sexta-feira, 27 de maio de 2016

IFRN lança edital com 472 vagas para cursos de graduação pelo Sisu


IFRN_
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou um edital referente ao processo seletivo para cursos de graduação. Ao todo, são 472 vagas para licenciatura e tecnólogos. As inscrições podem ser realizadas através do site do Sisu entre 30 de maio e 2 de junho.
São 158 para cursos de licenciatura e 314 para cursos de tecnologia, entre oito campi do IFRN: Natal-Central; Natal-Zona Norte; Macau; Mossoró; Pau dos Ferros; Santa Cruz; Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante.

O processo seletivo para ingresso prevê início das aulas para o 2º semestre letivo de 2016. O resultado final, que será publicado no dia 6 de junho de 2016, será divulgado em cinco listas de candidatos classificados para as vagas ofertadas: uma geral/ampla concorrência e quatro listas diferenciadas, conforme os perfis especificados na Lei de Cotas.

Os alunos selecionados terão os dias 10, 13 e 14 de junho para realizar a matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo seu curso, nos horários estabelecidos no anexo I do edital.

PRF prende homem com 38 na BR 304 em Assu




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 25 anos com uma arma de fogo na noite de ontem (26) durante uma fiscalização da operação Corpus Christi. A ação aconteceu por volta das 23h30  no KM 112 da BR 304 na cidade de Assu. Segundo a PRF, com o acusado os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas. O suspeito é natural de Assu e conduzia uma motocicleta Honda CG 125. Durante a abordagem, ele disse ter comprado a arma em Fortaleza (CE) por mil reais para defesa pessoal. Diante do flagrante por porte ilegal de arma de fogo, foi dada voz de prisão ao homem. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Assu.

Museu Intinerante das Olimpíadas chega a Natal


RN - Museu Intinerante Se Prepara Brasil chega a Natal neste fim de semana, 29 e 30 de maio (Foto: Divulgação)


Faltam poucos dias para Natal viver a presença olímpica com o Revezamento da Tocha, que chega a capital potiguar no dia 4 de junho e vai percorrer as principais ruas e avenidas da cidade. A partida acontecerá no Forte dos Reis Magos e o encerramento será na Arena das Dunas. Mas, o público vai poder conhecer um pouco mais sobre a historia dos Jogos Olímpicos neste fim de semana, com a passagem do Museu Itinerante das Olimpíadas. A exposição vai acontecer neste domingo e segunda-feira na Praça Augusto Severo, na Ribeira, das 11h às 20h.

A exposição é gratuita e tem viajado o Brasil desde o dia 30 de abril em duas carretas, que contam com mais de 100 peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê dos Jogos Rio 2016. O museu é dividido nas seções História, Esportes, História Brasileira, Curiosidades e Rio 2016.

Dentre os objetos que estão no Museu Itinerante, o público vai poder encontrar réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, além de Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições. A exposição apresenta ainda imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

ONU pede “tolerância zero” à violência, após caso de estupro coletivo


onu
A ONU Mulheres Brasil divulgou, nessa quinta-feira  (26), nota em que se solidariza com as jovens do Rio de Janeiro e do Piauí que foram vítimas de estupros coletivos e pede ao poder público dos dois estados que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento dos casos. A organização também pede à sociedade brasileira “tolerância zero” a todas as formas de violência contra as mulheres e a sua banalização.

Ontem (26), a Polícia Civil do Rio de Janeiro tomou depoimento de uma jovem de 16 anos que informou ter sido drogada e estuprada por diversos homens. O crime foi denunciado após um vídeo com imagens da jovem desacordada e com órgãos genitais expostos ter sido postado na internet. No vídeo, um homem diz que “uns 30 caras passaram por ela”.

Em Bom Jesus, sul do Piauí, uma jovem de 17 anos afirmou ter sido violentada por quatro adolescentes e um rapaz de 18 anos, na madrugada da sexta-feira (20). Após uma briga com o namorado, a jovem teria ingerido bebida alcoólica e os suspeitos se aproveitaram da embriaquez para cometer o crime. A jovem foi encontrada amarrada dentro de uma obra abandonada.

A nota, assinada pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, observa que os dois casos “bárbaros” se assemelham pelo fato de que as duas adolescentes teriam sido atraídas pelos algozes em tramas premeditadas e por terem sido violentamente atacadas num contexto de uso de substâncias com álcool e drogas.

A ONU Mulheres Brasil também reforça a necessidade de garantia e fortalecimento da rede de atendimento a mulheres em situação de violência e de profissionais especializadas em gênero em todas as esferas governamentais para o pleno atendimento às vítimas.

*Com informações da Agência do Brasil

Motorista de Carreta é pego pela Lei Seca




Na madrugada desta sexta-feira (27), onze pessoas foram presas durante blitz da Lei Seca realizada na zona Norte de Natal. Segundo o coordenador da operação, capitão Styvenson Valentim, o motorista de uma carreta de combustíveis foi preso por embriaguez ao volante. Além dele, outros dois taxistas foram detidos, um deles também foi preso e o outro acabou autuado administrativamente. A fiscalização foi realizada na avenida João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da região. No total, 48 carteiras de habilitação foram retidas e 19 veículos apreendidos. Além das apreensões, uma motocicleta com queixa de roubo foi apreendida pelos policiais. De acordo com o oficial da Polícia Militar, o veículo foi detido e encaminhado a Delegacia de Plantão da Zona Norte (DPZN).

Conselho de Ética recebe terça parecer contra Cunha


eduardo cunha
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), receberá na próxima terça-feira, 31, o relatório final do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A expectativa é que o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO), que deve recomendar a cassação do mandato do peemedebista, comece a ser discutido pelo colegiado no dia seguinte. Com boa parte do parecer pronto, Rogério estava disposto a protocolar o documento um dia antes, mas Araújo não estará em Brasília na segunda-feira, 30, para receber o parecer. O advogado Marcelo Nobre ainda não entregou a defesa final do peemedebista. O prazo da defesa termina na sexta-feira, 27.

A partir da entrega do parecer de Rogério, o presidente do conselho pode convocar uma reunião para as 24 horas seguintes. Essa reunião será destinada à leitura, discussão e votação do parecer. O regimento prevê que qualquer conselheiro peça vista ao processo, o que adiaria a votação por dois dias úteis. A votação em si deve acontecer entre os dias 7 e 9 de junho, dependendo das manobras regimentais que os aliados de Cunha utilizarem para adiar a votação. Cunha é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras ao negar que tivesse contas no exterior. O relator tende a incluir a informação de que as contas encontradas na Suíça – que o deputado afirma se tratar de trusts – eram abastecidas com dinheiro recebido supostamente de vantagem indevida, o que poderia aumentar as chances de aprovação do pedido de cassação de mandato.