quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quilombo do Grotão tem a primeira casa da comunidade preparada para captar energia solar

Quilombo do Grotão tem a primeira casa da comunidade preparada para captar energia solarPlacas poderão gerar o suficiente para consumo de família com quatro pessoas

POR MÁRCIO MENASCE

Desde o último sábado, o nascer do sol não é apenas a representação de um novo dia nascendo na comunidade do Quilombo do Grotão. Cada facho de luz que surgir no céu agora, será captado e convertido em energia. É que a primeira casa da comunidade contemplada pelo projeto Quilombo Solar recebeu suas placas para captação da luz solar.

De acordo com a consultora de energias alternativas Vânia Stolze, que coordena o projeto, essas placas serão capazes de fornecer 120 kWh/mês, o suficiente para o consumo médio de uma família de quatro pessoas.

— A vida útil desse equipamento é de aproximadamente dez anos. Como o investimento foi de cerca de R$10 mil, estimamos que esse valor será compensado em 10 anos de economia na conta de luz. A partir de então, essa família terá 20 anos de energia gratuita — Explica Vânia.

Ainda segundo a consultora, como Niterói tem uma das tarifas energéticas mais caras do país, esse investimento pode ser recuperado até antes do previsto.

Todos os custos da instalação da placas foram arrecadados por financiamento coletivo entre os moradores da comunidade. Além disso, o projeto também capacita jovens do quilombo em diversas disciplinas como energia elétrica, educação ambiental, oficinas de objetos solares, e na instalação das placas.

— Os custos para a instalação de placas solares ainda tornam inviável esse acesso às famílias de baixa renda. Por isso, o projeto visa também a criar pressão política para que os custos dos equipamentos sejam subsidiados, e que linhas de crédito sejam criadas para atender à demanda que se inicia na região — diz Vânia.

Texto do jornal O Globo publicado em 14 de junho de 2014.








Estrangeiro vai prestar queixa de furto e é preso por programa com travesti de 16 anos

Coletiva-sobre-exploracao-sexual-JA
Policiais civis da Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (DEATUR) comandados pelos delegados Daniel Couto Maurício e Karla Viviane, prenderam nessa quarta-feira (18) em Natal, um estrangeiro costarriquenho identificado como Olger Ulate Ulate, de 56 anos, e uma garota de programa de nome Mônica Lopes da Rocha, 32 anos, acusados respectivamente de exploração e favorecimento à exploração sexual de um adolescente de 16 anos. Olger é engenheiro agrônomo e estava na cidade para acompanhar os jogos da Copa do Mundo.
O turista é acusado de ter feito um programa com a vítima no hotel onde ele estava hospedado, localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Ponta Negra. A vítima se diz travesti e relatou à polícia que se prostitui há cerca de um ano. Em depoimento, ele disse que praticou sexo oral no estrangeiro e que o acusado aparentava sinais de embriaguez.
A prisão se deu quando o estrangeiro compareceu à DEATUR para denunciar que havia sido furtado, dizendo ter sido levado de seu apartamento a quantia de 1.500 dólares, Iphone e o seu passaporte. Durante as investigações da Polícia Civil, os policiais acharam dentro do apartamento dele o passaporte de Mônica Lopes da Rocha. A partir daí a equipe encontrou a mulher na casa dela, momento em que ela alegou que havia realizado um programa com o costarriquenho, no entanto afirmou que não havia recebido o pagamento, mas negou ter furtado o costariquenho.
Com Mônica foi encontrado certa quantia em dólares. Ela relatou à polícia que o costarriquenho havia contratado um travesti para participar da prática sexual. Os policiais civis localizaram e identificaram em seguida a vítima com o material furtado. O menor confirmou o ato sexual e o furto, alegando que o turista havia se recusado a pagar o programa. O turista alega que não sabia que a mulher era garota de programa e que a vítima era menor de idade. “Quando nós íamos efetuar a autuação da vítima por furto descobrimos que ele era menor de idade e aí prendemos o estrangeiro e a mulher em flagrante”, explicou a delegada Karla Viviane.

IMG-20140618-WA0009
O adolescente contou à polícia que estava fazendo ponto na Rua do Salsa próximo a Avenida Engenheiro Roberto Freire, nessa madrugada, quando foi abordado pelo turista costarriquenho e a garota de programa, e que tinha combinado o programa ao valor de R$ 400. Ele disse ainda que seguiram os três ao hotel onde o estrangeiro estava hospedado e após praticar sexo oral no acusado, ele se recusou a pagar a quantia. Em meio à discussão, o turista saiu dizendo que ia chamar a polícia, momento em que ele aproveitou para subtrair o dinheiro e os objetos. “Olger e Mônica se conheceram num bar situado naquela rua, onde beberam juntos e no caminho para o hotel onde ele estava hospedado, eles encontraram a vítima. O turista achou ele muito bonito e queria fazer um programa e foi a mulher quem intermediou toda a negociação”, explicou o delegado Daniel Couto.
O costarriquenho foi autuado em flagrante no artigo 244a do ECA (“Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual”). O crime é considerado hediondo e inafiançável.
Mônica Lopes também foi autuada em flagrante, mas pelo artigo 218b do CP (“Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone. Pena – reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos). O adolescente respondeu a um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por furto e foi liberado.

Fonte: JH

UFRN registra tremor de magnitude 3,6 em Pedra Preta



Moradores de Pedra Preta, no RN, sofrem com abalos sísmicos. Cerca de 600 tremores foram sentidos no município nos últimos 13 dias. Governo vai enviar psicólogos para a cidade na próxima segunda-feira (13) (Foto: Fernanda Zauli) 
Moradores de Pedra Preta, no RN, sofrem com abalos sísmicos (Foto: Fernanda Zauli)
Depois de um período de aproximadamente um mês e meio de calmaria, na madrugada desta quarta-feira (18) ocorreu um novo tremor em Pedra Preta, município distante 115 km de Natal, acima do limiar de percepção (1,5). De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o evento sísmico ocorreu às 3h29 UTC (0h29, hora local) e teve magnitude 3,6.

O tremor foi bastante sentido em Pedra Preta, conforme informou a Defesa Civil Municipal à UFRN. O último abalo acima do nível de percepção ocorreu no dia 27 de abril passado, quando aconteceram dois sismos seguidos. Ainda segundo a Uiniversidade Federal, o retorno atual significa que a atividade sísmica na cidade ainda não entrou num período de calmaria e não é possível prever sua evolução.

Fonte: G1 RN