sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cabeleireiro é assassinado e polícia persegue suspeito na Grande Natal


Crime aconteceu na noite desta quinta-feira (1º) em São José do Mipibu.
Suspeito conseguiu fugir; polícia apreendeu motocicleta usada por ele. 

Um cabeleireiro de 41 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (1º) em São José de Mipibu, na Grande Natal, segundo informações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O homem estava em uma praça no Centro do município, conversando com amigos, quando foi abordado por um suspeito já identificado pela polícia. Vários tiros foram disparados contra ele. O suspeito foi perseguido, mas conseguiu fugir. A vítima morreu a caminho do hospital.
O crime aconteceu por volta das 23h. A vítima, que morava na travessa Boa Vista, estava na praça Celso Sales quando foi abordada pelo assassino e sofreu os disparos. De acordo com a PM, o suspeito é um vaqueiro que mora na região, mas não teria residência fixa.
Ao atender o chamado dos moradores, a guarnição se deparou com o suspeito em fuga sobre uma motocicleta. Houve perseguição. O homem caiu e abandonou a moto. Mesmo assim, ele conseguiu escapar a pé.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer o cabeleireiro. Ele morreu a caminho do hospital.
Familiares da vítima foram à Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Natal, para registrar a ocorrência, mas não tinham detalhes do que aconteceu. A polícia apreendeu a motocicleta do suspeito.

Fonte: Do G1 RN

Sancionada sem vetos lei que garante atendimento a vítimas de violência sexual




A presidenta Dilma sancionou integralmente a lei que obriga os hospitais do SUS a prestar atendimento emergencial às vítimas. O atendimento deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões e a realização de exames para detectar DST e gravidez. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a sanção transforma em lei práticas que já eram recomendadas

MORADORES DA COMUNIDADE NOVA JERUSALÉM FECHAM A BR-406 E REIVINDICAM MAIS CARROS PIPAS PARA ABASTECER A COMUNIDADE

Moradores da comunidade Nova Jerusalém próximo a baixa do meio bloquearam a BR-406 em forma de protesto devido ao abastecimento de água naquele local.
Os moradores reclamam que os carros pipas que abastecem aquela comunidade não são suficientes para abastecer a comunidade deixando a população com pouca água para consumo.
No momento a situação já foi contornada e os representantes daquela comunidade estão na prefeitura reunidos com o prefeito para amenizar a situação do abastecimento de água naquela comunidade, tudo indica que haverá um aumento de carros pipas naquela comunidade.

Acredito que não só a comunidade de Nova Jerusalém mas todo município sofre com o precário abastecimento de água,porém o projeto da adutora segue a todo vapor e em breve a adutora será construída para melhorar o abastecimento dágua em todo município de Guamaré.
 

Fonte: Diario de Guamarern

1° de agosto - Dia do Escotismo

1° de agosto - Dia do Escotismo

No dia 1º de agosto, Escoteiros de todas as partes do mundo se reúnem para comemorar o Dia do Escotismo, prática reconhecida pelo seu método educativo, que proporciona aos jovens das mais diferentes culturas e credos a oportunidade de se tornarem cidadãos ativos em suas comunidades, contribuindo na construção de um mundo melhor. Mas você sabe de onde surgiu essa data? Confira abaixo um breve relato baseado em um texto de William Hillcourt, autor da biografia de Baden-Powell, "As três vidas de um herói".

“Um dia, na metade de junho de 1907, aquele que seria o primeiro Chefe de Tropa do mundo se pôs a escrever uma carta a alguns de seus antigos companheiros de armas e suas esposas, pais de meninos entre 11 e 12 anos, alunos de Harrow, Eton, Charterhouse e algumas outras escolas oficiais.

Ele escreveu: “Me proponho realizar um Acampamento com 18 meninos selecionados, para que aprendam Escotismo durante uma semana, nas próximas férias de agosto. O acampamento, graças a autorização de C. Van Raalte,  será realizado na Ilha de Brownsea..."

Como todo bom Chefe de Tropa, depois ele continuou sua carta especificando as instruções  para  os meninos, e assegurando aos pais que: "A alimentação, a preparação dos alimentos, os aspectos sanitários, etc., serão cuidadosamente supervisionados".

Incluiu uma lista do equipamento e especificou o tipo de roupa necessária. Pediu que cada menino participasse do acampamento com um conhecimento prévio e  pratico, do uso de três nós simples - amarra quadrada, nó de escota e o volta do fiel - e enviou desenhos dos nós para conhecimento daqueles que não os conheciam.

Em conclusão escreveu: "Se vocês autorizarem seu filho a participar deste Acampamento, sob estas condições, lhes pediria a gentileza de avisarem-me e eu enviarei detalhes sobre os trens a tomar, etc...". E assinou - Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

Alguns dias mais tarde - em 17 de junho de 1907 - enviou convites similares a Companhia Bournemouth da Boys Brigade, solicitando que três de seus meninos o acompanhassem - meninos de escolas secundarias, granjeiros, filhos da classe trabalhadora.

Os convites para participar do Acampamento com o famoso General Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foram aceitos com entusiasmo. Quem não desejaria acampar por uma semana com o "Herói de Mafeking"?, sobrenome que Baden-Powell havia obtido como defensor da cidade de Mafeking durante a guerra contra os Boers, ao final do século.

O numero original de 18 foi ultrapassado em mais três participantes. Com uma decisão posterior B-P decidiu incluir seu sobrinho de 9 anos, para que atuasse como seu "auxiliar". Convidou a um de seus antigos companheiros de armas, o major Kenneth McLaren, para que o acompanhasse como seu ajudante.

Era o entardecer de 31 de julho de 1907, e todos os participantes do que viria a ser o primeiro Acampamento de Escoteiros no mundo haviam se reunido na Ilha de Brownsea. O dia seguinte, 1° de agosto, e por 7 dias mais, B-P trabalhou com estes meninos experimentando o que chamava de seu "Projeto de Escotismo". Em 9 de agosto lhes enviou de regresso a suas casas, satisfeito de que seu projeto havia resultado em êxito. O fez - não unicamente para os 22 meninos de Brownsea - senão para os mais de 500 milhões de outros meninos e jovens que já participaram do Escotismo desde 1907.”

Escoteiros brasileiros representam o país no Japão

Escoteiros brasileiros representam o país no Japão

Nove escoteiros brasileiros já fizeram as malas rumo ao 30º Jamboree Escoteiro Regional da Ásia e do Pacífico e ao 16º Nippon Jamboree que ocorrerão de 31 de julho a 8 de agosto na província de Yamaguchi, no Japão. A partir do tema “Wa: um espírito de união”, o encontro espera reunir cerca de 15 mil participantes com idades entre 12 e 17 anos para trocarem ideias sobre questões globais como o meio ambiente, compartilhando experiências e fazendo amizades para a vida toda. Eles ficarão acampados em barracas providenciadas pela organização do evento.

Os participantes brasileiros saíram do Brasil no dia 25 de julho e foram para a província de Oita, onde estão hospedados na casa de escoteiros japoneses até o início do Jamboree. Durante o evento, eles representarão o Brasil na “terra do sol nascente”: levarão a bandeira do Brasil nas cerimônias de abertura e encerramento, serão voluntários na parte de comunicação, participarão de um evento pela paz em Hiroshima e de um evento surpresa.

Oito participantes são Nikkeis e fazem parte do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino, localizado no bairro do Butantã, zona oeste paulista. Para o Gerente de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Luiz Cesar Horn, um Jamboree é sempre uma celebração da fraternidade. A oportunidade de conviver com pessoas de culturas e costumes diferentes contribui decisivamente para o crescimento pessoal, o respeito aos outros e às diferenças, e o desenvolvimento da tolerância. “Os Jamborees são instrumentos que ajudam a contribuir para um mundo melhor, pois isso só acontecerá quando se construir um ambiente de paz entre as pessoas. No encerramento do Primeiro Jamboree Mundial, em 1920, Robert Baden-Powell dirigiu-se aos presentes dizendo: “Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.”




Guamaré: Prefeito promove algumas nomeações e exonerações de comissionados

O Diário Oficial dos Municípios, traz na sua edição desta sexta-feira(2) algumas portarias de nomeações e exonerações de ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura de Guamaré. Foram nove nomeações e duas exonerações. Confira as nomeações:
Rafaela Maiaria da Silva Santos(Coordenadora de Divisão na Secretaria de Desenvolvimento Rural)
Francisco Iraneide da Silva(Coordenadora de Divisão na Secretaria de Educação)
Simone Godeiro Targino (Assessora Técnica na Secretaria de Administração)
Divan Felipe da Silva(Diretor de Departamento)
Verônica Maria da Conceição(Diretora de Departamento de Arquivo na Administração)
Simone Karla Simão Gois(Diretora de Departamento de Controle de Medicamentos na Saúde)
Margarethiane de Oliveira(assessora Técnica na Secretaria de Transporte )
Willian de Morais Teixeira(Assessor técnico na Secretaria de Transporte)
Pedro Sérgio da Fonseca(Coordenador de Divisão, na Secretaria de Esporte e Lazer)
Exonerações:
Adriana Jalles de Albuquerque(Assessora Técnica na Secretaria de Transporte)
Maracy Gomes Siqueira(Diretora de Departamento de Controle Urbanístico, na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo).

MP consegue liminar para garantir repasse integral

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN), determinou ontem que o Governo do Rio Grande do Norte repasse integralmente o duodécimo do Ministério Público (MPE), sem que sejam consideradas as reduções de 10,74% previstas em decreto. Dessa forma, parte do ato assinado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no sábado (27) com o objetivo de impor um ajuste fiscal nas contas do Estado fica comprometido. Os promotores alegaram, no pedido feito ao TJ/RN, que o orçamento transferido mensalmente pelo Executivo ao MPE já se revelava, desde o início do ano, abaixo do previsto. No entanto, em até 29 de julho, os valores encaminhados ao caixa da Procuradoria não eram suficientes sequer para a cobertura dos gastos com custeio. O Estado é obrigado a repassar o duodécimo dia 20 de cada mês.

Maria Zeneide Bezerra determina que o Executivo faça a transferência integral ao MPMaria Zeneide Bezerra determina que o Executivo faça a transferência integral ao MP

Além de conceder o pedido liminarmente, a magistrada destacou que o descumprimento ensejará bloqueio de verbas e multa diária de R$ 1 mil. A decisão contempla os meses restantes de 2013. A discussão que pôs em lados opostos o Executivo e o TJRN/MPE e em retaguarda a Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas (TCE) pode ganhar outros Tribunais. É que o Poder Judiciário potiguar já dispõe de um Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ação impetrada em 2012, com fim de garantir a integralidade do duodécimo gerenciado pelos desembargadores já naquela época transferido, segundo eles, de forma aquém. Ontem, o TJ/RN entrou com um novo pedido neste processo para pedir a anulação dos efeitos do decreto.

Garantias

No caso do Ministério Público a situação é similar. Ano passado, um Mandado de Segurança, também sob análise da desembargadora Zeneide Bezerra, garantiu as transferências integrais do duodécimo aos promotores. Desta vez, eles optaram por impetrar uma Ação Cautelar Incidental, que encontra-se atualmente “entranhada” (ou anexada) aos autos principais (Mandado de Segurança). A ordem de Zeneide Bezerra é em caráter liminar. Isso quer dizer que o mérito, ou decisão definitiva, do processo, ainda será analisado.

O MPE destacou que após a elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício financeiro de 2013 fez a programação das despesas, incluindo folha, custeio e investimentos, de forma a utilizar os valores na integralidade. O orçamento destinado ao Ministério Público era inicialmente de R$ 237,2 milhões. Contudo, com o advento do decreto que reduziu as finanças dos Poderes esse montante foi rebaixado para R$ 211,7 milhões. Ou seja, uma redução de R$ 25,4 milhões.

Fonte: Tribuna do Norte

Policiais civis adiam votação de indicativo de greve

Secretário de Administração Alber da Nóbrega garantiu que segunda-feira (5) apresentará respostas para os itens da pauta de reivindicações. 
 
34Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram na noite desta quinta-feira (01), em assembleia na sede do SINPOL, adiar a votação de indicativo de greve para segunda-feira (05), às 18h, quando poderão avaliar resultado de nova reunião com o Governo, que acontecerá no mesmo dia, a partir das 10h.
Tal adiamento ocorre a pedido do presidente da comissão que negocia com servidores e o secretário de Administração Alber da Nóbrega, que garantiu que na segunda apresentará respostas para os itens da pauta de reivindicações.
A categoria observa, contudo, que essa é mais uma prova de que está disposta a avançar no diálogo, mas poderá deflagrar a greve na próxima semana se não houver sinalizações concretas para atendimento das reivindicações.

Fonte: Nominuto