segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

RN recebe mais de 4 mil escoteiros para acampamento nacional

Escoteiros participam de acampamento nacional em Parnamirim (Foto: Canindé Soares/G1)
 A Grande Natal receberá neste domingo (11) mais de quatro mil escoteiros para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro. Dos 4.215 participantes, o Rio Grande do Norte estará representado por 126 jovens e adultos voluntários. O evento acontece no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, que receberá O parque receberá estrutura de restaurantes, um complexo comercial e um centro médico. O VI Jamboree Nacional Escoteiro se estende até a próxima sexta-feira (16).

Os cinco maiores contingentes de escoteiros vêm do Sudeste e Sul do Brasil. São Paulo estará presente com 1.197 participantes, tendo a seguir o Rio Grande do Sul, com 545 pessoas, e do Paraná, que terá 472 membros. Em quarto lugar está o contingente de Santa Catarina, com 328 inscritos, seguido do Rio de Janeiro, com 291 jovens e adultos.

Durante seis dias, jovens de 11 a 17 anos e vindos de 23 estados brasileiros participarão de atividades com foco na sustentabilidade, artesanato, ciência e tecnologia. A programação ainda prevê oficinas em sistema de módulos que vão da orientação geográfica à confecção de peças de artesanato para entidades locais, passando por eventos culturais e turísticos. Para desenvolver toda a programação do VI Jamboree Nacional Escoteiro, cerca de 1,2 mil adultos voluntários estarão a postos.

A troca de experiências incluirá ainda a apresentação cultural e jogos escoteiros típicos de cada um dos 23 estados presentes no VI Jamboree Nacional Escoteiro. A Feira das Cidades – em que os participantes apresentam um pouco da sua cultura e tradições -, o Festival de Folclore e um Show Musical também estão na programação.

Ainda haverá tempo para passeios turísticos, uma oportunidade para quem viajará centenas de quilômetros. No roteiro estão pontos como o Cajueiro de Natal, o maior cajueiro do mundo e que ocupa uma área de 8,5 mil metros quadrados. A praia de Camurupim também está na lista de turismo do dia.