sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Paulo Roberto e Alberto Youssef citam PT, PMDB e PP em depoimentos

Ex-diretor da Petrobras e doleiro delataram à Justiça Federal esquema de corrupção que envolveu as diretorias da empresa na cobrança de propina para abastecer partidos políticos, durante os governos Lula e Dilma.


O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef delataram à Justiça Federal, com muitos detalhes, um esquema de corrupção que envolveu as diretorias da empresa na cobrança de propina para abastecer partidos políticos, durante os governos Lula e Dilma.


Segundo os depoimentos, dinheiro desviado da Petrobras foi usado para financiar campanhas eleitorais em 2010. O Jornal Nacional teve acesso às gravações dos depoimentos em que Paulo Roberto e Alberto Youssef citaram o PT, o PMDB e o PP e falaram sobre os percentuais que políticos e partidos teriam recebido. 


Os depoimentos à Justiça Federal em Curitiba nesta quarta-feira (9) foram gravados em áudio. O ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef explicaram que, desde 2006, durante o governo Lula, existia um cartel na Petrobras.


Funcionava assim: partidos políticos aliados ao governo - PP, PMDB e PT - indicavam diretores para ocupar cargos na Petrobras nas diretorias de Abastecimento, de Serviços, de Exploração e Produção, Internacional e de Gás e Energia.


Os diretores e o doleiro negociavam com diretores de empreiteiras o percentual da propina. Em troca, as empresas conseguiam os contratos. A propina saía dos cofres das empreiteiras e era distribuída aos diretores da Petrobras, a políticos e ao doleiro Alberto Youssef.


Treze empreiteiras foram citadas no depoimento como participantes do esquema, entre elas: Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Mendes Junior.

O ex-diretor revelou os percentuais dos pagamentos. Dinheiro desviado de contratos da Petrobras.


“Me foi colocado lá pelas empresas, e também pelo partido que, dessa média de 3%, o que fosse Diretoria de Abastecimento, 1% seria repassado para o PP. E os 2% restantes ficariam para o PT, dentro da Diretoria que prestava esse tipo de serviço, que era a Diretoria de Serviços”, conta Paulo Roberto Costa.

Youssef confirmou que, sem propina, não tinha contrato.


Alberto Youssef: Se ela não pagasse, tinha a ingerência política e do próprio diretor que ela não fazia a obra se ela não pagasse.

Youssef exemplificou. “Vou explicar para Vossa Excelência entender. O contrato é um só. Uma obra da Camargo Corrêa, 3,48 bilhões, tá certo? Ela tinha 34 milhões, ela tinha que pagar por aquela obra para o PP. Eu era responsável por essa parte. A outra parte eu não era responsável. Ele tinha que pagar mais 1%, mais outros 34 milhões, ou 2%, no caso o Paulo Roberto está dizendo, para outro operador, que no caso, João Vaccari”, diz Alberto Youssef.


João Vaccari é tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores. Segundo Paulo Roberto, em três diretorias da Petrobras, a propina não era dividida com outros partidos, ficava integralmente com o PT: Exploração e Produção, Gás e Energia e de Serviços. Segundo o ex-diretor, Vaccari era o operador do partido dentro da Petrobras. E fez indicação política junto com o ex-ministro José Dirceu.


“Dentro da área de serviços tinha o diretor, o diretor Duque, que foi indicado na época pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu e ele tinha essa ligação com o João Vaccari dentro desse processo do PT”, explica Paulo Roberto Costa.


Paulo Roberto disse que Renato Duque recebeu dinheiro do esquema. Assim como Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras, que negociou a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O negócio gerou prejuízo de US$ 792 milhões, segundo o Tribunal de Contas da União. Cerveró virou diretor da Petrobras por indicação do PMDB, de acordo com Paulo Roberto.


O doleiro confirmou e complementou: os desvios só funcionaram por causa dos agentes públicos.


“Tinha gente muito mais elevada acima disso, inclusive acima de Paulo Roberto Costa. No caso, agentes públicos. Esse assunto ocorria nas obras da Petrobras e eu era um dos operadores”, explica Alberto Youssef.


Paulo Roberto Costa chegou à Diretoria de Abastecimento da Petrobras graças a uma escolha política. Segundo o doleiro Alberto Youssef, a nomeação dele em 2004 foi viabilizada por pressão no Congresso. Ele afirmou que o ex-presidente Lula cedeu a aliados e aceitou a indicação.


“Eu tenho conhecimento que para que o Paulo Roberto Costa fosse, assumisse a cadeira de diretor da Diretoria de Abastecimento... esses agentes políticos trancaram a pauta no Congresso durante 90 dias. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou louco, teve que ceder e realmente empossar o Paulo Roberto Costa na Diretoria de Abastecimento”, lembra Alberto Youssef.


Segundo os depoimentos, o esquema durou cerca de seis anos. E só terminou assim que Paulo Roberto deixou a diretoria de abastecimento, em abril de 2012, já no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Os pagamentos feitos depois disso, de acordo com eles, eram pendências e não propina de novos contratos. O suborno era pago em dinheiro vivo. Paulo Roberto afirmou que já chegou a ser pago em um shopping. E também confirmou que o dinheiro desviado abasteceu campanhas eleitorais em 2010.


“Nós tínhamos reuniões com uma certa periodicidade com esse grupo político. E essa periodicidade então se comentava, ó, recebemos isso, recebemos aquilo e etc. Na minha agenda que foi apreendida na minha residência tem uma tabela, detalhada junto ao Ministério Público e esta tabela ela revela vários valores de agentes políticos, de vários partidos que foram relativos a eleição de 2010”, conta Paulo Roberto Costa

Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef não citaram nomes de autoridades com foro privilegiado porque essa análise só pode ser feita pelo Supremo Tribunal Federal. Os depoimentos foram dados no processo sobre lavagem na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Paulo Roberto foi diretor do Conselho de Administração, autoridade máxima na estrutura da refinaria. E confirmou.


Juiz: O senhor confirma que houve, então, um superfaturamento, na obra da Abreu e Lima?
Paulo Roberto Costa: Eu confirmo que além do BDI que as empresas colocam, que são seus custos indiretos mais o seu lucro... Essas do cartel, vou repetir de novo aqui, não são todas as empresas. São empresas do cartel, colocaram em média esse percentual a mais para poder atender a interesses políticos.


O doleiro confirmou que empresas do esquema até chegaram a executar serviços, mas a preços que incluíam a parte da propina.


Alberto Youssef: O que eu quero dizer é o seguinte, a Vossa Excelência: que realmente a Sanko executou esses serviços, realmente a Sanko forneceu os equipamentos para a Camargo Corrêa, mas foi colocado um acréscimo valor nas notas de serviço para que ele pudesse me fazer o repasse.


Juiz: Esse acréscimo corresponde exatamente ao valor que foi depositado nas suas contas depois, nas contas que o senhor controlava?
Alberto Youssef: É, parte sim e parte, não.


O ex-diretor já fez delação premiada e cumpre prisão domiciliar no Rio. Ao juiz, ao Ministério Público e advogados, ele resumiu a lógica que fez o esquema funcionar por tanto tempo.


“Se houve erro, e houve erro... foi a partir da entrada minha na diretoria por envolvimento com grupos políticos principalmente que, usando a oração de São Francisco, que é 'dando que se recebe'. Eles usam muito isso”, explica Paulo Roberto Costa.


O Partido dos Trabalhadores, PT, repudiou com veemência e indignação o que classificou de declarações caluniosas de Paulo Roberto Costa. O PT negou ter recebido dinheiro desviado da Petrobras e declarou que todas as doações para o partido seguem as normas legais e são registradas na Justiça Eleitoral.


Segundo a Secretaria Nacional de Finanças do PT, o depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa está carregado de informações distorcidas e mentirosas e o secretário João Vaccari Neto nunca tratou de qualquer assunto com ele.


Tanto o Partido Progressista quanto o PMDB declararam que desconhecem o teor das denúncias porque não tiveram acesso ao conteúdo da delação.


O advogado de Nestor Cerveró disse que não existe nenhuma investigação contra o cliente dele.


Renato Duque disse que desconhece o teor dos depoimentos e que vai entrar com uma ação penal contra Paulo Roberto Costa.


O ex-ministro José Dirceu declarou que não foi ele quem indicou Renato Duque para a  Diretoria de Serviços da Petrobras.


A Petrobras declarou que tem colaborado com as investigações e que tem sido reconhecida, pelas autoridades, como vítima nesse processo de apuração.


A Camargo Corrêa, a Odebrecht, a Queiroz Galvão, a Sanko Sider e a Andrade Guttierrez negaram ter cometido irregularidades. A Mendes Júnior declarou que não se pronuncia sobre processos em andamento. A OAS não retornou nossas ligações.


O Palácio do Planalto e o ex-presidente Lula declararam que não vão se manifestar sobre o assunto.

Fonte: jornal-nacional

“O acordão contaminou todos que estavam por perto”, diz Robinson Faria em debate

Foto: Divulgação
O resultado nas urnas no primeiro turno foram avaliadas pelo candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) durante debate na Band nesta quinta-feira (9). “Nós fomos os vitoriosos nas urnas e chegamos ao segundo turno. A nossa senadora venceu e os nossos deputados estão eleitos. Já os candidatos apoiados por você, mentor do acordão, foram todos contaminados.  O seu acordão contaminou todos os que estavam por perto, inclusive deputados que não mereciam a derrota que o acordão proporcionou a eles”, disse Robinson em debate na Band.

Para o candidato, a leitura das urnas é que o eleitor potiguar repudia o “acordão” planejado pelo candidato do PMDB. Robinson lembrou que a coligação Liderados Pelo Povo elegeu a senadora Fátima Bezerra (PT), deputados e venceu em grandes colégios eleitorais do RN como Mossoró, Pau dos Ferros e Assú.

Ao deputado Henrique, Robinson perguntou sobre seus projetos pelo Estado – a Câmara dos Deputados lista apenas 4 projetos em 44 anos – e o candidato não respondeu. Perguntou sobre seus processos que o acusam e ainda sobre como o deputado se sente com o nome envolvido em escândalos nacionais. Henrique não respondeu aos questionamentos.

Os projetos de infraestrutura e desenvolvimento econômico foram destacados por Robinson durante o debate na Band. Mediado pelo jornalista Diógenes Dantas, o candidato Robinson respondeu a questões como saúde, gestão pública, educação e segurança com propostas apresentadas por Robinson para o Rio Grande do Norte. 

Na questão da infraestrutura, Robinson apresentou propostas de melhorias na logística de distribuição de produtos produzidos em terras potiguares; as melhorias na configuração portuária; o Plano de Integração Logístico através dos chamados eixos do desenvolvimento e a revitalização das Rotas Aéreas no Estado.

“Vamos construir um terminal oceânico no Rio Grande do Norte para garantir o transporte de granéis, produção agrícola e equipamentos com grande volume e vamos otimizar o Porto de Natal”, destacou Robinson.

Pensando no desenvolvimento econômico, o governo Robinson irá priorizar o Plano de Integração Logístico, conhecido como os eixos do desenvolvimento através do corredor logístico na grande Natal para propiciar o tráfego de cargas ligando o aeroporto de São Gonçalo, o Porto de Natal, as ZPEs e o novo Terminal Oceânico.

Durante o debate, Robinson falou sobre a importância da das ligações das principais BRs que ligam a capital ao interior do Estado. “Vamos unificar as regiões e garantir o escoamento da produção potiguar ao mesmo tempo em que vamos facilitar o deslocamento de pessoas”, justificou.

Sobre a saúde, Robinson assumiu o compromisso de reestruturar os hospitais regionais; criar Centros de Diagnósticos em Natal e Mossoró e garantir atendimento de qualidade a população.

Na segurança o candidato destacou o investimento de 10% do orçamento estadual para a segurança pública; colocar os policiais nas ruas através da Polícia de Proximidade; ampliação dos projetos de inteligência da Polícia e prevenção de drogas.

Pesquisas mostram empate técnico entre Aécio e Dilma

A campanha da eleição para presidente da República começa acirrada no segundo turno. A primeira rodada de pesquisa do instituto Datafolha aponta um empate técnico entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, pela primeira vez, com candidato à Presidência do PSDB numericamente à frente. Aécio Neves está com 46% e Dilma Rousseff, com 44%. Os votos brancos e nulos ficaram em 4% e estão indecisos (responderam não sabe) 6% dos eleitores. O Ibope apresentou os mesmos número de intenção de voto nos candidatos.

Se forem considerados apenas os votos válidos, Aécio Neves tem 51% das intenções, ante 49% de Dilma Rousseff. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, Aécio pode ter entre 49% e 53% dos votos válidos. Já Dilma pode ter entre 47% e 51%. O levantamento pelos votos válidos exclui as intenções de votos em branco e os nulos, além dos eleitores que afirmaram estarem indecisos, mesma fórmula usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anunciar os números oficiais do pleito.

Considerando todas as pesquisas do instituto Datafolha desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece com mais intenções de voto que o vencedor num estudo de segundo turno. No 1º, Dilma alcançou 41,59% dos votos, ante 33,55% de Aécio; em terceiro, Marina Silva (PSB) teve 21,32%.

Analisando o histórico da polarização PT x PSDB, é a primeira vez também, desde 2002, que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em simulação de turno decisivo. Em votos totais, o placar é 46% para Aécio, 44% para Dilma, 4% dispostos a votar nulo ou em branco, e 6% de indecisos.

A avaliação do governo Dilma revela uma situação de estabilidade para a presidente da República. Nesta última pesquisa Datafolha, 39% das pessoas ouvidas julgam que o governo é ótimo ou bom. Trata-se do mesmo patamar nas duas pesquisas anteriores. Em seguida, 38% avaliam o governo como regular e 22% dizem que o governo é ruim ou péssimo –um ponto a menos que na pesquisa anterior.

O Instituto Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01068/2014.

Petrobras confirma envio de gasolina adicional para suprir escassez no RN

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, registrou incêndio na tarde desta quarta-feira (28) (Foto: Canindé Soares)
A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (9) o envio de um carregamento adicional de gasolina para suprir a escassez do produto nos municípios do Rio Grande do Norte. Em nota enviada ao G1, a empresa estatal informou que foram entregues 2,6 milhões de litros de combustível às distribuidoras no município de Guamaré, onde funciona a refinaria Clara Camarão, polo produtor da gasolina fornecida no estado. A causa da escassez de combustível não foi revelada pela estatal.

De acordo com a Petrobras, a oferta adicional de gasolina está vindo dos polos de Cabedelo, na Paraíba, e de Ipojuca, em Pernambuco, conforme acertado com as distribuidoras. Nesta quarta-feira (8), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) já havia informado que a gasolina dos fornecedores da Paraíba e Pernambuco seria usada para suprir a demanda no Rio Grande do Norte.

O problema foi identificado em pelo menos duas cidades potiguares nesta quarta, quando filas de carros se formaram nos postos do município de Currais Novos, na região Seridó, e clientes encontraram dificuldade para encontrar gasolina comum nos estabelecimentos de Natal. A solução momentânea está sendo o uso de gasolina aditivada e etanol.

Já nesta quinta, duas ambulâncias ficaram sem abastecimento no posto do governo do Rio Grande do Norte por falta de combustível. O problema foi solucionado ainda durante a manhã. O posto está adotando desde quarta o racionamento de gasolina, priorizando o abastecimento de veículos vinculados às secretarias de Segurança, Educação e Saúde.

Ambulâncias ficaram sem abastecimento (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi) 
 
A informação dos revendedores é que a falta de um reagente nas distribuidoras dificultou o suprimento dos postos com gasolina, porém nada foi confirmado oficialmente pela Petrobras nem pelas distribuidoras.

A direção do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) disse, por meio da assessoria de comunicação, que de fato recebeu informações de revendedores atestando o problema de falta de combustível. No entanto, o sindicato afirma não ter qualquer gerência sobre a questão, que deve ser tratada, segundo o Sindipostos, por cada um dos revendedores individualmente.

Veja nota enviada pela Petrobras
O suprimento de combustível no município de Currais Novos, bem como nos demais municípios do Rio Grande do Norte, fica a cargo das distribuidoras locais, que usualmente adquirem seu produto no polo da Petrobras em Guamaré.

O fornecimento de gasolina no polo de Guamaré já está complementado com oferta adicional de produto a partir dos polos de Cabedelo, em Fortaleza, e de Ipojuca, conforme previsto na relação da Petrobras com as distribuidoras locais.

Nesta quinta-feira (09/10), foram entregues 2,6 milhões de litros de gasolina às companhias distribuidoras em Guamaré. Adicionalmente, visando o aumento da oferta local no polo de Guamaré, está prevista a chegada de um navio com gasolina dia 10 de outubro.

Fonte: Do G1 RN