segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Petrobras Desenvolvimento e Cidadania: Inscrições Abertas!!


Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania
Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania
Foi dada a largada para a Caravana do  Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania 2012 já está com as inscrições abertas para o processo de seleção pública, e você tem uma nova oportunidade de ter seu projeto contemplado. Serão contemplados projetos nas seguintes linhas de atuação:

• Educação para Qualificação Profissional;
• Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho;
• Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o objetivo de ampliar a transparência e esclarecer dúvidas, desde 2006, uma equipe de técnicos da Petrobras percorre dezenas de cidades em todo o país para apresentar o processo seletivo, seu regulamento e o roteiro de elaboração de projetos.
Contamos com sua participação.
Divulgue, participe!

Para mais informações, acesse o site da Seleção Pública.
Petrobras. O desafio é a nossa energia.
www.petrobras.com.br




Pesquisa eleitoral está sendo investigada pelo TRE

De acordo com o juiz da propaganda eleitoral, José Dantas, há indícios que o resultado da pesquisa, a qual ele não identificou, foi manipulado.

Gerlane Lima

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) José Dantas afirma que uma recente pesquisa eleitoral está sendo investigada, pois há indícios que houve uma manipulação. O resultado dessa diligência será divulgado no final da tarde de segunda-feira (24). Na última semana foram publicadas três pesquisas diferentes.

Dantas contou, em entrevista na edição de hoje do Jornal 96, que muitos candidatos estão realizando as suas próprias interpretações sobre as pesquisas de intenções de votos.

Sobre a propaganda eleitoral, o juiz afirmou que elas tiveram um avanço, visto que estão menos manipuladas e mais democráticas. “As campanhas estão sobre controle”, garantiu o juiz. “Os candidatos sabem o que não deve fazer”, afirma.

Além disso, eles também estão cumprindo as regras relacionadas à propaganda nas ruas, como realização de carreatas, comícios e o corpo a corpo. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos devem realizar esse tipo de campanha das 08 às 22 horas.

Nas propagandas do rádio e televisão, o juiz analisou que os candidatos estão dividindo os seus tempos em críticas e propostas. Dantas falou que dos 97 pedidos de direito de resposta, apenas 10% foram atendidos. “Os partidos sabem a forma como o TRE aceita os direitos de resposta”, afirma o juiz.
Gerlane Lima

José Dantas também mostrou a sua opinião sobre a atitude de certos partidos em usar certos candidatos como forma de “puxar” os votos da legenda. O juiz do TRE disse que as pessoas precisam ser educadas para votar melhor nos candidatos.

Apesar dos resultados positivos sobre as campanhas eleitorais, Dantas disse que ainda vai continuar investigando para saber se os candidatos realizaram algum exagero durante as propagandas.

Em Natal, o Exército não vai estar presente na votação no dia 07 de outubro, mas a participação da Polícia Militar. No dia do pleito, o TRE vai fiscalizar bairros onde há casos de compra de votos e outros crimes eleitorais.

 

Moldando cidadãos



O escotismo tem como objetivo disseminar nas escolas os valores da honestidade e da fraternidade. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press
O Programa Escotismo nas Escolas, implantado em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, é considerado como referência para implantação em outros estados da federação. Representantes dos governos do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Ceará já vieram ao nosso estado conhecer o projeto. O presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Mário Leilson Pimenta, juntamente com o professor, escritor e ex-secretário de Educação de Aracaju, Jorge Carvalho do Nascimento, vieram a Natal onde tiveram audiência com a secretária estadual da Educação, Betânia Ramalho, para conhecer o projeto e recomendar a sua aplicação aos grupos de escoteiros de todos os estados do país.

Criado há cinco anos, o projeto, que foi sancionado recentemente pela Assembleia Legislativa viu crescer em apenas um ano o seu número de participantes. Passou de 1.200 para mais de seis mil e a expectativa é de chegar ao final do ano com mais de 10 mil integrantes em todo o estado.Fundado por Baden-Powell, o Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos.

Explicando o projeto Escotismo nas Escolas, Carlos Pinto, presidente da regional da UEB no RN, disse que o aluno recebe as matérias didáticas durante a semana e, aos sábados e domingos é convidado a voltar para a escola. "Lá, eles participam do que o escotismo faz no mundo há 100 anos: ou seja, trabalhar a cidadania, viver em equipe, espírito de solidariedade, através de jogos pedagógicos e ações educativas junto à comunidade e propiciando a formação integral do cidadão".

Segundo a secretária Betânia Ramalho, o projeto Escotismo nas Escolas assumiu hoje a liderança nacional, pois relaciona a pedagogia extraescolar com o conteúdo de sala de aula. "Com essa justaposição, nós temos garantido uma assistência efetiva aos alunos e à família de maneira que ao se integrar no projeto, que envolve diretores, professores e toda comunidade escolar, busca-se uma referência maior para uma escola de resultados. Essa é uma pedagogia que é reconhecida mundialmente e esse é um parceiro que trabalha numa educação não escolarizada, mas que ajuda ao projeto de educação como um todo. É um grupo sério, cuja única recompensa é tornar o projeto grandioso e com impacto na sociedade", disse Betânia.

Para a secretária, os resultados obtidos pelo programa repercutem positivamente na sala de aula com um baixo investimento, de apenas R$ 3 mês por aluno. "É muito pouco para resultados tão consideráveis. O principal deles é o encantamento dos alunos por participar de grupos que têm um plano de atividade focado na participação, colaboração, apreensão de valores, conciliado com o currículo da escola que é formativo. Eles dão uma verdadeira formação humana que levam para o resto da vida provocando um forte impacto na própria família".

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeo Fernandes, também enalteceu o projeto Escotismo na Escola e disse que o objetivo de sua vinda é se apropriar da dinâmica praticada no Rio Grande do Norte para levá-la a outros estados. "Nosso objetivo é disseminar nas escolas do país os valores da honestidade, cultura da paz, fraternidade e sustentabilidade propagados pelos nossos grupos". Segundo ele, o escotismo passa por um momento de crescimento. Existem hoje mais de 1.200 grupos, somando cerca de 80 mil escoteiros no país. A meta é chegar aos 100 mil nos próximos anos.

Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE

A onze dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (24) que o tempo médio de votação será 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo.

No próximo dia 7, o eleitor votará primeiro para vereador, depois para prefeito. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno. No dia 28 de outubro, está marcado o segundo turno das eleições municipais.

No pleito municipal de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora as eleições ocorrem em 5.568 municípios.

Já o tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos, em 2008, segundo o TSE. O tempo de atendimento é calculado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

A Justiça Eleitoral estimula que os eleitores levem a chamada cola no dia da votação. No papel devem conter os números de seus candidatos. O TSE colocou à disposição um modelo de cola que pode ser imprimido e preenchido com os dados dos candidatos a prefeito.

Pelo calendário eleitoral, o TSE fixou hoje (24) como último dia para os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público impugnarem os programas usados nestas eleições.

Amanhã (25), será o último dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação. Na próxima quinta-feira (27), será o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral.

* Fonte: EBC

Ministério Público Eleitoral faz busca e apreensão em residência de vereador do PPS em Touros

O Ministério Público Eleitoral em Touros e a Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do vereador Edvaldo dos Santos Medeiros (PPS), candidato pela Coligação Touros Seguindo em Frente. O pedido de busca, feito pelo Ministério Público Eleitoral e deferido pela Juízo Eleitoral da 14ª Zona, surgiu depois de denúncias de que o referido candidato estaria distribuindo cestas básicas na cidade.
Durante o cumprimento do mandado, a Polícia Federal conseguiu apreender três agendas com nomes de pessoas relacionadas ao pagamento de valores, contas de água com valores a vencer e diversas requisições de consultas médicas. O material apreendido será analisado pela promotora titular da 14ª Zona Eleitoral, que deverá requisitar a abertura de inquérito policial.
Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber vantagem para obter ou dar voto, ainda que a oferta não seja aceita é crime previsto no Artigo 299 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). O crime pode ser punido com reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa.

Fonte: Tribuna do Norte

Polícia Civil prende suspeito de degolar mulher em João Câmara

Policiais Civis prenderam nessa segunda-feira (24) um homem identificado como Almir Pereira, mais conhecido como "Almir Coquinho", 53 anos, na cidade de João Câmara, distante 74km da capital potiguar. Ele é acusado de matar Frankneide da Silva Souza, mais conhecida como "Nineide", de 24 anos, com quem manteve um relacionamento amoroso durante três meses.

O crime ocorreu durante a madrugada no município de João Câmara, em plena via pública. Por voltas das 2h de hoje, o casal iniciou a discussão, e o acusado que estava alcoolizado, desferiu vários golpes de faca no pescoço da vítima.

A Polícia Civil chegou até a autoria do crime após o depoimento da mãe da vítima. "Ela disse que a filha havia saído com Almir pouco antes do assassinato", contou o delegado Antônio Taveira.

Almir foi encontrado no hospital da cidade onde havia ido para tratar de um ferimento na mão. No momento da abordagem policial, o acusado acabou confessando o homicídio e demonstrou arrependimento. Segundo o delegado, ele não tinha passagens pela polícia e era considerado "homem de bem" pela população, mas enfrenta problemas com álcool.  

O acusado foi autuado em flagrante e o corpo de Frankneide da Silva será submetido a perícia no Itep, onde serão aguardados parentes para a liberação do cadáver.
 
Fonte: Tribuna do Norte