sexta-feira, 25 de julho de 2014

Com trator, agentes encontram túnel de 20 metros no maior presídio do RN


Túnel foi descoberto ao lado do Pavilhão 4 (Foto: Divulgação/Direção de Alcaçuz)

Com a ajuda de um trator tipo retroescavadeira, um túnel com aproximadamente 20 metros de comprimento foi descoberto nesta quinta-feira (24) ao lado do Pavilhão IV da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor Ivo Freire, foram os próprios presos - alguns que já haviam tentado escapar pelo buraco, quem denunciaram a localização. "Este túnel, segundo os apenados, foi escavado há pelo menos 4 anos. Só neste ano, eles já tentaram escapar por este túnel umas cinco vezes", afirmou.

Ainda de acordo com Ivo, assim que o trator começou a escavar as paredes do túnel cederam e o túnel desmoronou. "Tiramos a terra, colocamos pedras por toda a extensão do túnel e o cobrimos", acrescentou. A distância do Pavilhão 4 para o muro mais próximo é de uns 18 metros. Com a profundidade, o túnel passa dos 20 metros", explicou.
No início deste mês, uma revista de rotina já havia levado os agentes a encontrarem uma abertura que levava ao túnel descoberto nesta quinta. A tentativa de fuga aconteceu justamente a partir do Pavilhão 4. "O túnel era secundário e dava acesso a este, que era o principal. Com dois dias cavando, eles conseguiriam ligar as duas escavações”, disse o diretor na ocasião.

A última fuga
A última vez que detentos  conseguiram escapar de Alcaçuz foi no dia 3 de outubro de 2012. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil.

Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui atualmente cerca de 900 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Presídio Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade.

Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)

Hoje é o último dia para se inscrever no Sisutec


São Paulo - Participantes da 7 edição da Campus Party Brasil chegam ao Parque Anhembi. Estão programados mais de 500 horas de palestras, debates e oficinas sobre o mundo da Internet (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Termina hoje (25) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. Lá também  é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S.
Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.
Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 19h de ontem (24), 276,2 mil pessoas estavam inscritas. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o sistema registrou 528,7 mil inscrições. O mais concorrido é o de técnico do trabalho, com 74,4 mil inscritos. Em seguida, aparecem os de  técnico em logística (61,9 mil), técnico em enfermagem (47,3 mil) e técnico em informática (35,1 mil).
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.
O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.

Em visita a Brasília, UEB garante assinaturas ao Pacto Escoteiro

Em visita a Brasília, UEB garante assinaturas ao Pacto Escoteiro

Nos dias 3 e 4 de junho, os Escoteiros do Brasil fizeram uma visita a parlamentares em Brasília para apresentar o escotismo e o Pacto Escoteiro, documento que firma o compromisso de políticos com os valores do Movimento Escoteiro.

O Secretário Geral, David Ortolan, acompanhado de Daniel Hackbart (Analista Jurídico) e Felipo Nichetti (Mobilizador de Recursos), se reuniu com 12 senadores e cinco deputados e garantiu algumas assinaturas ao Pacto Escoteiro, entre elas a do deputado federal Alex Canziani Silveira (PTB/PR) e do senador Humberto Costa (PT/PE).

Os representantes do Escritório Nacional e Carlos Frederico, Presidente da UEB-RJ, ainda se encontraram os com diretores do Ministério da Educação, Leandro Fialho e José Vicente, com o intuito de conceber projetos dos Escoteiros do Brasil em parceria com o MEC, nas Secretarias da Escola Aberta e de Educação Ambiental.

Na ocasião, também foram negociadas parcerias institucionais com organizações de âmbito nacional, tais como os Maristas, Salesianos e a FENABB.

Leilão da PRF terá 126 motocicletas e 43 carros na próxima quarta em Natal


Serão leiloadas 126 motocicletas retidas nos postos da PRF (Foto: Divulgação/PRF) 
A Polícia Rodoviária Federal realizará na próxima quarta-feira (30) um leilão de veículos retidos nos postos de fiscalização. Serão postos a venda 169 veículos, sendo 126 motocicletas e 43 automóveis, distribuídos em 78 lotes. Desse total, 40 lotes são de veículos em condições de circulação, enquanto que 38 lotes serão negociados como sucata.

 A PRF informa que o valor arrecadado no certame será utilizado para quitar os débitos dos veículos relativos a impostos, taxas e multas. O objetivo principal é diminuir a quantidade de veículos retidos nos postos de fiscalização.

O leilão acontecerá a partir das 9h no espaço Cuxá do Hotel Maine, na rua da Saudade, nº 1713, no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul Natal. Os lotes estarão abertos para visitação nas próximas segunda (28) e terça-feira (29), das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Os locais de visitação serão a sede da PRF, na Avenida Nascimento de Castro, nº 1540, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, na sede da 1ª Delegacia da PRF, às margens da BR-304, em Macaíba, no prédio onde funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) metropolitano e no posto PRF da BR-406, em Ceará Mirim.

Bandidos descobrem que vítima de assalto era policial e o matam com tiro na cabeça em Macaíba

Foto: Divulgação
Um policial militar do estado da Paraíba foi assassinado na cidade de Macaíba, na tarde desta quinta-feira (24), durante uma tentativa de assalto. A vítima, identificada até o momento apenas pelo nome de Janilson, teria sido identificado como policial após os criminosos pegarem sua carteira, por isso, acabou sendo baleado na cabeça e morreu.
Os bandidos chegaram a fugir no carro do policial, um Fiat Pálio, de cor verde. O veículo, no entanto, teria sido abandonado ainda em Macaíba e os criminosos fugiram em um Peugeout de cor prata e placas não identificadas.
O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informo que já entrou em contato com o comandante da PM na Paraíba, coronel Euler Charles, informando sobre a ocorrência.
Ainda de acordo com coronel Araújo, o policial Janilson teria ido até Macaíba para visitar um irmão que está em uma clinica de reabilitação. Neste momento, várias equipes realizam diligências e policiais estão fazendo uma varredura no bairro de Felipe Camarão, para onde os suspeitos teriam fugido.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fonte: Portal BO