quarta-feira, 21 de maio de 2014

Brasil sedia reunião das Redes da Região Interamericana de Métodos Educativos e de Jovens

Brasil sedia reunião das Redes da Região Interamericana de Métodos Educativos e de Jovens
Entre os dias 9 e 11 de maio, reuniram-se em Curitiba/PR, membros da Rede Interamericana de Métodos Educativos e da Rede Interamericana de Jovens, da Subregião Conesul.

O encontro reuniu membros das associações escoteiras do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina; o diretor do Programa de Jovens – Escritório Mundial Escoteiro da Região Interamericana (Maurício Veayra), o diretor de Gestão de Adultos Escritório Mundial Escoteiro da Região Interamericana (Ralf Dilman) e o executivo CONESUL da Região Interamericana (Luiz Gustavo Cardia Mazetti). O Brasil foi representado na Rede de Programa pelo Marcos Carvalho (diretor de Métodos Educativos) e o Vitor A. Gay (gerente de Programa Educativo) . Na reunião da Rede de Gestão de Adultos pelo Theodomiro Rodrigues (coordenador da Equipe Nacional de Gestão de Adultos), Luiz Cesar de S. Horn (Gerente de Métodos Educativos) e a Megumi Tokudome (Gerente de Gestão de Adultos) e na reunião da Rede de Jovens pelo Lucas Machado (
Durante o encontro foram discutidas novas propostas de trabalhos em conjunto das redes de programa, adultos e jovens.
SAPS!

Comitê Escoteiro Mundial fala sobre Direitos Humanos

Comitê Escoteiro Mundial fala sobre Direitos Humanos
Em reação à recente aprovação de legislação sobre a homossexualidade em Uganda, o Comitê Escoteiro Mundial (CEM) emitiu uma declaração sobre o respeito aos Direitos Humanos dentro do Escotismo.
No documento, o CEM reafirma seu compromisso mundial com os valores do Escotismo e o reconhecimento, pelo Movimento Escoteiro, da santidade dos Direitos Humanos, que devem ser aplicados sem exceção ou discriminação.
A declaração na íntegra faz parte da circular 15/2014 da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) e pode ser conferida a seguir.

Declaração do Comitê Escoteiro Mundial sobre o respeito aos Direitos Humanos

Caros colegas,

O Comitê Escoteiro Mundial (CEM) realizou, recentemente, sua última reunião em Genebra, na Suíça. Na ocasião, foi considerado e aprovado o relatório final do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos (GTDH), que foi criado para trabalhar durante o último triênio em questões que tinham sido levantadas, mas não resolvidas, na última Conferência Mundial Escoteira.

O relatório do GTDH e as propostas decorrentes desse relatório, que foram aprovadas pelo CEM, será apresentado na próxima Conferência Mundial Escoteira, na Eslovênia, em agosto deste ano.

Em resposta a recentes ocorrências relacionas aos Direitos Humanos em várias partes do mundo, o CEM também elaborou e aprovou por unanimidade uma nova “Declaração do Comitê Escoteiro Mundial sobre o respeito aos Direitos Humanos”. Essa declaração será publicada no site do Escotismo Mundial: www.scout.org.

Reconhecemos que todas as Organizações Nacionais Escoteiras (ONEs) devem operar dentro de seus contextos nacionais e gostaríamos de reenfatiza o status apartidário e voluntário do Escotismo como um movimento juvenil educacional global.

No entanto, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), como um todo, é clara em seu inequívoco apoio aos Direitos Humanos. Estes, inclusive, foram expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU de 1948 e continuam a evoluir.

Os valores promovidos pelo Escotismo Mundial são expressos dentro da Lei e Promessa Escoteira. A partir desses valores, entende-se que a dignidade do ser humano deve ser valorizada em cada programa e atividade escoteira.

Queremos enviar uma mensagem clara em nível global, reafirmando publicamente nosso compromisso mundial com os valores do Escotismo e o reconhecimento pelo Movimento da santidade dos Direitos Humanos, que devem aplicar-se sem exceção ou discriminação.

Pedimos que, qualquer membro individual do Escotismo que encontre sua própria posição sendo incompatível com os valores acordados pelo Movimento Escoteiro, reconsidere seriamente a sua própria posição, especialmente no contexto de todas as consequências adversas para o Escotismo que pode ser erroneamente derivadas a partir dela.

Educação é o coração de mudar o mundo e nós não hesitaremos ou seremos distraídos desta missão vital.

Comitê Mundial Escoteiro
Março 2014

Para Aldo Rebelo, parte da mídia faz campanha contra a Copa


Aldo Rebelo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se referiu a “setores ressentidos” ao comentar movimentos contra a realização da Copa do Mundo. Em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil, na noite de ontem (20), ele disse que parte da mídia faz campanha contra o evento. “Aqui no Brasil parte da mídia faz campanha contra a Copa. Setores ressentidos, derrotados, fazem essa campanha”. Rebelo ainda citou o apoio inicial de governadores de oposição ao governo do então presidente Lula.
“O Aécio, o Alckmin, o Eduardo Campos estavam lá, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Depois, as conjunções políticas e as manifestações fizeram com que alguns se afastassem disso. Aí a Copa ficou órfã de pai e mãe, restando só o [ex-]presidente Lula”. O ministro ainda atribuiu movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil a um sentimento de contrariedade a posições que o país estaria ocupando no cenário internacional.
“Existe, em algumas partes do mundo, um desconforto em relação à posição que o Brasil tem ocupado nos fórum internacionais e o seu protagonismo econômico. É como se dissessem que o Brasil quer ocupar um lugar que não lhe cabe, que ele precisa voltar ao seu lugar”. Ele acredita, no entanto, que no final das contas o povo vai abraçar o evento, seja por “informação ou paixão ao futebol”.

Senado aprova cotas para negros em concursos públicos

Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações hoje (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.
“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou. O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.
Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público, anulada.

Fonte: Agencia Brasil

RN registra a incrível marca de 4 homicídios por dia durante o ano de 2014

Foto: Divulgação
O Conselho Estadual de Diretos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte apresentou, nesta semana, os novos números de homicídios registrados no Estado nos primeiros cinco meses de 2014. O relatório mostra dados colhidos de 1º de Janeiro a 7 de Maio deste ano e revela um quadro preocupante da violência, principalmente na capital.
O mapeamento dos crimes violentos letais intencionais aponta a cidade de São José do Mipibu como o município de maior índice, com 51,95 homicídios a cada 100 mil habitantes.
São Gonçalo do Amarante vem em segundo lugar, com 28,36 homicídios, seguida de Parnamirim, com 21,79, e Natal em quarto lugar, registrando 24,48 homicídios a cada 100 mil habitantes. Municípios que não fazem parte da região Metropolitana, como Assu e Baraúna, tiveram um aumento nos casos de homicídios. Já em Mossoró, os números praticamente não mudaram.

Fonte: Portal BO