quinta-feira, 20 de março de 2014

Ibama apreende 10 mil arribaçãs em operação na região Seridó do RN

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 10 mil aves arribaçãs abatidas nesta quarta-feira (19) em uma vila no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. No mesmo local foram apreendidas outras 1.600 aves nesta terça-feira (18).

Batizada de 'Migratórios', a operação visa combater a caça de aves na região Seridó do estado. As arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers. "A vila ficava na margem do Rio Piranhas. Temos a informação que o comércio destas aves no local abastece 90% do comércio de Natal e Caicó", explica Jaime Pereira, chefe do Ibama em Mossoró, na região Oeste do estado.

O coordenador da operação 'Migratórios' acrescenta que os dois proprietários dos comércios onde aconteceram as apreensões fugiram do local.

Emparn registra chuvas em 81 cidades do RN, no Dia de São José

As chuvas que caíram no Dia de São José renovaram - como reza a crença popular - a esperança do sertanejo em ano de bom inverno. Em 81 municípios do Estado, maior parte no Oeste Potiguar, foram registradas precipitações de até 100 milímetros. O maior registro ocorreu em Portalegre, com 106 mm. Os dados são do monitoramento das últimas 24 horas (7 h da manhã de terça-feira até as 7 h da manhã de ontem) em 86 pluviômetros do Departamento de Meteorologia da Emparn.  Para os próximos dias é esperado chuvas em todas as regiões do Estado.

Jaçanã, no Seridó, tem registrado chuvas fortes nos últimos dias

A continuidade se deve a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio, desde o início do mês.

Mesmo com a baixa probabilidade de ocorrência regular de   chuvas no mesmo  nível ou acima (100 mm) das registradas ontem, o meteorologista da Emparn, prevê recuperação dos aqüíferos.

Chuvas na média de 70mm no interior, analisa Gilmar Bristot, permitirão uma  recarga dos reservatórios em até 30% dos níveis registrado no início do mês.

“Alguns reservatórios já começam a demonstrar mudanças. Em Serra Negra do Norte, o açude verteu água e no Armando Ribeiro Gonçalves há uma recuperação”, observa o meteorologista. As chuvas que caíram ontem em Patos (165mm), na Paraíba, também tem reflexo  no reforço para a recuperação dos reservatórios potiguares, uma vez que as águas escoam para a bacia do Rio Piranha.
 
A TN não teve acesso aos níveis pelo sistema de monitoramento da Semarh, cujo site esteve em manutenção na tarde de ontem, nem conseguiu contato com o secretário da pasta, Leonardo Rêgo.

“Mantemos a previsão de fevereiro de chuvas dentro da normalidade, mas poderemos ter o mês de abril com maior incidência de chuvas no RN em relação ao mês de março”, observa o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

A mudança, antecipa o o chefe do setor de meteorologia, pode ocorrer caso se verifique “uma melhoria nas condições oceânicas”, com a manutenção do aquecimento das águas do Atlântico Sul e neutralidade do Pacífico que faria com que a Zona de convergência permaneça sobre a região Nordeste trazendo mais chuvas. “Diferente dos dois últimos anos (2012 e 2013), este ano as condições dos oceanos estão favoráveis a ocorrência de instabilidades tropicais associadas à ZCIT”, disse.

A mudança de estação do verão para o outono a partir de hoje (20) também tem influência e pode “facilitar a ocorrência de mais chuvas, mas tudo isso será analisado ainda”, afirma Bristot. As previsões para o segundo trimestre (abril a junho) deve ser definido em reunião que acontece hoje e amanhã, em Recife.

O período chuvoso deve alterar o status de alguns municípios que apresentam quadro de “seco” e “muito seco”. Segundo dados da Emparn, no mês de janeiro 40 municípios foram classificados como seco e outros 52 municípios  no segundo grupo.

O quadro foi amenizado em fevereiro quando o número de municípios em situação mais crítica caiu para 33 e os de “seco” para 42. O quadro é semelhante neste mês de março. O número se manteve no primeiro grupo e na condição de seco hoje são 47 cidades.

Quanto ao quadro de chuvas “normais”, 26 municípios apareciam nessa situação em janeiro, 66 no mês seguinte  e em março, o número voltou a baixar para 27. O acumulado no Estado entre os dias 1º e 19 de março mostra boas chuvas, com destaque para o Alto Oeste, Vale do Assu e Seridó.

“Nos últimos 40 anos o RN elegeu Alves ou Maias e o resultado foi esse descalabro”

Deputado estadual José Dias critica quadro atual do Estado e credita situação às duas famílias

Deputado Estadual José Dias faz uma exceção ao período de Garibaldi Filho na avaliação negativa dos últimos 40 anos. Foto: Divulgação
Nas últimas quatro décadas, o Rio Grande do Norte elegeu governantes oriundos da família Alves, família Maia, ou apoiados pelas duas famílias, como a atual governadora, Rosalba Ciarlini (DEM). A experiência mostrou que o resultado foi um estado atrasado, com educação sucateada, saúde de país subdesenvolvido e segurança que mais se assemelha a uma guerra civil. Na visão do deputado estadual José Dias (PSD), “somos um segundo Maranhão”, um dos estados mais atrasados do país. “Em 40 anos, após Aluizio Alves, Monsenhor Walfredo Gurgel e Cortez Pereira, isto é, de Dr. Tarcísio Maia para cá, todos os governadores do RN ou foram eleitos pelos Alves, pelos Maias, ou pelos dois juntos, que foi o caso de Rosalba. Isso foi a grande solução do RN?”, questiona o deputado José Dias, ao propor uma quebra de paradigma nas eleições deste ano, o que, segundo ele, ocorrerá com a eleição de Robinson Faria (PSD) governador do Rio Grande do Norte.
“Nós somos um segundo Maranhão. E olhe que o estado do Maranhão é um dos estados mais pobres e miseráveis do Brasil. Mas nós aqui no Rio Grande do Norte só não temos o problema da água, que o Maranhão tem. De resto, temos privilégios naturais, temos petróleo, temos energia eólica e solar, temos solo, temos sal, temos minério em uma variedade muito grande. Ou seja, temos na realidade tudo para não morrer de fome, diante do descalabro que resultou esse período”, completou, ao se referir ao período da hegemonia Alves e Maia no Estado.
De todo o período analisado pelo parlamentar, que está no sexto mandato de deputado estadual e é casado com a irmã do ex-ministro e ex-governador Aluizio Alves, grande liderança do PMDB potiguar, apenas o governo de Garibaldi Filho merece exceção. “Não porque fui correligionário, mas Garibaldi teve um privilegio de viver uma época de privatização de FHC. Privatizou a Cosern, e hoje temos energia, temos água, adutoras. Portanto, no governo de Garibaldi houve esse pulo, em função da visão de privatizar a Cosern naquela época. Mas o povo vai saber, vai continuar desse jeito?”, questiona, destacando, agora, Alves e Maias estão se unindo, e querem que toda a tribo – isto é – os demais partidos e grupos políticos menores do estado acompanhem essa união. “Agora é pior porque querem unir Alves e Maias e todas as outras tribos. Não vai ficar mais ninguém”, destacou.
No período abrangido pela análise de José Dias, os governadores foram Tarcísio Maia, Lavoisier Maia Sobrinho, José Agripino Maia, Radir Pereira de Araújo, Geraldo Melo, José Agripino Maia, Vivaldo Costa, Garibaldi Filho, Garibaldi novamente, Fernando Freire, Wilma de Faria, Wilma de novo, Iberê Paiva Ferreira de Souza e Rosalba Ciarlini. Segundo o parlamentar, com exceções como o governo do ministro Garibaldi Filho, os demais contribuíram para o descalabro que se encontra hoje o Rio Grande do Norte.
“Só não temos candidato único pela coragem de Robinson Faria e da independência do PT”
Para o deputado estadual José Dias, o Rio Grande do Norte só não assistirá a eleição deste ano tendo candidato único devido à coragem do presidente do PSD, vice-governador Robinson Faria, que vem resistindo “ao canto da sereia” para não desistir de ofertar ao estado uma alternativa de poder. José Dias também ressalta o gesto do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, que deverá lançar a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado, ao lado de Robinson.
“Você tem que reconhecer que nós só não temos candidato único pelo gesto de coragem de Robinson e do PT. Porque a chapa, se não for casada entre PSD e PT, perde substância. Mas é o gesto de Robinson que vem resistindo mais que Ulisses ao canto da sereia. Ele conseguiu resistir esse tempo todo ao canto da sereia, e o PT está tomando posição de independência, até porque foi agredido e excluído. Mas sem a posição do PT, o nosso gesto, do PSD e de Robinson, não tinha as consequências que tem. Porque nós vamos para uma disputa sem máquina, mas confiando no povo”, declarou o parlamentar.
Instado a falar sobre as especulações de que Robinson poderia desistir da disputa, em função do poderio político e econômico do palanque adversário, José Dias disse que essa é “a parte mais suja do jogo”, quando “plantam notas para tentar confundir a opinião pública”. Para José Dias, “se Robinson já resistiu até aqui, porque vai capitular agora?”, indaga, observando que o grupo “nunca alimentou a ilusão de montar frente ampla”. “Sempre tivemos a certeza que seria uma frente de resistência. Essa está montada. E acredito que não ficará somente no PSD e no PT. Não tenho a menor dúvida que outros partidos, que não são os dominantes, se associarão a nós. Esse quadro nós já antevíamos”, afirmou.
Quanto ao prefeito Carlos Eduardo Alves, presidente do PDT no estado, que ontem sinalizou apoio ao candidato do PMDB e a vice-prefeita Wilma de Faria, José Dias afirmou que caberá ao prefeito julgar. “Acho que o prefeito, ele que vai julgar as pessoas. Nós na eleição dele não o julgamos desfavorável e votamos nele, e confesso a você que não estou arrependido. Votei sem nenhum condicionamento. Meu interesse era numa boa gestão. Agora, chegou a hora de ele fazer o julgamento em relação ao nosso candidato do PSD. Nós fazemos apelo, não julgamento”, declarou, concluindo: “Davi uma vez venceu Golias. Será que a história não vai se repetir um dia?”.

Fonte: JH