terça-feira, 5 de agosto de 2014

Encontro Regional do Conselho Consultivo realizado com sucesso.


Neste final de semana, entre os dias 02 e 03 de agosto, aconteceu em Natal o Encontro Regional do Conselho Consultivo, que reuniu presidentes e representantes de 74 Grupos Escoteiros do Estado do Rio Grande do Norte.

O Encontro Regional do Conselho Consultivo, teve por objetivo uma reunião com todos os grupos escoteiros do estado, para juntos construirmos o escotismo que queremos no Rio Grande do Norte.

No primeiro dia do Encontro o Presidente da região escoteira, Ivan Alves do Nascimento, apresentou os objetivos e recursos do projeto Escotismo nas Escolas para 2014/2015, e a importância deste convênio com a Secretaria do Estado de Educação e Cultura do RN enfatizando a parceria com as escolas, e o quanto isto é importante para o crescimento dos grupos escoteiros e o maior alcance de crianças beneficiadas, além disso, a prática de ações que podem ser desenvolvidas para a sustentabilidade dos grupos escoteiros, além da capacitação de adultos, por meio de atividades e cursos, que também são objetivos do projeto, bem como a aquisição de livros pedagógicos para os adultos trabalharem cada vez melhor com os jovens beneficiados pelo projeto.

No Encontro, o Gerente do projeto, Herbert Emmanuel falou sobre as metas do Projeto Escotismo nas Escolas, da capacitação dos adultos, proposta do acampamento escolar e outras atividades, e como será o acompanhamento de todos os profissionais, para que o projeto atenda cada objetivo nele escrito. Na oportunidade, Renata Nascimento, Diretora Regional de Formação, apresentou o calendário de cursos, as formas de participação e o quanto é importante o curso para os adultos do movimento escoteiro.

Ainda no primeiro dia do evento, contamos com uma conversa sobre a comunicação dos Escoteiros do RN, Pedro Henrique, Diretor de Comunicação, apresentou as propostas, os canais oficiais dos Escoteiros do RN, e a importância dos grupos escoteiros do RN cadastrarem as atividades no SIGUE (Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras), com isso a equipe de comunicação conseguirá ter um maior numero de noticias para publicação.

 Na noite do Sábado (02/08), o Jantar Festivo contou com o lançamento do Projeto “Ler Cria Mundos” que busca incentivar a leitura através da doação e empréstimo de livros. Onde os jovens serão os protagonistas e incentivarão outros jovens a leitura, fazendo a troca de livros, de uma forma que se torne uma biblioteca itinerante. O Projeto já está sendo realizado em nove cidades do RN, e busca ampliar este número gradativamente nos próximos meses.  A Jovem Nivia dos Santos, do 12º GE Professor Luiz Soares, de 16 anos, beneficiada pelo projeto escotismo nas Escolas, fala da importância deste projeto, e o quanto esta feliz por adquirir conhecimento, e proporcionar que outros jovens  também tenham, pois segundo a jovem, a leitura nos leva a bons caminhos.

Após o lançamento do Projeto, a noite festiva continuou com musica ao vivo ao som do Músico Giovanni Montini, encerrando assim o primeiro dia das atividades deste encontro.
No Domingo 03/08, o assunto inicial teve como tema a reorganização dos Distritos Escoteiros, Thiago Simplicio, Diretor de Distritos, coordenou os trabalhos, e juntos, os presidentes juntos definiram as próximas ações da área.

Após isso, Gustavo Firmino, Diretor Adjunto de Eventos, apresentou a proposta do Calendário Regional 2015, que junto com todos os presidentes, finalizou o calendário do próximo ano, continuando com as atividades distritais, opção escolhida pela maioria dos presidentes presentes.

Um tema de bastante dúvida no cenário regional foi apresentado pro Abraão Campelo, Secretário dos Escoteiros do RN, onde explanou sobre o Registro Escoteiro, a importância da utilização do SIGUE e as dúvidas referentes ao tema.

O evento contou com a visita do Vereador da Cidade do Natal/RN, Jacó Jácome, Presidente da União Parlamentar Escoteira do Rio Grande do Norte e o Deputado Estadual Antônio Jácome, onde puderam explanar um pouco do trabalho que estão fazendo em prol do escotismo, e a importância de ter os parlamentares envolvidos em causas que apoiem a juventude.

 A Diretoria Regional agradece cada Presidente ou Representante de Grupo Escoteiro que pode participar do evento, e que contribuiu para as próximas ações dos Escoteiros do Rio Grande do Norte.
Confiram as fotos do evento: CLIQUE AQUI

TCU suspende publicação de edital do leilão do 4G

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu a publicação do edital do leilão da faixa de 700 mega-hertz (MHz) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A medida vale até que o tribunal decida sobre o mérito do processo ou revogue a medida cautelar. O tribunal pediu novos esclarecimentos à Anatel sobre a licitação da faixa, que será usada para ampliar a tecnologia 4G no país.


Na semana passada, o presidente da agência, João Rezende, disse que o edital poderia ser publicado mesmo sem a aprovação do TCU, mas com a medida cautelar isso não será possível. A Anatel estava planejando fazer o leilão no início de setembro, mas com o atraso na publicação do edital, a data deve ser alterada.


A faixa de 700 MHz vai complementar a de 2,5 giga-hertz (GHz), leiloada em junho de 2012, também para a tecnologia 4G. Enquanto a frequência de 2,5 GHz tem mais capacidade e raio de cobertura menor, a de 700 MHz tem abrangência maior e necessita de menos antenas, além de ser usada por diversos países, como os Estados Unidos e a Argentina.

O edital propõe o leilão de seis lotes de áreas de frequência 4G, três com cobertura nacional. O preço mínimo das outorgas de cada lote, no entanto, só será conhecido quando o documento for publicado. Também só será divulgado no edital o custo máximo da migração das emissoras de televisão que ainda ocupam a faixa de 700 MHz para o sistema digital, que será bancada pelos vencedores do leilão.

chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos.

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)

chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), trabalha para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos ao PNE.

Aqui você encontrará o material de apoio preparado pela SASE, com orientação das ações a serem realizadas no planejamento da próxima década.

A elaboração dos documentos contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).


Bom trabalho a todos!

Fonte: MEC.gov.br

Justiça Eleitoral aceitará denúncias e críticas a candidatos nas propagandas políticas

Polícia Militar, MP Eleitoral e juízes da 3ª zona eleitoral e do TRE explicam nova ferramenta lançada pelo Tribunal para denúncia. Foto: José Aldenir
Manter o nível na campanha é um ponto. Não falar que o adversário responde a processos, foi condenado judicialmente ou está envolvido em investigações por irregularidades praticadas, é outra. E, por mais que alguns dos candidatos a cargos eletivos deste ano tentem dizer que são a mesma coisa, a Justiça Eleitoral confirmou na manhã de hoje que entende as duas ações como diferentes. Pelo menos, foi isso que ressaltou o juiz eleitoral Marco Bruno Mirada, magistrado coordenador da propaganda eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), às vésperas do início da transmissão dos programas eleitorais na televisão e no rádio.

“Uma crítica mais exacerbada, mantida num bom nível e que possa ser documentada, de que o fato existiu, ela é possível, ainda que seja um pouco dura”, afirmou Marco Bruno, durante entrevista coletiva concedida pelo TRE para apresentar uma nova ferramenta que permite ao eleitor fazer a denúncia à Justiça Eleitoral de uma eventual propaganda irregular, tanto na Capital do Estado, quanto no interior.

Marco Bruno simplificou que a propaganda eleitoral não pode é haver a “alteração da verdade”. “A propaganda eleitoral não permite a calúnia, a difamação e a injúria. A calúnia é a falsa imputação de um crime. Então, se critica um candidato e, de alguma forma, pode se documentar diante disso, é possível. A difamação é a mesma coisa: se imputar um fato, de alguma forma, ofensivo, que não corresponde à verdade. E, se por ventura, estiver documentado, também é possível. A injúria é uma ofensa pessoal e gratuita, então, essa, realmente, não pode”, explicou, didaticamente, o magistrado.

Da mesma opinião, por sinal, compartilha o promotor eleitoral Manoel Onofre Neto, responsável pela propaganda na 3ª Zona Eleitoral. “Caso concreto, pode. O que não pode são situações reconhecidamente inverídicas ou casos inverídicos, que podem ser propalados como se fossem verdadeiros”, afirmou o promotor.

“Existe uma linha muito tênue que separa o que é crítica permitida e o que é vetada, obviamente. Mas a gente imagina, pede e espera que a elegância seja a característica que marque essa competitividade e que a gente não descambe para a caracterização de ofensas, condutas injuriosas ou caluniosas”, acrescentou o promotor.

O esclarecimento é importante porque, além da propaganda ser bastante utilizada durante o período eleitoral, até o final desta semana, o TRE deverá definir os tempos de televisão e rádio que as coligações terão nos programas eleitorais de TV e rádio. E são, justamente, durante esses programas, que começam a ser transmitidos oficialmente no dia 19, que os candidatos mais falam dos “adversários”.

FAKES
É importante, também, que a crítica, além de verdadeira, seja “assinada”, ou seja, não seja feita por um perfil “falso” na internet. A intenção é vetar o chamado “fake”, que são páginas criadas em redes sociais para se passar por outros, principalmente, se forem candidatos. “O que será muito combatido na internet são os chamados fakes, até porque já temos decisões reais sobre isso”, analisou o juiz Cícero Macedo, também responsável pela propaganda na região da 3ª zona eleitoral.

Secretário municipal depreda creche no interior do RN


Creche modelo seria inaugurada em agosto (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) 
O secretário de Agricultura da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte, promoveu um quebra-quebra em uma creche pública na noite deste domingo (3). Depois que soube do fato, o prefeito do município, Anaximandro Vale, exonerou José Edilmo de Andrade do cargo.
Andrade confirmou que invadiu e depredou a creche. O secretário disse estar passando por problemas pessoais e por isso teria tomado esta "atitude impensada". Ele garantiu que vai entrar em contato com a empresa responsável pela obra, para arcar com os prejuízos provocados pela depredação.
O ex-secretário foi visto entrando na creche por cima do muro. Dentro da unidade, há portas de vidro e de madeira quebradas, além de trincos e torneiras danificados. Também é possível ver marcas de sangue pelo chão.
A Polícia Militar foi acionada e retirou Andrade de dentro da creche. O sargento da PM Walace Tavares contou que José Edilmo de Andrade foi hostilizado por populares enquanto saía da unidade escolar. Ele foi conduzido à DP local, mas não ficou detido nem foi autuado.
A creche modelo está sendo construída em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Representantes da empresa Maxicom, responsável pela construção, confirmaram que a assessoria jurídica do grupo vai até a delegacia da cidade registrar o boletim de ocorrência nesta terça-feira (5).
O cronograma de entrega da creche previa a inauguração para o final de agosto, mas, com a depredação, esta data deve ser alterada.

Secretário quebrou portas, portões e janelas da escola (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)