domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rosalba critica “obra inacabada” e “desperdício” da gestão anterior

rosalba secretariado
Ao discursar na Assembleia Legislativa, abrindo o ano legislativo, no final da tarde desta sexta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sinalizou para um discurso de mais otimismo, conforme antecipado ontem por O Jornal de Hoje, mas, também, não deixou de olhar para o retrovisor e criticar a gestão passada, especialmente, da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), adversária mais temida por ela nas urnas em 2014.
No relato sobre os dois primeiros anos de governo, Rosalba afirmou que todas as obras inacabadas de importância para o desenvolvimento econômico e social do estado foram retomadas. “Obra inacabada é desperdício de dinheiro público. Com este governo, estamos enterrando a cultura de que não se conclui obra de um gestor anterior”, afirmou, citando 14 obras da área de esgotamento sanitário e recursos hídricos na Grande Natal e interior do estado que estavam paralisadas e foram retomadas, apenas pela Caern.
Já durante a manhã, foi a vez de Wilma utilizar o twitter para criticar a demora da inauguração da Escola de Governo, na noite anterior, uma obra da sua gestão. A ex-governadora disse que o governo atual inaugurou o prédio da escola somente dois anos após o início do mandato, mesmo a obra tendo ficado 70% concluída até 2010 e tendo a gestão anterior deixado recursos em caixa para finalizar. Além disso, Wilma denunciou o desvio de recursos públicos uma vez que o prédio estava sendo entregue à SECOPA e isso não seria permitido, porque o equipamento foi construído com recursos do FUNDESP, que é um fundo exclusivo para o desenvolvimento de pessoas.
Do Jornal de Hoje

Presídio Federal de Mossoró recebe facção criminosa de Santa Catarina


Do UOL – O Presídio Federal de Mossoró (a 278 km de Natal) recebeu 37 líderes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) na tarde deste sábado (16) numa operação realizada pela Força Nacional de Segurança para conter atos de violência em cidades de Santa Catarina. O desembarque dos presos ocorreu no aeroporto Dix Sept Rosado, às 15h45.
A polícia não divulgou o nome dos transferidos, mas a direção do presídio de Mossoró informou que foram 37 “cabeças” do PGC que estavam em três unidades prisionais em Santa Catarina em Criciúma, Dom Pedro de Alcântara e Florianópolis. Segundo a polícia, eles participaram de articulações dos ataques em cidades catarinenses. Três outros integrantes do PGC foram levados para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO).
O voo direto de capital Florianópolis para o Rio Grande do Norte foi realizado pela FAB (Força Aérea Brasileira) num avião do modelo Hércules C-13 e durou 5h45. A transferência contou com uma equipe formada por 41 agentes, sendo 24 homens da Força Nacional e 17 do Departamento Penitenciário Federal.
Após o desembarque, sob forte esquema de segurança, os presos foram levados em duplas, algemados, para ônibus e carros do presídio de Mossoró e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O comboio seguiu para a unidade prisional que fica na zona rural.

Efeitos da seca chegam ao litoral potiguar


punau
A Tribuna do Norte lembra que depois da enchente, a seca. Dois anos após as inundações que devastaram as plantações de jerimum do Vale do Punaú, distrito do município de Rio do Fogo, distante 70 quilômetros de Natal, desta vez é a falta de chuvas que reduz, mais que pela metade, a produção do fruto/legume. Em 2011, o transbordamento do rio Punaú provocou a perda de 80% da safra, estimada em 4 mil toneladas. Este ano, a expectativa é que seja produzido, em 343 hectares plantados, algo em torno de 1/3 do montante colhido no ano passado, que foi de 4,2 mil toneladas.
“Se engana quem imagina que a seca só atinge o sertão do Rio Grande do Norte. A queda na produção de jerimum no Vale do Punaú foi causada pela seca, que prejudicou bastante nossa safra este ano”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Jerimum do Vale do Punaú, João Batista Bandeira Gomes. Além da estiagem, pragas como a mosca-branca e o “purgão”, dizimam ainda mais as plantações. “Tudo isto reflete na qualidade do produto. E baixa qualidade é baixo preço”, relembra João Batista.

Aliança entre PMDB e DEM está nas mãos de Henrique Alves


henrique mossoroense
Está nas mãos do deputado federal Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados, o destino da aliança entre PMDB e DEM no Rio Grande do Norte. Ao ser procurado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para tratar da aliança, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) sugeriu que ela fosse tratar do assunto com Henrique. Seria ele quem daria a palavra final.
O deputado está desde o dia 7 de fevereiro na cidade de Orlando nos EUA. A chegada dele está prevista para hoje. Antes de embarcar, o presidente da Câmara dos Deputados deu uma entrevista à Tribuna do Norte em que voltou a fazer durar críticas à governadora. Disse que a administração é centralizadora e falta diálogo. Ele disse também que a questão não é apenas cargos, mas a forma como esses cargos serão exercidos pelos indicados do partido.
Nos bastidores da política emergem muitas versões. A primeira delas é que o PMDB ameaça romper porque quer cargos. A vaga em questão seria a rica Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. A reformulação não seria traumática porque quem está no cargo é um fiel aliado de Rosalba: Gilberto Jales. Ele já estaria encaminhado para assumir a Agricultura, que está sem titular desde novembro quando Betinho Rosado (DEM) voltou a ser deputado federal.
O PMDB quer indicar o ex-deputado estadual Elias Fernandes. O nome dele não seria bem aceito pela governadora por dois motivos: ele saiu do comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) por conta de denúncias de desvio de recursos e é o principal adversário do líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego (DEM). Há quem interprete a indicação como uma tentativa de inviabilizar as relações entre PMDB e DEM.
Fala-se também nas pressões do Palácio do Planalto para que o PMDB potiguar se afaste do governo. O argumento é de que não há como aceitar um ministro e um presidente da Câmara aliado fazendo parte de uma gestão demista.
O PMDB local também estaria disposto a lançar um candidato ao governo. A legenda não administra o Estado desde 2002 quando Garibaldi renunciou para disputar o Senado. Pesquisas indicam que pela força eleitoral do ministro, ele dificilmente não seria eleito.
D’O Mossoroense

Municípios da região Oeste do RN registraram fortes chuvas

chuva 1
Os municípios da região Oeste do estado registraram boas precipitações pluviométricas ontem (16), inclusive com a chuva perdurando até as primeiras horas deste domingo.
Os maiores registros aconteceram em Serrinha dos Pintos (180 mm), Frutuoso Gomes (115 mm), Martins (112 mm), Pau dos Ferros (60 mm), Doutor Severiano (53 mm) e São Miguel (50 mm).