terça-feira, 27 de agosto de 2013

Escoteiros do Brasil divulgam vídeo: como chegamos até aqui?


As notícias têm confirmado um novo rumo do Escotismo no país, atraindo e retendo cada vez mais associados no Movimento Escoteiro. Mas os resultados deste crescimento só puderam ocorrer porque em um esforço coletivo temos oferecido um Escotismo de qualidade para  adultos e jovens. Convidamos você para assistir o vídeo que preparamos a respeito dos nossos esforços e conquistas, afinal, você é parte fundamental nesta história!
Clique aqui para conferir o vídeo.

Museus receberão R$ 20 milhões em patrocínio


Dos 12 museus, cinco ficam no Rio de Janeiro, sendo dois em Petrópolis: o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro; e o Museu de Arte Sacra, em Paraty. Na capital, passarão por requalificação e revitalização o Museu Chácara do Céu e o Museu da República, conhecido como Palácio do Catete.
No Nordeste, quatro projetos foram contemplados. Em Pernambuco, serão revitalizados o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, e o Museu da Cidade do Recife. Em Natal (RN), integra a lista o projeto de requalificação da Pinacoteca do Palácio da Cultura no Palácio Potengi. A Bahia receberá recursos para a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.
Juiz de Fora (MG), entre duas cidades-sede, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, terá o Museu Mariano Procópio revitalizado. Já em São Paulo será criado um site de busca, o “Portal dos Museus”, em conjunto com a Brasiliana Digital/USP, projeto que conta com nosso patrocínio. Também na capital paulista, o Museu Lasar Segall passará por requalificação.
A iniciativa contempla diretrizes do nosso patrocínio cultural ao apoiar o resgate, a recuperação e a organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, assim como a ampliação do acesso público aos bens culturais.
 

Fonte: Fatos e Dados

Rio Grande do Norte investe na qualidade das atividades escoteiras

A Diretoria de Métodos Educativos dos Escoteiros do Rio Grande do Norte promoveu neste final de semana, 23 a 25 de agosto, uma oficina com coordenadores de eventos e atividades para trabalharem o Manual para Escotistas e Dirigentes de Padrões de Atividades Escoteiras da União dos Escoteiros do Brasil. Cerca de 40 escotistas que atuam como coordenadores de distritos, eventos e atividades regionais, além de funcionários da instituição se reuniram no Centro Escoteiro da Juventude, localizado em Maxaranguape/RN.
Segundo o diretor presidente da região escoteira local, Ivan Alves Nascimento “essa é a primeira de muitas capacitações que vamos realizar com nossos coordenadores de eventos e atividades utilizando esse instrumento produzido pela UEB. Um material que foi construído para oferecer cada vez mais atividades padronizadas e de qualidade para os nossos associados” - destaca.
Os associados puderam assistir palestras sobre planejamento, escolha do local para acampamentos, cursos e capacitações necessárias para escotistas, regras de segurança, proteção de jovens, saúde e higiene, além da apresentação do calendário regional e nacional de eventos.   
Para quem quiser conhecer mais sobre esse material produzido pela UEB, é só
Também pode conferir algumas fotos desta atividade.
 
 
 

Médicos e odontologistas protestam por melhores condições de trabalho e implantação do Piso Fenam


Protesto dos odontólogos iniciou no Morton Mariz e seguiu para o Centro Clínico da Ribeir para se unir à categoria médica. Foto: José Aldenir
 
O bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, foi palco de dois protestos na manhã desta terça-feira (27). O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte (Soern) realizaram um ato público, por volta das 8h30, em frente ao Centro Odontológico Morton Mariz, com a participação de representantes do Conselho Federal de Odontologia no Rio Grande do Norte (CFO-RN) e do Centro Acadêmico de Odontologia da UFRN. O protesto faz parte das lutas sindicais que cobram melhores condições de trabalho e plano de carreira SUS. Por volta das 10h, os odontológos se uniram aos médicos do Município que se encontravam em frente ao Centro Clínico José Carlos Passos. Os médicos do Município realizam, durante todo o dia de hoje, uma paralisação de advertência e apenas os serviços de urgência e emergência estão sendo realizados nas unidades municipais. À tarde, entre às 16h e às 16h30, os médicos de todas as unidades pretendem cruzar os braços e suspender todos os atendimentos, inclusive nos Prontos Socorros.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado, Ivan Farias, explicou que o protesto de hoje é a continuidade do movimento realizado semana passada na Unidade de Saúde do Soledade 1, na zona Norte de Natal. “Nós temos um binômio que nos move: mais verba para a saúde e carreira SUS para os funcionários. Entendemos que é o conjunto dessas duas ações que vai proporcionar o que o SUS merece. Sabemos que existe um processo de privatização da Saúde. Entendemos que o programa Mais Médico como um equívoco, pois a solução para o problema está aqui no nosso país pela quantidade e qualidade dos médicos”, afirmou.
 
Fonte: JH