sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Liminar determina que Governo devolva dinheiro descontado de grevistas do Itep

O Governo do Estado terá que devolver aos servidores do Itep o dinheiro descontado na folha de pagamento de setembro, referente ao corte no ponto dos grevistas. A liminar com a determinação foi deferida pelo desembargador do Tribunal do Justiça, Assis Brasil. De acordo com a liminar, o Governo deve suspender o desconto nos contracheques e terá 15 dias para fazer a devolução do dinheiro. Caso a determinação não seja cumprida, o Governo poderá responder por crime de desobediência.

Aniversariante do Dia

Quem fez aniversário nesta sexta-feira, 28 de setembro, CLAUDIO COTIA,  Não faltaram cumprimentos dos amigos, Parabenizando o Amigo.

Polícia registra capotamento com dois passageiros no Seridó

 (Divulgação/PM Currais Novos)


Por volta das 00h30 desta sexta (28), um acidente tipo capotamento foi registrado na rua Dr. João Dultra de Almeida, próximo a APAE, no município de Currais Novos, envolvendo um veículo Chevrolet Corsa Classic de placas LNQ-7935. Segundo o condutor, de identidade preservada, ele teria cochilado e acabou colidindo em uma árvore, subindo o canteiro e tombando lateralmente.

No veículo também estava um menor, que saiu ileso do acidente. A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área e os procedimentos cabíveis.

Servidores do Itep ameaçam paralisar 100% dos serviços a partir da próxima semana

Os servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) ameaçam paralisar 100% as atividades na sexta-feira, dia 5 de outubro, às vésperas das eleições municipais para prefeito e vereador nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, que ocorrem no dia 7. A paralisação será efetivada caso o Governo não reabra as negociações com a categoria sobre o envio do Estatuto do órgão, que faz parte da estrutura estatal e vinculado à Secretaria Estadual de Saúde Pública. 
Servidores do Itep cobram andamento no projeto de estatuto do órgão
A decisão de parar com os serviços do necrotério, com o recebimento e autópsias de cadáveres de pessoas que sofreram morte violenta e também a realização de laudos técnicos em razão de flagrante delito, que vêm sendo realizados com 30% do quadro de pessoal, ocorreu na assembléia da noite de ontem, mas só anunciada  para a imprensa na manhã desta sexta-feira (28), na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol)), onde a categoria voltou a se reunir. 

Para a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta, está faltando vontade política ao governo Rosalba Ciarlini para fechar o acordo sobre o Estatudo do Itep, "pois falta pouca coisa" para isso, relacionada principalmente a questões financeiras e alguns direitos trabalhistas que, na opinião dela, precisam ser garantidos aos funcionários do Itep. Renata Pimenta disse que a criação do Estatuto "é necessária para profissionalizar o Itep" e evitar que o órgão "continue sendo um cabide de emprego", como, segundo ela, foi transformado ao longo dos anos pela classe política. 

O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, disse que a prática de transferir ou relotar servidores de outros órgãos para o Itep continua, mesmo com a greve da categoria, que está de braços cruzados há 27 dias, mas mantém serviços essenciais através dos 30% dos servidores que seguem trabalhando em respeito à lei de greve.

Na terça-feira (26), representantes do Governo e dos servidores participaram de uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Estado para que se chegasse a um acordo sobre a greve sobre o corto no ponto dos grevistas, mas não houve avanço. O caso será apreciado e decidido pelo Pleno do Tribunal.

Aniversariantes do dia...

 
O blog Baixa do Meio Noticias, homenageia em nome de nossos leitores (as), amigos e familiares a belíssima jovem LIANA CATARINA, que desde as primeiras horas da manhã é paparicada por amigos, por estar rasgando mais uma folhinha em seu calendário natalício nesta sexta-feira, 28 de setembro. Desejamos a aniversariante muitos anos de vida repletos de muita saúde, sucesso e infinitas realizações...

PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Hoje é o último dia para definição do transporte de eleitor

Com a proximidade do pleito eleitoral, o calendário feito pela Justiça Eleitoral vai encerrando prazos. Desde ontem o eleitor não pode mais solicitar segunda via do título ainda a tempo de votar no dia 7 de outubro. Também foi encerrado na quinta-feira o prazo para a Justiça Eleitoral informar aos chefes das repartições públicas e aos proprietários, arrendatários ou administradores das propriedades particulares os locais que serão usados no dia da votação.
Hoje é o último dia para definir o quadro geral de percurso e horários dos transportes de eleitores.
Na próxima terça-feira começa o prazo através do qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Essa regra é válida até 48 horas após o encerramento da eleição. O 2 de outubro também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais representantes para o comitê interpartidário de fiscalização.
No dia 4 de outubro será encerrada a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Essa também é a data final para os comícios. Também nesta data é encerrado o período de debates no rádio e na televisão.
Na quinta-feira será encerrado o prazo da Justiça Eleitoral para enviar ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação.
O dia 5 de outubro é o prazo final para divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso de propaganda eleitoral.
A véspera da eleição, dia 6 de outubro, é o último prazo para propaganda eleitoral em carros de som. Os candidatos terão até às 22h para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

UFRN abre inscrições para seleção de professores substitutos e temporários

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o processo seletivo de professores substitutos e temporários para o preenchimento de vagas existentes e formação de cadastro de reserva.

O período de inscrições se inicia nesta quinta-feira, 27, e se encerra na segunda-feira, 1º de outubro. O candidato deve acessar a página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) na internet (www.progesp.ufrn.br) e preencher o Requerimento de Inscrição.

As inscrições serão feitas presencialmente ou através de procuração na Secretaria da Unidade de Lotação correspondente. Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, o requerimento devidamente preenchido e a documentação especificada no edital do concurso. A validação da inscrição será feita mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 13.

O processo seletivo será realizado no período de 8 a 10 de outubro. O concurso está aberto para o preenchimento das seguintes vagas já existentes: uma na área de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Campus de Santa Cruz/RN) e uma na área de Saúde Coletiva do Departamento de Fonoaudiologia (Campus de Natal/RN).

O processo, que tem validade de 12 meses, também compreende a formação de quadro reserva nas seguintes unidades de lotação: Departamento de Comunicação Social, Departamento de Informática e Matemática Aplicada e Departamento de Psicologia do Campus de Natal.

Para consultar o edital, o requerimento de inscrição e as normas do concurso, acesse o link: http://www.progesp.ufrn.br/concurso.php?id=86979392.

TCE detecta Irregularidades nas contas do Fundef em município do RN

Uma inspeção especial realizada pelo Tribunal de Contas do Estado, com relação às contas do Fundef referentes ao exercício de 2000, no município de Senador Georgino Avelino, sob a responsabilidade do sr. João Batista de Santana, detectou várias irregularidades, sobretudo com relação à não comprovação de despesas efetuadas.

O processo foi encaminhado para apreciação na sessão da Primeira Câmara de Contas de quinta-feira (27) sendo relatado pela conselheira Adélia Sales, cujo voto foi pela restituição de R$ 72.508,97, em razão das despesas não comprovadas, além do encaminhamento das principais peças do processo para análise do Ministério Público Estadual e Federal, a fim de que sejam apurados possíveis ilícitos penais e/ou atos de improbidade administrativa.

Funcionários de bancos públicos encerram greve

As agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte reabrem hoje depois de dez dias de greve. A decisão de voltar ao trabalho foi tomada ontem em assembleia realizada no ginásio de esportes do Colégio Imaculada Conceição (CIC) em Natal. O único banco que continuará parado será o BNB, que, de acordo com Marta Turra, coordenadora geral do sindicato, ainda se posicionará a respeito das reivindicações da categoria. A Caixa Econômica Federal não alterou a proposta apresentada na terça-feira, mas avisou que estenderia até ontem o prazo para compensação de horas paradas. A partir desta sexta-feira, seriam descontados dos trabalhadores os dias de greve.
Elza Fiúza/ABrAgências do Banco do Brasil em Natal reabre hoje quando começa pagamento de servidores públicosAgências do Banco do Brasil em Natal reabre hoje quando começa pagamento de servidores públicos

 Em carta enviada à Contraf-CUT, o banco tinha avisado que estavam "exauridas todas as hipóteses de alteração das condições negociadas". "A partir desta data e na iminência da assinatura da convenção coletiva de trabalho, em caso de ausência ao trabalho consideraria falta não justificada, com todas as implicações daí decorrentes", diz a carta, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, afirmou que a proposta apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) atende em parte as demandas dos bancos públicos, mas trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm também reivindicações específicas que são negociadas com a direção dos bancos.

A Fenaban estabeleceu reajuste de 7,5% para a categoria e de 8,5% para o piso que consta na Convenção Coletiva, que passou para R$ 1.519. O piso dos trabalhadores da Caixa, contudo, já era mais alto, de cerca de R$ 1.900. "Alguns trabalhadores achavam que os 8,5% deveriam ser aplicados também no piso da Caixa, e não só no da Convenção Coletiva. Além disso, há discussões específicas sobre as condições de trabalho", disse Cordeiro. Na assembleia de ontem em São Paulo, estavam presentes cerca de 1.500 trabalhadores, de acordo com o Sindicato dos Bancários.

Na quarta-feira, os bancários que trabalham na rede privada e no Banco do Brasil em algumas capitais aprovaram a proposta da Fenaban e o consequente fim da greve. Enfraquecidos, os servidores do BB, especialmente os lotados em cidades do Nordeste, não tiveram outra saída senão votar pelo fim da paralisação.

TST determina fim da greve nos Correios e fixa reajuste

Brasília (AE) - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios em greve retornem ao trabalho nesta sexta-feira. A decisão foi tomada na tarde de ontem quando o TST julgou o dissídio coletivo da categoria em sessão extraordinária. O tribunal determinou que Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deve conceder 6,5% de reajuste aos funcionários, retroativo a primeiro de agosto. Os Correios ofereciam reajuste de 5,2%, mas os funcionários pediam mais. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que representa 31 das 35 regionais, pedia 43,7% de reajuste. O grupo dos "Sindicatos Unificados", reunindo os trabalhadores dos Correios da capital paulista e região metropolitana; de Bauru, no interior de São Paulo, e dos Estados do Rio de Janeiro e Tocantins, solicitava 10,2% de aumento salarial.

Além de fixar a volta ao trabalho a partir desta sexta (28), o TST estabeleceu que deverá haver compensação dos dias não trabalhados. O início da greve não ocorreu ao mesmo tempo em todas as 35 unidades regionais. Os primeiros pontos entraram em greve em 11 de setembro. Foi firmado também nesta quinta-feira que não haverá desconto dos dias parados. Essa compensação dos dias de paralisação deverá ser feita no prazo de seis meses, determinou o tribunal.

Segundo os Correios, o impacto anual com o reajuste de 6,5% estabelecido nesta quinta é de R$ 602 milhões ao ano. A folha total anual é de R$ 8 bilhões.