sábado, 24 de novembro de 2012

INSS paga segunda parcela do 13º a partir de segunda-feira


Para quem recebe acima do mínimo, os pagamentos começarão a ser feitos uma semana depois, na segunda-feira (3).


Reprodução
Crédito a todos os contribuintes será feito até 7 de dezembro.
A Previdência começa a fazer os depósitos da segunda parcela do décimo terceiro salário a partir da próxima segunda-feira (26) para quem ganha até um salário mínimo (R$ 622) e o número de inscrição no INSS termina em 1. 

Para quem recebe acima do mínimo, os pagamentos começarão a ser feitos uma semana depois, na segunda-feira (3).

O crédito a todos os contribuintes será feito até 7 de dezembro. No total, serão pagas parcelas para cerca de 25,8 milhões de beneficiários, e estima-se que esse pagamento injete cerca de R$ 11,7 bilhões na economia.

O repasse da Previdência para os municípios é superior ao repasse do Fundo de Participação [dos Municípios]. É importante que se saliente não só o aspecto da proteção social, mas também o aspecto econômico”, diz, em nota, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A primeira parcela do décimo terceiro deve ser depositada até o dia 30 de novembro. Aposentados e pensionistas do INSS receberam o primeiro pagamento em agosto. Tanto a primeira quanto a segunda parcelas do décimo terceiro têm o Imposto de Renda (IR) retido na fonte.

Pessoas que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito a décimo terceiro derivados desses benefícios.

Garibaldi articula candidatura de Waltinho para governador


A provável candidatura de Waltinho e a escolha do futuro conselheiro do TCE por indicação da Assembleia Legislativa são temas da oitava edição do Nasemana.


Reprodução: Nasemana
Oitava edição já disponível para tablets e smartphones.
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, articula a candidatura do deputado Walter Alves (PMDB) para governador em 2014. O assunto já é tratado na bancada do PMDB na Assembleia Legislativa e é motivo de estremecimento do partido com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), informa o jornalista Diógenes Dantas na oitava edição do Nasemana para tablets e smartphones.

A provável candidatura de Waltinho e a escolha do futuro conselheiro do TCE por indicação da Assembleia Legislativa também são assuntos da publicação digital.

O Nasemana traz reportagem especial sobre o excesso de feriados no Rio Grande do Norte. Para a CDL e para as autoridades, o grande número de feriados prejudica o comércio e o funcionamento das instituições públicas.

A coluna Observatório informa que o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) está em Portugal, dando os últimos retoques na lista dos secretários, que será anunciada no dia 10 de dezembro.

O consultor econômico Raul Velloso, palestrante do Nominuto Econômico & Social (dias 28 e 29, no Ocean palace), alerta para a falta de investimentos do governo na infraestrutura do país, principalmente, no setor de transportes.

A reportagem do Nasemana informa que a auditoria da Procuradoria Geral do Município identifica mais irregularidades na gestão da prefeita afastada Micarla de Sousa (PV).

Na seção Dez Perguntas, o assunto é segurança no trânsito. Veja também as fotos da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.

A repórter Gerlane Lima traz o perfil de Alberto Cícero, dono do bistrô Douce France, em Petrópolis.

O jornalista Edmo Sinedino fala sobre a cruzada dos times de futebol do Rio Grande do Norte contra a desigualdade nas cotas de patrocínio.

A oitava edição do Nasemana já está disponível para tablets e smartphones. Confira! 

Baixe o aplicativo para ler sua revista semanal de política e economia na App Store e na Google Play Store. Boa leitura!

Fonte: .nominuto.com

Central do Cidadão muda calendário de atendimento

A partir do dia 03 de dezembro as Centrais do Cidadão adotarão novos horários de atendimento ao público. Uma das principais mudanças é que apenas as unidades do Via Direta, Mossoró, Caicó e Parnamirim funcionarão aos sábados. Outra alteração no horário é que as centrais do interior (Alexandria, Apodi, Assu, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santa Cruz e Pau dos Ferros) irão funcionar de segunda a sexta, em apenas um turno (7h às 13h). 
Mudanças nos horários e dias de funcionamento das centrais não agradaram a todos os usuáriosDe acordo com o coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, a mudança de horário  atende a necessidade dos usuários das Centrais e diminui os custos das unidades, já que em alguns turnos o movimento era pouco.

"Nas Centrais do interior praticamente não existia atendimento no período da tarde e no sábado, por isso deixamos apenas um turno durante a semana. Aquelas com maior movimento, como por exemplo, Mossoró não só permanecerão com o sábado como ganharão um turno na segunda-feira que não existia", disse Sérgio Mendonça.

A mesma justificativa foi utilizada para o não funcionamento das unidades de Natal aos sábados. A mudança pode até gerar economia, mas prejudica aqueles usurários que  não têm tempo de ir às Centrais durante a semana, sobraria apenas o sábado.

"Muitos usuários não gostaram da troca do sábado pela segunda-feira. Eles estão reclamando do horário porque muitos trabalham o dia todo durante a semana e agora estão sem a opção do sábado", disse um funcionário da Central do Cidadão.

INFRAESTRUTURA

A mudança de horário não é a única reclamação relacionada às Centrais do Cidadão. A infraestrutura dos prédios das unidades deixam muito a desejar.

Nas Centrais da Cidade e do Alecrim, por exemplo, o sistema de ar condicionado não funciona há algum tempo. Algumas cadeiras estão rasgadas, os banheiros com problemas, paredes sujas. 

No Alecrim, a parede do banheiro está totalmente manchada com as digitais dos usuários que foram fazer a carteira de identidade. A fachada do prédio está bastante desgastada.

No prédio da unidade do Centro o abandono pode ser visto logo na entrada. Dentro a situação é semelhante a de outras Centrais. 

Outro problema é a falta de manutenção e limpeza nas unidades. Quem realizava esse trabalho eram os reeduncados do sistema prisional, mas o convênio foi suspenso e atualmente não tem quem limpe. Os próprios funcionários é quem organizam o local.

De acordo com o coordenador das Centrais, está em andamento um processo de licitação da reforma das unidades do interior, mas a burocracia do serviço público está atrasando a contratação da empresa.

"Serão reformadas as unidades de Parnamirim, Caicó, Santa Cruz, Alexandria e Caraúbas. As de Natal não foram contempladas dessa vez. A nossa previsão é que até o final do ano ela esteja concluída para que as reformas comecem já no início de 2012", explicou Nelson Mendonça.

Também para 2013 está prevista a troca dos condicionadores de ar e os computadores de todas as unidades.

Prazo para recadastramento está terminando

As Centrais do Cidadão, do Alecrim, Centro, Zona Norte (Shopping Estação) e as do interior, são pontos de recadastramento para os servidores aposentados. O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) está dando mais uma, e última, oportunidade aos servidores aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, para que façam o recadastramento e evitem o bloqueio dos benefícios.

O Ipern informa que os servidores aposentados (administração direta e indireta do Poder Executivo) devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.

Acesso
O Instituto avisa que é a última oportunidade para os servidores aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, fazerem o recadastramento e evitar o bloqueio dos benefícios. Para facilitar o acesso e agilizar o atendimento a esses beneficiários, o Ipern fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

O prazo para o recadastramento dos servidores com 70 anos ou mais terminou no último dia 21. Para quem tem de 60 a 69 anos, o prazo começa na próxima segunda-feira (26) e se estende até o dia 31 de janeiro de 2013. Os servidores com 60 anos ou menos, farão o recadastramento no período de 01/02/2013 a 01/03/2013.



Procon investiga promoções da Black Friday

Loja nos EUA: a Black Friday foi criada no país como um dia de liquidações após o feriado nacional de Ação de Graças. No Brasil, esta foi a terceira

São Paulo (AE) - Diante de reclamações feitas por consumidores sobre a diferença entre os descontos anunciados e os realmente oferecidos na promoção Black Friday, realizada ontem, o Procon-SP notificou sete grandes varejistas brasileiras cobrando explicações sobre os preços praticados. Estão na lista grandes empresas como Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Walmart, Fast Shop, Americanas.com e Saraiva. A Black Friday é o dia de liquidações após o feriado nacional de Ação de Graças nos Estados Unidos. No Brasil, este foi o terceiro ano da ação. 

O Procon não foi o único a perceber que algumas empresas não estavam cumprindo o compromisso de descontos ousados ontem no Brasil. O próprio organizador do evento, o site BuscaDescontos, baniu 500 anúncios por maquiagem de preços. A empresa também será notificada pelo órgão de defesa do consumidor para informar quais são os varejistas retirados da promoção, para que eles também sejam investigados.

O BuscaDescontos, que registrou a marca Black Friday e iniciou a promoção do dia de compras em 2010, criou um link para que os consumidores denunciem ofertas que consideram enganosas. O fundador do BuscaDescontos, Pedro Eugenio, disse considerar a prática de ofertas falsas "lamentável". Para Eugenio, a maquiagem de descontos é um "tiro no pé" dos varejistas, já que eles têm sua reputação danificada por tentar enganar o consumidor. 

No entanto, nas redes sociais, os internautas colocaram em xeque a imagem do evento como um todo. No Twitter e no Facebook, as conversas apelidaram a versão brasileira do Black Friday americano de "Black Fraude" e disseram que esta sexta-feira foi o dia de comprar "tudo pela metade do dobro do preço".

O fundador do BuscaDescontos disse, porém, que a maior parte das empresas participantes praticou descontos reais. "O varejista que fez o evento direito vendeu bem", afirmou Eugenio.

O Procon afirmou que o consumidor deve sempre desconfiar de eventos que prometam descontos altos demais. 

O Grupo Estado entrou em contato com todas as empresas notificadas pelo Procon. A Saraiva informou que ainda não havia sido notificada. A Americanas.com e o Submarino informam que os preços praticados representavam promoções reais. "Os descontos oferecidos no Black Friday foram negociados especialmente para o evento", disse a B2W, que controla as duas companhias.

As redes Extra e Ponto Frio, pertencentes ao Grupo Pão de Açúcar, negaram qualquer manipulação de valores nas ofertas e se disseram dispostas a responder quaisquer queixas. As demais varejistas não se pronunciaram até as 20h.