sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Governador do RN empossa secretariado nesta sexta-feira


Robinson Faria (PSD) durante discurso no Centro de Convenções de Natal (Foto: Gabriela Freire/G1)
Empossado no primeiro dia do ano como novo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) dá posse no final da manhã desta sexta-feira (2) aos secretários estaduais e auxiliares da administração direta e indireta.

A cerimônia acontece às 11h na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. Antes, Robinson passará em revista à tropa da Polícia Militar na sede da Governadoria. O ato contará com a bênção do padre Agustím Calatayud y Salon, pároco da Cidade da Esperança.
Dentre o secretariado, titulares de duas pastas ainda não foram anunciados: os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Justiça e Cidadania.

Secretariado - Administração Direta

Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha
Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa do RN, Conselheira suplente do CARF, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado do RN (de 2003 a abril de 2010), professora universitária da UFRN e participou da equipe de transição.

Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie
Advogado, Procurador do Estado do RN desde 1997, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos Procuradores e doutorando em Direito Constitucional.

Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre
Subprocurador da República aposentado, professor de Direito, especialista em Direito do Trabalho. Juiz de Direito. Foi corregedor geral do Ministério Público Federal. Autor de livros na área jurídica.

Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo
Auditor Fiscal do Rio Grande do Norte, presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração, Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.

Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira
Professor universitário e administrador, psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão.

Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório
Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC – desde 2004.

Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca
Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Secretaria Estadual de Comunicação – Georgia Nery
Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia.

Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito
Administrador, ex-prefeito por três mandatos, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília, ex-secretário executivo do Gabinete Civil e ex-presidente da COAHB.

Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar
Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves
Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil, interventora da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e participou da equipe de transição.

Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria
Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.

Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes
Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação.

Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres
Engenheiro Civil, ex-diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França
Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado em economia, doutorado em Engenharia de Produção. Professor da UERN e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró.

Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira
Administrador, psicólogo com doutorado em Conflito, Negociação e Decisão, e professor universitário. Experiência em administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande e na Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte - George Câmara
Vereador de Natal, advogado, industriário e funcionário da Petrobras. Autor do livro 'Da janela da metrópole' e a publicação 'Gestão metropolitana de Natal'. Integrante de conselhos de transportes, região metropolitana, saneamento, cidades e proteção ambiental.

Secretaria da Juventude - Maria Divaneide Basílio
Possui graduação em Ciências Sociais - bacharelado em Antropologia e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal. Exerceu ainda a função de consultora nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no tema juventude e territórios.

Secreria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Raimundo da Costa Sobrinho
Atualmente é delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte. Foi coordenador da assessoria técnica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn). Exerceu os cargos de diretor nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) e também foi secretário nacional adjunto da SRA/MDA, em Brasília.

Secretaria das Mulheres - Maria Teresa Freire da Costa
Servidora pública estadual graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com especialização em Saúde Pública, Educação Sexual, Intervenção Familiar Sistêmica e em Gestão de Hospitais Públicos, e mestre em Saúde Coletiva pela UFRN. Foi coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura 'Mulheres Arteiras'.

Secretario Adjunto de Desenvolvimento Econômico
Ainda não anunciado

Secretaria da Justiça e da Cidadania
Ainda não anunciado
Administração Indireta

Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano
Engenheiro civil, ocupou o cargo de assessor especial de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra
Engenheiro e suplente da senadora Fátima Bezerra.

Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior
Perito Criminal Federal, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.

Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) - José Marlúcio
Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.

Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire
Administrador e empresário.

Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos
Administrador, empresário. Com experiência na área de combustíveis e derivados do petróleo.

Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj
Advogada, pós-graduada em gestão pública.

Comandante Geral da PM - coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas
Especialista em segurança pública e cidadania com 33 anos de Polícia Militar. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e subcomandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.

Delegacia Geral de Polícia Civil - Stênio Pimentel
Delegado da Polícia Civil desde 1997. É bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi corregedor auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goianinha, DP de Macaíba, 1ª DP de Parnamirim, 3º Distrito Policial da capital, 13ª DP e Defur.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros - Otto Ricardo Saraiva de Souza
Bacharel em Direito e pós-graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros, onde exerceu as funções de comandante da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, chefe de gabinete do Comando Geral, assessor militar do Tribunal de Justiça e secretário executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep/Sesed). Desde agosto de 2010 é o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Procon - Cyrus Benavides
Advogado, consultor jurídico com pós-graduação em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN, experiência como procurador geral do Município de Nova Cruz e atuação em juizados especiais.

Idema - Rondinelle Silva Oliveira
Graduado em Engenharia Agronômica, Biologia e Matemática, além de graduando em Engenharia Civil. Possui especialização em Geoprocessamento e Cartografia, e mestrado em Produção e Tecnologia de Alimentos. É doutorando em Engenharia Ambiental.

Emater - César Oliveira
É agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Foi superintendente do Incra no RN entre os anos de 2003 e 2005, diretor nacional do Incra entre 2005 e 2011 e assesor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2011 e 2013.

Fundação José Augusto -  Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)
Ator e produtor cultural formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral. Tem experiência como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN.

Ipem - Ney Lopes Júnior
Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual.

Datanorte - Rildo Tarquineo de Albuquerque
Formado em Ciências Sociais, professor da Academia Nacional de Polícia, agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.

Departamento Estadual de Imprensa - Paulo Araújo
Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da editora Abril, em São Paulo, além de ter atuado na revista Época, da editora Globo. Foi consultor do 1º jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV, e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN e é o atual secretário de Comunicação do RN.

Dilma propõe pacto nacional contra a corrupção


A presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia do Compromisso Constitucional, leitura do Termo de Posse e o pronunciamento no Congresso Nacional (Antonio Cruz/Agência Brasil)


Em seu discurso após tomar posse para o segundo mandato na Presidência da República, Dilma Rousseff disse que vai democratizar o poder, lutando pela reforma política e buscando opiniões do povo. A presidenta disse que democratizar o poder também significa combater a corrupção.

Dilma propôs um pacto nacional contra a corrupção. Segundo ela, seu governo foi o que mais apoiou o combate aos malfeitos, criando leis mais severas e garantindo autonomia à Polícia Federal. Dilma disse que submeterá um pacote de medidas anticorrupção ao Congresso Nacional.

Entre as medidas, destacou a presidenta, estão a modificação da legislação eleitoral para tornar crime a prática de caixa 2 e a alteração da legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo desvios de recursos públicos. Dilma falou ainda sobre a Petrobras, alvo da Operação Lava Jato.  Segundo Dilma Rousseff, é preciso investigar a corrupção na estatal sem enfraquecê-la.

“Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos. Vamos apurar tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Devemos saber apurar sem enfraquecer a Petrobras”, declarou a presidenta.