sexta-feira, 7 de junho de 2013

Polícia encontra corpo do arquiteto desaparecido

Petronyo Ulisses da Costa foi encontrado, com marcas de tiros na cabeça, em um distrito entre os municípios de João Câmara e Poço Branco. Para polícia, foi execução.
estudante_mA polícia encontrou, na manhã de hoje (7), o corpo do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos. O corpo foi encontrado, com marcas de tiros na cabeça, em um distrito entre os municípios de João Câmara e Poço Branco. O jovem estava desaparecido desde a última terça-feira (4), após sair do bar de um primo dele, na cidade de João Câmara, e não ser mais visto.
O delegado Antônio Taveira, titular da Delegacia Regional de João Câmara, acompanha o caso. Segundo Taveira, trata-se de uma execução. A vítima teria sido deixada em um local deserto, no Distrito de Posa, entre João Câmara e Poço Branco.
Ontem (6), três pessoas suspeitas de envolvimento no desaparecimento do jovem já tinham sido detidas. Em depoimentos, eles negaram participação no caso. O carro de Petronyo Costa, um Renault Sandero, foi encontrado em Mãe Luiza, na última quarta-feira (5). Petronyo Costa é sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara.

Acidente de Moto Fatal em Macau.


Infeslismente confirmada a morte do jovem Antonio Marcos, de 28 anos  (Marquinhos funcionário da loja Chico Construpeças) que residia em Macauzinho, o mesmo se envolveu em um acidente, entre duas motos e um carro não identificado na BR 406.  por volta das 7.30 da manhan desta sexta feira dia 07 de junho, Marquinhos foi levado para o Hospital Antonio Ferraz e em seguida encaminhad para Natal   as pressas mas morreu no caminho, o outro cidadão que tambem se envolveu no mesmo  acidente proximo ao moinho, Francisco Souza Ezequiel(chico Bode)residente na rua parelhas, teve fratura nas duas pernas mas continua vivo. 
a qualquer momento mais detalhes.


Câmara aprova projeto de lei sobre criação de municípios

O plenário da Câmara aprovou projeto de lei complementar do Senado que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios. Foram 319 votos favoráveis, 32 contrários e 2 abstenções na votação da noite dessa terça-feira (4). A votação do projeto foi acompanhada por dezenas de manifestantes, que lotaram as galerias do plenário da Casa, para acompanhar a apreciação da matéria.

O projeto que regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal, estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais. Define, ainda, que a criação de municípios dependerá de estudo de viabilidade financeira municipal, população mínima e de consulta prévia por meio de plebiscito nos municípios envolvidos.

O texto aprovado estabelece, também, que é vedado a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios quando implicar inviabilidade dos municípios pré-existentes. O passo inicial para a criação de um município será a apresentação de requerimento subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada que se pretenda emancipar, dirigido à Assembleia Legislativa Estadual.

O projeto estabelece que rejeitada em plebiscito a criação, ou incorporação, a fusão ou o desmembramento de município, é vedado um novo plebiscito com o mesmo objetivo no prazo de dez anos. Se for aprovado o plebiscito para a criação de um município, caberá à Assembleia Legislativa Estadual, na forma de seu regimento interno, aprovar o projeto de lei definido, entre outros aspectos, nome, sede, limites de confrontações geográficas dos municípios envolvidos.

O projeto, que está na Câmara desde 2008, não chegou a ser aprovado por nenhuma comissão técnica da Casa onde deveria tramitar, mas, com a aprovação do requerimento de urgência, ele foi votado diretamente pelo plenário da Câmara, na forma de substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Projeto retorna ao Senado

Com a rejeição de cinco dos seis destaques apresentados ao projeto de lei complementar do Senado, que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios, a Câmara concluiu no fim da noite de ontem a votação da matéria. O único destaque aprovado retira do texto o dispositivo que proibia o desmembramento de municípios localizados em terras da União.

Aprovado pelo Senado em 2008, o projeto será novamente apreciado pelos senadores, já que a Câmara aprovou um substitutivo ao texto, com várias alterações. A aprovação do destaque que permite o desmembramento de cidades em terras da União desagradou lideranças governistas. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a proposta pode abrir brechas para criação de cidades em terras indígenas, ou em terrenos do Exército e da Marinha, por exemplo.

Já os defensores da emenda, explicaram que se a proibição não fosse retirada do texto, a criação de novos municípios poderia ficar “engessada”, já que seria um empecilho para a criação de municípios.

Ao fim da sessão da Câmara, que foi acompanhada por centenas de manifestantes defensores da aprovação do projeto, o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou que os manifestantes descessem das galerias para cumprimentar os deputados em plenário.

Com informações da Agência Brasil

Brasileiro é eleito para Comissão de Direitos Humanos da OEA

O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi foi eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

 O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) Paulo Vannuchi foi eleito hoje (6) para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA). Também foram eleitos os candidatos dos Estados Unidos, James Cavallaro, e o do México, José de Jesús Orozco Henríquez.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é formada por sete membros e é uma das entidades do Sistema Interamericano de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos nas Américas. Três vagas foram renovadas no processo eleitoral, que começou há três dias. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a eleição de Vannuchi à CIDH fortalece o compromisso do Brasil com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Paulo Vannuchi comandou a SDH entre 2005 e 2011, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Formado em jornalismo e com mestrado em ciência política, Paulo de Tarso Vannuchi, de 63 anos, sempre atuou durante na defesa e preservação dos direitos humanos. Paulista de São Joaquim da Barra, ele foi preso político durante o governo militar.
O ex-ministro foi o principal responsável pelo Programa Nacional de Direitos Humanos. Em 2010, Vannuchi defendeu que Lei de Anistia não se aplica aos torturadores. Atualmente é diretor do Instituto Lula e responsável pelo projeto do Memorial da Democracia. É também analista político da TVT e da Rádio Brasil Atual.
Vannuchi participou da elaboração do livro Brasil Nunca Mais, coordenado por dom Paulo Evaristo Arns. Em 1975, foi um dos responsáveis pelo dossiê entregue à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a tortura praticada pela ditadura militar e os assassinatos cometidos, mencionando 233 nomes de torturadores e detalhando os métodos usados, inclusive citando unidades onde as torturas ocorriam. O documento é considerado um dos mais completos desde 1964.
De 1977 a 1985, Vannuchi trabalhou com a Comissão Pastoral da Terra, a Pastoral Operária e as Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, promovendo cursos de formação e assessoria política para lideranças, religiosos e bispos.
Vannuchi foi deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte, em 1986, e secretário executivo da Coordenação Nacional da campanha de Lula, em 1994.

Disputa por terreno motivou crime

Antônio Carlos Souza de Oliveira, 41 anos, advogado criminalista, foi assassinado por uma disputa pela posse de um terreno. A Polícia Civil elucidou o caso da morte do bacharel, ocorrida em maio passado, e chegou à conclusão de que Antônio Carlos foi vítima de uma vingança do homem que afirmava ser o proprietário de vários lotes das quadras 28 e 30 do loteamento Santa Luzia, em São Gonçalo do Amarante, adquirido pelo advogado em fevereiro passado.
Degepol/DivulgaçãoA Degepol divulgou foto do terreno, alvo da disputa entre Antônio Carlos e o posseiro Expedito José, que afirmava ser o dono das áreas compradas pelo advogadoA Degepol divulgou foto do terreno, alvo da disputa entre Antônio Carlos e o posseiro Expedito José, que afirmava ser o dono das áreas compradas pelo advogado

Degepol/DivulgaçãoExpedito José nega ser mandante do crime contra o advogadoExpedito José nega ser mandante do crime contra o advogado
Os delegados responsáveis pelo inquérito apresentaram as informações ontem em coletiva de imprensa, onde também foi apresentado o homem preso por supostamente efetuar os disparos, Lucas Daniel André da Silva, o Lukinha. Além dele, a polícia prendeu também no fim do mês passado Expedito José dos Santos, apontado como o mentor e mandante da execução, e a mulher dele, Francine Andrade de Souza, acusada de auxiliar a destruir o automóvel utilizado para cometer o crime.

O comerciante Expedito José, que se apresentava como “Irmão Sérgio”, teria tomado a decisão de executar o criminalista depois de uma discussão entre os dois ocorrida em 13 de abril deste ano. Neste dia, Antônio Carlos foi até o terreno motivo da briga e, junto com amigos, derrubou o muro que havia sido levantado a mando de Expedito, que tinha os planos de construir um supermercado no local. O comerciante diz que os danos provocaram uma perda de R$ 40 mil.


Degepol/DivulgaçãoLucas: Não conhecia Expedito. Fiz por amizade ao sargentoLucas: Não conhecia Expedito. Fiz por amizade ao sargento
Depois de destruir a estrutura com o auxílio de cordas amarradas a um automóvel, ainda de acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), o advogado enviou uma mensagem ao comerciante, informando sobre a atitude. Insatisfeito com o ocorrido, Expedito José chegou a afirmar ao criminalista que ele pagaria “tijolo por tijolo” o que havia feito. Então ele procurou Lucas Daniel e o pedreiro que havia contratado para construir o muro, ainda foragido e identificado pela polícia somente como “Irmão Marcos”, para planejar o assassinato. O delegado Roberto Andrade, que presidiu as investigações, confirmou que a arma, as roupas escuras e a balaclava utilizadas pelo executor, e o transporte até o lugar onde foi praticado o crime, o Doblò de placas MMW-6343, foram cedidos pelo mandante.

Lucas Daniel disse ontem, durante a entrevista coletiva, que não praticou o homicídio sozinho. Tanto Expedito José como o Irmão Marcos estavam com ele no veículo. “Marcos foi dirigindo na ida e na volta foi Irmão Sérgio”, relatou. Lucas Daniel também disse que os três passaram momentos antes do assassinato no Binos Bar, estabelecimento onde aconteceu o homicídio, para se certificarem de que a vítima estava no local. “Irmão Marcos desceu para comprar um churrasco e viu que ele estava lá”, contou. Depois, os três pararam o Doblò na rua Pastor Eustáquio Lopes da Silva, paralela à Lima e Silva, onde fica a frente do bar em que estava o advogado. Lucas Daniel aguardou encostado em um poste da rua Ary Barroso Antônio Carlos ir ao banheiro para executá-lo. “Dei seis tiros”, afirmou o acusado.


Fonte: Tribuna do Norte

Micareta da Prevenção do Proerd terá participação de escoteiros

No próximo sábado (08), às 16 horas, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), estará promovendo a Micareta da Prevenção. Parceiros há algum tempo, os Escoteiros do Rio Grande do Norte foram convidados a estarem participando do evento.
O evento tem como objetivo reunir todos os alunos atendidos pelo Proerd no primeiro semestre de 2013, das cidades de Natal e Parnamirim, e formando-os como multiplicadores na resistência às drogas e à violência.
A Micareta da Prevenção será realizada no próximo sábado (08), com concentração na Praça Cívica, localizada na Avenida Prudente de Morais, em Natal. Todos os Grupos Escoteiros que quiserem participar é só se deslocarem para o local da concentração do evento acompanhados dos chefes responsáveis. Maiores informações sobre como participar entrar em contato com o Escritório dos Escoteiros do RN e falar com Gleyson Dantas, no 3211-9447.
Mais detalhes sobre o evento, clique aqui

ESCOTEIROS DO BRASIL LANÇAM PROJETO DE CAPTAÇÃO OASIS+ESCOTEIROS



Vamos investir na juventude para criarmos juntos o mundo que todos sonhamos?
O projeto OASIS+Escoteiros é uma parceria dos Escoteiros do Brasil e Instituto Elos para a realização de um curso de empreendedorismo social. Queremos proporcionar a 30 jovens viver uma experiência de (re)descobrir o potencial de realização que temos quando nos movemos orientados por um sonho comum. Serão 2 fases: o Oasis Training (O Curso de Formação) e os Jogos Oasis (A Disseminação) feitos pelos participantes posteriormente ao curso.
Escoteiros do Brasil lançam projeto de captação OASIS+ESCOTEIROS

O Jogo Oasis é uma forma lúdica de aplicar as 7 disciplinas da Filosofia Elos: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Milagre, a Celebração e a Re-evolução (Conheça a Filosofia Elos) e busca promover a relação com o belo e com as potencialidades existentes no presente, estabelecer confiança, estimular a expressão dos sonhos e a materialização pró-ativa de ações que promovam o melhor mundo.
Na primeira fase, estes jovens atuarão em um bairro da cidade de Porto Alegre e, durante 8 dias, desenvolverão uma série de atividades orientadas pelo Jogo Oasis.  É um processo de “aprender fazendo”. Ao passo que vivenciam a metodologia, desenvolvem capacidades e conhecimentos para disseminá-la. 
A segunda fase é a disseminação feita pelos participantes ao voltarem para suas comunidades e em nossas atividades escoteiras. 
Em dezembro de 2013 o Brasil será palco do II Moot Scout Interamericano, o maior evento Escoteiro para jovens de 18 – 21 anos das Américas.  Este evento traz dentro de sua programação atividades sociais que também serão desenvolvidas em 8 comunidades através do Jogo Oasis. 
Queremos aproximar os jovens escoteiros de novas metodologias de transformação social, capacitá-los a novos desafios, agregando valor à nossa vontade de construir um mundo melhor.
Gostaríamos de convidá-lo(a) a investir neste projeto.
Cada um de nós pode, todos os dias, decidir fazer o dinheiro fluir para aquilo que é bom para todos. Queremos experimentar o poder que um grande time de pequenos investidores (como você e eu) tem para viabilizar projetos como este, que fortalece as comunidades, desenvolve capacidades de cooperação e gera bem-estar para muitas pessoas. Juntos, nós podemos realizar sonhos aparentemente impossíveis.
Veja www.benfeitoria.com/oasismaisescoteiros como você pode ser parte deste time e fazer esta iniciativa acontecer. Invista e envolva-se.

Escoteiros e Sesap firmam novas parcerias para promoção da saúde

Na tarde desta quinta-feira (06), o gerente geral dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, Mário Fagundes esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública para discutir novas ações para promoção da saúde.
Mário esteve reunido com técnicos da Subcoordenadoria de Informação, Educação, e Comunicação (SIEC) para apresentar o calendário de atividades escoteiras para 2013, onde podem ser inseridas ações de saúde. A subcoordenadora da SIEC, Aparecida Cunha, se comprometeu em analisar as atividades e inserir ações de promoção da saúde, visando formar multiplicadores dentro dos Grupos Escoteiros, para atuarem em suas comunidades.
Ao final Mário explicou aos técnicos como está organizado o Movimento Escoteiro, sua missão e como os adultos podem contribuir.