segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escotismo pode virar disciplina curricular nas escolas


A honra, o trabalho em...
$alttext


 A honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre – bases do Movimento Escoteiro – podem virar disciplina optativa nas escolas de todo o Brasil. A proposta foi levada ao Ministério da Educação (MEC) pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), nesta quinta-feira, dia 21. Participaram da audiência, o Secretário Geral da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), David Ortolan, e o Diretor de Comunicação, Márcio Albuquerque. O encontro, que durou cerca de uma hora, foi com o assessor do Ministro, Leandro Cerqueira.
                Peninha solicitou que o MEC reconheça o Escotismo como “Educação Complementar” e o coloque no hall de exercícios contemplados pelo Programa Mais Educação. Através dele, atividades como artes marciais, bandas escolares e aulas de artesanato são oferecidas no contraturno do aluno. “O estudante passa sete horas na escola, recebe alimentação e desenvolve aptidões que fogem do que habitualmente é exigido nos colégios”, explicou Peninha.
                O Programa Mais Educação existe desde 2008 e tem a participação de mais de 15 mil escolas, ultrapassando os 3 milhões de alunos beneficiados. Para aderir, alguns critérios de seleção foram estipulados pelo governo:
a) escolas estaduais ou municipais;
b) IDEB baixo;
c) locais de vulnerabilidade social;
d) população superior a 18.844 habitantes.
               
Modelo já é adotado no Brasil
                Nos estados do Paraná e Rio Grande do Norte, o escotismo já faz parte da vida dos estudantes. De acordo com David Ortolan, os alunos se reúnem aos sábados para aprender lições de disciplina, coragem, respeito, proteção à natureza e lealdade. “É importante ressaltar que o movimento é totalmente apartidário e voluntário”, disse o Secretário Geral.
                Para o mês de março, uma audiência está prevista com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A ideia é tratar de questões técnicas, que viabilizem o projeto. “A intenção é muito boa, estou convicto que o MEC vai abraçar a causa”, concluiu o assessor do Ministro, Leandro Cerqueira.

Para conhecer melhor
                O Escotismo nasceu em 1907, nos Estados Unidos, pelas mãos do General Baden-Powel. No Brasil, o movimento chegou dois anos depois, em 1909. Atualmente, os escoteiros já estão em 216 países, formando uma rede com mais de 28 milhões de jovens e adultos. Desde a sua fundação, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já aderiram à Lei Escoteira, formada por dez artigos:
1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida;
2. O Escoteiro é leal;
3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
5. O Escoteiro é cortês;
6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado;
8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Agência dos Correios de Bento Fernandes é assaltada


A agência dos Correios do município de Bento Fernandes foi assaltada na manhã desta segunda-feira(25). Os assaltantes adentram a agência, renderam os funcionários e efetuaram o assalto.
Os bandidos estavam em um Fiat Uno. A polícia foi acionada e neste momento está em diligência na estrada carroçável de Riacho dos Paus. Outras informações qualquer momento.

Cardeal renuncia após acusação de atos impróprios


Cardeal escocês renuncia após acusação de atos imprópriosO chefe da Igreja Católica da Escócia, cardeal Keith O’Brien, pediu demissão nesta segunda-feira (25) como arcebispo de St. Andrews e Edimburgo após ser acusado de “atos impróprios” cometidos há 33 anos. Segundo o Vaticano, o Papa Bento XVI aceitou o pedido de demissão do cardeal.
O’Brien deveria participar do Conclave que elegerá o novo pontífice, após a renúncia de Bento XVI. Entretanto, o cardeal informou nesta segunda, junto com o anúncio de sua demisão, que não irá ao Vaticano para a eleição do novo chefe da Igreja Católica. Ele seria o único britânico a participar do Conclave.
O cardeal O’Brien, 74 anos, nega as acusações feitas por três padres e um ex-religioso, que foram transmitidas a Roma uma semana antes da renúncia de Bento XVI, em 11 de fevereiro.
Os quatro demandantes, da diocese de St Andrews e Edimburgo, na Escócia, afirmaram ao núncio apostólico no Reino Unido, o arcebispo Antonio Mennini, que O’Brien cometeu “atos impróprios” há 33 anos, segundo o jornal britânico “The Observer”.
Um dos padres afirma que foi vítima de atenção não desejada por parte do cardeal. Outro afirma que O’Brien aproveitava as orações noturnas para ter contatos impróprios.

Dilma diz que programa de erradicação da miséria superou metas

13028771
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (25) que os programas do governo que visam a erradicação da miséria superaram prazos e metas. Ao todo, 22 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza extrema desde 2011, segundo Dilma. As declarações foram feitas no programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”.
A presidente citou as medidas anunciadas na semana passada que ampliam o Bolsa Família. O governo afirma que as modificações do programa vai tirar mais 2,5 milhões da miséria, fazendo com que todas as famílias pobres cadastradas pelo governo recebam ao menos R$ 70 por pessoa ao mês.
“Isso significa que viramos uma página, uma página decisiva de uma longa história de exclusão social e agora nós damos mais um passo para construir um Brasil sem miséria”, afirmou Dilma sobre as medidas.

Quase 18 milhões de brasileiros usarão o sistema biométrico em 2014

urna-biometrica-2-300x224
Os eleitores de mais de 300 municípios de 14 Estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, serão recadastrados pela Justiça Eleitoral para usar o sistema biométrico, que consiste na identificação por meio das impressões digitais. Os quase 10 milhões de eleitores destes municípios votarão por meio do sistema nas eleições do ano que vem.
Além de Brasília (DF) e Boa Vista (RR), eleitores de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Recife (PE) vão passar pelo recadastramento com foco nas eleições de 2014.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria permite os eleitores serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral. A tecnologia torna praticamente impossível fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

O RN deverá receber 8 agências da Previdência até o final do ano


gari quixadáO município de Quixadá – terra na qual Rachel de Queiroz se inspirou para escrever “O Quinze” – recebeu uma nova Agência da Previdência Social. O ministro Garibaldi Alves Filho e o governador do Ceará, Cid Gomes, inauguraram as novas instalações da unidade local. Na ocasião, Garibaldi informou que até o final do ano deverão estar concluídas outras sete unidades no Ceará e mais oito no Rio Grande do Norte.
As agências da Previdência Social que deverão ser concluídas até o final de dezembro, no Rio Grande do Norte, são as de São Miguel, Canguaretama, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu. No Ceará, está prevista a conclusão das unidades de  Aquiraz, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Ocara e Tabuleiro do Norte.

Servirá para quê a reunião do governo com base aliada hoje em Brasília…?

cupula do pmdb e dem
Assinale a resposta certa:
A reunião marcada para a noite de hoje prevista para começar às 20 horas na residência do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, em Brasília, DF, entre a cúpula do PMDB do Rio Grande do Norte e a governadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, Carlos Augusto Rosado servirá para quê?
A) Nada
B) O PMDB romperá com o governo (entregará os cargos)
C) O PMDB exigirá maior participação no governo ( mais cargos)
D) Rosalba dirá que não será candidata à reeleição e deseja o apoio do PMDB para concluir seu governo
E) Ficará para mais adiante o anúncio do rompimento
F) Nenhuma das respostas anteriores
O senador José Agripino Maia (DEM) o deputado federal João Maia (PR) o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, além do presidente da assembléia legislativa, deputado Ricardo Motta, participarão da reunião.