domingo, 16 de setembro de 2012

Ameaçados de morte, deputado e prefeito do RN estão sob escolta do Bope

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) e o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior (PP) estão sob escolta ininterrupta de equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) desde a última quinta-feira. A medida foi tomada após pedido feito pela Assembleia Legislativa e prefeitura municipal de Assu ao secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha. A requisição foi feita 14 dias após a divulgação feita pela Polícia de que o ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues (PSD), como mandante de vários crimes de pistolagem na região do Vale do Açu, encomendara a morte de Nélter Queiroz.

A informação foi confirmada pelo comandante geral da PM/RN, coronel Francisco Araújo Silva. Segundo ele, tanto o deputado quanto o chefe do executivo em Assu entraram com um pedido junto ao gabinete do titular da Sesed na tarde da última quinta-feira, sendo prontamente atendidos. Dessa forma, cada um conta com uma equipe de quatro policiais do Bope em uma viatura fazendo sua segurança pessoal, todos fortemente armados.


Prefeito Ivan Lopes, também ameaçado de morte, pediu proteção policial
A revelação de que Odelmo Rodrigues estaria envolvido com crimes de pistolagem surgiu com sua prisão, dentro da chamada Operação Malassombro, ocorrida no dia 30 do mês passado. As investigações apontam que o vereador teria contratado dois pistoleiros para matar Nélter Queiroz em novembro do ano passado por R$ 50 mil. O delegado Odilon Teodósio, titular da Divisão de Polícia do Oeste e coordenador da operação, afirma, porém, que desconhece terem surgido novas ameaças, inclusive contra o prefeito de Assu, que justificassem o pedido.

Em contato por telefone, o deputado estadual Nélter Queiroz confirmou que está sob escolta policial, mas preferiu não comentar sobre o assunto. A reportagem do Diário de Natal tentou contato por telefone com Ivan Júnior, mas ele não atendeu as ligações e também não estava na prefeitura.

Memória

No início de junho, a Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe) executou a "Operação Mal-assombro do Rio Verde", nos municípios de Assú e Guamaré. O objetivo era combater crimes de pistolagem, porte e posse ilegal de arma de fogo. Com os mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da comarca de Assu, a Polícia prendeu 12 pessoas e apreendeu armas e munições.

Segundo o delegado Odilon Teodósio, titular da Divipoe, durante a operação foram cumpridos 21 mandados de busca, prisão e apreensão nas casas, estabelecimentos comerciais, escritórios e sítios dos investigados no intuito de combater a pistolagem.

Entre os presos, figura o presidente da Câmara Municipal do Assú, Adelmo Rodrigues Caldas, com quem foram encontradas três armas: um rifle calibre 22, uma carabina calibre 38 e uma garrucha.

A "Operação Malassombro do Rio Verde" recebeu esse nome devido os acusados estarem amedrontando a população. A ação coordenada pelo delegado Odilon Teodósio contou com o apoio de 10 delegados e 120 agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. 

Fonte:  DIARIODENATAL

Sub judice, político potiguar desiste da candidatura a prefeito


O ex-prefeito de Currais Novos, José Lins, oficializou ontem pedido de renúncia de sua candidatura na 20ª Zona Eleitoral. Apesar de ter recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de derrubar a decisão em segunda instância do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato decidiu sair da disputa e apoiar o nome do empresário Vilton Cunha (PR) que foi seu vice-prefeito e é seu amigo pessoal.

José Lins não acredita que a mudança poderá atrapalhar a campanha nessa reta final. Faltando apenas 23 dias para o pleito, ele disse que vai trabalhar dobrado para ajudar o amigo a vencer a eleição. O ex-prefeito revelou ter optado pela renúncia por entender que um processo tramitando no TSE gera uma certa insegurança para o eleitor. "Não quero isso para Currais Novos e nem para o povo que me acompanha. Tomeu essa decisão porque é melhor para o futuro do município que necessita de paz, progresso e investimentos".

O ex-prefeito teve seu nome incluído na Lei da Ficha Limpa devido a um processo de captaçãoilícita de votos nas eleições de 2008. Segundo José Lins, é impossível para um prefeito candidato à reeleição não dizer o que fez e o pretende fazer caso seja reeleito. "Gravaram um áudio em que eu dizia que tinha construído 600 casas e que, se eleito, pretendia construir um número superior. Se isso é comprar voto não entendo", argumenta.

José Lins disse que já entrou com pedido de anulação do processo "porque ele tem muitas falhas e não sei porque o TRE ainda não julgou. Apesar de sair da disputa vou continuar batalhando para provar minha inocência porque a justiça tarda, mas não falha. E eu confio em Deus e na justiça dos homens".

O anúncio oficial para a população de Currais Novos estava marcado para ontem à noite com a presença da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, e do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB). "Tenho recebido apoio de políticos e do povo de Currais Novos".

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Homem morre em acidente de trânsito no interior do RN


Um acidente de trânsito registrado nas primeiras horas da manhã deste domingo vitimou um homem identificado Francisco Rodrigues da Silva, 54 anos morreu após colisão na estrada que liga os municípios de Boa Saúde e Serrinha, no interior do Estado.

Ainda não há informações sobre as características do acidente. Uma equipe do Itep foi ao local recolher o corpo que já está em Natal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Jandaíra: João Maia fica comovido com comício de Beto Roque



João Maia, Beto Roque, Marcone e Silvano
Multidão nas ruas de Jandaíra
A cidade de Jandaíra foi a primeira a receber o deputado federal João Maia na noite deste sábado(15). Coube ao candidato a prefeito Beto Roque e vice-prefeito Marcone promover a maior concentração política que comoveu o parlamentar. João Maia não escondeu sua admiração e entusiasmo com a multidão presente nas ruas para abraçar Beto Roque e seu vice Marcone.
“Eu fiquei comovido com essa festa. Beto Roque é decente, coerente, leal. Nunca quis acordos políticos com adversários, pois só pensa no povo. Dá orgulho de estar ao lado dele. Nós precisamos mudar a forma de fazer política e de administrar Jandaíra. Só depende de nós. Eu vim disposto a ajudar Beto a ganhar a eleição, mas já vi que não será necessário, pois sua vitória ficou provada neste comício. Quero ajudá-lo a administrar”, disse.

MEGA COMÍCIO É NESTE DOMIGO