sexta-feira, 20 de julho de 2012

Governadora admite que Ruth Ciarlini é bom nome para TCE

Na confraria Ele & Elas, Rosalba Ciarlini afirmou que só deverá decidir substituto de Alcimar Torquato até o mês de dezembro.

Governadora Rosalba Ciarlini na confraria Ele&Elas.
A ex-deputada e atual vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini (DEM), está no páreo para substituir Alcimar Torquato na cadeira do Tribunal de Contas do Estado, vaga aberta há cerca de um ano. "Ela é um bom nome como tantos outros", declarou a irmã de Ruth, a governadora Rosalba Ciarlini, em encontro na confraria de jornalistas Ele&Elas.

Rosalba Ciarlini disse que não tem pressa para definir a substituição no TCE. "Devo decidir até dezembro. Trata-se de um cargo da maior relevância e tenho de analisar com calma todas as alternativas", comentou a governadora.

Indagada sobre a possibilidade de indicar a própria irmã, a governadora não fugiu da resposta: "Ela tem experiência política. Foi deputada estadual. É vice-prefeita. Tem competência técnica para exercer a função pública. Ruth é mais um dos nomes que analiso neste processo", disse Rosalba.

A governadora afirmou que a vaga de Alcimar Torquato (ex-presidente do TCE em cinco períodos) é da responsabilidade do governo.

Málio Forte
Rosalba Ciarlini diz não ter pressa para decidir sobre vaga no TCE, aberta há um ano.

Antes da campanha eleitoral, a atual prefeita de Mossoró, FátimaRosado (DEM), foi cogitada para assumir a vaga do TCE e abrir espaço para a candidatura de reeleição de Ruth Ciarlini. Fafá resolveu concluir o mandato após ampla repercussão negativa do acordo político com a governadora.

Fusão partidária
A governadora Rosalba Ciarlini espera ser ouvida sobre eventual fusão do Democratas com o PMDB ou com outras legendas.

Márlio Forte
Governadora condicionou eventual fusão do DEM a afinidade programática.
Ela admitiu a possibilidade de fusão do DEM com outros partidos, mas afirmou que o cenário ainda não foi alvo de discussão mais profunda na cúpula do partido no Rio Grande do Norte. "Como governadora do partido, devo ser ouvida não só no plano estadual. Vamos debater o assunto no plano nacional. No momento, tudo não passa de especulação nas mídias. Tudo vai depender do desempenho do nosso partido nas eleições municipais", declarou.

Rosalba Ciarlini evitou comentar sobre eventual fusão com o PMDB. "Acho que, se ocorrer, deve acontecer com partidos que tenham afinidade programática com o DEM", falou.

O PMDB não tem afinidade com o DEM no RN, governadora? - perguntou o repórter. Ela respondeu sem demonstrar convicção: "Tem sim. Somos aliados".

A confraria Ele&Elas se reúne mensalmente.

MP ajuíza mais de 1,3 mil ações de impugnação de candidaturas no RN

Até o dia 5 de agosto, a justiça eleitoral deverá julgar as 1.321 ações de impugnação de registro de candidatura impetradas pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) no Rio Grande do Norte. Do total de ações de impugnação, 113 tiveram como base a Lei da Ficha Limpa e 65 o descumprimento de cota de gênero. Outras 429 foram por ausência de desincompatibilização de outros cargos eletivos. A principal causa das ações foi a constatação de candidatos que não apresentaram o comprovante de alfabetização, principalmente no interior, com 506 ajuizamentos em todo o estado. Restam 208 ações por outros motivos.

Em muitos casos, durante a análise do pedido do registro, a eventual irregularidade encontrada é corrigida. Quando isso acontece, o próprio MP Eleitoral pode pedir a improcedência da impugnação, manifestando-se favoravelmente ao deferimento do registro do pré-candidato. Assim, ele poderá participar da disputa eleitoral deste ano.

Segundo o procurador regional eleitoral do Rio Grande do Norte, Paulo Sérgio Rocha, "os promotores eleitorais em todo o estado não têm medido esforços para cumprir todos os prazos e etapas do calendário eleitoral". Ele disse que "o ajuizamento das ações de impugnação faz parte do importante papel que o MP Eleitoral desempenha na fiscalização das eleições. Representa uma contribuição da instituição para o aprimoramento da democracia no país".

A 13ª Zona Eleitoral recebeu o maior número de ações de impugnação. Ela abrange os municípios de Santo Antônio, Lagoa de Pedras, Serrinha,Várzea, Passagem e Jundiá. Ao todo, 102 pedidos foram encaminhados pelo MP Eleitoral, sendo 16 contra pré-candidatos a prefeito ou vice-Prefeito e 83 contra pré-candidatos a vereador. Já as Promotorias Eleitorais de Caicó, Jucurutu e Janduís não ingressaram com nenhuma ação de impugnação.

As informações sobre a atuação do MP Eleitoral no Rio Grande do Norte podem ser conferidas no site da Procuradoria Regional Eleitoral, o endereço é www.prern.mpf.gov.br. Na área Portal da Ficha Limpa estão disponíveis as relações de possíveis inelegíveis e de ações impugnadas por candidatos pela Lei da Ficha Limpa, além dos dados estatísticos das ações de impugnação.

Fonte: Diário de Natal