segunda-feira, 27 de maio de 2013

Deputada Fátima Bezerra, do PT, chama o PMDB de incoerente

A deputada federal, Fátima Bezerra, do PT, afirmou na manhã de hoje, momentos após participar da homenagem ao senador peemedebista, Garibaldi Alves, que o PMDB do Rio Grande do Norte está sendo “incoerente” quando apoia o governo do DEM no Estado e no plano nacional é aliado político do governo Dilma Rousseff. “Queremos que o PMDB reveja essa posição e some com os partidos de oposição”, ressaltou a petista, reafirmando que deseja ser candidata à senadora nas eleições do próximo ano.
Fátima Bezerra disse ainda, que existe prioridades do PT nacional em primeiramente reeleger a presidenta Dilma Rousseff e em simultaneamente ampliar o número de deputados estaduais, no caso do Rio Grande do Norte passando de 1 para no mínimo 3 parlamentares e participar da chapa majoritária nos diversos Estados da federação, inclusive no Rio Grande do Norte, e o seu nome vem sendo cogitado. “O Senado não é um projeto pessoal e passa por uma ampla discussão com aliados. Vontade eu tenho, mas hoje sou candidata à deputada Federal”, disse Fátima Bezerra, acrescentando que o PT pretende ousar, eleger a sua primeira senadora no Estado e transformar-se na maior bancada no Senado.
NOME PARA O GOVERNO
Questionada sobre o melhor nome para o Governo do Estado em 2014, Fátima Bezerra afirmou: “o melhor é aquele que agregue e una o movimento de oposição”, disse ela, sendo acompanhada no seu raciocínio pelo vereador petista, Hugo Manso, que também participou da solenidade em homenagem aos 90 anos do senador Garibaldi Alves e é um dos nomes do PT para disputar uma vaga na Câmara Federal. O desejo do vereador petista já foi externado em entrevista a´O Jornal de Hoje. Ele diz entender que o PT não pode deixar de ocupar o espaço conquistada pela deputada Fátima Bezerra, caso a deputada petista tenha sua candidatura oficializada para senadora em 2014. Hugo Manso, que foi eleito vereador em 2012, tem uma boa visibilidade junto ao  eleitorado natalense, notadamente no segmento universitário na condição de professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Foi também candidato a senador em 2010.
BASE ALIADA
A deputada petista disse ainda, que as conversações para unir as oposições foram iniciadas, primeiramente com partidos que compões a base aliada da presidenta Dilma Rousseff como PDT, PC do B e PSD, para num segundo momento conversar com outras legendas que desejam se opor ao governo do DEM. “Vamos construir a unidade política da oposição”, afirmou, adiantando que a partir de agora haverá conversar coletivas através de reuniões nas cidades-polo. “Vamos fazer o debate de conteúdo programático, posteriomente a mobilização política”, observa.

“Não podemos responsabilizar a Dilma. Aqui não foi feito o b-a-bá”
A tese de que o Governo Estadual está sendo prejudicado pela falta de ações emergências do governo Dilma Rousseff para minimizar os efeitos da seca não é acatada pela deputada Fátima Bezerra. Sobre o assunto, ela afirmou o seguinte: “as ações do Governo Federal não estão chegando porque existe incompetência da atual gestão”. A deputada esclarece que a então governadora Wilma de Faria deixou tudo projetado com os recursos constando do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. “Não teve seca em 2011 nem em 2012 e o atual governo dispôs de tempo para se programar, mas não o fez”, critica a deputada do PT.
Concluindo, Fátima Bezerra lembrou que o governo Dilma Rousseff realiza um governo democrático e sem discriminação, atendendo a todos os Estado igualitariamente. “Não podemos responsabilizar o governo Dilma Rousseff, absolutamente. O problema é que aqui não foi feito o b-a-bá”, afirmou a petista. Questionada se uma possível candidatura do governador Eduardo Campos não atrapalhará o projeto de reeleição da presidenta Dilma Roussff, a deputada petista diz não acreditar que o pernambucano seja candidato, já que segundo ela, dentro do seu próprio partido, o PSB, existem setores contrários. (JP)

Bolsa Família: Caixa diz que houve imprecisão de informação

O presidente da CEF, Jorge Hereda, negou que erros no sistema da instituição tenham provocado a liberação antecipada do pagamento do Bolsa Família. 
 
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, negou hoje (27) que erros no sistema da instituição tenham provocado a liberação antecipada do pagamento do Bolsa Família. Segundo ele, o banco não informou antes a antecipação da data de saques devido a uma imprecisão de informações.     
No último dia 18, um boato sobre o fim do Bolsa Família provocou uma correria de beneficiários às agências da Caixa para sacar o dinheiro. Na segunda-feira (20), o banco informou que antecipou a liberação do pagamento para evitar tumultos devido aos boatos. No entanto, no último dia 25, a Caixa, em comunicado, disse ter liberado os saques antecipados do programa na véspera do início dos boatos, no dia 17, em função de melhorias no cadastro de informações sociais.
Hoje, Hereda argumentou que a informação equivocada ocorreu em uma situação de crise. “A Caixa não mentiu. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema [de pagamento]. Foi uma informação imprecisa da Caixa, mas essa imprecisão só se justifica pelo momento que estávamos vivendo”, declarou Hereda.
O presidente negou ter ocorrido erro no sistema de pagamento do banco. Ele explicou que a instituição alterou o sistema de pagamento no dia 17 por causa da atualização do sistema de cadastro de informações sociais do governo federal, que fornece um número personalizado para cada cidadão inscrito em qualquer programa social da União. Em atualização desde março, o novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.
De acordo com o presidente da Caixa, o banco identificou 692 mil beneficiários com mais de um número no novo cadastro. Para impedir que essas famílias ficassem sem receber o Bolsa Família, por causa dos dois números de inscrição, a Caixa decidiu liberar o saque antecipado, sem informar aos beneficiários.
“O cartão é associado a um número de NIS [número de identificação social]. Como os números adicionais foram cancelados, isso poderia criar um transtorno para as famílias que teriam o dia de pagamento alterado. Então decidimos liberar o calendário”, explicou Hereda.
Ele ressaltou ainda que a decisão foi técnica e operacional, sem envolver o Conselho Diretor da Caixa. Segundo o presidente, o banco não pôde avisar as famílias com antecedência porque só soube do problema no dia em que rodou a folha de pagamentos.
Hereda negou que as famílias tenham recebido duplo benefício. “Não tivemos erro de sistema. A renovação do sistema do NIS não tem nada a ver com o sistema do pagamento do Bolsa Família. Pagamos todo mundo na folha. Ninguém recebeu mais do que tinha previsto nem deixou de receber”, ressaltou.
No último sábado (25), o banco informou que todos os benefícios do Bolsa Família relativos a maio tinham sido liberados na sexta-feira, 17 de maio, independentemente do calendário de saques. De acordo com o comunicado, a corrida de saques motivada por boatos sobre o fim do programa social só começou por volta das 13h de sábado (18). Na segunda-feira (20), o banco revogou os saques antecipados e retomou o calendário normal de pagamento.
O presidente da Caixa negou que a divulgação de um comunicado admitindo a liberação do saque antecipado, no último dia 25, tenha sido motivada por reportagem do jornal Folha de S.Paulo, sobre beneficiários que conseguiram sacar o Bolsa Família no dia 17, antes da data programada.
Segundo Hereda, nem ele nem o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano, haviam sido informados pela área técnica do banco de que havia sido autorizado o saque antecipado do benefício por causa de atualizações no sistema de cadastro social do governo federal. Ele disse que, ao tomar conhecimento na tarde de segunda-feira (20), determinou a apuração precisa dos fatos, que levou cinco dias.
Na manhã de segunda-feira (20), Urbano concedeu entrevista dizendo que o saque antecipado só tinha sido liberado no fim de semana (dias 18 e 19) para não agravar os tumultos nas agências por causa dos boatos. “Por incrível que pareça, tudo não passou de coincidência. Tive a informação [de que o saque antecipado estava autorizado no dia 17] na segunda à tarde. Mandei fazer um levantamento no resto da semana e então produzimos a nota oficial”, justificou o presidente da Caixa.

Homenagem ao autor da Lei que institui o Projeto Escotismo nas Escolas

Homenagem dos Escoteiros do Rio Grande do Norte ao deputado estadual Antonio Jácome de Lima Junior, autor da Lei nº.9.453, de 04 de fevereiro de 2011, que institui o Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais por seu aniversário, comemorado neste domingo 26 de maio de 2013.
Mensagem
Nascer significa existir! Existem pessoas que ao nascerem e existirem fazem a diferença! Compartilham! Lutam! Sofrem! Mas não deixam de construir! Você AMIGO ANTÔNIO JÁCOME tem ao longo de seus anos de vida, construído, lutado, sofrido, mais acima de tudo compartilhado sempre! Essa máxima o faz diferente de muitas outras pessoas que deixam de fazer isso! Continue fazendo! Sendo exemplo! Sendo amigo e irmão! Deus te abençoe nesta data! Dos seus cerca de 10 mil escoteiros seus irmão de ideal! PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!
Ivan Alves do Nascimento e diretores regionais e Grupos Escoteiros do RN.

Escoteiros realizam Encontro para o Enfrentamento ao HIV, Aids e Hepatites Virais

Os Escoteiros do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, realizaram neste sábado (25) e domingo (26), das 8h às 17h30, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, o I Encontro Estadual de Crescimento do Escotismo Potiguar focado no Enfrentamento à Epidemia do HIV, Aids e Hepatites Virais. O evento contou com a participação de dirigentes, coordenadores distritais, funcionários, pioneiros, jovens líderes, profissionais da área de saúde e da área de educação, representantes do Movimento de Luta contra as Hepatites e o presidente da União Parlamentar Escoteira no RN, o vereador de Natal Jacó Jácome. Os participantes foram capacitados como multiplicadores para o enfrentamento à epidemia do HIV, Aids e Hepatites Virais no RN.
A parceria do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais com os Escoteiros existe desde 2012, na ocasião da Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, na qual foram mobilizadas em torno de 8 mil pessoas, no dia 28 de julho (Dia Mundial de Luta contra as Hepatites), bem como em 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra a Aids), além do Carnatal 2012.
O encontro teve como objetivo principal reforçar essa parceria e preparar um plano de trabalho para a segunda fase da Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, lançada no ano passado, tendo contribuído para o aumento de 60% de pessoas com o esquema vacinal completo entre os anos de 2011 e 2012.