terça-feira, 14 de abril de 2015

Mutirão Pioneiro 2015

A proposta educativa do Mutirão Regional Pioneiro está fundamentada nos princípios do Movimento Escoteiro, contribuindo com a formação de pessoas comprometidas com a comunidade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor. A atividade, além de ser um ambiente de amizade e integração, também será um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens com ações e projetos concretos, tendo como meta o “Servir”.

QUANDO OCORRERÁ?

07, 08 e 09 de Agosto.

ONDE?

Caicó/RN

Inscrições para o evento estão abertas, e poderão ser realizadas através do Meu SIGUE.

Documentos relacionados:

MutPio 2015
Boletim do Evento

Aneel autoriza alta média de 9,57% nas contas de luz no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) aumento médio de 9,57% nas contas de luz de clientes da Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte.

O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 7,41%. Já para a alta tensão (indústria), será de 14,41%, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste que as distribuidoras têm direito e que é avaliado uma vez ao ano pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Cosern já haviam sofrido aumento de 2,8%, um dos menores entre as 59 distribuidoras do país contempladas.

Energia mais cara
Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Em 2015, porém, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás).

O ajuste fiscal feito pelo governo Dilma Rousseff com o objetivo de reequilibrar suas contas também contribui para os aumentos mais fortes nas contas de luz em 2015. Isso porque o governo decidiu repassar aos consumidores todos os custos com os programas e ações no setor elétrico, entre eles o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda e o pagamento de indenizações a empresas. Em anos anteriores, o Tesouro assumiu parte dessa fatura, o que contribuiu para alivias as altas nas tarifas.

Mesmo assim, para os consumidores do Nordeste e do Norte do país a conta de luz vai subir menos em 2015. Isso porque a lei prevê que a maior parte desse custo extra seja bancada pelos consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar para as tarifas todo o custo com a compra dessa energia.

Presidente da Câmara não vê razão jurídica para impeachment de Dilma

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (14) que não vê fundamento para abertura de um processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, a questão não é política, mas jurídica.

“Para protocolar algo [há] que ter fundamento jurídico. O impeachment não é um processo politico”, afirmou.

Cunha ainda disse que a Câmara vai concluir até no máximo amanhã (15), a votação do projeto que regulamenta a terceirização (PL 4.330/2004). O texto  continua na pauta da Casa e a expectativa é que os deputados votem ainda hoje as emendas e destaques apresentados ao texto.

O presidente da Câmara explicou que vai manter o projeto como único item da pauta até “esgotar o assunto. Em última instância faz uma [votação] nominal atrás da outra”, garantiu.

A matéria foi o centro de uma reunião na manhã de hoje entre o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o secretário da Receita Jorge Rachid e o deputado Arthur Maia (SDD/BA), relator do projeto que regulamenta a terceirização.

“Está prestes [a realização do] acordo. Tudo está mais ou menos consolidado e há divergência só de controle. Há o convencimento de que [o acordo] não vai aumentar alíquota mas também não vai permitir que o governo possa ter qualquer tipo de perda”, afirmou Cunha.

De outro lado, centrais sindicais se organizam para protestar contra o texto e prometem novas manifestações hoje (14) em todo o país. Para amanhã (15), as representações anunciaram um dia nacional de paralisação.

Agência Brasil

Presença de Agripino em protesto contra a corrupção provoca avalanche de críticas

tri67ie6

Apesar de ser investigado pela Procuradoria-Geral da República, pela suspeita de ter recebido uma propina de R$ 1 milhão, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, não viu problemas em participar, na tarde deste domingo, do protesto contra a corrupção e pelo “fora Dilma”. Quem viu problema aí foi a centena de pessoas que não perdoaram a atitude do democrata e utilizaram as redes sociais, onde Agripino postou suas fotos no protesto, para criticá-lo e lembrá-lo da investigação na PGR.

“Na sede da Associação Médica do RN, apoiando o movimento de protesto ao governo Dilma. Ao lado do amigo Geraldinho (ex-presidente da Associação), do dep. democrata Getulio Rêgo e vários outros amigos, entre cidadãos que se juntaram a nós. #Democratas #Oposição”, afirmou José Agripino, postando fotos com a camisa contra a corrupção no Facebook.

O comentário e a imagem foram suficientes para desencadear as críticas. Em pouco tempo, houve uma verdadeira avalanche de comentários negativos. “Ladrão! Tenha vergonha na cara José Agripino!”, comentou o internauta Francisco Pinheiro De Souza. “O homem da propina de R$ 1 milhão!”, acrescentou Antônio José.

“Está na hora do senhor deixar a política. Só fala o que não deve e não representa o povo do RN”, sugeriu Geovanio Souza Agripino. “Raça de víboras. E um dia pensar que votei nesse tampo do Zé Agripino”, criticou Maria Do Socorro Rebouças. “Óleo de peroba p/sua cara seu achacador”, aconselhou Arthur Leonardo.

Apesar da grande maioria de comentários negativos e mais de 70 compartilhamentos, quase todos também criticando a postura do senador e ironizando o fato do protesto ter sido contra a corrupção, também houve quem defendesse o presidente nacional do DEM. “Só petista imbecil. O Brasil se afundando e vocês bobões pensando no senador que vocês nem conhecem. Pessoa maravilhosa. Inteligente. Gentil. Educada. Culto. Vão morrer todos na praia de inveja kkkkk. Como você ter inveja de um político nascido no RN como uma trajetória política como o nosso senador para elegerem pessoas importadas! Daqui um tempo o RN será um novo Amapá, onde Sarney era eleito e nunca fez nada.vão fazer alguma coisa útil para ajudar o nosso estado que está acabado”, afirmou Sonia Gomes.

O comentário dela, no entanto, também foi alvo de comentários, sobretudo lembrando que o senador democrata nasceu no Rio de Janeiro e não no RN. E que José Sarney fez sua carreira política no Maranhão e não no Amapá.