sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Intertv Cabugi convida Escoteiros do RN para evento do Dia das Crianças em Natal

Os Escoteiros do RN foram convidados pela Intertv Cabugi, afiliada estadual da Rede Globo de Televisão, para participar do evento que estão programando para o próximo sábado, 12, Dia das Crianças, no Parque das Dunas em Natal. A programação acontece das 9h às 15h. Os escoteiros atuarão na realização da programação junto com os instrutores, sobretudo na área de preservação do meio ambiente.
A programação conta com: brinquedos infláveis, oficina de pinturas, peça de teatro infantil, palhaços, malabaristas, recreação com monitores, atividades físicas voltadas para o público infantil e distribuição de brindes. Tudo vai acontecer na Oficina de Artes, no Anfiteatro Pau-Brasil, no Espaço Saúde e na Folha das Artes no Parque das Dunas.
Se você deseja participar entre em contato com o escritório dos Escoteiros do RN, através do 3211-9447, fale com Júlio Cezar. São 40 vagas que estão sendo disponibilizadas para escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras, jovens e chefes. A empresa será responsável pela hidratação e alimentação dos participantes. Será uma ótima oportunidade de divulgação para o nosso Movimento.
Durante a semana traremos mais informações. Não deixe de participar, vamos mostrar a força do Movimento Escoteiro. 

Procon Estadual deve intervir em agências bancárias da capital; divisão municipal do órgão é contra


Serviço municipal de proteção ao consumidor recebeu BB e Caixa em audiência nesta quarta-feira. Foto: Wellington Rocha
A direção do Procon Natal esteve reunida, durante toda a manhã de hoje, com representantes da superintendência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil na capital potiguar. Durante o encontro, as instituições bancárias apresentaram suas justificativas para o não cumprimento da determinação do órgão para que os serviços dos terminais de autoatendimento fossem regularizados imediatamente.
Segundo o que foi alegado pelos bancos na conversa entre as partes, o sindicato – que não foi convidado para a reunião – não estaria cumprindo o contingente mínimo previsto na lei de greve, por isso não haveria condições de manter a totalidade dos serviços nem mesmo nos caixas eletrônicos.
Já a entidade classista, através de sua presidente, Marta Turra, nega veementemente as acusações. “É tudo uma grande mentira, as superintendências deveriam se envergonhar desse tipo de calúnia. Vou ser bem clara, o que está acontecendo é uma verdadeira guerra. As instituições estão tentando a todo custo jogar a população contra o movimento grevista, se utilizando das táticas mais sujas e desonestas. Eles dizem que não tem 30% dos funcionários nas agências, mas o sindicato garante a presença de praticamente a metade do quadro de funcionários nas agências. A nossa posição oficial é essa, eles vão ter de provar o contrário”, rebate a sindicalista.
O representante do Procon Natal, Kléber Fernandes, explicou que essa situação precisa ser analisada criteriosamente. Por isso, mesmo não sendo competência do órgão, ele se dispôs a mediar uma audiência entre os envolvidos e o Ministério Público do Trabalho, para averiguar a real situação encontrada no sistema bancário da capital.
Questionado sobre a possível intervenção da representação estadual do Procon nas agências que vêm descumprindo as determinações do órgão, Fernandes se mostra contrário a esse tipo de prática. “Não vejo aplicabilidade nesse tipo de decisão, pois o Procon não conta com corpo técnico capacitado para operação na área bancária. Tenho todo o respeito pela gestão estadual do serviço, mas não vejo como essa decisão possa ser posta em prática. Não é operacional”, pontua.
A equipe de reportagem de O Jornal de Hoje procurou o diretor estadual do órgão, Ney Lopes Júnior, que, de imediato, refutou as afirmações de Kléber Fernandes. “Ele não pode afirmar uma coisa dessas. Como ele sabe que não temos corpo técnico capacitado? Temos, sim, pessoal que pode assumir a frente dessa intervenção, afinal ela só é voltada para o serviço essencial, aquele que é prestado através dos terminais de autoatendimento. Também respeito demais o trabalho de Kléber, mas penso que ele está equivocado quanto a esse tipo de declaração”, se defende.
Ney Júnior explicou, ainda, que o prazo para a abertura do processo de intervenção administrativa se encerraria ontem, mas o Banco do Brasil pediu mais 24h para tentar o diálogo com o sindicato. “Não somos intransigentes. O BB pediu mais um tempo para tentar remediar a situação e nós demos, mas isso não significa que o processo foi suspenso. Eu já solicitei ao nosso corpo de analistas jurídicos que iniciassem a primeira etapa de preparação dessa intervenção, pois o prazo acaba hoje e não terá mais prorrogações. Caso nada se resolva, creio que na próxima segunda-feira (14) as agências autuadas já estejam funcionando sob o regime de intervenção”, garantiu o diretor do Procon RN.
Nesse meio tempo, mais uma rodada de negociações está marcada para a manhã desta quinta-feira (10). As propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) serão apreciadas em assembleia marcada para as 18h, quando será definida a continuação ou não da greve.

Eduardo Campos diz não haver definição sobre candidatura no RN

Presidente nacional do PSB disse que a direção nacional está dialogando com os Estados para compartilhar as definições. 
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse hoje (11), em entrevista coletiva na Câmara de Mossoró, que a aliança com o projeto da Rede, da ex-senadora Marina Silva, é a favor do Brasil, com objetivo de fazer o país avançar, mas sem perder conquistas sociais e econômicas obtidas até agora.

“Construímos democracia, estabilidade econômica, avançamos na inclusão social, mas o povo está temeroso de perder essas conquistas. As coisas boas não podem ser jogadas fora, por isso, estamos juntando pessoas boas e com ideias boas. Ainda existe muita coisa a fazer, e o PSB está construindo um projeto para fazermos o que precisa ser feito”, disse.
Sobre a possibilidade do PSB ter candidatura própria a governador no Rio Grande do Norte em 2014, Campos garantiu não haver decisão e que a direção nacional está dialogando com os Estados para compartilhar as definições. “Entendemos as circunstâncias de cada Estado e vamos respeitar essas peculiaridades”, disse

Graça Foster foi eleita pela Fortune a mulher mais poderosa do mundo fora dos EUA

Este foi o segundo ano consecutivo em que a presidenta da Petrobras foi apontada pela revista como a executiva mais poderosa do ranking global, entre 50 candidatas de diversos países e setores.

graca_foster_mA presidenta da Petrobras, Graça Foster, foi eleita pela revista norte-americana Fortune a mulher mais poderosa do mundo fora dos Estados Unidos. A revista fez dois rankings, um com executivas norte-americanas e outro com internacionais. A classificação levou em consideração quatro critérios: a importância e o tamanho do negócio liderado pela executiva na economia global, o sucesso e a condução dos negócios, a trajetória de carreira da executiva e sua influência social e cultural.

Este foi o segundo ano consecutivo em que Graça Foster foi apontada pela revista como a executiva mais poderosa do ranking global, entre 50 candidatas de diversos países e setores, como a Inglaterra, Austrália, Suécia, Turquia.
Maria das Graças Foster é engenheira química e funcionária de carreira da Petrobras, onde ingressou como estagiária há mais de 30 anos. É a primeira mulher a comandar a estatal. Assumiu a presidência em fevereiro do ano passado e antes foi diretora de Gás e Energia da empresa e presidente da Petrobras Distribuidora, entre outros cargos executivos. 
Também neste ano, Graça Foster foi eleita a melhor executiva do setor de petróleo, gás e petroquímica na América Latina pela Revista Institucional Investor, a mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil e uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo pela Revista Forbes, e uma das 500 pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Foreign Policy.
A Petrobras vem sendo citada como uma das maiores empresas do mundo pela Revista Fortune. Neste ano, a empresa ficou em 25º lugar, com receitas de US$ 144 bilhões. A estatal brasileira planeja investir US$ 236 bilhões até 2017.
A estatal, que já responde por mais de 90% da produção de petróleo e gás no país, terá papel importante na exploração da camada pré-sal brasileira, que concentra grandes reservatórios de óleo de boa qualidade. Segundo a legislação brasileira, a Petrobras será operadora de todos os campos do pré-sal licitados a partir de agora, com pelo menos 30% de participação no bloco.
A primeira licitação do pré-sal sob o contrato de partilha está marcada para o próximo dia 21 e permitirá a exploração e produção na área de Libra, na Bacia de Santos, que tem reservas recuperáveis de petróleo entre 8 e 12 bilhões de barris. Com o pré-sal e também com a ajuda de outros campos de petróleo, a empresa espera dobrar sua produção de óleo até 2020, da média de 2 milhões de barris por dia, para 4,2 milhões.
A Petrobras também tem investido na construção de novas refinarias para reduzir a dependência do Brasil em relação a combustíveis e a outros derivados de petróleo. Pelo menos quatro grandes complexos petroquímicos estão em construção e devem ser inaugurados até 2020: no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e Ceará. A ideia é ampliar a capacidade de refino nacional de 2 milhões para 3 milhões de barris por dia.

Fonte: Nominuto.com

Juiz cita Luiz Gonzaga ao determinar inelegibilidade da governadora do RN

Decisão do juiz José Herval Sampaio Júnior foi publicada nesta sexta (11).
Sentença também determina nova cassação para a prefeita de Mossoró.

Governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, foram condenadas por abuso de poder político (Foto: Ricardo Araújo/G1 e cedida/assessoria ) 
Governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, foram condenadas por abuso de poder político (Foto: Ricardo Araújo/G1 e cedida/assessoria)
O juiz José Herval Sampaio, da 33ª zona eleitoral, condenou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral municipal de 2012, e determinou a inelegibilidade da chefe do Executivo Estadual por oito anos. Na mesma ação, o magistrado determina a cassação dos mandatos de Cláudia Regina (DEM) e Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente, e a inelegibilidade de ambos também por 8 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça desta sexta-feira (11).

Apesar de determinar a cassação dos mandatos de Cláudia Regina e Wellington, o magistrado não os afastou imediatamente do cargo "por entender desde a primeira condenação que em caso de abuso de poder faz-se necessário a confirmação pelo órgão colegiado". Ou seja, a prefeita de Mossoró e o vice continuam no cargo até o julgamento dos recursos.
O advogado da governadora, Thiago Cortez, informou que irá recorrer da decisão. “O juiz reconhece que Rosalba não participou dos fatos e mesmo assim condena. Não é coerente. Vamos recorrer”, informou. O advogado ressaltou que a governadora não está inelegível porque a decisão só vale depois de transitar em julgado.

De acordo com a ação, o abuso de poder se configura “pela ordem de feitura de um poço em comunidade pobre com fins nitidamente eleitoreiro e sem qualquer comprovação formal dos trâmites legais”. O poço a que se refere o processo foi instalado no assentamento Terra Nova, localizada na zona rural de Mossoró, que, de acordo com o então secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, era uma solicitação de mais de 10 anos dos moradores da localidade.
Na decisão, o juiz ressalta que a perfuração do poço não estava programada. “Mas, tudo bem, o poço foi cavado, e a comunidade agora tem água de qualidade advinda daquela obra. Não! Na verdade, após o pleito e a suposta conclusão da perfuração, o poço foi 'tampado', e pelo menos, até 10 de agosto de 2013, não derramou sequer uma gota d'água em benefício daquele povo tão sofrido”, relatou o magistrado.
Apesar de reconhecer que não há comprovação da participação direta da governadora, o juiz condenou Rosalba Ciarlini "como responsável do abuso de poder comprovado na ação". Claudia Regina e Wellington Filho foram condenados "como beneficiários do citado abuso de poder".
Gonzagão
O juiz ainda fez uma homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, “o homem que melhor cantou a seca nordestina” e incluiu em sua decisão a letra de 'Vozes da Seca'. “É por isso que pidimo proteção a vosmicê/Home pur nóis escuído para as rédias do pudê/(...)Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage/ Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage/Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage/Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage”, diz a música.