quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Proposta de reajuste encerra greve

Rio (AE) - Trabalhadores da Petrobras decidiram encerrar a greve nacional iniciada na quinta-feira, 17. Petroleiros e trabalhadores terceirizados aceitaram a proposta salarial oferecida pela empresa, de reajuste de 8,56%, além de outros benefícios. O sindicato exigia aumento de 12,86%. Em todo o País, a categoria se reuniu em assembleias ontem e deve retornar às atividades a partir de hoje.

Os petroleiros haviam decretado greve em busca de melhorias salariais e da suspensão do leilão do Campo de Libra, realizado na segundaOs petroleiros haviam decretado greve em busca de melhorias salariais e da suspensão do leilão do Campo de Libra, realizado na segunda

Os petroleiros que atuam em Mossoró, principal polo produtor de petróleo do Rio Grande do Norte, aceitaram a contraproposta da Petrobras e também decidiram encerrar a greve, que fechou todas as plataformas de petróleo e gás do RN. Eles retornam hoje ao trabalho. Os de Natal, segundo o Sindicato dos Petroleiros em Mossoró, realizarão uma nova assembleia pela manhã para decidir se retomam hoje as atividades. A categoria, que cruzou os braços para protestar contra o leilão do pré-sal e reivindicar aumento salarial, estima queda de cerca de 60% na produção diária de petróleo e gás no RN durante a mobilização.

A contraproposta apresentada pela Petrobras foi aceita por todos os sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), mas ainda é necessária a realização de assembleias de trabalhadores para ratificar a decisão, explicou a federação.  “Nós da diretoria acreditamos que avançamos muito em diversos itens da nossa pauta, mas são os trabalhadores que decidirão pelo fim do movimento”, avalia o presidente da FUP, João Antonio de Moraes.

A Petrobras informouque atividades da companhia “mantém-se em situação de normalidade, sem prejuízo à produção ou ao abastecimento do mercado”. Na proposta da estatal, os trabalhadores também obtiveram ganhos nos benefícios de saúde e segurança do trabalho e garantia de que os grevistas não serão prejudicados pela empresa, segundo a FUP.

Libra

Na avaliação de Moraes, a pauta sobre o leilão da área de Libra no pré-sal, também gerou avanços. “Se não conseguimos evitar o leilão, pautamos o assunto na sociedade. Antes, praticamente não existia debate. O maior campo já descoberto no País e a sociedade não tinha conhecimento do processo. Outras áreas vão ser leiloadas, e é preciso que o povo participe”, avalia o presidente da FUP.

Moraes destacou ainda a criação de um Fundo Garantidor para funcionários terceirizados. O fundo terá recursos previstos nos novos contratos estabelecidos entre a Petrobrás e as empresas terceirizadas.

O objetivo é garantir aos trabalhadores dessas empresas direitos trabalhistas equivalentes aos funcionários da estatal, como férias, décimo terceiro salário e adicional de periculosidade, além de outros benefícios. “Esses profissionais eram dispensados sem qualquer direito ao término dos contratos”, afirmou ainda o presidente da FUP.

COMBUSTÍVEIS

Brasília (AE) – A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse ontem que a estatal vai pagar os R$ 6 bilhões do leilão do campo de Libra, que arrematou segunda-feira dentro de um consórcio com a Shell, a Total e duas empresas chinesas, sem precisar aumentar combustível. Um reajuste do preço da gasolina e do diesel, no entanto, virá no máximo em janeiro. O Planalto apenas avalia o momento mais adequado de autorizar o aumento, para facilitar o trabalho do Banco Central de entregar, em 2013, uma taxa de inflação inferior aos 5,84% registrados em 2012. O assunto foi tratado ontem em uma reunião de quase quatro horas entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e Graça Foster, em que avaliaram o resultado do leilão, que consideraram positivo. Libra é a maior reserva de petróleo descoberta no Brasil e tem potencial para dobrar as reservas nacionais. O consórcio poderá explorar a área de Libra durante 35 anos.
 
Fonte: Tribuna do Norte