quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reunião do ramo sênior GESP-29º/RN



Entre os dias 22 e 23 de Novembro, foi realizado a reunião do Ciclo de Programa do Ramo Sênior, na Sede do GESP-29º/RN, em Baixa do Meio.

Objetivo: A reunião de Ciclo de Programa do Ramo Sênior tem como objetivo auxiliar os Escotistas de Tropa Sênior a implementar em suas Seções os conceitos do planejamento a médio prazo, em ciclos de programa, valorizando a participação dos jovens no processo e garantindo boa qualidade na aplicação do programa educativo.


Coordenação:

Flávio Soares da Silva – Diretor Técnico do GESP-29º/RN

Franciane Oliveira Lodonio – Dirigente do GEMAR-49º/RN

Escoteiros do Brasil participam da construção do Plano Nacional de Juventude

Escoteiros do Brasil participam da construção do Plano Nacional de Juventude
A oficina do “Plano em Diálogo”, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, no dia 19 de novembro, em Manaus-AM, teve como objetivo estabelecer metas para que os governos cumpram o projeto que prevê um conjunto de medidas que beneficia os jovens brasileiros, envolvendo sustentabilidade e meio ambiente.

Na ocasião, esteve presente o representante dos Escoteiros do Brasil no Conselho Nacional de Juventude, Rafael Matias, além de representantes do Ministérios do Meio Ambiente, da Secretaria Nacional de Juventude, pesquisadores da UniRio e membros de diversas áreas da sociedade civil, como seringueiros, ambientalistas, LGBT, comunidades indígenas, entre outros.

“Ficou evidente a preocupação da juventude com a construção de políticas públicas transversais, assim trabalhamos diversos temas, mas sempre preocupados com a sustentabilidade e as futuras gerações”, afirma Rafael Matias. A oficina faz parte de uma série de eventos que vem ocorrendo pelo país e debate os diversos eixos do Estatuto de Juventude. “O objetivo é dialogar com a sociedade civil para construir o texto base do Plano”, completou.

A participação interministerial na construção do Plano Nacional de Juventude amplia a possibilidade de sua efetivação, e aumenta a responsabilidade do Governo: "Sai da oficina com o sentimento de que nunca participei de uma atividade com diversidade tão grande de momentos, organizações juvenis e ‘causas’ ambientais. É na diversidade e da diversidade de ideias que irá surgir a novidade que precisamos para transformar o mundo", afirmou Marccella Berte, Coordenadora de Juventude do Ministério do Meio Ambiente.

Os Escoteiros do Brasil também participarão da oficina temática “Juventude: Acesso e Direito à Educação”, que será realizada em Brasília-DF.

Governo do RN disponibiliza conta de WhatsApp para Disque-Denúncia

 


A Secretaria de Segurança do RN disponibilizou o número (84) 8149-9906 para contato (Foto: Reprodução/WhatsApp) 
A Sesed disponibilizou o número (84) 8149-9906

Fonte: G1 RN 
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Rio Grande do Norte abriu um novo canal para a população ajudar nas investigações policiais.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o Disque-Denúncia 181 passará agora a operar também por meio do aplicativo Whatsapp no número (84) 8149-9906.

O trabalho será realizado da mesma forma que via telefone, porém a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas. As denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo.

A privacidade do denunciante será mantida e a assim a população poderá repassar a informação com imagens, vídeos e até localização, segundo a Secretaria de Segurança.

Seja voluntário na “Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças”

Seja voluntário na “Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças”

Escoteiros de Curitiba e Região: a “Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças” acontecerá na capital paranaense em janeiro de 2015, e busca voluntários para receber os peregrinos nos pontos de chegada.


Cerca de 15 mil pessoas de todo o Brasil já estão inscritas para o evento que marca os cinco anos de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann e a entrega oficial da moção de apoio que solicita a abertura do processo de sua beatificação.

Os Escoteiros do Brasil apoiam esta celebração em prol da infância e incentivam seus associados a participarem do evento, firmando o compromisso de garantir que todas as crianças alcancem a Vida Plena.

Acesse o site e inscreva-se: http://goo.gl/CZyTB7

Bebê achado morto em lixão no RN tinha ar nos pulmões e cortes no peito

Corpo do bebê estava dentro de um caixa de papelão, jogada no lixão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
 
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte revelou ao G1 na manhã desta quarta-feira (26) que o bebê encontrado morto em um lixão na zona rural de Macau, cidade da região da Costa Branca do estado, não foi vítima de um aborto. Segundo o delegado Delmontiê Falcão, laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) apontam que a criança tinha ar nos pulmões e marcas de cortes feitos por um objeto perfurocortante nos pulsos e no peito. "Ela nasceu viva após oito ou nove meses de gestação, e respirou fora da barriga da mãe. Depois, foi vítima de um homicídio", afirmou.
O corpo do bebê foi achado no último dia 21 por catadores que trabalhavam no lixão. O local fica a 9 quilômetros da sede do município. Estava de fraudas, coberto por um lençol e sacos plásticos dentro de uma caixa de papelão. Também apresentava algumas lesões, provavelmente feitas por bicadas de urubus.
No mesmo dia, uma jovem de 18 anos, suspeita de ser a mãe da criança, foi levada para prestar esclarecimentos na delegacia da cidade. Na ocasião, ainda segundo Delmontiê, ela negou que o bebê fosse dela, mas admitiu que havia abortado um feto três dias antes.

"Ela disse que abortou numa praia, e que o corpo ficou em um lixo. Ele pode ter sido recolhido e jogado no lixão onde foi achado. Acredito que seja o mesmo bebê, mas só teremos certeza da maternidade com o resultado do exame de DNA", ressaltou. "Ela ainda relatou que abortou após sentir fortes contrações depois de tomar um analgésico para dor. O medicamento também foi analisado e ficou constatado que não é abortivo", acrescentou o delegado. Após ser ouvida, a mulher foi liberada.
Delmontiê afirmou também que o DNA já foi solicitado, mas que não há previsão de quando será realizado, uma vez que o exame não é feito no Rio Grande do Norte. "Só é feito em Salvador. Aí depende do Estado. Se der positivo, ela vai responder pela morte da criança. Caso contrário, teremos muito trabalho para descobrir que foi que realmente pariu e matou a criança", acrescentou.

Lixão onde corpo foi encontrado fica a 9 quilômetro da sede do município de Macau (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)


Fonte: G1 RN