sexta-feira, 3 de maio de 2013

Filho de Edir Macedo assume a homossexualidade e assunto vira polêmica no mundo gospel


Edir Macedo e o filho Moyses Macedo. Foto: Divulgação
Edir Macedo e o filho Moyses Macedo. Foto: Divulgação
E não é que o feitiço se virou contra o feiticeiro? Um dos nomes mais representativos da religião Evangélica no país tem um filho que, supostamente, declarou-se gay nas redes sociais.
Moyses Macedo, filho do bispo bilionário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record, assumiu sua homossexualidade nas redes sociais na última segunda-feira, de acordo com o site O Fuxico Gospel.
O jovem mora em Manhattan, Nova York, onde leva uma vida modesta e sem qualquer problema quanto à orientação sexual. De acordo com vizinhos, não é novidade para ninguém que ele seja gay.
Mesmo assim, a saída do armário de Moyses está sendo amplamente divulgada em sites gospel do Brasil e em redes sociais, como o facebook.

Governo do RN recebe ministros para encontro com novos prefeitos

A Governadora do Rio Grande do Norte receberá nesta sexta-feira 03, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Os três ministros vêm acompanhados de técnicos dos demais ministérios da presidenta Dilma Rousseff, para uma série de audiências com os prefeitos do Rio Grande do Norte.

A iniciativa visa promover debates entres os prefeitos, ministros e técnicos a respeito das áreas mais críticas de cada município e ações necessárias para aperfeiçoá-las. Durante o encontro, os novos prefeitos e prefeitas também receberão orientações sobre os principais programas do Governo Federal nas áreas de saneamento básico, habitação, social, políticas voltadas à modernização da gestão pública, infraestrutura, saúde e educação. As três últimas concentram as maiores demandas de investimentos, por parte dos municípios.

O evento é inédito no Estado e é importante para aproximar os pleitos do poder municipal do Governo Federal.  O encontro será aberto às 8h30 para credenciamento dos participantes e segue até as 18h, toda a programação acontece na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Serviço

8h30 Credenciamento

9h30 - Abertura
Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República,
Ideli Salvatti
Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini
Prefeito de Natal, Carlos Eduardo
Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio Outras Autoridades

11h -Mesa (Palestras):
Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves
Ministério da Integração Nacional, Fernando Bezerra

11 às 18h Salas de Atendimento Individualizado:
Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde - Funasa

14h30 - Mesa (Palestras):
- Apoio ao Planejamento e à Gestão dos Municípios
Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Secretaria Geral da Presidência da República
- Políticas de Educação
Ministério da Educação
- Políticas de Saúde
Ministério da Saúde

18h - Encerramento das atividades

Tá tudo dominado: Na mesma noite, mais três agências bancárias são explodidas no interior do estado


Agência de Angicos ficou praticamente destruída. Foto: Cedida / Gisele Cavalcante
Agência de Angicos ficou praticamente destruída.
A onda de violência ocorrida na madrugada de ontem continuou ainda com os ataques quase simultâneos a três agências bancárias do interior do Rio Grande do Norte, nos municípios de Afonso Bezerra, Almino Afonso e Angicos. Os três estabelecimentos foram destruídos após quadrilhas compostas por, pelo menos, dez bandidos, terem explodido os caixas eletrônicos, roubando o dinheiro contido nos equipamentos.
Conforme o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, o policiamento ostensivo foi reforçado em praticamente todo o Estado, para evitar que novas ações aconteçam durante este período, de maior movimentação bancária. Além disso, estão previstas operações policiais em várias cidades, nos próximos dias, para inibir a presença dos criminosos. Ele disse ainda que os casos devem ser investigados pela Polícia Federal e também pela Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil.
“Temos indícios de que alguns criminosos que compõem essas quadrilhas são de outros estados, como o Ceará e a Paraíba. Além disso, recebemos informações seguras de que os bandidos que fugiram de unidades prisionais em Mossoró também estão se articulando para fazerem explosões e arrombamentos a caixas eletrônicos. Por isso, a Deicor está envolvida nas investigações”, explicou o comandante.
Os ataques ocorreram às agências do Banco do Brasil de Angicos e Afonso Bezerra, na Região Central e ao Bradesco de Almino Afonso, no Oeste, por volta das 2h da madrugada. Em todos os casos, os bandidos estavam com armas de grosso calibre e explosivos para detonar os terminais eletrônicos. Todo o dinheiro que estava nos equipamentos foi levado pelos criminosos.
“As explosões foram muito fortes e causaram estragos severos à estrutura física das agências bancárias. Houve ainda enfrentamento entre bandidos, que estavam armados com pistolas nove milímetros, espingardas e fuzis, e os policiais em Afonso Bezerra, onde a delegacia e uma viatura foi alvejada. Já em Almino Afonso, a polícia foi acionada por moradores, mas quando a guarnição chegou, os bandidos já tinham fugido”, explicou o comandante Araújo.

Demissão da filha de Manoel Torres acentua crise entre PMDB e Governo

A demissão sumária da médica Ligia Torres do Hospital Regional de São Paulo do Potengi, no começo desta semana, acentuou o clima de insatisfação de parte do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). Filha de tradicional liderança política peemedebista no Seridó (Manoel Torres, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caicó por três mandatos, morto em janeiro de 2012), Ligia foi demitida pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca.
Na última segunda-feira, o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, convocou Ligia para o que seria uma reunião de trabalho. Ao chegar à Secretaria de Saúde, ela diz que o secretário pediu seu cargo, alegando que está em busca de resultados. A conversa, entretanto, se deu após uma entrevista que Ligia concedeu a uma emissora de TV ter ido ao ar, mostrando que a decisão do secretário de encerrar as atividades da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMI) em São José de Mipibu tinha gerado aumento de demanda por partos no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, administrado por ela.
Na matéria, Ligia afirma, também, que “ainda” não havia sido informada oficialmente sobre a decisão da Secretaria de Saúde de encerrar as atividades da APAMI em São José de Mipibu. As declarações à imprensa, um tanto constrangedoras para o secretário, teriam sido a motivação para a sua demissão sumária. “Fui chamada (pelo secretário) para uma reunião de trabalho. Eu peguei minha pastinha, botei debaixo do braço e levei comigo minha enfermeira-chefe. Ficamos na antessala e quando o secretário chegou pedi para avisar que eu já estava ali. Eu pensava que ele queria discutir sobre demandas, até porque eu não duvidei da capacidade de ninguém, não feri ninguém. Ele olhou pra mim e disse: ‘Minha conversa é rápida, preciso do seu cargo’”, disse a médica, em entrevista à blogueira Thaisa Galvão.

Homicídios: média diária cresce 50%

A média diária de homicídios registrada no Rio Grande do Norte cresceu 50%. De acordo com números divulgados pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), a polícia contabilizou 959 assassinatos no ano passado, o que representou 2,6 mortes por dia. Já no primeiro quadrimestre deste ano, o número de homicídios chegou a 471, ou seja, são 3,9 mortes a cada dia. Se a média continuar a mesma, serão mais de 1.400 homicídios até o fim do ano. Para evitar esse crescimento, o delegado geral da Polícia Civil do RN propôs, ontem, a criação de um “pacto pela segurança pública”.
Adriano AbreuAna Beatriz foi uma das sete vítimas de homicídio em MacaíbaAna Beatriz foi uma das sete vítimas de homicídio em Macaíba

Os números revelam que a violência cresceu de forma assustadora em todo Estado, especialmente na Região Metropolitana de Natal (RMN). Mas os dados não explicitam, por exemplo, as dificuldades encontradas por policiais civis e militares no combate à criminalidade. Os investimentos públicos no setor não acompanharam o avanço de quadrilhas e grupos responsáveis pelo domínio do tráfego de drogas. Concomitantemente, o desaparelhamento das policiais contribui para o cenário que se apresenta.

Na tentativa de fornecer à sociedade uma resposta devido aos homicídios registrados no último feriado, bem como fortalecer o enfrentamento ao crime, mesmo com a estrutura defasada, o delegado geral da Polícia Civil,  Fábio Rogério, reuniu, na tarde de ontem, os delegados dos municípios que compõem  a RMN. O encontro, realizado à portas fechadas, serviu para definir as estratégias norteadoras dos próximos dias. “O que definimos aqui foi a criação de um pacto pela segurança pública. Sabemos das  dificuldades, mas temos que enfrentar essa situação”, asseverou.

Basicamente, o que sugeriu o delegado geral foi que os delegados se empenhassem mais na investida contra os homicidas e quadrilhas de ladrões que estão atuando na RMN. “Estamos fazendo um planejamento operacional, no sentido de combater e diminuir a criminalidade, prendendo essas pessoas que estão traficando, matando, roubando para que o cidadão potiguar tenha mais segurança. As estratégias estão sendo discutidas para que possamos dar uma resposta à sociedade o mais rápido possível”, completou.

Nos últimos dias, uma onda de assassinatos, arrombamentos e explosões a caixas eletrônicos assustou o RN. A polícia ainda não esclareceu os casos. O titular da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, atribui a falta de prisões e a crescente demanda de homicídios à falta de integração das polícias investigativas dos estados brasileiros. Segundo Rocha, as quadrilhas são organizadas e têm integrantes de diferentes localidades do país e isso dificulta as investigações.

O secretário também admitiu que a falta de estrutura das delegacias e o déficit de efetivo das polícias contribuem para esta demora na resposta do Estado. Em Macaíba – município que registrou sete homicídios na última quarta-feira – a polícia militar conta com três viaturas e duas motocicletas para o patrulhamento de toda região. O efetivo do 11º BPM é de 78 policiais que, além de Macaíba, respondem por Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz.

O titular da delegacia da cidade, delegado Márcio Delgado, participou da reunião de ontem e informou que a estrutura existente não favorece as investigações. “Trabalhamos todos os dias, mas é complicado com o que temos. Não temos delegacia de plantão e as coisas demoram. O efetivo não é suficiente”, disse.