje (19) com os depoimentos de presos na sétima fase da Operação Lava Jato, que apura desvios de recursos na Petrobras. Devem prestar depoimento hoje executivos ligados à empreiteira Camargo Corrêa, além de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que se entregou ontem (18) à PF após permanecer foragido desde a última sexta-feira (14), quando as prisões foram decretadas. As oitivas ocorrem na Superintendência da PF em Curitiba.

Em depoimentos de delação premiada, ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef como arrecadador de propina do suposto esquema para o PMDB. O partido nega as acusações e afirma que Soares não tem ligações com a legenda. A PF confirma que ainda não concluiu se ele atuou de fato como lobista.

Por enquanto, Adarico Negromonte ainda é considerado foragido. Ontem (18), 11 presos ganharam liberdade por meio da decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações, e já deixaram a cárcere da PF em Curitiba.

Fonte: Nominuto.com

Missão espacial europeia teve escoteiro do Brasil envolvido

Missão espacial europeia teve escoteiro do Brasil envolvido
Você já deve ter ouvido falar na missão Rosetta, que enviou uma sonda ao espaço, ou no pouso do robô Philae em um cometa, certo? Desde o lançamento da sonda, já são dez anos de pesquisas, estudos e muita gente envolvida para tentar descobrir a origem da vida humana na Terra.

Um desses envolvidos é o brasileiro Lucas Fonseca, que acompanhou de perto toda essa história: por três anos, ele foi engenheiro de dinâmica de voo do Philae, o robozinho que está preso ao cometa. Junto a uma equipe, ele fazia simulações de diversas situações que o módulo poderia enfrentar durante o pouso, para que tudo acontecesse da melhor maneira mesmo nos piores cenários possíveis.

Quer saber o que é ainda mais legal do que ter um brasileiro em um projeto que vai ficar para a história? É ter um brasileiro que foi escoteiro em um projeto que vai ficar para a história.

Lucas foi escoteiro por 13 anos - entrou ainda Lobinho, no Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo (55°/SP), e ficou até pouco depois de sua passagem para o Ramo Pioneiro. Na época, ele se mudou para o interior de São Paulo para cursar engenharia, o que fez com que ele deixasse de frequentar o Movimento Escoteiro.

Mesmo assim, Lucas garante que esse tempo foi suficiente para que as influências ficassem em sua vida: “O Escotismo desenvolve diversas virtudes e habilidades, desde conceitos de cidadania até aptidão para lidar com o inesperado. Desde cedo me acostumei com a sensação de aventura proporcionada por diversas atividades dentro do Movimento Escoteiro. Essa vontade de me aventurar, com a disciplina necessária para o êxito, me levou onde cheguei”.

“Ainda hoje sou grande entusiasta com aventuras em meio à natureza, principalmente nas montanhas, e que envolvam o mínimo de conforto possível. No fim das contas, acredito que há uma similaridade muito grande com a exploração espacial”.

Lucas se formou em engenharia pela USP e, algum tempo depois, foi para a França fazer mestrado em Engenharia Espacial. Para desenvolver o trabalho de conclusão – e pela falta de profissionais com esse tipo de formação -, ele entrou no projeto Rosetta, na Agência Espacial Alemã (DLR).

Há algumas semanas, quando o módulo Philae pousou no cometa, o brasileiro já não trabalhava mais na Agência Espacial, e acompanhou tudo como um espectador remoto. Nem todas as experiências e habilidades desenvolvidas ajudaram a acalmar o nervosismo de Lucas, que veria o resultado de um trabalho de três anos em poucas horas. “Foi um bom teste cardíaco. O interessante é consolidar três anos de trabalho num resultado de poucas horas, realmente muito emocionante”.

Exemplo de que perseguir os sonhos com determinação, ter coragem e disciplina podem levar os jovens a qualquer lugar, Lucas é motivo de orgulho para os Escoteiros do Brasil, que compartilham o sucesso de um escoteiro mundo afora.

“O mesmo orgulho que tenho de ter feito parte de uma missão tão relevante, compartilho com a oportunidade de ter crescido como um escoteiro. Sempre Alerta!”


O mundo do Escotismo para “não-escoteiros”

O mundo do Escotismo para “não-escoteiros”
O Movimento Escoteiro é centenário e existe em quase todos os países do mundo, mas muitas pessoas que não têm contato com o Escotismo se surpreendem com o quanto o Movimento está - e sempre esteve - ao seu redor sem que elas se dessem conta.

Conhecer as atividades e os benefícios que o Movimento Escoteiro proporciona aos jovens é outro motivo de surpresa para os “não-escoteiros”: não se trata apenas de acampamentos e diversão - a proposta educativa motiva e instiga os jovens a se autodesenvolverem, sempre pensando no mundo a sua volta.

O Jornal da Band apostou nesse tema e produziu uma reportagem muito bacana que apresenta o Movimento Escoteiro na atualidade, na preferência dos jovens mesmo com tanta tecnologia disponível.

A matéria ainda não foi ao ar, mas a repórter Marina Machado publicou em seu canal do Youtube uma edição de “O que eu aprendi” sobre o Escotismo. Ela reúne uma série de vídeos sobre coisas que conheceu ou aprendeu durante suas reportagens para a Band e, dessa vez, rolou um especial sobre a gravação com os escoteiros.

PM registra assaltos simultâneos a Correios e lotérica no Seridó potiguar

Uma agência dos Correios e uma casa lotérica foram alvos de assaltantes na manhã desta quarta-feira (19) na região Seridó do Rio Grande do Norte. O roubo à agência aconteceu na cidade de Carnaúba dos Dantas, que fica a 38 quilômetros de São Vicente, onde o alvo foi a lotérica. Segundo a Polícia Militar, os dois assaltos ocorreram simultaneamente, logo após às 11h.
Ainda de acordo com a PM, não se sabe se os crimes têm relação. Em Carnaúba dos Dantas, dois homens renderam clientes e funcionários, realizaram o assalto e fugiram em uma motocicleta de cor vermelha. Já em São Vicente, os criminosos também renderam clientes, mas fugiram em uma moto de cor cinza.
No primeiro caso, o Grupo Tático Operacional (GTO) de Parelhas foi chamado para auxiliar nas buscas pelos assaltantes. Em São Vicente, o reforço foi feito pelo GTO de Currais Novos, que faz a ronda para tentar encontrar os criminosos.

Fonte: Do G1 RN

MPRN desarticula ‘esquema criminoso’ e faz busca na casa do prefeito de Ceará-Mirim

Fonte: José Aldenir

Desvio de dinheiro público, fraude à licitação, uso de laranjas. Foi para desarticular um suposto esquema criminoso instalado na Prefeitura de Ceará-Mirim (Grande Natal) que o Ministério Público do RN deflagrou na manhã de hoje a Operação Baco, cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de diversos agentes públicos e servidores municipais. Até a residência do prefeito da cidade, Antônio Peixoto (PR), que é delegado de polícia licenciado, foi alvo da investigação. Lá, procurou-se documentos que reforçariam as evidências já existentes.

A assessoria de comunicação do MP afirmou que não tem mais informações sobre o caso. Oficialmente, o que se sabe, até o momento, é que foram 12 mandados de busca e apreensão expedidos até o momento pelo Tribunal de Justiça do RN. As buscas são realizadas em secretarias da Prefeitura de Ceará-Mirim, residências de agentes públicos, servidores públicos e particulares.

Entre essas residências estaria a casa do atual prefeito, Peixoto, e da secretária de Finanças do Município, Rejane Lidice. A intenção seria localizar documentos que reforçariam os indícios de irregularidades investigadas. “Os investigados – agentes e servidores públicos, além de particulares – se associavam para o fim de cometer diversos crimes contra a administração pública, beneficiando-se com o desvio de dinheiro público através de esquema criminoso por meio de fraudes à licitação, uso de ‘laranjas’, contratos fraudulentos simulando o fornecimento de bens ou prestação de serviços”, apontou o MP, por meio de nota oficial publicada na manhã de hoje.

A operação foi deflagrada pelo MP, através da Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e com o apoio da Polícia Militar.

Fonte: José Aldenir