quarta-feira, 4 de julho de 2012

PMN homologa candidatura de Mozaniel Rodrigues a Prefeito de Guamaré


À tarde do último sábado foi realizada em Baixa do Meio, distrito de Guamaré, a convenção do PMN que reuniu mais cinco partidos para homologar a candidatura de Mozaniel de Melo Rodrigues - PMN a Prefeito e de Ivyna Jeyse da Silva Câmara - PSDB a vice-prefeita.

Os convencionais dos seis partidos integrantes da coligação (PMN, PP, PSC, PSDC, PSDB e PTB), que foi denominada de “ESPERANÇA RENOVADA”, e que compõe a chapa oposicionista, estiveram reunidos no Ginásio da Escola Municipal Maria Madalena em Baixa do Meio.

A convenção foi muito prestigiada pelo publico em geral e contou com a participação ilustre do Dr. Paulo de Tarso ex-deputado estadual e do filho do deputado Estadual e Presidente da Assembleia Ricardo Motta que não pode comparecer, mas enviou o seu filho para representa-lo. Quem também não pode comparecer foi o deputado federal Betinho Rosado que, no entanto falou aos presentes por telefone.

A convenção teve como grande surpresa o anuncio do nome da filha de Dedé Câmara, Ivyna Jeyse da Silva Câmara – PSDB, para compor a chapa majoritária no cargo de vice-prefeita, selando assim a aliança entre o grupo de Dedé e de João Pedro no município.

Abaixo as fotos do grande evento:


O candidato a Prefeito Mozaniel e sua Vice Ivyna Câmara

João Pedro Filho e o Dr. Paulo de Tarso

Selada a união do grupo oposicionista

O povo prestigiou em peso a convenção

O Ginásio de Baixa do Meio ficou pequeno para tanta gente

Dedé Câmara todo orgulhoso com o lançamento de sua filha na politica

Helder de Oliveira discursa e diz que não concorrerá as eleições deste ano
João Pedro Filho fala ao seu povo 

ABC confirma saída do técnico Márcio Goiano


 (Fábio Cortez/DN/D.A Press)
"Pres. Rubens Guilherme confirma saída do superintendente de Futebol, Ricardo Moraes, e do técnico Márcio Goiano" divulgou a página oficial do ABC na rede social twitter por volta das 12h30 desta quarta-feira (4).

O ABC, que vinha de dois bons resultados no Campeonato Brasileiro da Série B, não conseguiu repetir o bom resultado e acabou derrotado na última rodada, fora de casa, para o ASA/AL, pelo placar de 3 a 1.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Ex-assistente de Faustão perde a mãe e o pai no mesmo dia


 (Divulgação)
Adriana Colin recebeu duas tristes notícias nessa terça-feira (3). A ex-assistente de palco do Domingão do Faustão, da Globo, perdeu o pai, José Colin, e a mãe, Audina Letizio Colin, no mesmo dia. A notícia foi confirmada por uma amiga da apresentadora para o site O Fuxico.

No início da manhã, Adriana recebeu a notícia da morte de seu pai, que estava internado há um mês em um hospital em São Carlos, no interior de São Paulo. O aposentado teve uma parada cardíaca e veio a falecer.

Durante o velório do corpo de seu José, a apresentadora foi informada da morte da mãe.

Audina também estava internada em um hospital em São Carlos. A mãe da apresentadora estava tratando um linfoma em estado avançado, mas não resistiu e acabou falecendo.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Cerca de 800 professores convocados pelo Estado estão sem receber salários

 
 
Cerca de 800 professores concursados e recém-convocados pelo Governo do Estado estão sem receber salário desde março, quando começaram a dar expediente nas escolas públicas. Hoje totalizam 100 dias do efetivo exercício do cargo. Eles fazem parte de um contingente de educadores aprovados no concurso público realizado no ano passado pelo Governo, para diminuir o déficit de professores nas escolas da rede estadual. Outro  problema é que eles não assinaram o termo de posse no cargo, ou seja, dizem que oficialmente não são servidores do Estado do Rio Grande do Norte.

Hoje pela manhã, uma comissão que representa o grupo dos professores foi à Secretaria Estadual de Educação (Seec), no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, tentar uma audiência com a secretária Betânia Ramalho. “Eram 3.500 vagas no concurso. Convocaram mil, e cerca de 800 apareceram. Como oficialmente não tomamos posse, não temos vínculo, nem matrícula. Diariamente vamos dar aula, mas está difícil pagar transporte, alimentação, nossos compromissos financeiros. Alguns de nós somos casados”, disse Herbert Alexandre Vieira dos Santos, professor de História que ensina na Escola Estadual João Fernandes Machado, em Ponta Negra.

Os professores vão receber o salário retroativo, mas estão incomodados porque não sabem quando isso vai acontecer. Fica difícil fazer dívidas e programar compromissos financeiros. “Viemos aqui porque desde o final de março não temos nenhum auxílio financeiro. A publicação saiu em 17 de março no Diário Oficial, providenciamos a papelada e começamos a dar aula no final daquele mês. Agora a situação começa a ficar complicada”, acrescentou Herbert.

Coordenadora diz que burocracia é normal

A secretária Betânia Ramalho não recebeu o grupo de professores que foi à Seec saber quando receberiam os vencimentos dos três meses. O grupo foi recebido na Coordenadoria de Administração Pessoal de Recursos Humanos da Seec. Lá a
justificativa para a demora foi a burocracia. “São trâmites normais. A nomeação saiu em março e eles tinham 30 dias para se apresentar. O prazo foi estendido até maio. Além da abertura do processo, temos que levar a documentação ao setor jurídico, e encaminhá-la também à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos e também Controladoria Geral do Estado, para fazer comparação de vínculos, e outros detalhes. Só depois é que os nomes são incluídos na Folha de Pagamento”, justificou a coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Ivonete Bezerra.

Ivonete explicou ainda que o fato de não terem assinado o termo de posse não implica que os professores não possam ser considerados servidores estaduais. “O que garante que eles fazem parte do funcionalismo é a publicação no Diário
Oficial. Eles, inclusive, já têm matrícula, só que ela só terá efeito quando entrar na Folha de Pagamento”, acrescentou. Segundo a coordenadora de pessoal, a média entre o concurso e o recebimento dos primeiros salários (com retroativo) é de cerca de quatro meses. “Por isso provavelmente calculamos que eles vão receber em agosto”.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Polícia registra princípio de rebelião e fuga no Ciad de Mossoró


 (Divulgação/O Câmera)
Um dia de tensão foi vivido pela direção e educadores do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional, Ciad Mossoró. Durante toda essa terça-feira (03), os menores provocaram pânico em todos os profissionais que trabalham, e até em moradores vizinhos a unidade. Os internos provocaram bate-bate e gritaria dentro da unidade. Na ocasião, eles danificaram todos os cadeados dos portões internos e quebraram vasos sanitários. Durante o princípio de rebelião, dois conseguiram fugir pulando os muros do centro.

Um dos foragidos é o mesmo que há pouco tempo fugiu da unidade, voltou de madrugada, arrombou a porta da delegacia e subtraiu várias armas de fogo. Ontem à noite, antes da fuga, o menor fez ameaças às duas mulheres de plantão na unidade e prometeu voltar para pegar mais armas.

No início da noite, a Central de Operações da Polícia Militar foi acionada com informação que infratores haviam tomado a diretora como refém, porém desmentida pela diretora.

O segundo foragido foi recapturado por uma guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Ele foi localizado poucos metros da unidade e estava armado com uma faca peixeira. O menor disse que dentro do alojamento existem muitas facas e as ameaças de morte são constantes.

O Ciad tem capacidade para abrigar 20 adolescentes com alojamentos masculinos e femininos, sala de jogos, refeitório, salas de aula, Delegacia do Menor, Juizado, Promotoria, Cartório, Defensoria e administração. A Unidade abriga atualmente 13 adolescentes em conflito com a lei.
 
Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Vários nomes que fizeram convenção e pretende disputar as eleições estão na lista de inadimplentes do TCE

          ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT)
 
          ex-prefeita Edinólia Melo (PMDB)
 
 Prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, o Vavá (DEM);
 
              ex-prefeito Fernando Cunha (PMN),
 
             ex-prefeito Cid Arruda Câmara (PSB),
 
           Prefeito de Pendências, Ivan Padilha (PMDB);
 
Ex-prefeito Clemenceau Alves, o Sosó (PMDB)
 
            ex-prefeito Jurandir Marinho (PSD),
 
               prefeito Benes Leocádio (PMDB),
Somando a nova e antiga lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma conclusão importante: vários nomes que aparecem na listagem fizeram convenções e homologaram candidaturas em seus respectivos municípios. A relação foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Procuradoria Regional Eleitoral, para a tomada de providências.
Nomes conhecidos como o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), de Natal, que aparece sob júdice, já que conseguiu uma liminar; A ex-prefeita Edinólia Melo (PMDB), esposa do ex-senadore Geraldo Melo (PPS); O prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, o Vavá (DEM); O ex-prefeito Fernando Cunha (PMN), de Macaíba; O ex-prefeito Cid Arruda Câmara (PSB), de Nova Cruz; O prefeito de Pendências, Ivan Padilha (PMDB); o Ex-prefeito Clemenceau Alves, o Sosó (PMDB) de Angicos; O ex-prefeito Jurandir Marinho (PSD), de Canguaretama; O prefeito Benes Leocádio (PMDB), de Lages...
 
Fonte: Marcos Dantas
 

Pedro Avelino: Fogo destrói ruínas do antigo hotel Vila do Cabugi

 
Incêndio no angico prédio do Hotel Vila do Cabugi
Na tarde desta terça-feira(3) um incêndio destruiu parte da ruínas do antigo Hotel Vila do Cabugí, em Pedro Avelino, alguns quartos do antigo hotel, ainda são usados como moradias por pessoas humildes que não dispões de casa própria e vivem ali em condições precárias.
Segundo relato de alguns moradores o fogo  teve inicio em um dos cômodos usado como deposito de papelão e outros materiais recicláveis.
Pessoas presentes ao local informaram que o provocou o fogo foi uma "piúba" de cigarro, porem não souberam dizer se o incêndio foi acidental ou criminoso.
Fonte: Digo e Provo

Câmara aprova MP que libera recursos para vítimas da seca no Nordeste

Dinheiro é destinado aos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário. A MP segue agora para a apreciação do Senado.

 A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (3), a Medida Provisória (MP) 566 que libera recursos de R$ 706,4 milhões para atender às vítimas da seca na Região Nordeste. O dinheiro é destinado aos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário. A MP segue agora para a apreciação do Senado.

A aprovação da medida provisória ocorreu após longo processo de obstrução dos partidos de oposição, que lançaram mão de dispositivos regimentais para adiar a votação. O DEM e PSDB obstruíram os trabalhos em protesto pelos critérios de liberação das emendas parlamentares ao Orçamento da União, com o argumento de que o governo vem privilegiando os partidos da base aliada.

O PSDB declarou, por meio de nota, que a discrepância na execução das programações orçamentárias “tem provocado uma grande ineficiência na alocação dos recursos públicos para as pequenas comunidades que não têm acesso aos aparelhos públicos”. O partido também argumenta que os municípios representados pelos parlamentares da oposição “deixam de receber recursos, que levariam à satisfação de necessidades essenciais”.

Com a dificuldade nas votações de ontem, os líderes partidários acordaram em adiar para hoje (4), em sessão extraordinária, prevista para as 11 horas, a continuidade das votações de mais duas medidas provisórias que estão na pauta de votações. As MPs são a 567, que trata das novas regras de remuneração da poupança, e a 568, sobre reajustes salariais de diversas categorias do serviço público.

 

ALE inaugura base de distribuição em Guamaré

A distribuidora de combustíveis ALE inaugura oficialmente, nesta semana, sua primeira base de armazenagem e distribuição de combustíveis no Rio Grande do Norte. O empreendimento, localizado no município de Guamaré, a 170 quilômetros de Natal, onde está sediada a empresa, recebeu investimentos de R$ 35 milhões e terá capacidade total de movimentação de 97 milhões de litros por mês.

A partir da base de Guamaré, que é interligada por meio de oleoduto à Refinaria Clara Camarão, da Petrobras, serão distribuídos gasolina, diesel, etanol e biodiesel aos postos revendedores do Rio Grande do Norte, Ceará e parte de Pernambuco e Paraíba. A unidade vai também servir de apoio para outras distribuidoras. Inicialmente, serão distribuídos cerca de 46 milhões de litros de combustíveis por mês, o que deve gerar negócios da ordem de R$ 100 milhões.

A base, que atualmente emprega cerca de 160 profissionais diretos e indiretos, conta com laboratório próprio e equipamentos de última geração para garantir a qualidade dos produtos. Um dos destaques é o projeto arquitetônico arrojado, com enfoque no aproveitamento dos recursos naturais: incidência de luz solar e reaproveitamento de água da chuva.

De acordo com o vice-presidente da ALE, Cyro Souza, a nova estrutura em Guamaré vem ao encontro de uma necessidade da região, que busca novas opções para suprimento de combustíveis para todos os segmentos. Segundo ele, a inauguração da nona base própria da ALE traz uma série de benefícios, uma vez que vai agilizar as entregas de produtos aos postos revendedores.

Em 2012, a ALE investiu cerca de R$ 45 milhões no Nordeste. O valor inclui a construção da base de Guamaré e a ampliação da rede na região, onde a marca está presente em 460 revendas. "Em todo o país, estamos investindo cerca de R$ 130 milhões, o que demonstra nosso propósito de crescer vigorosamente nos próximos anos", ressalta Cyro Souza.

Expansão

A ALE possui uma rede de cerca de 1.800 postos em 22 Estados brasileiros. Em 2011, a companhia faturou R$ 8 bilhões e prevê chegar a R$ 8,5 bilhões neste ano, com um acréscimo de 200 novos postos revendedores em sua rede. Por ano, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui aproximadamente 4,2 bilhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Fonte: Diário de Natal

Hospitais regionais ganharão investimento

Cidades
Para atenuar crise, Governo do Estado promete R$ 3 milhões para Walfredo e R$ 10 mi para seis unidades

Após a judicialização do tema, o Governo do Estado anunciou medidas de curto prazo para tentar resolver um dos maiores problemas do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel: a superlotação. A situação caótica da maior unidade pública de saúde do RN foi transformada em ação civil pública na Justiça Federal pelo Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) no dia 19 de junho. O Governo do Estado tinha até ontem para responder. A defesa foi protocolada na Justiça pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e apresentada à imprensa por meio do procurador geral do Estado Miguel Josino Neto. O procurador relatou que dentre as melhorias para responder a solicitação do Cremern estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 milhões no próprio Walfredo Gurgel, R$ 10 milhões em hospitais regionais e a contratação de 24 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Em dificuldades constantes, Walfredo Gurgel receberá R$ 3 milhões e pode ter situação amenizada por hospitais regionais. Fotos: Carlos Santos/DN/D.A Press
Dentro dos próximos três meses o governo estadual pretende investir R$ 10 milhões, de recursos próprios, nos hospitais Giselda Trigueiro, da Polícia Militar, João Machado e Santa Catarina, além dos hospitais Alfredo Mesquita, em Macaíba, e Rafael Fernandes, em Mossoró. A melhoria nestas unidades serviria para desafogar o Walfredo Gurgel, que é sobrecarregado tanto pelas demandas do interior do RN, através da "ambulancioterapia", e de Natal, a única capital brasileira que não possui um hospital geral público de propriedade do município.

O titular da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino, frisou que a abertura de leitos não irá resolver de pronto a superlotação dos hospitais, mas que seria necessário trabalhar uma hierarquização e regularização do serviço. "No Walfredo Gurgel, por exemplo, eu sei que há problemas internos, mas o problema também está fora. Os municípios também recebem recursos para prover saúde e superlotam a rede estadual enviando pacientes. Acabamos pagando não só a nossa conta, mas também a dos outros", disse o secretário.


Miguel Josino criticou pedido do Cremern para contratação de leitos privados.
Para tentar regulara atuação dos médicos, o procurador geral diz que será feito um censo no quadro da Sesap. "Iremos repetir o que foi feito de forma exitosa na Educação. Assim será possível identificar onde funcionários estão sendo subutilizados", destacou Miguel Josino. Atualmente cerca de 80% do orçamento da saúde do RN é voltada para pagamento de pessoal, restando 20% para custeio e possíveis investimentos.

O procurador ainda criticou o pedido do Cremern para contratação de leitos na rede privada que ajudariam no esvaziamento de áreas como o Centro de Recuperação de Operados (CRO) e o Setor de Politraumas. "Há uma deficiência no Estado de 260 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nem a rede privada tem condições de suportar esse déficit. O que causa perplexidade para a Procuradoria Geral do Estado é que o Conselho Regional de Medicina do RN almeja uma coisa que sou contra, que é a privatização ou estímulo a privatização dos serviços médicos", comentou. O procurador destacou que em dois meses 24 novos leitos de UTIs serão abertas nos hospitais Maria Alice Fernandes, no Walfredo Gurgel e Ruy Pereira.

Juiz vai definir tempo de TV após registro de candidatos

O juiz eleitoral responsável pela propaganda no rádio e na televisão, José Dantas de Paiva, da 2ª Zona Eleitoral, aguarda a análise dos registros de candidaturas do pleito 2012 para começar o trabalho de definição do plano de mídia para a eleição na capital potiguar. Está com o magistrado a responsabilidade de coordenar a propaganda no rádio e na televisão.
Rodrigo SenaJosé Dantas de Paiva afirma que o plano de mídia será apresentado até o dia 12 de agostoJosé Dantas de Paiva afirma que o plano de mídia será apresentado até o dia 12 de agosto

José Dantas de Paiva explicou que a reunião para as emissoras de televisão apresentarem o plano de mídia deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês. "Até o dia 12 de agosto queremos estar com esse plano pronto, mas a reunião deverá ser ainda este mês", disse o magistrado.

Ele explicou que para trabalhar na divisão do tempo de rádio e televisão é preciso aguardar os registros de candidaturas, até porque algum candidato ainda pode desistir ou o Judiciário Eleitoral negar o registro. Até amanhã a Justiça Eleitoral receberá os pedidos dos partidos que apresentarão os nomes dos candidatos que desejam concorrer ao pleito. Em seguida, será aberto o prazo de 48 horas para as pessoas, cujos nomes não foram entregues pelos partidos, protocolarem o pedido individualmente.

Após esses prazos, começarão a tramitar os pedidos de registro. O juiz abre para o parecer do Ministério Público e só em seguida analisa o pedido. Pela legislação, podem ocorrer, inclusive, algumas diligências antes da análise dos registros.

A campanha eleitoral no rádio e na televisão começará no dia 21 de agosto. Nas duas mídias, serão ocupados 30 minutos em cada turno (a tarde e a noite) com as propagandas dos candidatos.

Pela legislação, os 30 minutos a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, são divididas com 10 minutos em tempos iguais para as coligações. Os outros 20 minutos são rateados entre os partidos com representação na Câmara dos Deputados. As cinco coligações majoritárias de Natal têm representação no Congresso, o que irá diferenciar e aumentar ou reduzir o tempo é o número de parlamentares na bancada.

A divisão do tempo ganhou um fator novo, desde a semana passada, com  decisão do Supremo Tribunal Federal que definiu que o tempo do Partido Social Democrático, legenda criada ano passado, deve ser calculado de acordo com a bancada atual, ou seja, os 48 deputados federais, o que faz dos peessedistas a terceira maior representação da Câmara.  

CALENDÁRIO ELEITORAL

Pelo calendário eleitoral, o próximo domingo é último dia  para a Justiça Eleitoral encaminhar à Receita Federal os dados dos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido requeridos por partido político ou coligação para efeito de emissão do número de inscrição no CNPJ. Na segunda-feira é o prazo limite  para o Tribunal Regional Eleitoral apresentar o esquema de distribuição e padrões tecnológicos e de segurança a serem adotados na disponibilização dos dados oficiais que serão fornecidos às entidades interessadas na divulgação dos resultados.

Justiça investiga irregularidade em propaganda

Enquanto a definição da propaganda eleitoral no rádio e na televisão ainda começará a ser feita, até amanhã o calendário eleitoral conclui a fase da vedação da propaganda eleitoral antecipada. A partir de sexta-feira os candidatos já poderão fazer movimentações políticas. As propagandas móveis, como o caso de bonecos, pode ser feita no período das 6h às 22h. Os comícios podem ser realizados no período das 8h às 24h.

Na fase de propaganda eleitoral antecipada, tramitaram na 3ª Zona Eleitoral 29 processos. Desse total, 17 foram julgados, quatro estão arquivados e outros oito continuam tramitando. "O que surpreende é não apenas o número, mas o fato de que algumas pessoas foram reincidentes", explicou a juíza Neíze Fernandes, da 3ª Zona Eleitoral.

Com a magistrada está a responsabilidade do poder de polícia na campanha eleitoral. Para isso, ela conta com quatro equipes, cada uma integrada por três pessoas. "As pessoas podem fazer denúncia por telefone, pela internet ou virem pessoalmente a zona", explicou a juíza. Ela disse que os fiscais comparecem ao caso denunciado munidos de câmeras fotográficas e filmadoras. A partir do material coletado, a juíza encaminha para o Ministério Público Eleitoral. 

SERVIÇO: Telefone da Justiça Eleitoral para denúncia irregular: 4006-5860

Fichados: TCE envia lista ao TRE com mais 45 gestores condenados

O Plenário do Tribunal de Contas aprovou a relação de 45 gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito do Poder Legislativo, em função do exercício de cargo ou função pública, por decisão transitada em julgado. São políticos que, caso entrem com pedido de registro de candidatura no pleito de 2012, poderão ser impugnados pela lei da Ficha Limpa.
A relação foi encaminhada ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior.
O presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, encaminhadas por intermédio de dois DVD’s, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. Valério esclarece ainda que em alguns processos constam um asterisco, significando que estão com decisões sub judice, ou seja, questionadas junto ao Poder Judiciário.
O presidente também informou que anexas às listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos as respectivas atas das sessões que julgaram as contas, bem como os pareceres prévios emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado”, disse.

Corinthians e Boca Juniors duelam pela história

Discussão de jogadores de Boca Juniors e Corinthians no estádio La Bombonera
Reuters
A hora que o corintiano tanto sonhava chegou. A noite desta quarta-feira, 3 de julho de 2012, pode ficar marcada pelo dia em que o Corinthians exorcizou seus fantasmas e conquistou o primeiro título da Libertadores. Para fazer história será preciso vencer o Boca Juniors, às 21h50, no Estádio do Pacaembu. Um empate levará as equipes, que ficaram no 1 a 1 na ida, em La Bombonera, para a prorrogação e se preciso, para os pênaltis.

Foram 35 anos de decepções desde a estreia na Libertadores, em 1977. Eliminações para o arquirrival Palmeiras, derrotas traumáticas para o River Plate, quedas precoces, como a do ano passado para o Tolima. Todas seguidas de reações raivosas do torcedor. E de piadas dos rivais.

"Se fosse somente pela mística, já estaríamos fora. Todo o mundo falava que na Libertadores o Corinthians não vai. Desde o primeiro jogo tenho ouvido isso, que o time faz uma boa campanha e cai quando chega o mata-mata", diz o técnico Tite.

O Corinthians-2012 parece ter aprendido a jogar o torneio que sempre foi sua obsessão. Com uma defesa invejável - são apenas quatro gols sofridos em 13 jogos e nenhuma derrota -, o time passou na fase eliminatória pelo campeão da Copa do Brasil, o Vasco e pelo campeão sul-americano, o Santos. Sempre com emoção, à moda corintiana, mas com frieza.

Na experiência na mítica Bombonera contra o temido Boca, hexacampeão da Libertadores e pela décima vez na história em uma final, no primeiro jogo da decisão, não foi diferente: empate no fim, com gol de cavadinha do então desconhecido Romarinho.

Reuters
Romarinho toca para empatar a final da Libertadores entre Boca e Corinthians na Bombonera
Romarinho toca para empatar a final da Libertadores entre Boca e Corinthians na Bombonera


"Se não for esse ano e a gente espera que seja, temos certeza absoluta que o Corinthians cresceu e está no caminho certo para a conquista inédita da Libertadores. A gente espera poder dar esse presente para o torcedor, a todos os atletas que passaram pelo clube e não conseguiram, a todos que fizeram esse clube grande. Acho que está na hora, é o nosso momento. É o momento de ter coragem, personalidade. Levar esse título para São Paulo. Acho que chegou a hora do Corinthians", afirmou o atacante Emerson.

O mesmo Corinthians

Na semana de preparação para o grande jogo, Tite deixou claro que não vai mudar a postura do seu time. O Corinthians vai seguir preservando sua defesa. Mas o técnico não quer que a pressão sofrida contra o Boca no segundo tempo na Argentina e os chutões para frente dos zagueiros corintianos se repitam. O técnico deixou isso bem claro no treino da véspera da partida. A ordem é usar a pressão do Pacaembu para sufocar a saída de bola adversária e envolver o adversário.

"Vai ter que ter tranquilidade. A gente sabe que eles priorizam isso mesmo, trabalham bem a bola, tocam. A gente vai ter que saber atacar e defender. Mas nós jogamos sempre do mesmo jeito em casa. Tem que tomar cuidado com contra-ataque, estar bastante atento e ser inteligente", analisou o meia Danilo.

A equipe brasileira é a mesma que tem sido escalada na fase final da Libertadores. Jorge Henrique deixou a partida na Bombonera com lesão muscular na coxa direita ainda no primeiro tempo, mas está recuperado. Em caso de novo problema, o talismã Romarinho é a primeira opção.

Boca provocadoOs corintianos afirmaram publicamente que é preciso respeitar o Boca Juniors e sua tradição. Ainda assim, os argentinos foram provocados. Emerson ‘cutucou’ o craque adversário, Juan Román Riquelme: "Quem vive de Boca é cantor". O zagueiro Leandro Castán afirmou que Riquelme iria conhecer a pressão do Pacaembu.

Riquelme durante a final da 
Libertadores, na Bombonera
Riquelme durante a final da Libertadores, na Bombonera


Os rivais dizem estar atentos e também não economizaram nas respostas. O atacante Santiago ‘El Tanque’ Silva prometeu "passar por cima" do Corinthians, aonde teve uma passagem apagada em 2002. O goleiro Agustin Orión garantiu que a taça vai para Buenos Aires.

Experiência não falta para o Boca. Em 14 confrontos de mata-mata contra brasileiros na Libertadores, os ‘xeneizes’ levaram a melhor em 12. Dos seis títulos sul-americanos do clube, quatro foram em decisões contra o brasileiros. Caso leva o troféu, amanhã, o Boca se iguala ao conterrâneo Independiente como maior campeão da história do torneio, com sete taças.

A equipe argentina também leva vantagem nos confrontos com o Corinthians: venceu cinco vezes, empatou quatro e perdeu três. Em jogos oficiais, nunca foi derrotado. Por outro lado, Tite pode se vangloriar por jamais ter sido derrotado por argentinos como treinador em 11 partidas disputadas.

Diferentemente do Corinthians, o Boca tem um desfalque para a final. O lateral direito Facundo Roncaglia, autor do gol do time na partida de ida, já está negociado com a Fiorentina, teve problemas com o seguro para a final e está fora.

FICHA TÉCNICACORINTHIANS X BOCA JUNIORS-ARG

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 4 de julho de 2012, quarta-feira

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)

Assistentes: Abraham Gonzalez (COL) e Humberto Clavijo (COL)

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Leandro Castán, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Emerson e Jorge Henrique

Técnico: Tite

BOCA JUNIORS: Orión; Sosa, Caruzzo, Schiavi e Clemente Rodríguez; Ledesma, Somoza, Erviti e Riquelme; Pablo Mouche e Santiago Silva

Técnico: Julio Falcioni