quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Papa aparece em público pela primeira vez após renúncia e envia mensagem ao Brasil


Pela primeira vez, desde que anunciou sua renúncia, o papa Bento XVI apareceu em público ao participar hoje (13) de uma audiência no Vaticano. O papa reiterou que sua decisão é para o "bem da Igreja" e agradeceu o "amor" e apoio dos fieis. Às 13h50 (horário de Brasília) ele celebra a Santa Missa com o rito da imposição das cinzas, que abre o período da Quaresma, na Basílica Vaticana.

O papa enviou uma mensagem, em português, ao Brasil, onde será lançada hoje a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-me Aqui, Envia-me!" - expressão retirada do livro de Isaías, da Bíblia. Na mensagem, ele incentiva os jovens a terem uma participação ativa na comunidade e na Igreja. O apelo ocorre a cinco meses da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho.

"De bom grado associo-me a essa iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens para que se tornem, como lhes pedi em São Paulo, 'protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho'", disse o papa.

O papa lembra que o exemplo de Cristo deve ser tomado nas atitudes práticas do dia a dia. "Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime", ressaltou.

"Com votos de uma Quaresma frutuosa na vida de cada brasileiro, especialmente das novas gerações, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo uma especial bênção apostólica", encerrou o papa.

A mensagem do papa foi enviada dois dias depois do anúncio de renúncia. A saída de Bento XVI está marcada para o próximo dia 28. No dia 27, ele fará a despedida oficial. A saída do papa leva o Vaticano a promover a escolha interna para o sucessor. Segundo especialistas, essa etapa dura, em média, 20 dias.

Agência Brasil

Agências bancárias voltam a funcionar às 11h no RN


As agência bancárias voltam a funcionar normalmente às 11h no Rio Grande do Norte. As contas de consumo (água, energia, telefone) e os carnês que tiverem data de vencimento no carnaval poderão ser pagos hoje, sem acréscimo, segundo comunicado da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Mesmo com o feriado, a população teve à disposição meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

No serviço público federal, é ponto facultativo nesta Quarta-Feira de Cinzas até as 14h de acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com informações da Agência Brasil

Caicó e Macau encerram carnaval hoje


O carnaval de Caicó chega ao fim com muita folia. Ao som da orquestra de frevo do Ala Ursa do Poço de Sant'Ana, o bloco Camburão da Alegria, formado por policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros, sai às ruas nesta quarta-feira de cinzas encerrando o carnaval considerado por todos, o mais tranquilo. O bloco, tradicionalmente sai na quarta-feira antes de começar o carnaval, e na quarta-feira, depois do carnaval. 


Os agentes de segurança que trabalham durante o evento escolherem esses dias para se divertir. Este ano, como o carro que conduz a orquestra do Ala Ursa não estava adequado com os documentos exigidos pelos Bombeiros, o primeiro dia ficou prejudicado, só podendo sair hoje. Ontem, os blocos Treme-Treme e o Ala Ursa, foram às ruas e arrastaram novamente milhares de foliões pelo circuito do carnaval. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 80 mil pessoas foram confirmadas no trajeto, todas as noites.


O Ala Ursa fez várias homenagens, entre elas, se destacou a que foi feita a Elino Julião, cantor e compositor de músicas de forró, seridoense de Timbaúba dos Batistas. No repertório da Orquestra de frevo do Ala Ursa, foi inserida a música "Siri Meu Siridó", que fala da região, que Elino tanto amava.

O Treme-Treme contou ontem com a animação do cantor MAX e sua banda, no trio elétrico, enquanto na Ilha, quando o trio chegou, já quase por volta das 23 horas, o cantor Canelinha deu seguimento à folia.

A tranquilidade do carnaval de Caicó atraiu este ano, mesmo com o novo formato, centenas de pessoas de outros estados que ficaram hospedados em pousadas e hotéis.


Nesse caso, de acordo com os donos de alguns estabelecimentos do gênero, os leitos foram ocupados em 100%. Alguns até confirmam que já estão com ocupação garantida para o mês de julho, quando ocorre uma das grandes festividades religiosas do interior do Estado, que é a festa de Sant'Ana.


Segurança

O comandante do 6º BPM de Caicó, o Major Walmery Costa, avaliou como positivo o trabalho da Polícia Militar no carnaval. Segundo ele um evento desse porte como é o carnaval de Caicó, com um baixo índice de ocorrências graves credencia a cidade a sempre realizar as festividades momescas. "Nós não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, as fizemos o possível para evitar os delitos. 

Neste período nós tivemos uma demanda absurda de atendimento de ocorrência de som alto. O carnaval de Caicó, neste ano foi um dos mais tranquilos", disse. Por dia, o Major Walmery Costa, colocou cerca de 200 homens atuando em diversos setores da cidade para garantir a segurança dos foliões e da população em geral. Ao longo do percurso dos blocos foram instaladas torres de observação e lá ficam guarnições observando a passagem das pessoas. 

"Lá de cima era mais fácil identificar qualquer briga ou ação delituosa. Quando o policial identificava as ocorrências, e foram muito poucas, ele então acionava outras guarnições que imediatamente conseguiam chegar e resolver", disse o Major Costa.

Cerca de 400 mil foliões lotaram as ruas de Macau

O carnaval teve um ritmo frenético em Macau. No arrastão dos trios elétricos, animados pelas bandas Grafith e Kabaço Molhado Elétrico e pelo cantor Roberto e Banda Meus Amores, 27 blocos, além do bloco Radiola de Ficha, saíram às ruas da cidade, vindos de todos os lugares possíveis, de becos, vielas, ruas, até formar um corredor de foliões de quase seis quilômetros de extensão. Nos quatro dias de folia, segundo a Prefeitura de Macau, quase 400 mil foliões passaram pela cidade.


Até os barcos ancorados na orla, serviam de espaço para as pessoas dançaram se equilibrando em canoas e outras pequenas embarcações. Por ser uma região litorânea e pelo tradicional mela-mela, o traje mais visto foi a bermuda ou short e camiseta, acompanhado de tênis ou sandália. Mas, não faltaram fantasias. Alguns esbanjaram criatividade, abusando de adereços como perucas coloridas, óculos e máscaras estilizadas.

Nos quatro dias de carnaval, a rotina se repetiu. Logo depois do arrastão dos trios elétricos, com destaque para Banda Grafith, que puxou o tradicional mela-mela, os foliões já tinham outro compromisso: os shows no Largo Cultural de Eventos Eliseu Ventania, onde se apresentaram  vários grupos, entre eles, "Paredão do Brasil"; "Esse é o Bonde" e "Solteirões Elétrico".

Ao mesmo tempo, na praça da Conceição, a Orquestra Harmonia do Frevo, dentro da programação intitulada "Frevo no Pé, os foliões dançavam no ritmo e no embalo de tradicionais marchinhas e frevos carnavalescos, numa forma de resgatar antigos e saudosos carnavais. Era só os músicos cantarem, "sai do chão", que as pessoas pulavam e dançavam freneticamente durante o percurso. Na praia de Camapum, , a Prefeitura montou uma estrutura para receber os mais de 20 mil foliões.

Para este carnaval, foram instalados na praia 20 banheiros, além de um grande palco onde ocorrem as apresentações culturais. O prefeito Kerginaldo Pinto acompanhou os eventos do carnaval de perto e comemorou o fato de o carnaval ter sido "de paz e alegria para todos". Hoje, a folia continua, com o "Carnaval da ressaca", na praia de Diogo Lopes. Está prevista a  saída do bloco Burro Elétrico/Doce Pecado, a partir das 15h; e às 17h do bloco Burro Elétrico/Swing de Galpão. Às 20h, começa a apuração das notas do desfile das Escolas de Samba, na Praça da Conceição. Está prevista a apresentação da banda Pagode sem Compromisso. 

Fonte: Tribuna do Norte