terça-feira, 16 de julho de 2013

MP abre seleção para Chefe do Setor de Atendimento ao Usuário

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu inscrição para o cargo de Chefe do Setor de Atendimento ao Usuário da Instituição. A seleção é composta de análise dos currículos, entrevistas técnicas e comportamentais e submissão do candidato ao Procurador-Geral de Justiça com vistas à nomeação. O recebimento de currículos ocorre a partir desta terça-feira, dia 16/07, até a próxima segunda-feira, dia 22/07/2013.

Os currículos precisam ser entregues presencialmente no horário das 8h às 17h, de hoje à quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira, no Setor de Protocolo da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, no bairro de Candelária.


Após a triagem e análise dos currículos recebidos, os candidatos que estiverem consoantes com o perfil definido serão encaminhados à entrevista comportamental conduzida pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), de caráter eliminatório a ser realizada dias 25 e 26 de julho.


Os candidatos pré-selecionados serão encaminhados ao gestor da área, que procederá entrevista técnica e encaminhará os nomes daqueles que forem aprovados nesta etapa para definição final e nomeação do Procurador-Geral de Justiça até o dia 06 de agosto.


O Chefe do Setor de Atendimento ao Usuário, entre outras atribuições, deverá planejar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades de atendimento ao usuário e suporte técnico de informática às unidades da Instituição; acompanhar os serviços, a cargo de terceiros, de manutenção, instalação e recuperação de equipamentos de informática; instalar e manter equipamentos e sistemas licenciados e homologados pela Instituição; e elaborar e executar a distribuição dos equipamentos de informática; além de propor, implantar e acompanhar a gestão dos equipamentos de informática, implantando a padronização dos equipamentos visando à melhor utilização do parque computacional da Instituição.


O interessado deverá ter nível superior em qualquer área, preferencialmente, com cursos na área específica de Tecnologia de Informação; conhecimento técnico, preferencialmente, em service desk, ITIL, atendimento ao cliente, hardware e software; desejável experiência profissional em gestão de atendimento na área de TI, preferencialmente na administração pública, gestão de equipes e gestão de projetos. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 4.242,85 mais benefícios (auxílio-alimentação e auxílio-saúde).

Fonte: Diretoria de Comunicação MP

Policiais federais protestam contra burocracia com elefante branco inflável

Policiais federais de todo o país participam nesta terça-feira (16) da Marcha pela Reforma da Polícia Federal. A finalidade da categoria é reivindicar alterações na estrutura da PF e modernização da investigação criminal.
Os policiais também pedem mais investimento na capacitação dos servidores e nos recursos materiais da entidade. O grupo carrega durante a marcha um elefante branco inflável que representa o atraso da reestruturação que a PF pede para o governo. Cerca de 500 policiais, segundo a Polícia Militar (PM) caminham pelo Eixo Monumental, no sentido Congresso Nacional, e pretendem ocupar apenas duas faixas da via.

20130716112240592434u

Operações da Polícia Civil prendem 17 suspeitos no RN e 3 na Paraíba

Operações Monte do Galo e Detonação foram deflagradas nesta terça (16).
Presos são suspeitos de tráfico de drogas e venda ilegal de explosivos.

Mandados foram cumpridos na manhã desta terça-feira (16) em Carnaúba dos Dantas (Foto: Anderson Dantas)
Vinte pessoas foram presas e um menor apreendido em operações realizadas pelas polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte desde as primeiras horas dessa terça-feira (16) no interior do estado e na Paraíba. As ações foram batizadas como 'Monte do Galo' e 'Detonação' e tiveram o objetivo de combater o tráfico de drogas e a venda e armazenagem ilegal de explosivos. As operações  aconteceram nas cidades de Santa Cruz, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. A ação ainda chegou aos municípios de Picuí, Cuité, Nova Floresta e Frei Martinho, na Paraíba.
A Operação 'Monte do Galo' é comandada pela 3ª Delegacia de Caicó e a Operação Detonação é executada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). As investigações que culminaram nas operações ficaram a cargo de cada uma das unidades.
Durante o cumprimento dos mandados expedidos pelo juiz da Comarca de Acari, também foram apreendidas três armas, cordões detonantes e elementos de retardo. Houve ainda quatro prisões em flagrante e um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) foi registrado. Os presos foram levados para o clube municipal de Acari e em seguida encaminhados ao Sistema Público Penitenciário.

Ao todo, 140 policiais civis, entre agentes, delegados e escrivães, participam das operações. Outros 40 policiais militares do 6º Batalhão da PM e da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar apoiaram as ações.
O menor foi apreendido em Carnaúba dos Dantas. Na mesma cidade, um homem foi preso e responde TCO. Segundo a delegada titular da Deicor, Sheila Freitas, a operação Detonação foi proveitosa. “Nós conseguimos tirar de circulação pólvoras, cordões detonantes e elementos de retardo e essa operação começou a ser planejada para coibir a onda de explosões a caixa eletrônicos na Rio Grande do Norte e Paraíba”, revelou.
O diretor de Policiamento do Interior, delegado José Carlos Oliveira afirmou que outras operações desse porte irão acontecer no estado. Já o diretor de Policiamento da Grande Natal, delegado Odilon Teodósio, destacou a integração das duas policias e o êxito no resultado com o número elevado de prisões.
Dois homens e duas mulheres foram presos em Nova Floresta. Em Parelhas, a polícia prendeu um jovem de 20 anos. Dez pessoas foram detidas em Carnaúba dos Dantas e um casal foi preso em Santa Cruz. Ainda sem Santa Cruz, a polícia apreendeu, três motocicletas, dinheiro fracionado e relógios e um teclado de música.
Na Paraíba, dois homens foram presos em Picuí e um outro em Cuité.

Fonte: Do G1 RN

Governador de São Paulo faz sinal escoteiro durante desfile cívico

Governador de São Paulo faz sinal escoteiro durante desfile cívico
Na terça-feira (9), os paulistas saíram às ruas para o desfile em comemoração aos 81 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Durante o evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez o sinal escoteiro.

A homenagem do governador, que é presidente de honra da Região Escoteira de São Paulo, ocorreu devido ao auxílio humanitário que os escoteiros brasileiros prestaram durante as batalhas. Os Escoteiros cooperaram com a Cruz Vermelha Brasileira na linha de frente. Cumprindo o artigo 4º da Lei Escoteira, os jovens ficaram alertas e se mostraram dispostos a ajudarem o próximo.

A Revolução de 32

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.


FAB começa a divulgar dados sobre viagens de autoridades




No portal da instituição, na área Registro de Voos, o cidadão pode consultar a lista de autoridades que usou o serviço de transporte da Força Aérea Brasileira, locais de origem e destino, horas de pouso e decolagem, motivo da viagem e a previsão de passageiros. As informações serão disponibilizadas no primeiro dia útil seguinte ao da viagem

Escoteiros do Rio Grande do Norte lançam site do Centro Escoteiro da Juventude

Oferecer a comunidade um espaço para realização de atividades de caráter educacional, ambiental, social e de apoio ao jovem. Com esse propósito os Escoteiros do Rio Grande do Norte estão lançando mais um projeto inovador, o Centro Escoteiro da Juventude. Através do site http://www.escoteirosrn.org.br/cej/ você pode acompanhar tudo o que está acontecendo em um dos maiores espaços dedicados ao trabalho com a juventude.  
Um espaço que acolherá jovens e seus familiares, escoteiros e pessoas da comunidade, alunos das escolas públicas e particulares, além de educadores, e instituições que trabalhem diretamente para o desenvolvimento sadio de crianças e jovens. “É o lugar ideal para reunirmos jovens e adultos para desenvolverem atividades onde os valores escoteiros como fraternidade, lealdade, serviço ao próximo, vivência da sua religião e disciplina sirvam de base” – ressalta Ivan Alves, diretor presidente dos Escoteiros do RN.
O Centro Escoteiro da Juventude vai ser construído em uma área verde com 20 hectares no município Maxaranguape, cortada pelo rio de mesmo nome, distante 46 quilômetros de Natal, Capital do RN, e vizinho das praias de Maracajaú, Carnaúbas, Praia Gorda, Cabo de São Roque e ao Ma-noa Park. O local tem uma extensa área para realização de campismo, trilhas ecológicas, preservação e sustentabilidade ambiental, além de oferecer a comunidade atividades que priorizem a geração de ocupação e renda, e o desenvolvimento de ações que valorizem a cultura local. No Centro Escoteiro da Juventude serão construídos alojamentos, áreas de esporte e lazer para crianças e adultos, salas de aulas para oficinas e treinamentos, hortas orgânicas e bosques, pomares, restaurantes e praças, salas para eventos, locais para trilhas ecológicas e caminhadas, anfiteatro para eventos ao ar livre e chalés ecológicos.
Para esse projeto se concretizar os Escoteiros estão lançando uma campanha de doações para compra do terreno. Você pode doar qualquer quantia, que estará contribuindo com a construção de um mundo melhor para nossos jovens. Como forma de homenagear seus benfeitores, o Centro Escoteiro da Juventude terá um espaço todo especial. Nele serão afixadas placas com os nomes e origens dos doadores. É uma homenagem singela, como forma de reconhecimento, e para que as gerações de jovens que serão atendidos por esse espaço não se esqueçam dos que acreditaram e tornaram esse sonho a virar realidade – explica o diretor presidente dos Escoteiros do RN.
O Escotismo é um movimento que recebe a criança e o jovem, em um ambiente democrático, de camaradagem, de aventura, respeito e desafio, atendendo seus anseios e necessidades, e contribuindo para que cada indivíduo assuma o seu próprio desenvolvimento, especialmente o caráter. Ajudando a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais. Procurando formar jovens felizes e cidadãos de caráter, realizados e conscientes aptos para participarem ativa e positivamente da sociedade.
No Rio Grande do Norte o Escotismo está presente desde 1917. Nesses 96 anos o Movimento tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento do Estado, através do trabalho com crianças e jovens. Hoje são cerca de 8 mil jovens presentes em mais de 80 cidades no RN, participando de ações nas áreas de educação, saúde pública e prevenção às drogas. O Escotismo tem sido convocado a participar de grandes ações que envolvem os jovens pelo seu poder de mobilização da comunidade, apresentando resultados surpreendentes. Num mundo, como este que oferece armadilhas sociais como as drogas, álcool, prostituição e criminalidade que furtam dos jovens as oportunidades sonhadas pelas suas famílias. O Escotismo surge como forma de prevenção e esperança, contribuindo na formação de adultos mais atuantes em seu meio e fazendo o diferencial por onde passam. Com a sua doação e através do Escotismo, você pode contribuir para que muito mais jovens possam ter acesso a esse que é considerado o maior e mais organizado movimento de educação não-formal do mundo, e que recebeu, entre outros prêmios, o Prêmio da Unesco para a Educação para a Paz.
Saiba como contribuir:
Você pode depositar sua doação na Agência 3525-4 do Banco do Brasil, Conta Corrente: 32573-2, e depois enviar o recibo para o email centroescoteiro@escoteirorn.org.br. Ou pode realizar sua doação através do PagSeguro. Não fique de fora, invista na juventude. Faça sua doação hoje mesmo.

Noiva do presidente do Congresso Henrique Alves reconhece erro no ‘Voo da Alegria’

Com o título “Dias de vidraça”, a jornalista Laurita Arruda Câmara, noiva do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), abordou, pela primeira vez, em seu blog, “Território Livre”, o episódio do voo ao Rio de Janeiro num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para assistir à final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, no dia 30 de junho.
Na oportunidade, Henrique, Laurita, o irmão de Laurita, publicitário Arturo Arruda, com a esposa, Larissa, além de um filho do presidente da Câmara e de dois filhos do primeiro casamento da blogueira protagonizaram o que ficou conhecido como “Voo da Alegria”, ao utilizar o avião da FAB, pago com dinheiro público, para assistir à final da Copa.
O caso só veio à tona depois que alguns dos participantes do “Voo da Alegria” postaram nas redes sociais fotos da festividade. “Dez dias se passaram do episódio que quase trouxe abaixo este Território Livre. Questionamentos não faltaram; ‘por que não falar nas caronas do avião da FAB, que levou o presidente da Câmara ao Rio de Janeiro?’”, escreve a blogueira.
Segundo Laurita Arruda, a resposta ao silêncio que impôs quanto ao tema no seu blog, por dez dias, é simples: “Não haveria como tratar o assunto com a isenção e distanciamento de praxe”, reconhecendo que, por conta do Voo, ela deixou a condição de “estilingue” e passou à de “vidraça”. “Podendo agora voltar a falar como jornalista, cabe a mim compartilhar experiência e aprendizado de ser mira.
Um novo olhar como profissional, leitora e, mais importante; ser humano”, escreveu.
Em nenhum momento Laurita se desculpa por ter incorrido em erro, embora, em mais de uma oportunidade, ela reconheça a falha. “A verdade. Sempre! Sim, este Território Livre é escrito por uma jornalista que ama, acerta e erra”, afirma. E conclui: “Agora, a consciência maior que as falhas são inerentes ao gênero humano. Com imagem pública, inclusive”.
Laurita diz que, “nos dias de vidraça silenciosa”, fez “faxina com lupa sobre os dias mais polêmicos no passado” do seu blog. “A palmatória do mundo finalmente guardada no porão. Aliás, de onde nunca deveria ter saído, pelo simples fato de não ser boa conselheira. Seja bem-vinda, experiência curtida na dor!”
CRÍTICAS
Em seu mea-culpa, a blogueira disse aceitar as censuras justas, mas admoestou o que considerou críticas injustas. “Às críticas bem fundamentadas, coerentes e respeitosas dos colegas mais contundentes, minha admiração. À solidariedade verdadeira e acolhedora de outros tantos, nem se fala, minha eterna gratidão. Aos que sempre esperaram – e torceram – por uma razão para jogar a primeira pedra, a compreensão ao exagero inconsistente, sem disfarce”.
Ela reclamou dos fakes (perfis falsos) que a criticaram nesse período – embora ela própria permita comentários de perfis falsos em seu blog. “E aos que se esconderam atrás de perfis falsos na grande rede? A esses meu eterno desprezo e piedade por não conseguirem assumir suas próprias opiniões e sentimentos”.
Segundo Laurita Arruda, “fakes não me calaram no passado, agora muito menos. Para eles, vou aguardar as consequências inexoráveis dos crimes praticados”, prometeu. “Mesmo os já identificados, com motivações tão mesquinhas. Ah, as reveladoras frustrações…”.
CONSOLO
Ao falar dos dias difíceis, a jornalista revelou que não conseguia escrever e citou o filho, Antonio, de dez anos, e refletiu sobre o “conforto” de atacar sem ser atacada. “Nos dias de vidraça mais embaçada, escutei de Antônio a solução perfeita à jornalista que não conseguia escrever: ‘Mãe, você queria mesmo era uma máquina do tempo, né?’ Sem dúvida. Para fazer diferente e voltar à rotina e ao conforto do estilingue em punho”.
Outro conselho evocado por ela: “Escutei ainda que a saída para minha dor de vidraça seria assumir essa condição imposta pelo destino como escolha excludente à paixão profissional: – “São incompatíveis!”. Não discordei, nem tampouco me convenci. Como deixar a vocação maior, a motivação de vida por convenções impostas sabe-se lá com quais e reais interesses?”.
Por fim, a resolução de voltar a escrever: “Resolvi continuar. Decisão que passa por essa ‘Conversa de Domingo’. Hoje quase uma catarse”, disse. “Este Território Livre é escrito por uma jornalista que ama, acerta e erra, que tem família, filhos, pai, mãe e irmãos. Laços reais, claros e transparentes”.
Segundo a noiva de Henrique Alves, afora os “nós, aqui e acolá, de quem vive a vida simplesmente”, “não tem amarras de qualquer outra natureza”. “Esse sempre nosso maior compromisso e por isso mesmo a credibilidade conquistada dia a dia, post a post durante cinco anos com responsabilidade e a interatividade própria do meio”.
A jornalista conclui afirmando que “a vida nos traz surpresas e dissabores para aprendermos e valorizarmos o aconchego da família, dos amigos verdadeiros e da realidade de quem sempre pautou suas atitudes em princípios inabaláveis. Isso não há quem apague. Nem as grandes e reais turbulências. Última certeza que, com humildade, tenho. E afirmo. Hoje, melhor do que ontem…”.

Fonte: Jornal de Hoje

Brasil ainda aguarda explicações dos EUA sobre denúncias de espionagem

O chanceler Antônio Patriota considera “insuficientes” os esclarecimentos fornecidos até o momento.
José Cruz/ABr
Patriota disse que o Brasil ainda aguarda explicações dos Estados Unidos sobre espionagem em solo brasileiro.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou hoje (15) que aguarda as informações oficiais do governo dos Estados Unidos sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros, por agências norte-americanas. O chanceler disse ainda que considera “insuficientes” os esclarecimentos fornecidos até o momento. Na semana passada, o governo brasileiro pediu explicações ao Departamento de Estado norte-americano e à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
“Alguns esclarecimentos foram fornecidos, nós consideramos insuficientes”, disse Patriota, após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Olugbenga Ayodeji Ashiru. “Não há nenhum desenvolvimento adicional em relação aos esclarecimentos que eu forneci à Comissão de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, quarta-feira passada.”
Patriota ressaltou que os técnicos dos ministérios da Justiça, da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Itamaraty, e do Gabinete de Segurança Internacional trabalham na elaboração de perguntas para a solicitação de mais esclarecimentos. “Ainda não decidimos sobre a missão técnica. Ainda está em consideração como será a próxima etapa [de trabalhos]”, disse ele.
Com base em dados obtidos pelo norte-americano Edward Snowden, que trabalhava para uma prestadora de serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, aos quais teve acesso, o jornal O Globopublicou reportagens segundo as quais há indicações de que cidadãos brasileiros foram monitorados.
As reportagens mostram ainda que havia uma espécie de escritório da NSA em parceria com a Agência de Serviço de Inteligência norte-americana (CIA) em Brasília.
Na última quarta-feira (10), Patriota e os ministros Celso Amorim (Defesa) e José Elito Siqueira (GSI) participaram de audiência pública conjunta do Senado e da Câmara sobre as denúncias de espionagem.
Patriota acrescentou hoje que as conversas entre os chanceles dos países do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela, o Paraguai não está incluído porque a suspensão ainda é válida) evoluem no sentido de pedir explicações aos embaixadores da Itália, da Espanha, de Portugal e da França sobre a proibição de sobrevoo e aterrissagem ao avião do presidente Evo Morales. A proibição foi motivada pela suspeita de Snowden estar escondido na aeronave.
Para o Mercosul, é fundamental que os europeus prestem esclarecimentos e peçam desculpas ao presidente boliviano.

Fonte: Nominuto.com

Papamóvel já está no Brasil para Jornada da Juventude

Rio de Janeiro (ABr) – Os dois veículos oficiais para o transporte do papa Francisco durante visita ao Brasil, na próxima semana, chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, ontem. Os veículos serão usados pelo papa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 deste mês.
Ide Gomes/AEO “papamóvel” foi trazido ao Brasil em um avião da FABO “papamóvel” foi trazido ao Brasil em um avião da FAB

O tradicional papamóvel branco e o jipe verde foram trazidos por um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião saiu de Roma na sexta-feira (12), com paradas nas Ilhas Canárias e em Fortaleza, totalizando 20 horas de voo.

Os dois veículos ficarão no 3º Comando Aéreo Regional, no centro, até a chegada do papa, no dia 22. O papamóvel blindado - o mesmo usado por Bento XVI na Jornada Mundial de Madri, em 2011 - estava sem os vidros, também à prova de balas, que ainda serão instalados. O papa virá em um avião da empresa Alitalia.

De acordo com a organização da JMJ, até o momento, há 320 mil inscritos na Jornada. A expectativa é que 1,5 milhão de peregrinos participem dos eventos. A primeira edição, em 1986, reuniu 300 mil jovens na Praça São Pedro, em Roma. O maior público foi em 1995, em Manila, nas Filipinas, com a participação de 5 milhões de jovens.