quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nutricionista alerta para a importância de manter-se hidratado durante o Verão



i.iggl
Apesar da ingestão de líquidos ser indispensável durante o verão, refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos artificiais devem ser evitados. Foto: Divulgação
O verão começou e este ano promete muito sol e um calor intenso, com altas temperaturas, ótimo para quem quer aproveitar as férias e se refrescar à beira mar, nas belíssimas praias que temos por aqui.
O calorão que os natalenses estão enfrentando nos últimos dias é só o começo do que vem por aí, até o início da próxima estação, mas, em meio à curtição, os veranistas não devem esquecer os cuidados básicos com a saúde, que durante esse período, fica bastante vulnerável.
De acordo com a nutricionista Brenda Sá, pequenos detalhes são muito importantes para manter-se saudável durante o verão. “Alguns hábitos simples, que fazem parte do dia a dia devem ser intensificados nesse período, como por exemplo, a ingestão de água, que é muito importante para manter o corpo hidratado. Os sucos naturais também são muito importantes, pois contém sais minerais e vitaminas, mas jamais devem substituir a água, pois ela é a principal fonte de hidratação”, disse a nutricionista.
Apesar da ingestão de líquidos ser indispensável durante o verão, refrigerantes, bebidas alcoólicas  e sucos artificiais devem ser evitados, pois não contém nutrientes necessários à saúde, e de acordo com a nutricionista Brenda Sá, os sucos de soja também não são uma boa opção.
“Muita gente pensa que os sucos derivados da soja são ricos em nutrientes e completamente saudáveis, no entanto, é preciso ter cuidado com eles, pois alimentos feitos com soja não fermentada, com os sucos, leites e a carne de soja, podem fazer mal à saúde, pois contém substâncias anti-nutrientes que podem provocar diversos problemas como disfunção o sistema endócrino. É preciso atentar para esse detalhe, pois nem tudo o que parece ser saudável, é de fato”, afirmou a médica.
Além da atenção que as pessoas devem dar ao organismo durante o verão, deixando-o hidratado com bastante ingestão de líquidos, os cuidados com a alimentação também são indispensáveis para evitar que doenças possam atrapalhar a diversão da estação.
Segundo a nutricionista Brenda Sá, as pessoas não podem esquecer de escolher bem o que estão comendo em seus momentos de descontração à beira-mar. “Quando estão na praia, algumas pessoas comem qualquer tipo de alimento, sem saber a procedência, e com isso podem ser acometidas por alguma patologia. É importante que nesse ambiente elas optem por frutas, e se possível, levem de casa os alimentos que desejarem, para evitar comer algo que, devido ao calor, possam estar estragados. Uma alimentação saudável, e a hidratação obtida através da ingestão de água ou sucos naturais, ajudam a população a manter-se saudável durante todo o verão”, disse a nutricionista Brenda Sá.

Vereador Leleu Fontes afirma que população cobra esclarecimentos


O vereador Leleu Fontes, do PSB de Caicó, reeleito para o quinto mandato no último pleito com 930 votos, informou na manhã desta terça-feira que os vereadores de oposição e a própria população caicoense estão se mobilizando para exigir do prefeito Roberto Germano, do PMDB, o esclarecimento sobre a real situação administrativo/financeira como o peemedebista recebeu o município do seu antecessor, Bibi Costa, do PR. “Está existindo uma contradição muito grande. Enquanto o ex-prefeito diz que entregou a prefeitura com 100 milhões de reais em projetos com garantia de recursos oriundos da União e do Estado alocados, o atual prefeito afirma que recebeu a cidade num verdadeiro caos”, disse o vereador, acrescentando ser necessária uma palavra definitiva por parte de Roberto Germano para informar ao povo a verdadeira situação da Prefeitura de Caicó.
Segundo o vereador Leleu Fontes, o prefeito de Caicó, Roberto Germano precisa recuperar imediatamente a assistência básica da saúde colocando os postos para funcionar, além de planejar uma assistência hospitalar eficiente com profissionais qualificados, além de equipar o Hospital Regional com instrumental moderno, garantindo assim, o bom funcionamento das demais unidades hospitalares para oferecer um atendimento digno e de qualidade para a população em setores como pediatria, obstetrícia, traumatologia, cirurgia geral e urgência. “Tem também” – continuou o vereador – “de estabelecer parceria com a Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer que tem no centro da cidade um hospital modelo e de referência”, sugere o vereador do PSB.
INJUSTIÇA COM O PMDB
No aspecto político, o vereador Leleu Fontes avalia que o prefeito Roberto Germano está sendo injusto com o PMDB por ter sido o principal partido na sua eleição, mas que não está  tendo espaço na sua administração. “O PMDB foi decisivo para a vitória de Roberto, mas os líderes, Nelter Queiroz e Álvaro Dias não estão sendo prestigiados. O prefeito está trocando o PMDB pelo PR do deputado João Maia”, ressalta o vereador, acrescentado que Roberto Germano precisa prestigiar Álvaro Dias para que o Seridó tenha o ex-presidente da Assembleia Legislativa como representante no legislativo estadual ou até mesmo na Câmara Federal. “O ex-deputado Álvaro Dias e o deputado Vivaldo Costa são líderes natos que precisam ser preservados na política partidária de Caicó. E líderes não morrem. Eternizam-se”, completou, lembrando que na política tem que haver sentimento de gratidão e o prefeito está sendo injusto com os que ajudaram na sua eleição.

Carnaval eletrônico


Divulgação

Donos de um dos carnavais mais animados, os vizinhos de Recife já começam com suas prévias e a animação é grande…
No melhor estilo democrático, a agenda conta até com uma data dedicada ao eletrônico. Pelo quarto ano a quinta-feira antes da abertura do Carnaval ganha festa marcada para o Pavilhão do Centro de Convenções. A atração principal será o respeitado DJ holandês Tiesto. Completam o line up Bruno Barudi e Wehbba.
Vendas online: www.eventick.com/tiesto. Informações: (81) 3265-0003