sábado, 28 de setembro de 2013

Petrobras nega reajuste para combustíveis, no curto prazo

Rio (AE) - A presidente da Petrobras, Graça Foster, voltou a negar um novo reajuste dos preços dos combustíveis no curto prazo. A executiva admitiu que a defasagem dos preços em relação ao mercado internacional piorou nos últimos dias com a alta do dólar, mas preferiu não definir uma data para o repasse. “A gente trabalha pela convergência de preços”, disse.

A executiva participou ontem de coletiva de imprensa como parte das comemorações, no Rio, pelos 60 anos da empresa. Ela estaria no evento pela manhã, mas foi convocada para ir a Brasília e se reunir com a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. “Não discutimos combustíveis”, disse. Questionada sobre qual a defasagem entre os preços internos e internacionais, Graça evitou citar o porcentual, argumentando que o número depende de uma série de variáveis. Apesar da piora na defasagem, ela disse que o resultado operacional da Petrobras "está muito bom" neste terceiro trimestre, usando como exemplo um menor volume de importação de combustíveis.

Fonte: Tribuna do Norte

56º JOTA/17º JOTI - Veja como participar

Nos dias 19 e 20 de outubro, escoteiros de várias partes do mundo se reunirão para o 56º JOTA e 17º JOTI. Por meio do rádio e da internet, os escoteiros se conhecem e trocam experiências, tudo isso de um jeito bem divertido. Aqueles que desejarem participar do 56º JOTA/17º JOTI deverão fazer seu cadastro no site mundial. Clique aqui para acessar.
Utilizando a internet como plataforma, o Jamboree on the Internet (JOTI) possibilita que escoteiros de diversas partes do mundo se conheçam, por meio do Scoutlink, uma rede mundial. A equipe brasileira que organiza o JOTI no país criou uma página para que os participantes possam acompanhar as novidades. Para conhecer, clique aqui.
Os mobilizadores regionais, que são os embaixadores do JOTI nas Regiões Escoteiras, deverão acessar o grupo “Mobilizadores Regionais - ScoutJotiChallenge 2013” no Facebook para baixarem o manual do Mobilizador Regional e terem mais informações sobre o que será feito antes, durante e depois da atividade. Para acessar, clique aqui.
O Jamboree on the Air (JOTA) é uma oportunidade para que eles possam conhecer e operar estações de radioamador, de modo a despertar seu interesse e até ingressar no radioamadorismo. Esse trabalho foi reconhecido pelo Governo Brasileiro, que hoje autoriza as unidades escoteiras locais a pedir seu indicativo de estação, usando o CNPJ do Grupo ou Região.
Em sua última edição, o JOTA contou com aproximadamente 14 mil participantes de cinco países. No Brasil, escoteiros de 24 estados e do Distrito Federal viveram essa experiência.

ARQUIVOS RELACIONADOS

Informativo 01 – COMPRA DE DISTINTIVOS DO JOTA E JOTI

Escoteiros participam do lançamento do Centro de Esporte e Cultura RN Vida

Membros dos Escoteiros do RN participaram no dia 12 de setembro da inauguração do Centro de Esporte e Cultura RN Vida, no CAIC de Lagoa Nova. O projeto faz parte do programa RN Vida, e foi concebido com o objetivo de afastar as crianças e adolescentes potiguares do mundo das drogas a partir do estímulo às práticas esportivas e culturais.
O espaço vai oferecer aulas de natação, vôlei, basquete, xadrez, canto, violão, flauta e artes a sete mil jovens de 26 escolas públicas estaduais. Os Escoteiros são parceiros do projeto RN Vida desde o inicio em 2012, sempre participam através da educação entre pares com crianças, jovens e adolescentes, falando dos perigos das drogas e mostrando alternativas de se curtir a vida de forma mais saudável. 

Confira as fotos

Passa de 10,6 mil número de agências bancárias fechadas no país


greve agenciaA Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgou balanço que mostra que em pouco mais de uma semana da greve nacional dos bancários foram fechados 10.633 agências e centros administrativos nos 26 estados e no Distrito Federal, até ontem (27).
A confederação reclama que há um silêncio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que “se recusa a apresentar proposta com aumento real de salário, valorização do piso, melhoria da participação nos lucros e resultados”, além de não fazer novas contratações, para diminuir a rotatividade e acabar com as terceirizações.
Os bancários enviaram ao presidente da Fenaban, Murilo Portugal, carta rejeitando o reajuste de 6,1%, apresentado no dia 5 de setembro, e apresentando a disposição para negociar uma proposta que atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários.

VI Jamboree Nacional Escoteiro 2015

Com o sol que faz no Nordeste, o filtro solar e o óculos escuros serão indispensáveis. Mas enquanto o Jamboree não começa e ainda não é necessário arrumar as mochilas, fique por dentro das informações básicas para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro, que será em Paramirim, município da região metropolitana de Natal/RN, de 11 a 16 de janeiro de 2015.
Convide seus amigos escoteiros para participar deste grande encontro, que será repleto de momentos inesquecíveis em um dos lugares mais bonitos do país!
Saiba mais:

Boletim 1 - Informações Gerais e Regras para participação

IFRN confirma presença de Dilma em lançamento de três novas unidades

A presidente Dilma Rousseff vai inaugurar na próxima quarta-feira (2), no Rio Grande do Norte, três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia construídas nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. A solenidade, que segundo a assessoria de imprensa do IFRN também terá a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante, acontece às 11h no campus de Ceará-Mirim, na Grande Natal.
Os novos campi são parte da terceira fase de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica do IFRN e terá capacidade para atender até 1.200 alunos cada um.
Além de inaugurar as unidades, consta na programação do cerimonial que a presidente ainda fará a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a cerca de 3.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Os cursos foram oferecidos pelo IFRN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de instituições do Sistema S, como Senac, Senat e Senai.

Fonte: G1 RN

Sênior é eleito presidente do Parlamento Jovem Brasileiro

O Sênior Willian Ferreira da Silva do Grupo Escoteiro Santa Cruz da cidade de Rio Claro/SP (174º/SP), foi eleito presidente do Parlamento Jovem Brasileiro - 2013, em evento que ocorre em Brasília de 22 a 27 de setembro de 2013. O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Willian participa de atividades escoteiras desde 2006 e é estudante do Colégio Claretiano Rio Claro. Seu Projeto de Lei foi selecionado entre os de 1631 candidatos e trata da legalização do trabalho do artista infantojuvenil. No Brasil, o trabalho para menores de 16 anos é ilegal, com exceção do artístico. Por isso, o projeto prevê a regulamentação e a concessão dos direitos trabalhistas para crianças e jovens da área cultural em nível federal.

Sempre interessado pelas políticas públicas, Willian iniciou em 2011 como membro da Câmara Jovem Municipal e nesta edição do Parlamento Jovem Brasileiro têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados Federais, onde os projetos escolhidos poderão ser aproveitados como propostas formais.

A fan page do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.


América joga bem e consegue empate contra o Palmeiras


america_palmeira_370O Palmeiras bem que tentou, mas não conseguiu sair do empate por 0 a 0 na tarde deste sábado, contra o América-RN, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A partida foi válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O América fez uma boa partida e, no segundo tempo, teve chances claras de vencer a partida..
Com o resultado, o Palmeiras somou mais um ponto para a sua saga de conseguir o acesso o quanto antes para a Série A. O Verdão é o líder da competição, com 56 pontos, dez pontos a mais que a Chapecoense, que novamente perdeu, desta vez para o Paysandu, por 2 a 1. O América-RN, do treinador Pintado, se aproximou novamente da zona de rebaixamentoe terminou a rodada na 16ª posição, com 27 pontos, uma posição acima da zona de degola.
O Palmeiras entrou em campo no primeiro tempo tentando se impor e fazer o Américax se encolher.. Com um time bem armado e ofensivo, com três atacantes, o Verdão pressionou o América-RN no seu campo de defesa durante toda a primeira etapa. Ainda assim, a primeira chance de perigo apareceu somente aos 12 minutos. Depois de boa jogada pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Luis Felipe,q eu arriscou de primeira de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro Andrey. Dois minutos depois, o Verdão criou uma jogada muito parecida, mas dessa vez Luis Felipe chutou mal e a bola foi para fora.
O América criou apenas uma chance de gol em toda a primeira etapa. Aos 18 minutos, Adriano recebeu a bola do lado direito e partiu para cima da defesa palmeirense, depois de um lindo drible em Henrique, o atacante conseguiu cruzar rasteiro para dentro da área, mas ninguém apareceu para completar para o gol.
Tentando exercer pressão, o Palmeiras chegava também com os zagueiros ao no ataque. Foi assim que Henrique assustou aos 19 minutos. Depois de cruzamento para dentro da área, o zagueiro subiu soberano na área do América e acertou o travessão do goleiro Andrey.
Depois disso o jogo perdeu emoção. Ainda que o Palmeiras continuasse rondando o ataque, mas não conseguia criar chances mais claras de gol. O primeiro tempo terminou assim.
Na segunda etapa, o América parece que, enfim, descobriu que o Palmeiras não é tão “bicho” como pintam e saiu para o jogo. O Palmeiras até tinha mais posse de bola, mas sempre bem fechado, o time rubro tomava a bola e realizava perigosas jogadas de contra-ataques, sempre se valendo das boas atuações de Wanderson e Adriano Pardal pelo lado esquerdo.
Ficou evidente que, se tivesse mais presença de área – o Pintado jogava apenas com Adriano Pardal, fixo na frete – teria tido melhor sorte. O perigo do Palmeiras, da mesmo forma que no primeiro tempo, eram de chutes de fora da área. Ainda que o Verdão chegasse com facilidade, a bola não vinha com qualidade para os pés dos atacantes. A primeira chance da segunda etapa veio aos três minutos. Leandro arriscou da entrada da área, mas pegou muito embaixo da bola e ela acabou saindo por cima do gol.
Aos 12 minutos, o América mais uma vez assustou, mostrando para o Palmeiras que não estava a toa no jogo. Chiquinho Gaúcho arriscou forte de fora da área e exigiu uma linda defesa de Fernando Prass.
Depois, em lances seguidos, Adriano Pardal fez boa jogadas e cruzou rasteiro, mas faltou o “matador” para colocar a bola para dentro. Na seqüência, foi a vez do volante Rafael Coutinho pegar a bola livre, na frente do goleiro Fernandes Pras, que tirou com os pés. Foi a melhor chance de gol de todo o jogo. Em um lance absurdo de impedimento mal marcado pela assistente Janete Arcanjo, Chiquinho recebeu livre, teria a chance de marcar, mas ela anulou. A tevê mostrou que o meia do time rubro estava aboslutamente legal no lance capital.
O tempo foi passando e as chances de gols diminuíram, e o Palmeiras até tentava chegar pelo lado direito de seu ataque, mas a defesa do América conseguia conter. Quando o cronômetro já indicava 40 minutos, o Palmeiras, líder da competição, percebeu que o empate não era tão ruim e diminuiu a pressão, levando o jogo para o empate sem gols.

Ficha Técnica
Palmeiras 0 x   0 América  
25ª Rodada
Data: 28/09/2013
Horário: 16h20
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa e Janette Mara Arcanjo
Cartões Amarelos
Palmeiras:Vilson, Alan Kardec
América:Adriano Pardal, Edson Rocha
Palmeiras: Fernando Prass; Luis Felipe (Wendel), Henrique, Vilson e Juninho; Márcio Araújo, Charles e Valdivia; Leandro (Serginho), Vinicius (Caio) e Alan Kardec.Técnico: Gilson Kleina
América: Andrey; Norberto, Edson Rocha, Cléber e Wanderson (Renatinho Potiguar);
Daniel Amora, Coutinho, Chiquinho Gaúcho (Almir) e Mazinho; Vinicius Pacheco (Tiago Adan) e Adriano Pardal.
Técnico: Pintado