segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro

bolsa familia 2Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.
Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

Emparn prevê melhor pré-estação chuvosa dos últimos quatro anos

As chuvas devem continuar no Rio Grande do Norte, nos próximos dias, mas, por enquanto, a Emparn afirma não ter como precisar em quais municípios. As condições dessa pré-estação chuvosa no Estado são favoráveis e as melhores dos últimos quatro anos, mas as áreas onde há indicação para início do plantio são bastante restritas.

Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, afirma que essa intermitência de chuvas a cada três ou quatro dias  é algo bastante positivo. Os relatos de chuvas em municípios da região Seridó e Central começam a chegar à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. A previsão é que volte a chover nesta quarta-feira, na região oeste potiguar, e haja chuvas mais intensas na capital.

Expectativa é que chuvas melhorem condições dos reservatórios potiguares 
              Expectativa é que chuvas melhorem condições dos reservatórios potiguares

“As temperaturas mínimas no continente ainda estão altas, e praticamente iguais àquelas registradas nos oceanos, e isso não vinha contribuindo para chover no litoral. Precisa haver um contraste”, afirmou. A temperatura mínima está em média 25ºC.

Os agricultores dos municípios de Messias Targino e São Miguel podem iniciar o ciclo de plantio porque há solos que retêm mais umidade e mesmo que haja um espaçamento maior no ciclo de chuvas, essas características acabam compensando. A indicação, no entanto, não vale para a maioria dos municípios das regiões Central e Seridó potiguar, mesmo com as chuvas do final de semana.

“Exceto para aqueles localizados no Vale do Piranhas-Açu, se houver registro de mais chuvas esses dias”, orientou no meteorologista.

Os municípios de São Miguel, Coronel João Pessoa e Viçosa — na mesorregião Oeste potiguar — são os que a Emparn registrou o maior acumulado de chuvas entre a sexta-feira e manhã da segunda-feira (5). Nessa região, está a maioria dos municípios onde houve registro de chuvas no final de semana. Na região Seridó, o município de São José do Seridó, de acordo com o pluviômetro da fazenda Caatinga Grande, registrou o maior acumulado (10,8mm entre a sexta-feira e manhã desta segunda-feira).

Chuvas entre o dia 2 e 5 de janeiro:

Messorregião Oeste Potiguar

São Miguel - 66,0mm
Coronel João Pessoa - 57,0mm
Vicosa - 47,6mm
Portalegre - 37,7mm
Baraúna - 35,0mm
Itaú - 32,0mm
Messias Targino - 30,0mm
Venha Ver - 22,0mm
Dr. Severiano - 20,0mm
Rodolfo Fernandes - 19,2mm
Grossos - 15,3mm
Francisco Dantas - 15,0mm
Sao Francisco Do Oeste - 13,0mm
Umarizal - 12,0mm
Janduis - 9,4mm
Olho D'agua Dos Borges - 9,0mm
Paraná - 9,0mm
Tabuleiro Grande - 9,0mm
Tenente Ananias - 9,0mm
Severiano Melo - 8,0mm
Riacho Da Cruz - 7,1mm
Encanto - 5,0mm
Pau Dos Ferros - 5,0mm
Caraúbas - 4,8mm
Porto Do Mangue - 3,5mm
Martins - 3,0mm
Patu - 3,0mm
Campo Grande - 2,1mm
Serrinha Dos Pintos - 1,0mm
Campo Grande - 0,8mm

Mesorregião Central Potiguar

São José do Seridó - 10,8mm
Santana do Seridó - 4,0mm
Cruzeta - 3,8mm
São João do Sabugi - 2,0mm

Messoregião Agreste Potiguar

Campo Redondo - 2,5mm

Mesorregião Leste Potiguar

Natal - 0,2mm

Reportagem da Band destaca os 100 anos do Escotismo no Brasil

Reportagem da Band destaca os 100 anos do Escotismo no Brasil A Band fez uma reportagem especial sobre o Movimento Escoteiro e seus 100 anos de existência no Brasil, apontando os benefícios do Escotismo na formação de uma criança, adolescente ou jovem. Confira no link:

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/

Secretária de Segurança, Kalina Leite: “O povo do RN está cansado da mesmice”

Kalina-Leite-HD
A nova secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, considera fundamental a presença do policial militar nas ruas da cidade, além do fomento à investigação e o trabalho de inteligência das polícias, civil e militar. Kalina Leite deu essa declaração momentos antes de proferir discurso representando os novos secretários empossados pelo governador Robinson Faria no final da manhã desta quinta-feira na Escola de Governo no Centro Administrativo. Entre os fatores responsáveis pelo aumento da criminalidade, a secretária cita a droga e o crescimento das cidades brasileiras.

“O Estado necessita que a justiça social e o desenvolvimento caminhem juntos. Essa é a expectativa do povo potiguar”, disse a nova secretária, que é policial civil concursada e de uma vasta experiência no setor. Dizendo que a Segurança Pública tem sido uma das principais preocupações dos gestores na atualidade, Kalina Leite destaca a capacidade de trabalho do governador Robinson Faria associada a humildade que o tem caracterizado ao longo da sua vida pública. “Os que menos falam são os que mais pensam”, disse ela referindo-se a uma das características do governador, conhecido pela sua timidez.

DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO
Afirmando contar com todos no enfrentamento à violência, a secretária Kalina Leite disse que “o diálogo e a valorização dos policiais sustentam qualquer política de Segurança Pública e que o momento exige novos modelos de segurança. “Os órgãos têm que trabalhar associados. Tem que haver troca de conhecimento entre as polícias, planejamento, inteligência e capacidade técnica”, disse ela, afirmando que um dos objetivos do atual governo é manter a Segurança Pública na agenda das prioridades.

Concluindo, a secretária Kalina Leite afirmou: “temos que avançar na cultura da paz, priorizar o diálogo para discutir e construir medidas concretas para diminuir a violência. O povo está cansado da mesmice. Vamos combater o bom combate. Agradeço a confiança na certeza de que a competência e a determinação guiarão toda a nossa equipe de trabalho”.  (JP)

POSSE
O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, empossou no final da manhã desta sexta-feira (2) os secretários de Estado da Administração Direta e Indireta. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, e teve a presença do vice-Governador, Fábio Dantas, de deputados estaduais, representantes potiguares dos poderes, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, e de prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte.

O vice-governador, Fábio Dantas, discursou lembrando que o estado precisa de uma gestão através da visão técnica. “Essa foi uma das marcas da campanha que o Governador já cumpriu. Indicar uma equipe técnica, que trará eficiência nas ações. Essa é a vontade de fazer o estado crescer e fazer valer o sentimento do serviço público. A nossa motivação é ter agilidade para poder solucionar os problemas e fazer do Governo o agente de transformação que a sociedade busca”.

O governador Robinson Faria reafirmou o discurso de posse garantindo que a escolha dos secretários das pastas obedeceram a uma escolha técnica, sem levar em consideração o interesse de grupos políticos.

“O povo do Rio Grande do Norte confiou ao nosso governo a missão de comandar o estado, por isso optamos por uma escolha técnica, por enxergar que a única forma de gerenciar o RN era manter esse perfil dos secretários, que a partir de agora terão de montar suas equipes e iniciar o trabalho imediatamente. As dificuldades não podem ser desculpa para a falta de ação”, declarou.
O chefe do Executivo Estadual lembrou ainda uma reunião informal que teve com o
s secretários solicitando que a humildade e as “portas abertas” para a população fizessem parte da nova gestão.

“Queremos o diálogo permanente e a transparência em todos os atos do nosso Governo. Queremos dos secretários que eles possam ver e interpretar a vontade do povo, manter essa proximidade para dar respostas aos cidadãos que confiaram nas nossas propostas e iniciaram no RN uma nova fase, quebrando as correntes dos velhos grupos. Com as ações deles, esperamos que o RN volte a ser um estado líder, com capacidade de investimento, de realizar obras e que não viva a reboque do Governo Federal”, encerrou.

Fonte: JH

Banco do Brasil continua com inscrições de concurso abertas


conciO concurso do Banco do Brasil continua com inscrições vagas para o Rio Grande do Norte. São 2.499 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário é de R$ 2.227,26.
As vagas são para Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
As inscrições devem ser feitas de hoje até o dia 19 de janeiro de 2015 pelo site www.cesgranrio.org.br.
As provas objetiva e de redação serão aplicadas na data provável de 15 de março de 2015. A seleção terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogada, uma vez, por igual período.