sábado, 27 de abril de 2013

Governo: Dilma bota pra bota pra fora aliados de Campos

20130401100706_cv_dilma_gde
A presidente Dilma Rousseff decidiu reagir às críticas do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à sua gestão e à montagem da equipe de auxiliares, feitas no programa político do PSB que foi exibido na quinta-feira. Provável candidato à Presidência em 2014, Campos não citou diretamente o nome da presidente, mas o Planalto entendeu a mensagem do programa como ataque ao governo e, nos bastidores, já se prepara para tirar do PSB os cargos que possui na esfera federal.
Há um mês, todos os socialistas que estavam nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foram demitidos e substituídos por petistas. No governo, o entendimento é de que o discurso do PSB tem sido de oposição.

Operadoras devem oferecer tecnologia 4G até terça nas sedes da Copa das Confederações

4G
Até a próxima terça-feira (30) as quatro principais operadoras de telefonia móvel do país deverão oferecer a tecnologia 4G nas seis sedes das Copa das Confederações. O prazo foi estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao leiloar a frequência para a oferta da tecnologia.
Segundo o cronograma estabelecido pela agência, as operadoras de telefonia móvel que adquiriram espectros no leilão têm até a próxima terça-feira (30) para cobrir 50% das áreas das seis cidades-sede da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

PMDB terá candidato como oposição ou situação?


Fernando Mineiro
Fernando Mineiro
A possibilidade de o PMDB lançar candidatura própria a governador nas eleições do ano que vem tem gerado diversos questionamentos da parte dos que são considerados potenciais ou prováveis aliados do partido no Rio Grande do Norte. Este é o caso do PT, do deputado estadual Fernando Mineiro, pré-candidato a governador pelo partido, e da deputada federal Fátima Bezerra, nome da legenda para disputar o Senado Federal.
Aliado do PMDB no plano nacional – o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), deverá ser confirmado mais uma vez como vice da presidente Dilma Rousseff (PT) na campanha de reeleição de 2014 –, o PT potiguar quer saber qual será a posição do PMDB no plano estadual, onde, atualmente, o partido do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo (PMDB), e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), é aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Para os petistas, só vendo para acreditar que o PMDB irá romper com Rosalba. E discutir aliança com o PMDB sem que antes haja o rompimento é impraticável. “Acho precipitado fazer conjectura com o PMDB, se o PMDB hoje é o principal sustentáculo do governo Rosalba. Acreditarei que o PMDB vai romper com o DEM quando o PMDB romper. Porque, hoje, o partido é parceiro de Rosalba e do DEM no RN. O governo do DEM e de Rosalba é sustentado pela parceria com o PMDB. O PMDB é, inclusive, responsável pelo rumo do governo Rosalba Ciarlini”, analisa Mineiro.
Do Jornal de Hoje

Governadora entrega 400 tablets para professores de Pau dos Ferros


rosalba tablet
Em solenidade realizada na manhã deste sábado (27), a governadora Rosalba Ciarlini entregou tablets a 400 professores do Ensino Médio da rede estadual de Pau dos Ferros. Os equipamentos foram entregues pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo secretário-adjunto de Estado da Educação, professor Joaquim Oliveira, no auditório do IFRN, em Pau dos Ferros. Os tablets educacionais foram adquiridos pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação.
No total, mais de 4.100 tablets estão sendo entregues aos professores de Ensino Médio do Estado. A distribuição começou pela Grande Natal, passou pela região Oeste e agora se estende por todo o Estado até a primeira semana de maio. Em seguida, outros 1.700 tablets serão distribuídos para serem utilizados pelas escolas, de forma integrada às lousas interativas.
A ferramenta vai auxiliar o trabalho dos professores, tendo entre suas funções a substituição do tradicional diário de classe, em papel, além de apoiar o ensino de disciplinas e pesquisas educacionais. O investimento na aquisição dos tablets foi de R$ 2 milhões.
Tags:

Jovens do campo terão direito a 5% dos lotes da reforma agrária

jovem campo
Os jovens do meio rural terão, a partir deste ano, 5% dos lotes da reforma agrária em todo o Brasil. Com isso, o governo espera assegurar, nos assentamentos com vinte lotes ou mais, a permanência (ou o retorno ao campo) de jovens trabalhadores ruraissolteiros até 29 anos, residentes ou com origem no meio rural.
Segundo o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Guedes, a medida, estabelecida em portaria do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é inédita, já que estimula o fortalecimento dos laços familiares e a manutenção dessas comunidades no campo.
“O nosso trabalho tem uma visão de acolhimento dos jovens que foram buscar conhecimento, oportunidades fora do assentamento e que depois de passar por um período de aprendizado – seja de qualificação profissional ou de vivência fora do assentamento – decidem retornar e transformar o lote da reforma agrária como seu espaço de vida e convivência com a sua família”, explica Guedes.