quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nova fábrica de cal vai gerar 1600 empregos em Baraúna


Divulgação
Financiamento foi assinado na presença da governadora Rosalba Ciarlini
O município de Baraúna irá ganhar, a partir do próximo mês, uma nova fábrica de extração e beneficiamento de cal que deverá gerar cerca de 1600 empregos diretos e indiretos. A Cal Norte e Nordeste (CNN) terá sua construção iniciada a partir do dia 10 de fevereiro, quando as máquinas começam a chegar da China. Na tarde desta quarta-feira (9), na sede da Governadoria, representantes das empresas que formam a CNN e do Banco do Nordeste (BNB) assinaram o contrato de financiamento da obra, estimada em R$ 220 milhões.
 
Com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, dos secretários Carlos Augusto Rosado, da Casa Civil, Rogério Marinho, de Desenvolvimento Econômico, e José Airton da Silva, da Tributação, do superintendente do BNB no estado, Walmir Marques, do prefeito de Baraúna, Isoares Martins e do presidente da Fiern, Amaro Sales, o presidente da CNN, Josenvergue Schittini disse que a fábrica deve entrar em funcionamento até o fim de 2013 com capacidade para produzir 250 mil toneladas de cal por ano.
 
“A construção da fábrica está dividida em duas fases. A primeira se inicia assim que os equipamentos chegarem ao município e devemos gerar em torno de 1200 empregos durante a construção. Depois de pronta serão 150 empregos diretos e mais 150 indiretos. Na segunda fase iremos contratar mais 100 pessoas diretamente, o que totaliza 1600 postos de trabalho para a cidade”, explicou Schittini.
 
O superintendente do BNB, Walmir Marques disse que as perspectivas em relação à instalação da fábrica da CNN são boas e que ela trará bons resultados para a região. “É esse espírito, de fomentar a economia, que devemos multiplicar entre as empresas da região. Serão gerados empregos, rendas e benefícios para uma área que tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Nordeste”, disse.
 
Para o prefeito de Baraúna, a instalação da fábrica na cidade será uma redenção para o município, pois irá gerar emprego e renda para a população. Ele ressaltou também a atuação da governadora em colaborar para a instalação da empresa na região.
 
Por sua vez, Rosalba destacou a importância econômica e social que a instalação da fábrica da CNN irá promover para o município de Baraúna. “Junto com a empresa vem melhorias em todos os setores sociais, como na educação, com cursos de capacitação, e na área do transporte, com a conclusão das obras das estradas  do Melão e do Cajueiro”, declarou a governadora.
 
A boa qualidade da cal e o tamanho das jazidas, previstas para uma durabilidade de 300 anos, foram dois pontos decisivos para a abertura da fábrica na região. Além deles, a localização geográfica permite à empresa atender aos mercados do norte e nordeste, antes abastecida pela produção da região sudeste.
 
A cal produzida pela CNN será de uso industrial, utilizada na siderurgia para dessulfurar o aço e para proteger as panelas de transporte do aço gusa líquido dentro das siderúrgicas. A CNN é uma joint venture entre as empresas Fiabe Empreendimentos e Lhoist. 

Prefeitos decretam “emergência” em meio a dívidas e caos administrativo no interior


Vencer uma campanha eleitoral contra o atual gestor municipal ou o candidato apoiado por ele pode não ter sido o momento mais difícil até agora para aqueles recém-empossados no interior do Rio Grande do Norte. Isso porque muitos novos administradores encontraram uma situação administrativa e financeira tão difícil nas prefeituras que tiveram que decretar situação de emergência na cidade. Touros, Taipu, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, São José do Mipibu e Nova Cruz são exemplos disso.
É importante ressaltar que em todas essas cidades, os problemas encontrados pelos novos gestores não dizem respeito apenas as questões financeiras. Os prefeitos reclamam também da desorganização administrativa, com o sumiço de documentos e processos da gestão municipal.
Em Touros, cidade litorânea localizada a 87 quilômetros de Natal, por exemplo, o novo prefeito Ney Leite, do PSD, afirmou ter encontrado uma “situação caótica, precária e sem estrutura” na administração municipal. Ele substituiu Luciana Farias, prefeita a quem fez oposição durante toda a última legislatura (Ney era vereador) e não teve outra escolha a não ser decretar situação de emergência administrativa e financeira na cidade por 90 dias.
Segundo Ney Leite, na maio-ria dos setores públicos do Município não havia dados, arquivos, documentos, materiais, controles, omissão na continuidade dos serviços públicos essenciais, como a falta de contratos e aditivos. Até mesmo processos administrativos licitatórios em andamento desapareceram.
Claro que essa não foi a única medida tomada por Ney Leite. O novo prefeito também instituiu neste início de gestão o livro de ponto por unidade operacional, como forma de acompanhar o nível de assiduidade de todos os servidores dessa área; e determinou aos servidores municipais, com desvio de função, devem retornar e se apresentar, imediatamente, às suas repartições de origem, sob pena de suspensão do pagamento e aplicação das sanções disciplinares cabíveis.
Contudo, Touros foi apenas uma das cidades a decretar a situação de emergência. Em Taipu, a 50 quilômetros da capital do Estado, o novo prefeito Ariosvaldo Bandeira, conhecido como Louvado, também do PSD, decretou situação de emergência na cidade, em caráter administrativo e financeiro, pelo que ele classifica como “descontrole administrativo provocada pela administração do ex-prefeito Sebastião Ambrósio”.
Com a atitude, Louvado espera amenizar os problemas encontrados na prestação de serviços essenciais a população, como saúde, educação e infra-estrutura básica. “Ficam rescindidos todos os contratos realizados pela administração municipal, através de suas várias unidades financeiras e administrativas, cujos efeitos financeiros se derem em desacordo com a Lei Eleitoral”, afirmou o prefeito Louvado, em decreto publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.
Por sinal, o decreto assinado pelo prefeito de Taipu é bem parecido com o que o DOE publicou no início da semana, de autoria do novo prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda. O gestor municipal do PSB, que voltou a prefeitura depois de derrotar o prefeito Flávio Azevedo, do PMDB, que inclusive foi apoiado pela governadora Rosalba Ciarlini, do DEM. Cid Arruda, em matéria já publicada pel’O Jornal de Hoje no início da semana, retornou ao cargo de prefeito de Nova Cruz (cidade que já administrou duas vezes) reclamando de não ter recebido informações durante o período de transição de administrações.
CAIÇARAS
As cidades de Caiçara do Norte, a 149 quilômetros de Natal, e Caiçara do Rio do Vento, a 95 quilômetros, também estão estado de emergência administrativa. A informação é do blogueiro Assis Silva, que publica notícias políticas no interior do Estado. Em Caiçara do Norte, o novo prefeito Alcides Fernandes, do PP, ressaltou a necessidade de reorganizar a administração municipal diante do caos administrativo que recebeu a prefeitura e que durante a transição não foram repassados os dados necessários para facilitar o trabalho da nova equipe de auxiliares. Por isso, a decretação de emergência.
Alcides ainda ressaltou que era necessário o decreto para que serviços essenciais deixem de funcionar. Por sinal, além da situação de emergência, decretou também uma reestruturando no cronograma de secretarias, extinguindo umas e reformando outras e ainda suspendendo todos os pagamentos de restos a pagar enquanto durar o estado de emergência.
Na cidade de Caiçara do Rio do Vento, a situação é ainda mais confusa, porque diz respeito também a política. Afinal, no momento, quem responde pela gestão municipal é a vereadora Conceição de Maria Fernandes, que está como prefeita devido ao fato dos dois candidatos que concorreram à eleição terem o registro de candidaturas impugnadas.
A vereadora/prefeita decretou estado de emergência por consequência do descontrole administrativo do município, decorrente da gestão anterior; a inexistência de documentos administrativos na sede da Prefeitura Municipal; o gestor anterior até o momento não ter disponibilizado as informações necessárias para o normal processo de transição; a necessidade de realização de atos de gestão administrativa de natureza urgente, visando a continuidade dos serviços essenciais à população, como prestação de serviços médicos, de limpeza, educação, infra-estrutura básica e de funcionamento da máquina administrativa.

Polícia investiga se a morte da fisiculturista Fabiana Caggiano teve caráter passional



Marido da fisiculturista (Alexandre Paes) é apontado como o principal suspeito. Foto: Divulgação
A mãe e a irmã da fisiculturista Fabiana Caggiano Paes, morta no último dia 2, após passar cinco dias em coma induzido em um hospital particular de Natal, prestaram depoimento ontem. Elas foram ouvidas em uma delegacia de São Paulo, onde moram, e entregaram o celular da vítima, onde constavam mensagens de texto que apontam o descontentamento da atleta com o marido, principal suspeito de provocado a morte da mulher.
Conforme as mensagens, Fabiana se mostra inconformada com a situação enfrentada no relacionamento com o esposo, o empresário Alexandre Furtado Paes. Uma das suspeitas é que ele tenha arranjado uma amante e que essa outra estaria minando o casamento dos dois. Para a polícia, esse fato pode ter motivado uma discussão entre o casal e culminado com a morte da atleta, que também era nutricionista.
Segundo o delegado designado em caráter especial para investigar o caso, Frank Albuquerque, o exame preliminar de corpo de delito mostrou que Alexandre Furtado Paes apresentava escoriações recentes nos braços e pescoço. Mas, apesar disso, ele afirmou que somente um exame mais detalhado, completo, pode informar se as marcas foram feitas por estilhaços e cacos de vidro ou pela própria Fabiana, ao tentar se defender de uma agressão.
“Vamos aguardar o resultado dos exames solicitados para podermos ter uma posição legal sobre o assunto, já que ele irá revelar se as escoriações foram provocadas mesmo pelo vidro do box ou por unhas, por exemplo. Estou aguardando ainda a Polícia de São Paulo localizar o endereço de mais duas testemunhas para intimá-las e colher o depoimento delas também”, explicou o delegado.
Além disso, Frank Albuquerque espera ainda os laudos complementares feitos pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN), e que podem revelar se Fabiana Caggiano Paes morreu de causas naturais ou se foi assassinada. Entre os exames, estão o necroscópico, toxicológico e o feito com a substância luminol, para detectar vestígios de sangue no apartamento onde a atleta e seu marido estavam hospedados em Natal.
Preliminarmente, a autópsia no corpo da fisiculturista indicou que ela morreu após sofrer asfixia mecânica, tendo sido, possivelmente, morta por estrangulamento. Havia marcas no pescoço e pulmões da atleta, que foram detectadas pelo médico legista do Itep/RN e pela equipe que a atendeu no hospital, enquanto ela ficou internada, em Natal. O corpo de Fabiana foi enterrado no último dia 5, no município de Jandaíra, em São Paulo.

Detran realiza terceira chamada de aprovados em concurso

O Governo do Estado nomeou hoje, 9, mais 123 servidores concursados para o Departamento Estadual de Trânsito do RN. Destes, 25 são para cargos de nível superior e os demais para cargos de nível médio. Com o ato, o Detran contempla todas as 285 vagas previstas inicialmente no concurso realizado em 2010. A lista completa está disponível no endereço eletrônico www.detran.rn.gov.br.

“As nomeações destes novos funcionários são necessárias para tornar o Órgão mais eficiente e ágil em suas demandas. Com isso, procuramos oferecer aos usuários um serviço melhor e mais rápido”, colocou o Diretor-Geral do Detran, Willy Saldanha, que frisou ainda que o Departamento Estadual de Trânsito do RN passa por um processo de transição e estas nomeações são parte dele.

No dia 10 de julho do ano passado, o governo do estado iniciou a fase de nomeações, convocando inicialmente 148 concursados. Em seguida, no dia 29 de setembro, foram chamados mais 82 aprovados.

O concurso do Detran foi realizado em 2010 para o provimento inicial de 285 cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte. O processo seletivo foi homologado no dia onze de maio deste ano.

Clique aqui e confira a relação completa dos aprovados.

PF prende suspeito de chefiar quadrilha de roubos a Correios no RN


Prisão foi realizada nesta terça-feira (8), na zona Norte de Natal.
Policiais cumpriram mandado expedido pela Justiça Federal.


Policiais federais prenderam no final da tarde desta terça-feira (8), na zona Norte de Natal, um homem de 32 anos apontado como líder de uma quadrilha que realizava assaltando agências dos Correios no interior do Rio Grande do Norte. A prisão foi decorrente de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal.


A PF, que investigava o suspeito há meses, tomou conhecimento que após a prisão de outros integrantes do grupo, no final de 2012, o ele havia fugido. antes o homem morava em Lagoa D’anta, cidade distante 102 quilômetros de Natal, onde tinha residência fixa, mas não foi mais visto no município.


Segundo a Polícia Federal, foi comprovada a participação do bando chefiado por ele em assaltos contra os Correios das cidades de Pureza (duas vezes), Vera CruzNova Cruz,ArêsSenador Elói de Souza e Boa Saúde (duas vezes). Durante as investigações ocorridas no interior do estado, a PF teve o apoio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Cruz.

Indiciado por crime de roubo, o suspeito está custodiado na Superintendência da PF e deverá ser transferido ainda nesta quarta-feira (9) para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona Sul da capital, onde permanecerá à disposição da Justiça.



Inscrições para o ProUni começam na semana que vem

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas no dia 17 de janeiro. De acordo com edital publicado hoje (9) no Diário Oficial da União, as inscrições serão feitas em uma única etapa e exclusivamente pela internet no site http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo vai até às 23 horas e 59 minutos de 21 de janeiro.

O processo seletivo será constituído de duas chamadas. Os resultados dos estudantes pré-selecionados estarão disponíveis no portal do ProUni na internet no dia 24 de janeiro, para a primeira chamada e no dia 8 de fevereiro, para segunda.

O estudante pré-selecionado deve observar os prazos para comparecer à instituição de ensino superior em que pretende fazer seu curso. É para que sejam conferidas as informações prestadas na ficha de inscrição. No caso da primeira chamada, a conferência vai de 24 a 31 de janeiro. Na segunda chamada, de 8 a 19 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados podem ter uma segunda chance, por meio da lista de espera. Para participar, o estudante deve manifestar interesse no portal do programa nos dias 24 e 25 de fevereiro. A lista terá duas chamadas, uma no dia 28 de fevereiro e outra em 8 de março.

Para concorrer as bolsas do ProUni, o aluno tem que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, entre outros pré-requisitos. De acordo com as novas regras do programa, o estudante precisa ter obtido a nota mínima de 450 pontos, correspondente à média aritmética de todas as provas do exame. Anteriormente, a pontuação mínima exigida era 400.

Criado em 2004, o ProUni concede bolsas de estudo integral e parcial em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Dados do Ministério da Educação indicam que o ProUni atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsa integral.

* Com informações da Agência Brasil

Ministro garante que desconto na conta de luz não será reduzido


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que o desconto de 20% na conta de luz começará a ser aplicado em fevereiro. Ele disse que, embora a produção de energia térmica seja mais cara do que a hidrelétrica, não haverá redução do percentual de desconto. As usinas termelétricas foram atividadas para cobrir a produção menor das hidrelétricas, em função da falta de chuva.

O ministro deu entrevista há pouco, logo após o encerramento de reunião do Conselho de Monitoramento do Sistema Elétrico, hoje (9) em Brasília. Ele informou que o Brasil tem energia suficiente para cobrir as necessidades do país. "Não há, não houve, e espero que não haja, no futuro, o desabastecimento", disse. Edson Lobão espera que os níveis de água dos reservatórios das hidrelétricas voltem ao normal a curto prazo, porque voltou a chover em várias partes do país.

Agência Brasil

Polícia desarticula quadrilha suspeita de explodir bancos na PB e RN


Operação Oásis foi deflagrada durante a última terça-feira (8).
Segundo delegado, empresário de Patos chefiava grupo.


A Polícia Civil de Patos desarticulou uma quadrilha e prendeu três pessoas suspeitas de realizar explosões em agências bancárias no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Segundo o delegado regional Danillo Orengo, a operação Oásis, deflagrada durate toda a última terça-feira (8) em Patos, no Sertão paraibano, foi o resultado de quatro meses de investigação.
Foram expedidos pela Justiça cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Entre os suspeitos presos em Patos está um empresário dono de uma farmácia. Segundo o delegado regional os investigados serão indiciados por formação de quadrilha e pelo crime de roubo em concurso material.


A Polícia Civil apreendeu uma caminhonete Hilux, além de capuzes e bananas de dinamite, todos supostos itens utilizados nos crimes do grupo. "Durante as investigações, constatou-se a participação do empresário como o principal integrante da quadrilha, inclusive se articulava com integrantes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco", disse o delegado Danillo Orengo.
Segundo a Polícia Civil, outros três integrantes da quadrilha já foram identificados, mas não foram localizados e estão ainda foragidos. Os presos foram encaminhados para a Penitenciária Regional Romero Nóbrega, em Patos.
Nomenclatura
A operação foi designada “Oásis” devido à localização da cidade de Patos, considerada pela polícia como ponto estratégico entre estados do Nordeste e crítico nas rotas de explosões a estabelecimentos bancários.

MP quer impedir a contratação de bandas para festa em cidade do RN


Caraúbas é um dos municípios em estado de calamidade devido à seca.
Promotor quer evitar que a Prefeitura gaste recursos com atrações musicais.


Folden de divulgação da Festa em Caraúbas (Foto: Divulgação)Propaganda da Festa em Caraúbas
(Foto: Divulgação)
Para evitar gastos com a contratação de atrações musicais durante a tradicional Festa da Padroeiro em Caraúbas - um dos municípios do Rio Grande do Norte em estado de calamidade em virtude da seca - o Ministério Público Estadual  entrou com uma ação na Justiça solicitando a proibição do uso de recursos da Prefeitura com esta finalidade. A festa começa nesta quinta (10) e segue até o dia 20 deste mês.
"O município encerrou o ano de 2012 sem pagar todos os salários os prestadores de serviço e está em estado de calamidade por causa da seca que assola a região, por isso não achamos prudente que a Prefeitura tenha um gasto extra com a festa. A festa deve acontecer, mas sem gastos excessivos", defendeu o promotor de Justiça de Caraúbas, Rafael Silva.
Na tentativa de manter, pelo menos, metade das atrações programadas para o evento, a procuradoria geral do município tentou entrar em acordo com a promotoria, prometendo diminuir os gastos da festa. "No acordo solicitamos que o Ministério Público desista da ação na Justiça, já que apresentamos uma planilha com a redução de 50% dos gastos.Estamos aguardando a posição final do promotor", apontou Marcelo Fernandes, procurador-geral do município.
De acordo com o MP, a administração municipal procurou o órgão para chegar a um acordo a respeito dos recursos a serem empregados na festa, marcada para começar nesta quinta (10). "Eles mostraram os contratos e apresentaram uma proposta com  a redução dos gastos, passando de pouco mais de R$ 243 mil para cerca de R$ 160 mil. Também tem um valor a ser usado com  palco, iluminação, banheiros, que soma R$ 70 mil, mas não ficou claro se este montante já está incluso, ou teremos que acrescê-lo ao valor final", disse Rafael. "Estou analisando os contratos, ainda não cheguei a uma conclusão sobre o uso ou não destes recursos", completou.
Para embasar a ação civil pública protocolada na Justiça, o promotor fez alusão à recomendação conjunta dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Tribunal de Contas do Estado que orienta a suspensão de gastos com festas nos municípios em estado de calamidade pública provocado pela estiagem no RN.
"Como o decreto de calamidade não foi suspenso, a recomendação continua valendo, e se descumprida, o gestor pode ser penalizado. Como estava na iminência de ser descumprida, achei por bem acionar a justiça. Estamos esperando a decisão da magistrada", indicou Rafael Silva.
A festa está marcada para ser iniciada nesta quinta-feira, e se estenderá até 20 de janeiro. O evento acontece todos os anos e faz parte das comemorações do padroeiro da cidade, São Sebastião. Nos blogs do município, as propagandas da festa mais esperada da população indicam que 12 atrações irão animar os 11 dias de festa. Contudo, o procurador-geral do município disse ao G1 que se a festa for liberada, as atrações musicais serão resumidas aos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 20.
Segundo a organização da parte religiosa do evento, a cidade está na expectativa de como será a Festa em 2013. "Já está tudo montado e a cidade já vive o clima da festa. Mas ainda não sabemos se esse ano o vento será completo. Na parte religiosa está tudo confirmado. Inclusive, caraubenses que vivem em outras partes do país já chegaram a Caraúbas exclusivamente para participar dos festejos de São Sebastião", afirmou Wandilson Ramalho, um dos organizadores da festa.
Fonte: g1.globo.com/rn