quinta-feira, 9 de maio de 2013

PREFEITO DE NATAL SINALIZA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOTISMO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO


Os Escoteiros do Rio Grande do Norte deram um grande passo para a expansão do projeto Escotismo nas Escolas (P.E.E). Na tarde desta quarta-feira (08), o diretor presidente da Região Escoteira local, Ivan Alves e o presidente emérito Carlos Pinto, estiveram reunidos com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e com os membros da União Parlamentar Escoteira no Estado, o presidente da Câmara Municipal, Albert Dickson e o vereador Jacó Jácome.
Na audiência os representantes do Movimento Escoteiro no Estado solicitaram ao prefeito de Natal a formalização de uma parceria com o município, para a implantação do P.E.E nas escolas municipais.
O diretor presidente dos Escoteiros do RN, Ivan Alves, explicou ao prefeito que o projeto já foi implantado na rede estadual de ensino, obtendo resultados bastante significativos.
Após a formalização da parceria com o município, será criado em cada escola um Grupo Escoteiro, formado por alunos, crianças e jovens da comunidade, além dos docentes e adultos voluntários. O P.E.E tem por objetivo maior, aproximar o aluno do ambiente escolar, mostrando a ele o quanto pode ser agradável conviver em comunidade e ajudar ao próximo. Além de atuar para formação de multiplicadores para atividades de prevenção às drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao bullyng e outras temáticas que ameaçam a integridade física do jovem.
Para os representantes da União Parlamentar Escoteira, a reunião foi muito positiva, pois o prefeito e antigo escoteiro, Carlos Eduardo, concluiu a reunião afirmando que “a Prefeitura vai auxiliar na implementação desse projeto que terá muito sucesso”. Aos Escoteiros do RN cabe esperar a formalização da parceria e começar os preparativos para a expansão na Capital Potiguar.

ESCOTISMO DO RIO DE JANEIRO SAI NO JORNAL O GLOBO

Confira abaixo a matéria publicada no Jornal O Globo do dia 30 de abril de 2013. (clique para ampliar).


Sem vagas nos presídios, Polícia Civil quer prender 100 pessoas somente hoje em todo o RN



Até o fechamento desta edição, já eram cerca de 95 os detidos pela Operação PC 27 em todo o RN. Foto: Divulgação
Até o fechamento desta edição, já eram cerca de 95 os detidos pela Operação PC 27 em todo o RN. Foto: Divulgação
Até às 13h30 de hoje, a Polícia Civil já tinha prendido 95 pessoas acusadas de algum tipo de crime no Rio Grande do Norte, durante a operação “PC 27″, iniciada nas primeiras horas da manhã. O objetivo da ação é cumprir o máximo possível de mandados de prisão em aberto no Estado, que, conforme dados da Delegacia Especializada em Capturas (Decap), são mais de nove mil existentes.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério da Silva, os mandados de prisão que estão sendo cumpridos hoje são relacionados à vários tipos de crimes, especialmente homicídios, tráfico de drogas e assaltos, mas há também relativos a pensão alimentícia, por exemplo. Ele disse que a operação está prevista para ser encerrada após as 18h e que até lá, o número de presos deve ultrapassar os cem detidos.
Por volta das 11h30, ele e o diretor de policiamento da Grande Natal, delegado Correia Júnior, sobrevoaram com o helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Sesed), as áreas onde estavam ocorrendo a operação policial, para acompanhar o trabalho realizado pelos policiais civis.
As primeiras prisões ocorreram nos municípios da Região Metropolitana de Natal, quando nove suspeitos foram detidos em flagrante apenas em Parnamirim e Macaíba. Nesta última, três pessoas foram presas acusadas de terem participado do assassinato do economista carioca Carlos Norberto Holtz, em outubro do ano passado, na cidade. Os detidos, dois homens e uma mulher, são apontados ainda como participantes da morte do taxista Antônio Ferreira, em dezembro último.
Por volta das 12h o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, utilizou o helicóptero Potiguar I, do Governo do Estado, para fiscalizar a sequência da Operação PC 27, desencadeada em várias cidades. Foto: Wellington Rocha
Por volta das 12h o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, utilizou o helicóptero Potiguar I, do Governo do Estado, para fiscalizar a sequência da Operação PC 27, desencadeada em várias cidades. Foto: Wellington Rocha
Já os seis detidos em Parnamirim são acusados de tráfico de drogas e de diversos assaltos ocorridos no município nos últimos meses, e que tem provocado medo e apreensão nos moradores. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia de Nova Parnamirim, onde foram autuados em flagrante e devem permanecer no local até o final da operação, quando devem ser transferidos para algum centro de detenção provisória (CDP) da Região Metropolitana.
Segundo Fábio Rogério, todos os delegados titulares de unidades policiais ficaram responsáveis por cumprir o maior número possível de mandados de prisão em suas áreas de atuação durante a operação, que está sendo realizada em todo o Estado e segue orientação nacional, em comemoração ao aniversário da Polícia Civil no Brasil. Daí, o nome adotado para a ação: “PC 27″, que remete à polícia judiciária presente nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.
ADOLESCENTES
Os policiais envolvidos na operação “PC 27″ também estão cumprindo 60 mandados de apreensão para adolescentes em conflito com a lei e que tenham cometido algum tipo de crime. A Polícia Civil informou que os jovens procurados já estavam cumprindo medidas socioeducativas, mas não haviam comparecido às audiências judiciais necessárias durante o processo e, por isso, tiveram o pedido de apreensão renovado.
De acordo com informações da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), até às 11h30 de hoje, apenas cinco mandados haviam sido cumpridos, em vários bairros da zona Oeste de Natal. Todos os apreendidos serão apresentados aos juízes da Infância e da Juventude da Capital, que deverão decidir o que será feito com os adolescentes, já que nenhuma das unidades de medidas socioeducativas da Região Metropolitana está recebendo internos.
Sejuc consegue 30 vagas
“A nossa preocupação é onde vamos colocar todos esses presos, porque não temos mais nenhuma condição de acomodar essas pessoas nas unidades prisionais. Já conseguimos um milagre de arranjar 30 vagas, mas foi porque o juiz das Execuções Penais entendeu o nosso apelo e ordenou um remanejamento de presos para o pavilhão 5 de Alcaçuz”, desabafou o coordenador de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Coape), major Castelo Branco.
Ele explicou que a medida foi em caráter de urgência, diante da grande demanda de presos que surgiram com a realização da operação da Polícia Civil e que isso só foi possível porque foi em cumprimento a uma ordem judicial. O major afirmou ainda que, caso o juiz autorize novas transferências, será difícil obedecer a determinação, mas que ainda assim, a Sejuc irá cumprir o que for determinado.
“Ordem judicial é para ser cumprida, então, teremos que dar um jeito de conseguir espaço para prender os presos. As 30 vagas que conseguimos não existiam, mas, diante da urgência e da autorização judicial, fizemos a movimentação de 30 presos provisórios que estavam em CDPs para o pavilhão 5 de Alcaçuz, que já está superlotado, e assim, conseguimos as vagas necessárias nestes ambientes”, explicou o major.

Inep estuda uso de lacres eletrônicos para transportar provas do Enem


Os lacres eletrônicos registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando assim a segurança no processo.


O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, disse hoje que a instituição estuda a possibilidade de colocar lacres eletrônicos em todos os malotes de transporte de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os lacres eletrônicos registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando assim a segurança no processo.
“Os resultados são extremamente positivos e nos dão muita segurança sobre a hora exata em que os malotes são abertos”, disse Cládio Costa ao participar de audiência pública sobre correção de provas do Enem na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. No Enem de 2012, os lacres eletrônicos foram usados para fechar dez mil malotes de provas, cerca de 25% do total. Os lacres podem ser usados em até seis exames.
Ao discutir os critérios de correção e os erros em redações do Enem, a professora de linguística da Universidade de Brasília (UnB), Ormezinda Ribeiro, disse que erros isolados não desqualificam o texto e podem fazer parte do processo de aprendizado. “Quero entender que meu aluno pode cometer um erro, até por conta da pressão. Isso não o desqualifica como ser que pensa em escrito. Se ele for uma pessoa que sabe pensar e chegar com erros de ortografia na universidade eu vou trabalhar com ele”, disse.
O integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Francisco Soares, defendeu o rigor no processo de correção das redações. “Esse processo de correção de redação, que é muito importante, ainda não está completamente maduro”, completou.
O presidente do Inep, Cláudio Costa, disse aos participantes da audiência pública que o Ministério da Educação (MEC) aumentou a quantidade de corretores das redações, ampliou o treinamento e o valor pago por redação corrigida. "O compromisso com a norma padrão escrita está claramente exposto para quem leu editais e manuais", disse.
As inscrições para o Enem de 2013 serão abertas na próxima segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio. Para essa edição do exame, o MEC anunciou mudanças no edital para tornar mais rigorosa a correção da redação. Textos com inserções indevidas serão zeradas e serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

Governo dará bolsa para estudante carente nas universidades federais


A bolsa será R$ 400 mensais. Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor será superior, R$ 900.


estudantes-300Estudantes das universidades federais com renda inferior a 1,5 salário mínimo, de cursos com carga horária de no mínimo cinco horas diárias, poderão participar do Programa Nacional de Bolsa Permanência anunciado hoje (9) pelo Ministério da Educação (MEC). A bolsa será R$ 400 mensais. Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor será superior, R$ 900.
O programa será disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (13). Primeiramente, as universidades terão acesso e poderão cadastrar os pró-reitores de cada área como interlocutores. A partir de então, os estudantes poderão se cadastrar, explica o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller. As bolsas serão distribuídas conforme a necessidade de cada instituto.
Os estudantes receberão um cartão do Banco do Brasil. A bolsa será recebida por meio dele.
Segundo Speller, o cadastramento será online, com duração permanente e atualizado a cada mês pelas universidades.
O secretário disse que a bolsa deverá dar tranquilidade ao aluno que enfrenta dificuldades econômicas.

Número de presos na operação PC 27 sobe para 140

O último balanço da Polícia Civil mostra que 140 pessoas já foram presas durante a operação PC 27, deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) no Rio Grande do Norte. A operação acontece simultaneamente em todos os estados do país, em virtude do Dia da Polícia Judiciária.

Além das prisões, foram apreendidos 150 quilos de drogas. “Todas as delegacias de Polícia Civil do estado estão envolvidas com suas equipes na operação para dar cumprimento aos mandados que estão em aberto nessas DPs”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva.
Além de Natal e municípios da Grande Natal, também foram registradas prisões nas cidades de Apodi, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Mossoró, Macau, Nova Cruz, Arez, Santa Cruz, Tangará, Baraúnas, Assu, Upanema, Goianinha, Alexandria e João Câmara. “Prendemos muitos homicidas, inclusive apontados como autores de alguns dos recentes assassinatos ocorridos em Macaíba, além de traficantes e assaltantes que estão saindo de circulação”, destacou Fábio Rogério.

A operação PC 27 segue até a meia-noite de hoje.