terça-feira, 21 de junho de 2016

TCE mede índice de efetividade de gestão municipal e solicita informações de prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) está em processo de construção do Índice de Efetividade de Gestão Municipal, ferramenta que irá possibilitar sistematizar informações em sete áreas da gestão pública dos Municípios.

Para isso, o presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson, enviou nesta sexta-feira (17) ofícios para todos os prefeitos com orientações sobre o envio das informações necessárias para a construção do índice. Os representantes de cada Município deverão preencher questionários eletrônicos até o dia 15 de julho. Os links para os questionários foram enviados através dos ofícios.

O Índice de Efetividade irá sistematizar informações nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da Tecnologia da Informação. Trata-se de uma parceria entre o Tribunal de Contas e o Instituto Rui Barbosa, que tem o intuito de aprimorar o controle externo e disponibilizar um instrumento para definição de prioridades no campo da gestão pública.

Os gestores que não enviarem as informações demandadas estarão sujeitos a penalidades. “Cumpre destacar que o não preenchimento dos referidos questionários tempestivamente sujeita às seguintes sanções: suspensão do fornecimento ao município de Certidão de Adimplência junto ao TCE/RN”, aponta o ofício enviado às prefeituras, acrescentando que os gestores também estarão sujeitos a multas.

Para esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Administração Municipal (DAM) do TCE/RN por meio do telefone 3642-7339 ou do email iegm@tce.rn.gov.br.

Fonte: TCE

Cunha fez pronunciamento em Brasilia


CUNHA
O  presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha acabou de fazer seu pronunciamento à imprensa em um hotel de Brasília. Ele explicou que decidiu convocar a coletiva porque desde que foi afastado da Câmara e do mandato, só tem falado por meio de notas e do Twitter e que isso tem atrapalhado sua defesa, além de sua versão dos fatos. 

Ele disse que há nítido cerceamento de defesa e a falta de comunicação é um dos problemas por ele percebido. Enquanto Cunha falava, um pequeno grupo de pessoas fazia protesto do lado de fora, mas a manifestação foi ignorada pelo presidente afastado da Câmara. Ele fez um relato sobre sua relação com o PT e contou como se deu o racha entre PMDB e PT. No pronunciamento, reiterou ainda a decisão de são renunciar. A sua fala acabou e na sequencia começaram as perguntas dos jornalistas presentes.

CBF confirma jogo do Brasil na Arena das Dunas




A Cofederação Brasileira de futebol (BFB) confirmou hoje (21) a realização da partida entre Brasil e Bolívia para a Arena das Dunas, em Natal. O jogo será válido pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018. Ainda durante a amnhã de hoje, o presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), chegou a comenta em sua conta no Twitter, que estava no aguardo da definição da CBF para a realização do jogo em Natal. De acordo com o cartola, a cidade do Natal dusputa com São Paulo e Salvador para sediar o jogo. Apesar da competição já ter concluído a sexta rodada, o confronto em Natal ainda não tem data marcada para acontecer.