segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Governador eleito do RN anuncia novos nomes do secretariado

Robinson Faria anunciou novos secretários nesta segunda na Escola do Governo, em Natal (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)
O governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) anunciou nesta segunda-feira (29) a segunda parte da lista com os nomes do secretariado para a nova gestão. Os demais secretários da administração direta e indireta foram anunciados na semana passada.

O anúncio foi feito na Vice-governadoria, em Natal, onde o governador eleito concedeu entrevista coletiva. De acordo com Faria, alguns secretários que não estão na lista, como os titulares das pastas de Desenvolvimento Econômico, e de Justiça e Cidadania, já foram escolhidos, mas só serão anunciados após reunião com o governador eleito. O governador eleito cobrou planejamento dos secretários e integrantes das administrações direta e indireta.

Veja os nomes dos secretários anunciados nesta segunda:

Administração direta
Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira

Administrador, psicólogo com doutorado em Conflito, Negociação e Decisão, e professor universitário. Experiência em administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande e na Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte - George Câmara

Vereador de Natal, advogado, industriário e funcionário da Petrobras. Autor do livro 'Da janela da metrópole' e a publicação 'Gestão metropolitana de Natal'. Integrante de conselhos de transportes, região metropolitana, saneamento, cidades e proteção ambiental.

Secretaria da Juventude - Maria Divaneide Basílio

Possui graduação em Ciências Sociais - bacharelado em Antropologia e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal. Exerceu ainda a função de consultora nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no tema juventude e territórios.

Secreria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Raimundo da Costa Sobrinho

Atualmente é delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte. Foi coordenador da assessoria técnica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn). Exerceu os cargos de diretor nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) e também foi secretário nacional adjunto da SRA/MDA, em Brasília.

Secretaria das Mulheres - Maria Teresa Freire da Costa

Servidora pública estadual graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com especialização em Saúde Pública, Educação Sexual, Intervenção Familiar Sistêmica e em Gestão de Hospitais Públicos, e mestre em Saúde Coletiva pela UFRN. Foi coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura 'Mulheres Arteiras'.

Secretario Adjunto de Desenvolvimento Econômico (respondendo interinamente) - Orlando Gadelha Simas Neto

Administração indireta
Comandante Geral da PM - coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas

Especialista em segurança pública e cidadania com 33 anos de Polícia Militar. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e subcomandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.
Delegacia Geral de Polícia Civil - Estênio Pimentel

Delegado da Polícia Civil desde 1997. É bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi corregedor auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goianinha, DP de Macaíba, 1ª DP de Parnamirim, 3º Distrito Policial da capital, 13ª DP e Defur.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros - Otto Ricardo Saraiva de Souza

Bacharel em Direito e pós-graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros, onde exerceu as funções de comandante da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, chefe de gabinete do Comando Geral, assessor militar do Tribunal de Justiça e secretário executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep/Sesed). Desde agosto de 2010 é o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do RN.
Instituto Técnico-Científico de Polícia - Odair de Souza Glória Júnior

Perito criminal federal, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.

Ipern - José Marlúcio

Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.
Departamento Estadual de Trânsito - José Marcos Freire

Administador e empresário.
Diretor presidente da Potigás - Carlos Alberto Santos

Administrador e empresário com experiência na área de combustíveis e derivados de petróleo.
Junta Comercial do RN - Sâmia Aby Faraj

Advogada pós-graduada em Gestão Pública.
Procon - Cyrus Benavides

Advogado, consultor jurídico com pós-graduação em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN, experiência como procurador geral do Município de Nova Cruz e atuação em juizados especiais.
Idema - Rondinelle Silva Oliveira

Graduado em Engenharia Agronômica, Biologia e Matemática, além de graduando em Engenharia Civil. Possui especialização em Geoprocessamento e Cartografia, e mestrado em Produção e Tecnologia de Alimentos. É doutorando em Engenharia Ambiental.
Emater - César Oliveira

É agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Foi superintendente do Incra no RN entre os anos de 2003 e 2005, diretor nacional do Incra entre 2005 e 2011 e assesor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2011 e 2013.
Fundação José Augusto -  Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)

Ator e produtor cultural formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral. Tem experiência como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN.

Ipem - Ney Lopes Júnior

Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual.

Datanorte - Rildo Tarquineo de Albuquerque

Formado em Ciências Sociais, professor da Academia Nacional de Polícia, agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.

Departamento Estadual de Imprensa - Paulo Araújo

Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da editora Abril, em São Paulo, além de ter atuado na revista Época, da editora Globo. Foi consultor do 1º jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV, e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN e é o atual secretário de Comunicação do RN.

Mais 39 carteiras de habilitação são retidas em blitz da lei seca

A Operação da Lei Seca, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), reteve 39 carteiras de habilitação na madrugada do último sábado (27), no bairro de Capim Macio. A fiscalização flagrou ainda seis motoristas com teor alcoólico no organismo dentro do padrão configurado como crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e esses condutores foram conduzidos à delegacia. 

O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com apreensão da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30. Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ele também é preso e responderá penalmente pelo crime, que pode resultar em punição de seis meses a três anos de prisão.

De janeiro a novembro deste ano a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran autuou 2.944 motorista nas barreiras da Lei Seca. Deste total, 732 condutores, ou seja 24,86%, além das punições administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vão responder a processo criminal por ser averiguado que o índice de álcool por litro de sangue configurava crime de trânsito.

As equipes do Detran e do CPRE contam também com apoio de uma Delegacia Móvel, que é deslocada para os locais de realização das barreiras. A Polícia Civil vem participando da Operação com um grupo composto por delegado, agentes e escrivães.

Presos usam túnel e fogem do Complexo Penal João Chaves

Uma fuga foi registrada no final da manhã desta segunda-feira (29) na Complexo Penal Doutor João Chaves, na zona Norte de Natal. Segundo José Jonailson de Souza, diretor da unidade, os presos usaram um túnel no pavilhão B do presídio para conseguir fugir. Ainda não se sabe quantos presos conseguiram deixar o local.

Fuga no Complexo Penal João Chaves foi registrada na manhã desta segunda-feira (29) 

De acordo com o diretor, o horário de visita havia acabado momentos antes da fuga. "Era horário de visita e o presídio estava cheio. Eles aproveitaram o movimento para fugir pelo túnel", explicou ele.

Ainda segundo Jonailson, os agentes chegaram a efetuar disparos para tentar conter os detentos. O diretor contou ainda que não sabe quantos presos podem ter fugido. "Estamos aguardando a chegada do reforço dos policiais e agentes para fechar o pavilhão e iniciar a contagem dos presos", disse.

O diretor da unidade prisional contou ainda que moradores afirmaram ter visto um carro modelo Santanna de cor prata auxiliando na fuga. "Os presos teriam entrado no veículo e arrancado, mas ainda não temos a confirmação se esse veículo ajudou na fuga",  afirmou o Jonailson.
 
Fonte: Tribuna do Norte