terça-feira, 5 de maio de 2015

Mais de 15 mil casos de dengue foram notificados no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já notificou 15.122 casos suspeitos de dengue no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5), até o dia 2 de maio 1.724 casos foram confirmados.

De acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, o RN é o estado do Nordeste com a maior incidência da doença. Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (4.006), Parnamirim (915), Mossoró (621), Currais Novos (576) e Santa Cruz (492). Quanto à incidência em dengue, 67 municípios apresentaram alta, 28 estão com média, 49 estão com baixa e 23 apresentaram incidência silenciosa.

Natal é a cidade com o maior número de notificações da doença 
 
Alguns prefeitos potiguares admitem quem faltam agentes de endemias para atuar no combate à doença, mas não há condições financeiras para novas contratações.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, também está sendo feita a operação carro fumacê. Desde o início do ano, 16 municípios já foram contemplados com a ação. No momento, a operação está ocorrendo em Natal, Parnamirim e Santa Cruz e, nesta semana, iniciará em Riachuelo e Caiçara do Rio dos Ventos.

Justiça solta ex-prefeito suspeito de desviar verba em carnaval no RN

Flávio Veras, ex-prefeito de Macau (Foto: Canindé Soares) 
O ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, que estava preso desde o dia 23 de março, foi solto na manhã desta terça-feira (5). A decisão pela liberdade do ex-prefeito foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A prisão foi pedida pela defesa de Flávio Veras foi feita com base nas investigações da operação Máscara Negra, do Ministério Público Estadual, que apurou desvio de recursos públicos em contratações fraudulentas de artistas.

A decisão, que não se deu por unanimidade, concedeu o pedido para que o ex-chefe do Executivo respondesse ao processo em liberdade, mediante a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal, incisos de I a V, dentre as quais estão a proibição para se ausentar da comarca e a reclusão domiciliar.

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra votou pela manutenção da prisão, mas teve o voto vencido pelos desembargadores Gilson Barbosa e Glauber Rêgo, o qual destacou que as interceptações telefônicas já contavam com um prazo de mais dois anos, cuja jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal (STF) considera como prova ultrapassada. “Estamos julgando, neste momento, uma prisão processual. O processo ainda será julgado”, explicou o desembargador Glauber Rêgo durante o julgamento.
Ao todo, a operação Máscara Negra resultou em três denúncias de desvio de recursos em contratação de bandas. De acordo com as denúncias de fevereiro, o grupo contratou, sem licitação, 27 bandas para o carnaval de 2011, promovido pela Prefeitura de Macau, cujo valor gasto somente com tais contratações totalizaram R$ 2,7 milhões.

Segundo o MP, após minuciosa apuração, ficou comprovado o superfaturamento e consequente desvio de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos realizado através de prévios acertos entre servidores públicos, chefiados pelo ex-prefeito Flávio Veras e os empresários que intermediavam as contratações. O contrato com a Prefeitura foi celebrado em valores muito superiores aos que as bandas efetivamente receberam, sendo a diferença desviada em benefício dos associados do crime.
As denúncias oferecidas são decorrentes das investigações que deram origem à Operação Máscara Negra, realizada em 2013, que deu cumprimento a 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau.

Fonte: G1 rn

Alto do Rodrigues: Bandidos assaltam correio vestidos de policiais

correios

A agência dos Correios do município de Alto do Rodrigues, região Oeste do estado, foi assaltada na manhã desta terça-feira(5) por três homens. De acordo com testemunhas, um trio chegou ao local disfarçado de policiais militares e rapidamente anunciou o assalto.
A gerência do local não sabe informar quanto foi levado e a Polícia Militar (PM) está em diligências para capturar os acusados.

Assaltantes roubam carro dos Correios em Ielmo Marinho
Um carro de entrega dos Correios foi alvo da ação de assaltantes no município de Ielmo Marinho, localizado a 54 quilômetros de Natal. O roubo aconteceu na manhã dessa segunda-feira(4). O fato aconteceu em uma estrada carroçável próximo ao assentamento são Sebastião II, distrito do município. Os suspeitos agiram em dois carros, um Volkswagen Gol e um Chevrolet Prisma identificado pela vítima como um táxi do município de Extremoz.
A Polícia Federal (PF) já periciou o veículo e iniciou as investigações do crime. Os Correios não souberam informar qual foi a mercadoria roubada do veículo.
Do 190 RN

Carro de universitário morto é achado próximo a delegacia em Natal

carro-maximo

O portal G1 de Notícias informa que o carro do universitário Máximo Augusto, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (5) no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. O veículo estava próximo da Delegacia de Plantão e foi localizado por policiais militares que receberem uma denúncia anônima. O corpo do jovem foi achado na tarde do domingo (3) após ter passado dois dias desaparecido. Estava nu, com marcas de espancamento, estirado à beira de uma estrada de terra na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana da capital.