quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O rei Abdullah e a expansão do Mensageiros da Paz

O rei Abdullah e a expansão do Mensageiros da Paz 


O rei Abdullah, da Arábia Saudita, faleceu na última quinta-feira, 23, e, frente ao que vem sendo divulgado sobre seu envolvimento com o Movimento Escoteiro, gostaríamos de esclarecer:

A relação dos Escoteiros com o rei provém de sua contribuição inicial para a criação da iniciativa global dos Mensageiros da Paz, em 2001, durante o preparo para as comemorações do Centenário do Escotismo Mundial, em 2007.

Na ocasião, o rei Abdullah manifestou seu desejo de apoiar o programa “Presentes para a paz”, que incentivava escoteiros do mundo todo a contribuírem em suas comunidades, com ações que iam desde a doação de brinquedos para crianças carentes e o combate ao racismo, até o plantio de árvores. Em 2011, após dez anos de contribuições do governo da Arábia para a expansão da iniciativa, o programa entrou em uma segunda fase, adotando o nome de “Mensageiros da Paz”. Nesse período, foram mais de 7 milhões de dólares investidos pelo rei no projeto.

É preciso reconhecer que o Escotismo - não só os Escoteiros do Brasil, mas o Movimento como um todo - tem motivos para agradecer pelas contribuições do rei Abdullah, que apoiou e incentivou um projeto que hoje beneficia milhares de pessoas. Mensalmente, são registradas de 3 a 5 milhões de horas de serviço comunitário no mundo por meio do Mensageiros da Paz.

Sabemos que a Arábia Saudita é um dos países mais conservadores do mundo, o que não nos impede - como Instituição – de valorizarmos a contribuição que foi feita por parte do rei para a continuação dos projetos comunitários realizados por escoteiros e escoteiras em todo o mundo.

Não concordamos ou apoiamos as leis e ações do governo que vão contra a liberdade e os direitos humanos no país, mas reiteramos os esforços do rei Abdullah em iniciar diálogos de paz entre judeus e cristãos, sendo ele um dos principais defensores da paz no Oriente Médio.


Confira a publicação do site mundial do Movimento Escoteiro sobre o falecimento do rei Abdullah: www.scout.org/node/51275

Para saber mais, sugerimos a leitura do documento: "Escoteiros e a Paz": www.escoteiros.org.br/mensageirosdapaz/arquivos/Escoteiros_e_a_Paz.pdf

Número de adolescentes assassinados entre 2013 e 2019 pode passar de 42 mil

Cerca de três em cada mil adolescentes que tinham 12 anos em 2012 correm o risco de serem assassinados antes de completar 19 anos. Os dados foram divulgados hoje (28) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laboratório de Favelas e o Laboratório de Análises de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As informações se referem a cidades com ao menos 100 mil habitantes e apontam para mais de 42 mil homicídios de adolescentes de 12 a 18 anos entre 2013 e 2019. A pesquisa analisou dados de 2012 para compor o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que estimou 3,32 mortes para cada mil habitantes nessa faixa etária. O indicador cresceu 17% em relação a 2011 e foi o maior registrado desde 2005.

Entre 2005 e 2007, a taxa caiu de 2,75 para 2,56, voltando a subir no ano seguinte. Em 2009, o indicador chegou perto de 3, com 2,98 óbitos para mil adolescentes nessa faixa etária, mas voltou a cair em 2011, para 2,84. Em 2012, pela primeira vez, a taxa superou os três pontos.

Ao comparar regiões do país, o índice aponta uma situação quase três vezes pior no Nordeste que no Sudeste – regiões que ocupam as duas pontas da taxa de homicídios. Enquanto o Nordeste tem a maior taxa – de 5,97 para cada mil, o Sudeste tem a menor – 2,25 para cada mil.

De acordo com a pesquisa, 36,5% das mortes de adolescentes são causadas por homicídios, enquanto na população em geral o percentual é 4,8%.

Para mudar essa realidade, a Secretaria de Direitos Humanos anunciou a criação de um Grupo de Trabalho Interministral que vai elaborar um Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes. O plano vai se inserir nas propostas do governo federal para assumir a responsabilidade pela segurança pública ao lado dos estados e municípios.

Agência Brasil

Cidades farão carnaval apesar da seca

O baixo volume de água nos reservatórios do Rio Grande do Norte não vai impedir a realização do carnaval nas cidades que tradicionalmente promovem o evento. As prefeituras de Macau e Caicó confirmam a programação para os quatro dias de folia, mas apenas a primeira cidade terá reforço de 30% no abastecimento fornecido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O Ministério Público do Estado (MPRN) não  recomendou a suspensão da festa, mas o Comitê de Combate à Seca deve discutir o assunto. Segundo o MPRN, a cidade de Apodi, na região Oeste, também confirmou programação para os dias de Momo.
Macau recebe cerca de 300 mil visitantes no carnaval. Para atender a demanda, Caern vai ampliar a oferta de água em 3.528 m³/diaMacau recebe cerca de 300 mil visitantes no carnaval. Para atender a demanda, Caern vai ampliar a oferta de água em 3.528 m³/dia

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macau tem população estimada em 31 mil pessoas. Esse número, durante o carnaval, segundo estimativas da Prefeitura Municipal, aumenta mais de 900% e a cidade recebe aproximadamente 300 mil visitantes. Para atender essa demanda, a Caern vai ampliar a oferta diária de água de 11.760 metros cúbicos para  15.288 metros cúbicos. Ou seja: serão disponibilizados 3.528 m³ a mais, diariamente.

Atualmente, a maioria dos reservatórios do Estado encontra-se em situação crítica com os índices abaixo dos 20% da capacidade total. Oito cidades (Tenente Ananias, São Miguel, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antônio Martins, Luís Gomes e Carnaúba dos Dantas) estão situação de colapso no abastecimento e mais 146 municípios estão em estado de calamidade.
 
A situação se arrasta há mais de três anos e gera preocupação entre os gestores do sistema hídrico do Estado. No entanto, a falta de água e o risco de mais cidades entrarem em colapso não sensibilizaram MPRN e parte dos gestores municipais. Até o momento, nenhum promotor publicou recomendação sobre o uso racional da água durante o carnaval. Da mesma forma, Caern ou Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) não emitiram orientações formais.

Mas há o alerta e pedido de parcimônia por parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). “Não somos responsáveis por emitir recomendações formais, no entanto, é preciso ter bom senso nas regiões onde os reservatórios estão com níveis críticos de água. Deve-se ter bom senso para escolher o melhor caminho diante dessa situação”, recomendou o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot.

Já o titular da Semarh, Mairton França, informou que, apesar do cenário crítico, não há uma recomendação formal direcionada aos prefeitos sobre como economizar água durante o carnaval. O assunto poderá ser discutido na primeira reunião deste ano do Comitê de Combate à Seca. O encontro está previsto para a primeira quinzena de fevereiro, ou seja, pode ocorrer às vésperas do carnaval que, este ano, começa no dia 14 de fevereiro. “O carnaval deve ser tema durante o encontro. Acho complicado realizar a festa em cidades que estão em situação preocupante, como Caicó”, colocou.

A maior cidade do Seridó prepara-se para, mais uma vez, realizar um dos carnavais mais concorridos do Estado. Segundo o prefeito Roberto Germano, a expectativa é a de Caicó, que tem população estimada em 67 mil pessoas, receba um público superior a 120 mil visitantes durante os quatro dias de festa. Ou seja, a população vai dobrar no carnaval. “O investimento será na ordem de R$ 180 mil e estamos com tudo organizado”, disse Roberto.

Segundo a Caern, a cidade consome, diariamente, aproximadamente 12 milhões de litros de água por dia. O açude Itans está com 9,13% de sua capacidade. Com os  visitantes, esse consumo vai aumentar, mas a Caern não vai aumentar o abastecimento da cidade. O prefeito garante que o desequilíbrio entre a oferta e demanda não afetará o evento. “Ano passado tivemos esse mesmo problema. O Itans estava com a mesma quantidade de água e não houve problemas”, destacou o prefeito.

Ano passado, o MPRN instaurou inquérito civil para  acompanhar a aplicação de recursos públicos na realização da festa momesca em Caicó. Os promotores queriam saber, entre outros detalhes, qual o montante de verba pública seria destinado ao pagamento das despesas geradas com a festa, bem como se havia um prognóstico sobre o fornecimento de água durante os quatro dias de folia. Este ano, nada foi feito.


Fonte: Tribuna do Norte

Polícia Federal vai investigar mais dez empreiteiras na Lava Jato

A Polícia Federal (PF) abriu mais dez inquéritos para investigar empresas suspeitas de participar do esquema de corrupção em contratos com a Petrobras. Por determinação do delegado Eduardo Mauat, chefe da investigação da Operação Lava Jato, a PF vai investigar possível envolvimento de diretores e funcionários nos desvios.

De acordo com a PF, serão investigadas as empreiteiras Andrade Gutierrez, Setal Engenharia, MPE Montagens e Projetos Especiais, Alusa Engenharia S/A, Promon Engenharia, Techint Engenharia e Construção S/A, Skanska Brasil, GDK, Schahin Engenharia e a Carioca Christiani Nielsen Engenharia.

Na última fase da Operação Lava Jato, executivos das empreiteiras Engevix, OAS, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Camargo Correa e UTC Engenharia se tornaram réus em ações oriundas das investigações da PF. De acordo com depoimentos de delação premiada, as empresas são acusadas de formação de cartel em contratos com a Petrobras.

Caixa de banco é explodido e quartel da PM alvo de tiros no interior do RN

Alvo de explosão na madrugada desta quarta, agência do Bradesco na cidade de São Pedro também foi detonada em maio do ano passado (foto da direita) (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN) 

Um caixa eletrônico do Bradesco foi explodido na madrugada desta quarta-feira (28) no município de São Pedro, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal. Todo o dinheiro foi levado. A Polícia Militar não sabe quantos criminosos participaram da ação. Ninguém foi preso.
Ainda de acordo com a PM, a explosão aconteceu por volta de 1h50. A polícia informou também que o terminal havia sido abastecido nesta terça-feira (27). Os assaltantes ainda atiraram contra o destacamento da Polícia Militar na cidade. Em seguida, fugiram fazendo disparos para o alto. Uma loja também foi atingida pelos tiros.
Esta é a segunda vez que a agência do Bradesco da cidade de São Pedro é alvo de criminosos. Ano passado, no dia 9 de maio, o terminal também foi explodido. No entanto, o caixa estava vazio e nenhum dinheiro foi levado.

Fonte: G1 RN