quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meteorologistas se reúnem para traçar a previsão de chuvas para o Nordeste em 2013


Nesta quinta-feira (21) teve início a IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil com a presença de meteorologistas de todo o Nordeste. O evento acontece na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
Os meteorologistas fazem uma análise das condições oceânico-atmosféricas e a previsão de chuvas para o trimestre março, abril e maio de 2013.  O resultado desse estudo será apresentado nesta sexta-feira (22), com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, a partir das 11h.

Governadora entrega 82 ônibus escolares para 74 municípios neste sábado


A governadora Rosalba Ciarlini conclui neste sábado (23), a entrega dos 146 novos ônibus escolares que vão reforçar a frota da Educação Estadual neste início de ano. Em Caicó, serão entregues 24 ônibus para 22 municípios da região do Seridó.  Em Pau dos Ferros, 33 municípios do Alto e Médio Oeste receberão 35 ônibus. Em Mossoró, 23 ônibus serão repassados a 19 municípios da região Oeste e Vale do Assu.
A programação começa por Caicó, a partir das 9h, na Escola Estadual Senador Guerra, em frente à Praça Dr. José Augusto. Em Pau dos Ferros, a entrega dos ônibus será às 15h, na Praça de Eventos, do centro. Em Mossoró, a entrega será às 18h, na Praça de Eventos, da Avenida Rio Branco.
“Nós queremos universalizar o sistema, para que nenhuma criança deixe de ir para a escola. O transporte oferecido pelos municípios deve ser confortável e seguro. Precisamos com urgência mudar essa história de transportar crianças em caminhonetes e em caminhões pau de arara e é isso que nós estamos fazendo”, disse a governadora.

Lula parabeniza mandato de Fátima Bezerra


lula fatima
O clima de entusiasmo e confiança marcou a abertura da celebração dos dez anos do PT no Governo Federal, realizado em uma solenidade ontem (20), em São Paulo. A militância petista empolgada, que lotou o espaço, deu a largada das comemorações dos 33 anos do PT rumo à vitória de Dilma em 2014. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), o presidente do PT-RN, Eraldo Paiva, e o poeta Crispiniano Neto estiveram presentes representando o RN.
No discurso, a presidenta Dilma Rousseff destacou os avanços conquistados por milhões de brasileiros na última década e lembrou a importante atuação da militância na eleição do presidente que deu início a esse processo. “Essa década tem milhões de construtores, mas essa década tem e teve o seu líder. Esse líder chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ele, que com coragem e pioneirismo, começou a fechar a porta do atraso e a escancarar a porta das oportunidades para milhões de brasileiros e brasileiras. Esse país não elegeria um operário presidente e uma mulher presidenta se não tivesse a combativa militância do Partido dos Trabalhadores”, destacou a presidenta.
Com o bom humor usual, ovacionado pela plateia, Lula afirmou que os 10 anos comemorados consagram um novo jeito de fazer política no Brasil. Após ler trechos de seu discurso de reeleição, o ex-presidente exaltou a democracia da gestão petista, sua busca pela transparência e a atuação frustrada dos adversários na tentativa de desqualificar os avanços conquistados. “Nós não temos medo da comparação. Inclusive, comparação no debate da corrupção. A melhor resposta aos ataques sofridos pelo PT é a reeleição de Dilma em 2014”, finalizou Lula.
Ao encontrar com a deputada Fátima, o presidente Lula fez questão de parabeniza-la pelo seu mandato, especialmente sua luta em defesa da educação. Lula afirmou que tem informações da política do estado, e ficou indicado um encontro futuro para tratar das questões sobre conjuntura política, especialmente do Rio Grande do Norte.

Álcool está relacionado a 21% dos acidentes no trânsito

alcool direção
Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos revela que o consumo do álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica; e mostra também que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica (veja gráfico). A maioria das vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos.
“Estas informações que apresentamos aqui têm papel decisivo para que tenhamos, nós e todos os demais órgãos federais, estaduais e municipais, mais segurança para agir. Também vamos utilizá-las em nossas campanhas de conscientização de motoristas, passageiros e pedestres”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.